30/08/2010
Raimunda Porfirio ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Compreender o que significa uma organização social e um ritual.
Observar, descrever e analisar obras de artes para compreender aspectos da cultura indígena.
1º momento - Professor, apresente a figura abaixo e solicite que seus alunos observem, descrevam e analisem. Você deve estabelecer o seguinte diálogo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Staden
a) O que vocês podem perceber nesse quadro?
b) O que vocês podem dizer sobre essas imagens?
c) O que vocês acham que aconteceu?
2º momento – Introduza leituras de textos que tratem da antropofagia, discuta com seus alunos sobre a crença dos índios em se alimentar dos seus inimigos, em quais condições isso ocorria.
Organizar as informações adquiridas a partir da observação e da leitura.
1º momento - Ajude aos seus alunos a organizar as informações, montando murais com imagens e suas percepções. Em pequenos grupos eles fazem colagens e escrevem sobre as imagens. Em seguida estabelecem um diálogo com os colegas e professor, apresentando o trabalho que fez, ouvindo o trabalho dos colegas e discutindo com eles.
2º momento – individualmente os alunos organizam textos sobre a antropofagia, em seguida confrontam os seus textos com os de seus colegas e verificam as idéias comuns e as diferentes, procuram entrar em consenso e escrevem um único texto. O trabalho coletivo dever ser constituído em grupo de quatro alunos.
Diferenciar antropofagia de canibalismo e apreciar aspectos da cultura nativa.
1º momento - Professor inicie a aula escrevendo duas palavras na lousa: antropofagia e canibalismo, fazendo a seguinte questão: digam-me qual a diferença entre antropofagia e canibalismo. Deixe cada aluno falar, expor as suas idéias, os seus conhecimentos. Em seguida os organizem em duplas para procurar o significado no dicionário. Cada dupla escreve com suas palavras o significado de cada termo volta para o grande grupo para discutir com o professor e os colegas.
2º momento - Forneça textos aos seus alunos e os oriente a encontrar a diferença entre antropofagia e canibalismo. Em seguida, eles fazem um mural delimitando as diferenças e discutem as situações de canibalismo e antropofagia, nesse momento eles fazem a identificação dos casos e discutem com colegas e professores sobre cada caso analisado. No final, procuram construir desenhos que demonstrem um caso e outro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropofagia
http://aprendabiologiacomdjalminha.blogspot.com/2008/04/canibalismo-o-que-podemos-dizer.html
3 º momento - Professor, possibilite a apreciação de obras de arte dos povos nativos. Em seguida, discuta a criatividade, o poder de criação dos nativos, como parte da cultura de uma etnia que vem resistindo e sobrevivendo no território brasileiro.
http://www.arteducacao.pro.br/hist_da_arte/hist_da_arte_prebrasil.htm
No final da aula avaliar se os alunos conseguiram analisar gravuras com rituais antropófagos para obter informações sobre esse ritual; compreender a diferença entre antropofagia e canibalismo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!