Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REPRESENTANDO O CORPO COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia Epifânio Soares e Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através do tema sobre o corpo, associado as questões geométricas, as crianças poderão:

  • Vivenciar situações de contagem;
  • Familiarizar-se com as formas geométricas planas (retângulo, círculo);
  • Familiarizar-se com as cores primárias;
  • Familiarizar-se com os tamanhos (grande/pequeno).
Duração das atividades
2
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para se trabalhar a representação do corpo com as formas geométricas, o professor já deverá ter introduzido a temática sobre o corpo, conforme as aulas anteriores. Nesse sentido as crianças já deverão ter noção de quais as partes externas que constituem o seu corpo (cabeça, tronco e membros).

Estratégias e recursos da aula

Já tendo trabalhado noções iniciais sobre a imagem corporal das crianças ( as partes externas que constituem o seu corpo e o corpo do outro) o professor traz para a sala de aula, as seguintes figuras geométricas cortadas em papel grande (tipo cartolina) e em cores diferentes:

  • 1 círculo vermelho(para representar a cabeça)
  • 1 retângulo azul maior (para representar o tronco)
  • 4 retângulos amarelos menores ( para representar os membros)

Com esse material em mão o professor estabelece o confronto entre as mesmas através de questionamentos, como:

  • Vocês conhecem essas formas?
  • Quem saberia dizer o nome delas?
  • Elas são iguais?
  • Qual a cor delas? E a forma?
  • Qual é o retâgulo maior?
  • Qual o retângulo menor ?

Depois desse questionamento o professor sugere a representação de um corpo com as formas apresentadas, em um painel fixado na parede:

  • Com o círculo o que podemos representar?
  • Com o retângulo maior o que podemos representar?
  • E com os menores?

Após o corpo ser montado, o professor poderá questionar o grupo se está faltando mais alguma parte do corpo. Podendo também sugerir que as crianças desenhem as partes verbalizadas como: boca, nariz, olhos entre outras.

Depois dessa atividade o professor poderá entregar para cada aluno uma folha de papel em branco  e as formas previamente cortadas, em tamanho menor, com as mesmas cores que foram trabalhadas no quadro, para que cada criança monte o seu próprio boneco.

Avaliação

O professor deverá observar, ao final desta aula, se o seu aluno:

  • Nomeou as partes do seu corpo;
  • Conseguiu quantificar as partes do corpo;
  • Reconheceu as formas geométricas (círculo e retângulo);
  • Distigui os tamanhos (grande e pequeno) e algumas cores;
  • Montou o seu boneco através de colagem com as formas geométricas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 3/9 - 33.33%
  • Quatro estrelas 4/9 - 44.44%
  • Três estrelas 2/9 - 22.22%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Laluana, Escola Mul. de Ens. Inf.e Fund. Luzia Garcês , Pará - disse:
    laluanapi@hotmail.com

    16/05/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante. Pela multidiciplinariedade que foi explorada, cores, parte do corpo , identificação das figuras. acredito que deve se tornar numa aula bem divertida.


  • Joselma Matias da Silva, EMEF PADRE INACIO , Paraíba - disse:
    joselmam.silva@gmail.com

    01/12/2010

    Três estrelas

    Achei a aula bem interessante, mostrando que é possível através do lúdico tornar uma aula com aprendizagem significativa. Devemos realizar aulas atrativas e despertar no aluno o gosto de estudar matemática, para que o mito que a rodeia não tenha significado perante as aulas.


  • maria helenilda carlos de almeida, creche berçario municipal , Rio Grande do Norte - disse:
    helenilda1000@yahoo.com.br

    10/06/2010

    Cinco estrelas

    esta aula foi bastante criativa pois oportunizou aos aluno reconhecer as formas geometricas começando pelo corpo do aluno e estendendo-se a dimensões maiores como o mundo que nos rodeia a casa onde moramos a rua por onde passamos e a tudo que faz parte da nossa vida diária.


  • TEREZINHA PEREIRA AGUIAR, Universidade Federal do Ceará , Ceará - disse:
    terezinhaaguiar18@yahoo.com.br

    07/05/2010

    Três estrelas

    Muito criativa, porém, o instrumento da aula ao invés de ser apenas as cartolinas, tornando a aula manual, poderia ser ministrada com o auxílio das tecnologias. O paint por exemplo seria uma ótima ferramenta de trabalho.


  • Nadi Pereira de Sousa, Escola Deputado Pires Sabóia , Maranhão - disse:
    nadipsousa@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei a sua aula muito interessante pois a criança aprende brincando, depois de ter analizado a sua aula procurei levar essa idéia para minha sala de aula e foi sensacional. Parabéns!


  • Aparecida Lizabeth Giroti da Cruz, CEIM - IVO BENEDITO CARNEIRO , Mato Grosso do Sul - disse:
    giroticruz@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante, se nós professores continuarmos a nos dedicar e nos qualificarmos cada vez mais quem tem a ganhar é nossos alunos, porque cada dia mais nossos trabalhos serão mais e mais interessantes.


  • Thereza Cristina, C.M. Simone de Beauvoir , Rio de Janeiro - disse:
    teteseraphim@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A sua atividade é muito interessante. Achei legal depois permitir que as crianças com as formas dada representem o seu boneco.


  • Alderzi Parreira de Mendonça, Esc. Est. Alexandre Leite , Mato Grosso - disse:
    alderziparreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei interessante. É uma maneira divertida de ensinar formas geométricas.


  • Marta Regina Dias Ferreira, E.M.E.F.FERNÃO DIAS , Rio Grande do Sul - disse:
    martarcv@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa estratégias não havia pensado ,achei formidável. E gostaria de relatar que tenho uma classe multisérie , pré-escolar com crianças de 5anos e primeiro ano ,que fiz uma atividade de esquema corporal da seguinte forma : Fomos para quadra da escola, na qual usamos giz colorido para contornar os corpo dos alunos ,com ajuda de dois pais voluntários.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.