Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gráficos e tabelas – usando a bilheteria do circo

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ler texto informativo percebendo detalhes.

b- Analisar gráficos e tabelas.

c- Montar gráficos e tabelas a partir das informações retiradas do texto lido.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Adição, subtração, multiplicação e divisão.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – Turma dividida em grupos de 5 alunos.

Cantar com a turma a música:

Circo

autor: Batatinha

Todo mundo vai ao circo

Menos eu, menos eu.

Como pagar ingresso,

Se eu não tenho nada?

Fico de fora escutando a gargalhada!

A minha vida é um circo,

Sou acrobata na raça.

Só não posso é ser palhaço.

Ouvir a música cantada por Maria Bethânia em: www.youtube.com/watch?v=o2VJ9CU5NIs  

Ler o texto informativo CIRCO, retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo 

Explorar o texto, retirando informações importantes.

Coletivamente, construa um quadro com as informações mais interessantes do texto.  

 Em seguida, apresente o seguinte problema para os seus alunos:

“O Circo Brasil passou cinco dias em nossa cidade. Ao pesquisar, descobri que o circo recebeu:  

354 pessoas no primeiro dia – 200 adultos e 154 crianças,  

246 no segundo dia – 100 adultos e 146 crianças,  

196 pessoas no terceiro dia – 90 adultos e 106 crianças,  

453 pessoas no quarto dia – 200 adultos e 253 crianças,  

356 pessoas no quinto dia – 175 adultos e 181 crianças.

Cada ingresso custou R$ 18,00 para adultos e R$ 9,00 para crianças.”   

Construir, em grupo, gráficos e tabelas que representem os números dos problemas acima.

Todos os grupos devem montar todas as tabelas.

Dê as tabelas com os cabeçalhos e peça que seus alunos completem com as informações necessárias.

Tabela 1

Dias em que o circo se apresentou na cidade

 Público que assistiu ao espetáculo

 1° dia

354

 2° dia

 246

3° dia

196

4° dia

453 

5° dia

 356

Tabela 2

Dias em que o circo se apresentou na cidade     

Adultos que assistiram ao espetáculo

Crianças que assistiram ao espetáculo

1° dia

200

154

2° dia

100

146

3° dia

 90

106

4° dia

 200

 253

5° dia

175

181

Tabela 3

Dias em que o circo se apresentou na cidade     

Ao por cada adulto

 Quanto o circo arrecadou com o público adulto

 1° dia

200

R$ 18,00

R$ 3600,00

2° dia

100

R$ 18,00

R$1800,00

3° dia  

90

R$ 18,00

R$ 1620,00  

4° dia

200

R$ 18,00

R$ 3600,00

5° dia

175

R$ 18,00

R$ 3150,00

Tabela 4

Dias em que o circo se apresentou na cidade   

Criram ao espetáculo

 Valor pago por cada criança

Quanto o circo arrecadou com o público infantil

1° dia

154

 R$ 9,00

R$ 1386,00

2° dia

146

 R$ 9,00

R$ 1314,00

3° dia

106

 R$ 9,00

R$ 954,00

4° dia

253

 R$ 9,00

R$ 2277,00

5° dia

181

 R$ 9,00

R$ 1629,00

Tabela 5

Dias em que o circo se apresentou na cidade  

Quanto o circo arrecadou com o público adulto

Quanto o circo arrecadou com o público infantil

Quanto o circo arrecadou a cada dia de espetáculo

1° dia

 R$ 3600,00

R$ 1386,00

R$ 4986,00

1° dia

R$1800,00

R$ 1314,00

R$ 4914,00

1° dia

R$ 1620,00

R$ 954,00

R$ 2574,00

1° dia

R$ 3600,00

R$ 2277,00

R$ 5877,00

1° dia

R$ 3150,00

R$ 1629,00

R$ 4779,00

Aula 2 –Sala de Informática

A partir da elaboração das tabelas, montar os gráficos utilizando o Excel. Deixe que experimentem os diferentes gráficos e analisem quais são os melhores para representar as tabelas montadas anteriormente (trago aqui algumas possibilidades de montagem de gráficos).

A partir da tabela 1

A partir da tabela 2

A partir da tabela 3

A partir da tabela 4

A partir da tabela 5

 Depois da construção dos diferentes gráficos, pedir que imprimam o seu trabalho e elaborem perguntas que possam ser respondidas pelos alunos de uma outra turma.  

 Aula 3 – Virando alunos professores – dando uma aula para outra turma da escola.   

Organizar com seus alunos uma contação de histórias para uma outra turma. A contação será somente a incentivação da atividade. O que os alunos devem planejar é o encaminhamento que darão à atividade envolvendo os gráficos e tabelas que será realizada na segunda parte da “aula” dada por eles.

Sugestão de livro: O circo de Ivan Zigg | Marcello Araújo

SINOPSE   Para as crianças, o circo é sempre um lugar mágico. Partindo dessa premissa, os artistas gráficos e ilustradores Ivan Zigg e Marcello Araújo criaram seu novo livro, O circo. Neste trabalho, a dupla retoma características de O saco, livro de 1984 que já chegou a 37 mil bibliotecas do país, foi adotado em inúmeras escolas e cujo relançamento deu início à Coleção O Saco, da Editora Nova Fronteira. O mistério de O circo está em descobrir quem está animando a criançada no picadeiro enquanto os artistas se arrumam nos bastidores. O mágico Alceu não encontra sua cartola, a equilibrista Beatriz perdeu sua sombrinha, o palhaço Espoleta diz que levaram sua corneta... Então, quem está no picadeiro arrancando gargalhadas do respeitável público?   

Para o bom andamento da “aula” dada, é importante que os alunos da outra turma estejam sentados em pequenos grupos. Depois da contação, as crianças distribuem os gráficos e tabelas pelos diferentes grupos da turma, pedindo que estes os analisem a fim de fazer uma “leitura” sobre eles. Os “alunos professores” devem fazer perguntas para que os alunos possam demonstrar seu entendimento sobre os gráficos e tabelas.  

Na volta para a sala, os alunos devem fazer um debate sobre os gráficos e tabelas considerados mais fáceis pelos outros alunos, tentando descobrir por que estes apresentaram mais facilidade. Montar um registro final das aulas em colaboração.   

Professor, este assunto não se esgota numa só atividade. Traga sempre para a sala notícias de jornal e revistas que apresentem gráficos e tabelas que seus alunos possam interpretar e construa novos a partir de textos informativos.         

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita em diferentes momentos:

1- Participação na leitura da história, da retirada dos pontos mais importantes do texto,

2 – Elaboração das tabelas,

3 – Elaboração dos gráficos na sala de Informática,

4 – Participação na atividade elaborada para a outra turma,

5 – Participação e contribuições no registro coletivo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lucielma;Chellyda;Antonio, Escola Estadual Aristaque Jose de Veras , Pernambuco - disse:
    lucielmaalves2008@hotmail.com

    24/05/2011

    Quatro estrelas

    Esta aula e muito interessante pois envolve situaçoes do dia a dia dos alunos,preparando lhes para saberem analisar e interpretar todas as informaçoes contidadas nos graficos e tabelas,assim como avaliar se desenvolveram habilidades e competencias de empregar o que lhes foi ensinado,preparando-os para situaçoes futuras com grande empreendimento para lhe dar com o tratamento da informaçao.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.