19/06/2009
Solange Kátia Epifânio Soares e Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Através do tema sobre o corpo, associado as questões geométricas, as crianças poderão:
Para se trabalhar a representação do corpo com as formas geométricas, o professor já deverá ter introduzido a temática sobre o corpo, conforme as aulas anteriores. Nesse sentido as crianças já deverão ter noção de quais as partes externas que constituem o seu corpo (cabeça, tronco e membros).
Já tendo trabalhado noções iniciais sobre a imagem corporal das crianças ( as partes externas que constituem o seu corpo e o corpo do outro) o professor traz para a sala de aula, as seguintes figuras geométricas cortadas em papel grande (tipo cartolina) e em cores diferentes:
Com esse material em mão o professor estabelece o confronto entre as mesmas através de questionamentos, como:
Depois desse questionamento o professor sugere a representação de um corpo com as formas apresentadas, em um painel fixado na parede:
Após o corpo ser montado, o professor poderá questionar o grupo se está faltando mais alguma parte do corpo. Podendo também sugerir que as crianças desenhem as partes verbalizadas como: boca, nariz, olhos entre outras.
Depois dessa atividade o professor poderá entregar para cada aluno uma folha de papel em branco e as formas previamente cortadas, em tamanho menor, com as mesmas cores que foram trabalhadas no quadro, para que cada criança monte o seu próprio boneco.
O professor deverá observar, ao final desta aula, se o seu aluno:
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/05/2011
Quatro estrelasMuito interessante. Pela multidiciplinariedade que foi explorada, cores, parte do corpo , identificação das figuras. acredito que deve se tornar numa aula bem divertida.
01/12/2010
Três estrelasAchei a aula bem interessante, mostrando que é possível através do lúdico tornar uma aula com aprendizagem significativa. Devemos realizar aulas atrativas e despertar no aluno o gosto de estudar matemática, para que o mito que a rodeia não tenha significado perante as aulas.
10/06/2010
Cinco estrelasesta aula foi bastante criativa pois oportunizou aos aluno reconhecer as formas geometricas começando pelo corpo do aluno e estendendo-se a dimensões maiores como o mundo que nos rodeia a casa onde moramos a rua por onde passamos e a tudo que faz parte da nossa vida diária.
07/05/2010
Três estrelasMuito criativa, porém, o instrumento da aula ao invés de ser apenas as cartolinas, tornando a aula manual, poderia ser ministrada com o auxílio das tecnologias. O paint por exemplo seria uma ótima ferramenta de trabalho.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei a sua aula muito interessante pois a criança aprende brincando, depois de ter analizado a sua aula procurei levar essa idéia para minha sala de aula e foi sensacional. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante, se nós professores continuarmos a nos dedicar e nos qualificarmos cada vez mais quem tem a ganhar é nossos alunos, porque cada dia mais nossos trabalhos serão mais e mais interessantes.
24/03/2010
Quatro estrelasA sua atividade é muito interessante. Achei legal depois permitir que as crianças com as formas dada representem o seu boneco.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei interessante. É uma maneira divertida de ensinar formas geométricas.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa estratégias não havia pensado ,achei formidável. E gostaria de relatar que tenho uma classe multisérie , pré-escolar com crianças de 5anos e primeiro ano ,que fiz uma atividade de esquema corporal da seguinte forma : Fomos para quadra da escola, na qual usamos giz colorido para contornar os corpo dos alunos ,com ajuda de dois pais voluntários.