14/10/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
a- Ler texto informativo percebendo detalhes.
b- Analisar gráficos e tabelas.
c- Montar gráficos e tabelas a partir das informações retiradas do texto lido.
Adição, subtração, multiplicação e divisão.
Aula 1 – Turma dividida em grupos de 5 alunos.
Cantar com a turma a música:
Circo
autor: Batatinha
Todo mundo vai ao circo
Menos eu, menos eu.
Como pagar ingresso,
Se eu não tenho nada?
Fico de fora escutando a gargalhada!
A minha vida é um circo,
Sou acrobata na raça.
Só não posso é ser palhaço.
Ouvir a música cantada por Maria Bethânia em: www.youtube.com/watch?v=o2VJ9CU5NIs
Ler o texto informativo CIRCO, retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo
Explorar o texto, retirando informações importantes.
Coletivamente, construa um quadro com as informações mais interessantes do texto.
Em seguida, apresente o seguinte problema para os seus alunos:
“O Circo Brasil passou cinco dias em nossa cidade. Ao pesquisar, descobri que o circo recebeu:
354 pessoas no primeiro dia – 200 adultos e 154 crianças,
246 no segundo dia – 100 adultos e 146 crianças,
196 pessoas no terceiro dia – 90 adultos e 106 crianças,
453 pessoas no quarto dia – 200 adultos e 253 crianças,
356 pessoas no quinto dia – 175 adultos e 181 crianças.
Cada ingresso custou R$ 18,00 para adultos e R$ 9,00 para crianças.”
Construir, em grupo, gráficos e tabelas que representem os números dos problemas acima.
Todos os grupos devem montar todas as tabelas.
Dê as tabelas com os cabeçalhos e peça que seus alunos completem com as informações necessárias.
Tabela 1
Dias em que o circo se apresentou na cidade |
Público que assistiu ao espetáculo |
1° dia |
354 |
2° dia |
246 |
3° dia |
196 |
4° dia |
453 |
5° dia |
356 |
Tabela 2
Dias em que o circo se apresentou na cidade |
Adultos que assistiram ao espetáculo |
Crianças que assistiram ao espetáculo |
1° dia |
200 |
154 |
2° dia |
100 |
146 |
3° dia |
90 |
106 |
4° dia |
200 |
253 |
5° dia |
175 |
181 |
Tabela 3
Dias em que o circo se apresentou na cidade |
Ao por cada adulto |
Quanto o circo arrecadou com o público adulto |
|
1° dia |
200 |
R$ 18,00 |
R$ 3600,00 |
2° dia |
100 |
R$ 18,00 |
R$1800,00 |
3° dia |
90 |
R$ 18,00 |
R$ 1620,00 |
4° dia |
200 |
R$ 18,00 |
R$ 3600,00 |
5° dia |
175 |
R$ 18,00 |
R$ 3150,00 |
Tabela 4
Dias em que o circo se apresentou na cidade |
Criram ao espetáculo |
Valor pago por cada criança |
Quanto o circo arrecadou com o público infantil |
1° dia |
154 |
R$ 9,00 |
R$ 1386,00 |
2° dia |
146 |
R$ 9,00 |
R$ 1314,00 |
3° dia |
106 |
R$ 9,00 |
R$ 954,00 |
4° dia |
253 |
R$ 9,00 |
R$ 2277,00 |
5° dia |
181 |
R$ 9,00 |
R$ 1629,00 |
Tabela 5
Dias em que o circo se apresentou na cidade |
Quanto o circo arrecadou com o público adulto |
Quanto o circo arrecadou com o público infantil |
Quanto o circo arrecadou a cada dia de espetáculo |
1° dia |
R$ 3600,00 |
R$ 1386,00 |
R$ 4986,00 |
1° dia |
R$1800,00 |
R$ 1314,00 |
R$ 4914,00 |
1° dia |
R$ 1620,00 |
R$ 954,00 |
R$ 2574,00 |
1° dia |
R$ 3600,00 |
R$ 2277,00 |
R$ 5877,00 |
1° dia |
R$ 3150,00 |
R$ 1629,00 |
R$ 4779,00 |
Aula 2 –Sala de Informática
A partir da elaboração das tabelas, montar os gráficos utilizando o Excel. Deixe que experimentem os diferentes gráficos e analisem quais são os melhores para representar as tabelas montadas anteriormente (trago aqui algumas possibilidades de montagem de gráficos).
A partir da tabela 1
A partir da tabela 2
A partir da tabela 3
A partir da tabela 4
A partir da tabela 5
Depois da construção dos diferentes gráficos, pedir que imprimam o seu trabalho e elaborem perguntas que possam ser respondidas pelos alunos de uma outra turma.
Aula 3 – Virando alunos professores – dando uma aula para outra turma da escola.
Organizar com seus alunos uma contação de histórias para uma outra turma. A contação será somente a incentivação da atividade. O que os alunos devem planejar é o encaminhamento que darão à atividade envolvendo os gráficos e tabelas que será realizada na segunda parte da “aula” dada por eles.
Sugestão de livro: O circo de Ivan Zigg | Marcello Araújo
SINOPSE Para as crianças, o circo é sempre um lugar mágico. Partindo dessa premissa, os artistas gráficos e ilustradores Ivan Zigg e Marcello Araújo criaram seu novo livro, O circo. Neste trabalho, a dupla retoma características de O saco, livro de 1984 que já chegou a 37 mil bibliotecas do país, foi adotado em inúmeras escolas e cujo relançamento deu início à Coleção O Saco, da Editora Nova Fronteira. O mistério de O circo está em descobrir quem está animando a criançada no picadeiro enquanto os artistas se arrumam nos bastidores. O mágico Alceu não encontra sua cartola, a equilibrista Beatriz perdeu sua sombrinha, o palhaço Espoleta diz que levaram sua corneta... Então, quem está no picadeiro arrancando gargalhadas do respeitável público?
Para o bom andamento da “aula” dada, é importante que os alunos da outra turma estejam sentados em pequenos grupos. Depois da contação, as crianças distribuem os gráficos e tabelas pelos diferentes grupos da turma, pedindo que estes os analisem a fim de fazer uma “leitura” sobre eles. Os “alunos professores” devem fazer perguntas para que os alunos possam demonstrar seu entendimento sobre os gráficos e tabelas.
Na volta para a sala, os alunos devem fazer um debate sobre os gráficos e tabelas considerados mais fáceis pelos outros alunos, tentando descobrir por que estes apresentaram mais facilidade. Montar um registro final das aulas em colaboração.
Professor, este assunto não se esgota numa só atividade. Traga sempre para a sala notícias de jornal e revistas que apresentem gráficos e tabelas que seus alunos possam interpretar e construa novos a partir de textos informativos.
Aqui você encontra outras informações sobre o tema Circo.
http://www.academiadecirco.com.br/pages.php?lo=s&id=22
A avaliação deverá ser feita em diferentes momentos:
1- Participação na leitura da história, da retirada dos pontos mais importantes do texto,
2 – Elaboração das tabelas,
3 – Elaboração dos gráficos na sala de Informática,
4 – Participação na atividade elaborada para a outra turma,
5 – Participação e contribuições no registro coletivo.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/05/2011
Quatro estrelasEsta aula e muito interessante pois envolve situaçoes do dia a dia dos alunos,preparando lhes para saberem analisar e interpretar todas as informaçoes contidadas nos graficos e tabelas,assim como avaliar se desenvolveram habilidades e competencias de empregar o que lhes foi ensinado,preparando-os para situaçoes futuras com grande empreendimento para lhe dar com o tratamento da informaçao.