Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Muitos encontros, muitos aprendizados: o respeito à relação família-escola

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Encontrar-se com sua família na escola;
  • Desenvolver a capacidade de se expressar;
  • Avançar no processo de aquisição da escrita;
  • Desenvolver a linguagem oral e corporal.
  • Organizar o pensamento;
Duração das atividades
3 horas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que a escola valorize momentos de encontro entre a família e a escola. Para compreender melhor esse tema veja a aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15632  publicada em 21/12/2009. Veja ainda a aula: Branca de neve e os sete anões: a linguagem teatral na Educação infantil publicada em agosto de 2010.

Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1: 2 aulas de 60 minutos   

Professor combine em sua escola de criarem um dia de encerramento de semestre em que possam receber as famílias das crianças para um encontro. Para esse encontro organize com as crianças uma exposição dos trabalhos produzidos durante aquele período. Exponha as atividades, fotos e todas as produções das crianças.

Realizando atividades. Acervo da autora, fevereiro de 2010.

Bonecos de latas construídos pelas crianças. Acervo da autora. 2009.

Trabalho com massinha feito pelas crianças. Acervo da Autora, Abril de 2010.

Professor, é importante que as crianças estejam presentes tanto na organização da exposição quanto relatando às suas famílias as atividades que produziram durante aquele período.

Interação entre a família e as crianças na escola. Acervo da autora dezembro de 2009.

 Atividade número 2: uma aula de 60 minutos 

Convide os pais para assistirem a apresentação teatral preparada pelas crianças.

Apresentação teatral. Acervo da autora julho de 2010.

Convide algum tipo de meio de divulgação para cobrir o evento.   

Assista ao vídeo de apresentação das crianças aos pais no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=b-RWo_nQAvA  

Atividade número 3: uma aula de 60 minutos

Professor coloque as crianças em roda e assistam juntos, a reportagem sobre o teatro apresentado pela turma. Converse sobre toda a trajetória de preparação do teatro e sobre os sentimentos que tiveram durante todo o trabalho. Quais as dificuldades que tiveram? Gostaram de se apresentar para os pais? Gostaram dos personagens que representaram? O que sentiram? Todos colaboraram para o sucesso da peça? Como foi o trabalho do grupo?   Professor vá registrando todas as falas e observando o crescimento das crianças desde o início do trabalho. Construa com as crianças um texto coletivo que registre o processo vivido. Desde a preparação com os ensaios, confecção do cenário e figurino até a apresentação do teatro em si. Esse texto coletivo pode ser transformado em atividades individuais para as crianças explorarem algumas palavras específica e também outras possibiidades.

    

Recursos Complementares

Conheça mais alguns trabalhos que falam da importância da aproximação entre a família e a escola para um bom aproveitamento das crianças no endereço:    http://www.escolhendoapilulavermelha.com.br/2010/05/familia-e-escola-aparando-arestas-e.html 

Avaliação

Professor, em seus registros diários coloque as reações das crianças em cada etapa das atividades. Observe o comportamento das crianças durante os preparativos da exposição. Dependendo do envolvimento você saberá como é a relação da criança com sua família e poderá ter elementos para intervir tanto com a criança quanto com a família. Aproveite para se aproximar mais das famílias de seus alunos e conhecê-los melhor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.