26/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
É importante que a escola valorize momentos de encontro entre a família e a escola. Para compreender melhor esse tema veja a aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15632 publicada em 21/12/2009. Veja ainda a aula: Branca de neve e os sete anões: a linguagem teatral na Educação infantil publicada em agosto de 2010.
Atividade número 1: 2 aulas de 60 minutos
Professor combine em sua escola de criarem um dia de encerramento de semestre em que possam receber as famílias das crianças para um encontro. Para esse encontro organize com as crianças uma exposição dos trabalhos produzidos durante aquele período. Exponha as atividades, fotos e todas as produções das crianças.
Realizando atividades. Acervo da autora, fevereiro de 2010.
Bonecos de latas construídos pelas crianças. Acervo da autora. 2009.
Trabalho com massinha feito pelas crianças. Acervo da Autora, Abril de 2010.
Professor, é importante que as crianças estejam presentes tanto na organização da exposição quanto relatando às suas famílias as atividades que produziram durante aquele período.
Interação entre a família e as crianças na escola. Acervo da autora dezembro de 2009.
Atividade número 2: uma aula de 60 minutos
Convide os pais para assistirem a apresentação teatral preparada pelas crianças.
Apresentação teatral. Acervo da autora julho de 2010.
Convide algum tipo de meio de divulgação para cobrir o evento.
Assista ao vídeo de apresentação das crianças aos pais no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=b-RWo_nQAvA
Atividade número 3: uma aula de 60 minutos
Professor coloque as crianças em roda e assistam juntos, a reportagem sobre o teatro apresentado pela turma. Converse sobre toda a trajetória de preparação do teatro e sobre os sentimentos que tiveram durante todo o trabalho. Quais as dificuldades que tiveram? Gostaram de se apresentar para os pais? Gostaram dos personagens que representaram? O que sentiram? Todos colaboraram para o sucesso da peça? Como foi o trabalho do grupo? Professor vá registrando todas as falas e observando o crescimento das crianças desde o início do trabalho. Construa com as crianças um texto coletivo que registre o processo vivido. Desde a preparação com os ensaios, confecção do cenário e figurino até a apresentação do teatro em si. Esse texto coletivo pode ser transformado em atividades individuais para as crianças explorarem algumas palavras específica e também outras possibiidades.
Conheça mais alguns trabalhos que falam da importância da aproximação entre a família e a escola para um bom aproveitamento das crianças no endereço: http://www.escolhendoapilulavermelha.com.br/2010/05/familia-e-escola-aparando-arestas-e.html
Professor, em seus registros diários coloque as reações das crianças em cada etapa das atividades. Observe o comportamento das crianças durante os preparativos da exposição. Dependendo do envolvimento você saberá como é a relação da criança com sua família e poderá ter elementos para intervir tanto com a criança quanto com a família. Aproveite para se aproximar mais das famílias de seus alunos e conhecê-los melhor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!