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"In the doctor's office"

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender vocabulário referente a situações vividas em consultórios médicos.

Descrever sintomas de algumas doenças.

Compreender como marcar consultas.

Estudar os termos recorrentes em prescrições médicas.  

Duração das atividades
03 horas/ aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para relembrar partes do corpo e descrever algumas doenças, acesse:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8538 

Acesso em 16 de Agosto de 2010.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Motive os alunos apresentando-lhes a seguinte charge:

Figura 1: charge

Fonte: http://www.cartoonstock.com/lowres/for0149l.jpg 

Acesso 16 de agosto de 2010.   

Motive-os perguntando:

Why, according to the text prescribing medication is not an exact science?   

Deixe que os alunos usem o conhecimento prévio deles para responderem a questão. Não há respostas corretas, pois, depende da interpretação que cada um fará.

Logo depois, questione-os:

Who is the professional that cares about our healthy?

Do you like to visit a doctor?

When was the last time you saw one?

Why you had to visit him/her?   

Após responderem as perguntas propostas, incentive os aprendizes a relatarem como era o consultório do último médico que visitaram. Eles deverão fazer esse relato oralmente e dando o maior número de detalhes possível. Esclareça que eles devem também falar sobre os outros profissionais que trabalhavam nesse consultório.   

Depois do relato, eles deverão ter conhecimento de vocabulários que atendem às situações vividas dentro de consultórios. Para isso, acesse: http://www.esl-lab.com/vocab/v-doctor.htm (acesso: 16 de Agosto de 2010)   

Atente para o vocabulário que aparece no site citado:

clinic

co-payment

doctor's office

examination room

health insurance

hospital

medical condition

medical exam

medical history

medicine

nurse

patient

prescription

side effects

symptoms

consult a doctor

get a shot

make an appointment

take your temperature

Sugestão: Se quiser aperfeiçoar a pronúncia dos estudantes em relação aos vocábulos expostos, acesse o áudio ofertado na mesma fonte.   

Explique e dê exemplos, usando frases, com cada um dos vocábulos e expressões acima apresentadas. Peça-os que tomem nota no caderno para posterior consulta.

Aula 2   

Nesta aula procure socializar os alunos com um exercício para aprender como marcar consultas. Esclareça que eles irão escutar um áudio onde o paciente marca uma visita com o doutor Carter.

Acesse: http://esl-lab.com/office/offsc1.htm  (acesso em 16 de Agosto de 2010)

para escutar a conversa e entender o que acontece com o paciente.

Deixe os alunos escutarem o áudio uma vez. Logo depois, peça que digam as palavras, expressões ou frases que eles entenderam durante o áudio. Passe novamente e incentive-os a procurarem resposta para as seguintes perguntas:

1- Is it his first visit to doctor Carter's office? Yes, it is.

2- What is his phone number? It's 643-0547.

3- What happened with Mr. Schuller? He fell from a ladder and twist his ankle.

4- What happened with the paint can? The paint can is still in his foot.

Observação: Se necessário passe o áudio da conversa duas vezes para que os alunos consigam formular a resposta para as perguntas apresentadas.

Observe o script da conversa:

Receptionist: Dr. Carter's Office.

Ronald: Yes, I'd like to make an appointment to see Dr. Carter, please.

Receptionist: Is this your first visit?

Ronald: Yes it is.

Receptionist: Okay. Could I have your name please?

Ronald: Yes. My name is Ronald Schuller.

Receptionist: And may I ask who referred you to our office?

Ronald: Uh, I drove past your office yesterday.

Receptionist: Okay. How about the day after tomorrow on Wednesday at 4:00 O'clock?

Ronald: Uh. Do you happen to have an opening in the morning? I usually pick up my kids from school around that time.

Receptionist: Okay. Um . . . how about Tuesday at 8:00 A.M. or Thursday at 8:15 A.M.?

Ronald: Uh, do you have anything earlier, like 7:30?

Receptionist: No. I'm sorry.

Ronald: Well, in that case, Thursday would be fine.

Receptionist: Okay. Could I have your phone number please?

Ronald: It's 643-0547.

Receptionist: Alright. And what's the nature of your visit?

Ronald: Uh . . .

Receptionist: Yes sir.

Ronald: Well, to tell the truth, I fell from a ladder two days ago while painting my house, and I sprained my ankle when my foot landed in a paint can. I suffered a few scratches on my hands and knees, but I'm most concerned that the swelling in my ankle hasn't gone down yet.

Receptionist: Well, did you put ice on it immediately after this happened?

Ronald: Well yeah. I just filled the paint can with ice and . . .

Receptionist: And so after you removed the paint can . . . Sir, sir, Mr. Schuller, are you still there?

Ronald: Well that's part of the problem. Uh, the paint can is still on my foot.

Receptionist: Look, Mr. Schuller. Please come in today. I don't think your case can wait.

Depois, distribua este script com palavras ou expressões faltando. Essas expressões devem ser relacionadas à situação vivida em um consultório médico. Os alunos deverão, enquanto escutam o áudio novamente, completar o texto.

Siga este exemplo:

Receptionist: Dr. Carter's __________.

Ronald: Yes, I'd like to ________________________ to see Dr. Carter, please.

Receptionist: Is this your first ____________?

Ronald: Yes it is.

