Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AUTORRETRATO EM FANTOCHE

 

04/11/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabet Resende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Trabalhar o desenho de memória e de observação;

§  Estudar as expressões faciais a partir de observação individual no espelho;

§  Construir um autorretrato em fantoche a partir de sucatas.

Duração das atividades
• Cinco aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         Noções Básicas de Desenho;

 ·         Retrato e Autorretrato.  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 Ø  Providencie anteriormente retalhos de espelho em quantidade igual ao número de alunos da sua turma (estes podem ser conseguidos em vidraçarias através de doação);

Ø  Atente para o fato de retalhos serem cortantes e se você não conseguir espelhos lixados, envolva as extremidades destes com fita crepe, evitando acidentes e situações desagradáveis;

Ø  Disponha seus alunos de maneira confortável na sala, apague a luz e coloque a música “Quem é você” – Simone

 http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/simone/41378-quem-e-voce/  

Ø  Acenda a luz, entregue um espelho para cada aluno e coloque novamente  a música, solicitando que olhem atentamente para a imagem refletida, buscando dialogar consigo mesmo e reparar cada detalhe do rosto;

Ø  Entregue papel sulfite, lápis de desenho e lápis de cor aquarelável, solicitando um desenho de observação de si mesmo (apenas o rosto refletido no espelho).

Processo de observação facial

Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Autorretrato em lápis de cor aquarelável sobre papel sulfite

 Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis         

Aula 2

Ø  Apresente a ideia da construção de autorretratos em fantoche, explicando as possibilidades de realização/produção na escola;

Ø  Proponha aos alunos uma visita ao Laboratório de Informática – se você não tiver acesso para toda a turma, salve os vídeos sobre FANTOCHE em arquivo e socialize na turma . Sugestões:

*Sinônimos para fantoche 1. pantin: 2. marionnette: guignol, pantin, polichinelle           http://oque.dictionarist.com/fantoche

*BREVE HISTÓRIA DOS FANTOCHES              http://pt.shvoong.com/social-sciences/1626672-hist%C3%B3ria-dos-fantoches/   

*O CARÁTER DO FANTOCHE             http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1837105-car%C3%A1cter-fantoche/     

*FANTOCHES – COMO FAZER E USAR  http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+21-30/Passo+a+Passo+23/Fantoches+Como+Fazer+e+Usar.htm    

*VÍDEO – FANTOCHE DE MEIA              http://www.youtube.com/watch?v=IQgHubzzIAc   

*VÍDEO – CRIANDO FANTOCHES              http://www.youtube.com/watch?v=WA0XOMN9BgA&feature=related    

*VÍDEO - COMO FAZER  FANTOCHE DE CAIXA DE LEITE             http://www.youtube.com/watch?v=lOkogajq3SQ&feature=related    

Ø  Combine com os alunos para que coletem sucatas e uma meia velha e tragam na próxima aula.     

Aula 3

Ø  Solicite aos seus alunos para que peguem a meia velha e encham com jornal, fazendo uma bola – a cabeça do fantoche, fechando o seu final com uma fita crepe (pescoço) – é importante não cortar a meia, pois o restante além do pescoço servirá de suporte para abrigar a mão ao segurá-lo/manipulá-lo;

Ø  Apresente aos alunos a atadura gessada e ensine como se usa, cortando-a em pedacinhos em uma vasilha e aplicando-a molhada sobre a meia para facilitar a adesão – você pode usar também como revestimento e modelagem do fantoche, massa corrida usada em paredes ou papel machê (massa de papel com cola ou grude);

Ø  Mostre como modelar as feições/detalhes do rosto no fantoche, de modo que os alunos busquem uma aproximação com o desenho feito na aula anterior – o autorretrato;

Ø  Coloque os trabalhos para secar em local seguro. 

Processo de construção de fantoche - modelagem        

Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.           

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis     

Aula 4

Ø  Disponibilize tinta guache em várias cores misturadas com cola branca, pincéis, vasilhas com água e papel toalha;

Ø  Proponha aos alunos o trabalho de pintura dos autorretratos em fantoche, buscando a máxima aproximação com as características próprias: cor do cabelo, olhos e sobrancelhas, lábios...

Processo de construção de fantoche - modelagem

Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis   

Aula 5  

 Ø  Solicite aos alunos a criação de adereços e acessórios nos autorretratos em fantoche a partir das sucatas trazidas;

Ø  Providencie cola Cascorez para a aplicação dos recursos/objetos (linha, lã, cordão, miçangas, contas coloridas, retalhos de tecido e papel, bijuterias...);

Ø  Coloque os trabalhos para secar em local seguro.

Processo de construção de fantoche – criação de adereços

Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

 Aula 6

Ø  Proponha a apreciação individual e coletiva dos trabalhos:  Autorretrato em desenho  e fantoche;

Ø  Permita que os alunos troquem experiências e brinquem com os fantoches, dialogando uns com os outros criando histórias e contando casos;

Ø  Exponha os trabalhos e fotografe para acervo próprio e para multiplicação entre os alunos através de xerox ou impressão das fotografias dos autorretratos construídos em fantoche.

Autorretrato em fantoche

Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Autorretrato em fantoche

 Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Recursos Complementares

Sobre Retrato e Autorretrato ver aula de minha autoria no Portal do professor:

 *Autorretrato

   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15676   

 

Avaliação

Concebe-se como avaliação a observação contínua dos processos criativos desenvolvidos, a capacidade de apreensão e absorção dos conteúdos e técnicas trabalhados e a verificação da aprendizagem através de trocas de experiências e autoavaliação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.