04/11/2010
Elisabet Resende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
§ Trabalhar o desenho de memória e de observação;
§ Estudar as expressões faciais a partir de observação individual no espelho;
§ Construir um autorretrato em fantoche a partir de sucatas.
· Noções Básicas de Desenho;
· Retrato e Autorretrato.
Aula 1
Ø Providencie anteriormente retalhos de espelho em quantidade igual ao número de alunos da sua turma (estes podem ser conseguidos em vidraçarias através de doação);
Ø Atente para o fato de retalhos serem cortantes e se você não conseguir espelhos lixados, envolva as extremidades destes com fita crepe, evitando acidentes e situações desagradáveis;
Ø Disponha seus alunos de maneira confortável na sala, apague a luz e coloque a música “Quem é você” – Simone
http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/simone/41378-quem-e-voce/
Ø Acenda a luz, entregue um espelho para cada aluno e coloque novamente a música, solicitando que olhem atentamente para a imagem refletida, buscando dialogar consigo mesmo e reparar cada detalhe do rosto;
Ø Entregue papel sulfite, lápis de desenho e lápis de cor aquarelável, solicitando um desenho de observação de si mesmo (apenas o rosto refletido no espelho).
Processo de observação facial
Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Autorretrato em lápis de cor aquarelável sobre papel sulfite
Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 2
Ø Apresente a ideia da construção de autorretratos em fantoche, explicando as possibilidades de realização/produção na escola;
Ø Proponha aos alunos uma visita ao Laboratório de Informática – se você não tiver acesso para toda a turma, salve os vídeos sobre FANTOCHE em arquivo e socialize na turma . Sugestões:
*Sinônimos para fantoche 1. pantin: 2. marionnette: guignol, pantin, polichinelle http://oque.dictionarist.com/fantoche
*BREVE HISTÓRIA DOS FANTOCHES http://pt.shvoong.com/social-sciences/1626672-hist%C3%B3ria-dos-fantoches/
*O CARÁTER DO FANTOCHE http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1837105-car%C3%A1cter-fantoche/
*FANTOCHES – COMO FAZER E USAR http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+21-30/Passo+a+Passo+23/Fantoches+Como+Fazer+e+Usar.htm
*VÍDEO – FANTOCHE DE MEIA http://www.youtube.com/watch?v=IQgHubzzIAc
*VÍDEO – CRIANDO FANTOCHES http://www.youtube.com/watch?v=WA0XOMN9BgA&feature=related
*VÍDEO - COMO FAZER FANTOCHE DE CAIXA DE LEITE http://www.youtube.com/watch?v=lOkogajq3SQ&feature=related
Ø Combine com os alunos para que coletem sucatas e uma meia velha e tragam na próxima aula.
Aula 3
Ø Solicite aos seus alunos para que peguem a meia velha e encham com jornal, fazendo uma bola – a cabeça do fantoche, fechando o seu final com uma fita crepe (pescoço) – é importante não cortar a meia, pois o restante além do pescoço servirá de suporte para abrigar a mão ao segurá-lo/manipulá-lo;
Ø Apresente aos alunos a atadura gessada e ensine como se usa, cortando-a em pedacinhos em uma vasilha e aplicando-a molhada sobre a meia para facilitar a adesão – você pode usar também como revestimento e modelagem do fantoche, massa corrida usada em paredes ou papel machê (massa de papel com cola ou grude);
Ø Mostre como modelar as feições/detalhes do rosto no fantoche, de modo que os alunos busquem uma aproximação com o desenho feito na aula anterior – o autorretrato;
Ø Coloque os trabalhos para secar em local seguro.
Processo de construção de fantoche - modelagem
Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 4
Ø Disponibilize tinta guache em várias cores misturadas com cola branca, pincéis, vasilhas com água e papel toalha;
Ø Proponha aos alunos o trabalho de pintura dos autorretratos em fantoche, buscando a máxima aproximação com as características próprias: cor do cabelo, olhos e sobrancelhas, lábios...
Processo de construção de fantoche - modelagem
Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 5
Ø Solicite aos alunos a criação de adereços e acessórios nos autorretratos em fantoche a partir das sucatas trazidas;
Ø Providencie cola Cascorez para a aplicação dos recursos/objetos (linha, lã, cordão, miçangas, contas coloridas, retalhos de tecido e papel, bijuterias...);
Ø Coloque os trabalhos para secar em local seguro.
Processo de construção de fantoche – criação de adereços
Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 6
Ø Proponha a apreciação individual e coletiva dos trabalhos: Autorretrato em desenho e fantoche;
Ø Permita que os alunos troquem experiências e brinquem com os fantoches, dialogando uns com os outros criando histórias e contando casos;
Ø Exponha os trabalhos e fotografe para acervo próprio e para multiplicação entre os alunos através de xerox ou impressão das fotografias dos autorretratos construídos em fantoche.
Autorretrato em fantoche
Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Autorretrato em fantoche
Alunos do Curso de Especialização Arte e Educação – as diferentes linguagens, Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2006.
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Sobre Retrato e Autorretrato ver aula de minha autoria no Portal do professor:
*Autorretrato
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15676
Concebe-se como avaliação a observação contínua dos processos criativos desenvolvidos, a capacidade de apreensão e absorção dos conteúdos e técnicas trabalhados e a verificação da aprendizagem através de trocas de experiências e autoavaliação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/11/2010
Cinco estrelasAdorei a aula , vou trabalhar com minha turma . Muito bom.Criativa.