Receptionist: Okay. _______________ your name please?

Ronald: Yes. My name is Ronald Schuller.

Receptionist: And may I ask who referred you to our office?

Ronald: Uh, I drove past your office yesterday.

Receptionist: Okay. How about the day after tomorrow ________________ at 4:00 O'clock?

Ronald: Uh. Do you happen to have an opening in the morning? I usually pick up my kids from school around that time.

Receptionist: Okay. Um . . . ____________ Tuesday at 8:00 A.M. or Thursday at 8:15 A.M.?

Ronald: Uh, do you have _________________, like 7:30?

Receptionist: No. I'm sorry.

Ronald: Well, in that case, Thursday __________________.

Receptionist: Okay. Could I have your __________________- please?

Ronald: It's 643-0547.

Receptionist: Alright. And _____________ of your visit?

Ronald: Uh . . .

Receptionist: Yes sir.

Ronald: Well, to tell the truth, I fell from a ladder two days ago while painting my house, and I sprained my ankle when my foot landed in a paint can. I suffered a few scratches on my hands and knees, but I'm most concerned that the swelling in my ankle hasn't gone down yet.

Receptionist: Well, did you put ice on it immediately after this happened?

Ronald: Well yeah. I just filled the paint can with ice and . . .

Receptionist: And so after you removed the paint can . . . Sir, sir, Mr. Schuller, are you still there?

Ronald: Well that's part of the ________________ . Uh, the paint can is still on my foot.

Receptionist: Look, Mr. Schuller. Please __________ today. I don't think your ________ can wait.

Corrija o exercício. Solucione dúvidas sobre vocabulário.

Sugestão: Caso o nível linguístico da turma seja baixo, relacione as palavras que faltam no texto no quadro. Dessa forma, o exercício ficará mais fácil.

Atividade.

Peça aos alunos que, em duplas, pratiquem o diálogo escutado anteriormente. Determine um tempo para que cada dupla estabeleça quais serão as informações repassadas durante o diálogo, como por exemplo, telefone, nome,etc. Cada dupla deverá apresentar o resultado para o restante da turma.

Aula 3

Aprendendo a descrever sintomas e a 'prescrever'.

Mantenha a sala em duplas, ou em pequenos grupos (4 pessoas no máximo). Apresente no quadro as seguintes expressões:

What's the matter?

ill / sick / felling well / felling bad

I have a cold ... a headache, etc.

Explique que a pergunta normalmente será feita pelo médico. As outras expressões são usadas por pacientes. Esclareça dúvidas sobre o vocabulário.

Para exercitar mais vocabulário sobre como descrever sintomas, acesse: http://www.projectshine.org/docs/unit1_beg_lesson2.pdf 

(acesso em 16 de Agosto de 2010)

Neste handout, os alunos terão acesso a mais vocabulário sobre doenças. Estude com eles essas expressões e esclareça dúvidas.

Sugestão: As atividades postadas no handout, podem ser pedidas como atividades de para casa.

Corrija as atividades e logo depois pergunte:

If you were a doctor, what would you do to help a pacient with headache?

Deixe que eles respondam e peça-os para examinarem a seguinte figura:

 Figura 2: Prescrição médica.

Fonte: http://www.drsforms-systems.com/prescription-pads/prescriptionimages/nationaltall.gif  

Acesso em 16 de Agosto de 2010.

Questione aos alunos:

What is it?

Who can use this paper?

Eles devem perceber que se trata de uma receita médica e que os únicos que podem usá-las são os médicos.

Imprima e distribua uma cópia da figura em questão para cada aluno.

Eles deverão, em grupos, escolher doenças (dor de cabeça, de estômago, etc) e 'prescrever' medicamentos para cada uma delas.

Atividade.

Incentive-os a escreverem diálogos entre médicos e pacientes. Eles deverão usar todas as expressões aprendidas durante esta sequência. Deixe que façam esta atividade em grupos. Depois, promova uma exposição com o tema: "Health problems". Cole em cartazes as prescrições que cada um fez para a determinada doença.

Para uma escrita satisfatória, peça a atenção de seus alunos para os seguintes passos:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e an alisam gramática, pontuação e ortografia.  

Observação: Estes passos devem ser seguidos pelos alunos durante o processo de escrita e pelo professor para o processo de correção.

ATENÇÃO! A palavra prescrever, aparece o tempo todo entre aspas. Isso se deve para chamar a atenção de que os alunos não são aptos a prescrever medicamentos.

Recursos Complementares

Para uma lista  sobre as partes do corpo humano, acesse:

http://www.melodyshaw.com/files/HumanBodyVocWordsWks1-4.pdf    

Caso necessite de um dicionário, acesse:

www.dictionary.com  

Para um estudo detalhado sobre doenças, descrições para médicos e partes do corpo, visite:

http://assets.cambridge.org/97805216/82015/excerpt/9780521682015_excerpt.pdf 

Acesso em 15 de Agosto de 2010.

Avaliação

Utilize o diálogo feito por eles na aula 3. Avalie a desenvoltura linguística de cada aluno. Determine que eles não poderão consultar o diálogo para apresentá-lo ao restante da sala. Eles deverão memorizar e usando a criatividade devem incorporar informações inerentes a eles no discurso (por exemplo, usar o nome de um conhecido médico da cidade, etc)

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