26/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Organize e leve para a sala slides que contem a história do futebol. Procure fazer os slides animados com bastante movimento.
Apresentação montada em Power point pela autora em junho de 2010. Acervo da autora.
Depois da apresentação converse com as crianças sobre o futebol e o momento em que vivemos: Copa do mundo de 2010. Por ser um tema que envolve todo o Brasil, todas as crianças estarão interessadas em falar sobre o assunto. Convide as crianças a identificarem no slide que mostra as bandeiras dos países participantes da copa de 2010, a bandeira do Brasil e de outros países que conheçam.
Convide as crianças para montarem a bandeira do Brasil em tamanho grande para decorar a sala. Essa montagem pode ser feita com papéis recortados de acordo com as formas geométricas da bandeira: círculo, losango e retângulo, e depois com colagens para preencher as cores de cada figura. Aproveite a oportunidade para retomar o trabalho com as cores e cante com as crianças as músicas das cores (CD Coralito de Thelma Chan), pedindo que as crianças identifiquem na sala objetos das cores citadas.
Letras das músicas:
AMARELO
AMARELO DO SOL
QUE ESQUENTA A MANHÃ
AMARELO DO OURO DA MINA
QUE TINGIU O IPÊ
MUITAS FRUTAS DOUROU
ATÉ LÁ DENTRO DO OVO ELE PINTOU
AZUL
O AZUL QUE PINTA A ÁGUA DO MAR
TAMBÉM O CÉU PINTOU
E LÁ DO CÉU POR CAUSA DO MAR
A TERRA É AZUL
VERDE
VEM VER DE PERTO
COMO É O VERDE DO CHICLETE
DO CHICLETE DE HORTELÃ
NHAM NHAM!
O VERDE PINTA A NATUREZA
BOSQUES E FLORESTAS
VERDE CHEIRO DE MANHÃ!
HUM!
Para retomar um pouco o trabalho com as cores veja a aula: Nosso mundo e as cores. Publicada em 19/09/2009, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5538
Para a confecção da bandeira você pode utilizar papel crepom ou outro tipo de papel.
Confecção bandeira com figuras geométricas e colagem. Acervo da autora, junho de 2010.
Envie para casa uma atividade de pesquisa sobre o significado das cores da bandeira do Brasil. O objetivo é levar as crianças a perceberem representações simbólicas da bandeira. É importante professor, você pesquisar antes tais significados para que, no retorno da atividade, você possa complementar as informações trazidas pelas crianças, inclusive com algumas críticas construtivas. De acordo com alguns historiadores, “o significado das cores da Bandeira do Brasil passaram por algumas mudanças ao longo da história. Por exemplo, a cor verde já simbolizou, no decorrer da história do Brasil, a casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I, em referência ao estandarte pessoal de D. Pedro II de Portugal, ao passo que a amarela simbolizava a casa de Habsburgo, da qual fazia parte D.Leopoldina, já o losango é um símbolo heráldico ligado ao feminino, reforçando a associação à imperatriz. E mesmo com o passar dos anos, nos dias atuais ainda não foi expedido um decreto que defina oficialmente os significados de cada cor e forma da Bandeira, sendo, todavia difundida a interpretação de que o verde representa as florestas, o amarelo os minérios e o azul o céu e as estrelas é uma representação aos Estados que formam a União e a faixa branca estão de acordo, respectivamente com os astros e o azimute no céu carioca da manhã de 15 de novembro de 1889. A inscrição “Ordem e Progresso”, sempre em verde, é o lema político do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte “O Amor por princípio e a Ordem por base e o Progresso por Fim”.”
Fonte de pesquisa : http://www.blogdicas.com.br/o-significado-das-cores-da-bandeira-do-brasil/
Veja o resultado das pesquisas das crianças sobre as cores da Bandeira do Brasil:
Para que as crianças compreendam a diversidade do nosso povo e heranças como as das cores da bandeira, proponha que assistam ao vídeo: Pindorama do grupo Palavra Cantada e faça um debate sobre a nossa história retirando das crianças os conhecimentos que possuem sobre as influências de Portugal em nossa cultura brasileira.
Você pode acessar o vídeo no endereço: http://mais.uol.com.br/view/92db81ral8qx/palavra-cantada--pindorama-0402386EC4892366?types=A
Proponha diferentes atividades de registro sobre os jogos que Brasil fez na Copa, comparando pontos e gols, quantidades e representação numérica, cores de bandeiras de outros países etc. Componha com as crianças uma pasta das atividades realizadas com esse projeto.
Para conhecer o trablaho de Thelma Chan visite o site:
VÍDEOS QUE RETRATAM A HISTÓRIA DO FUTEBOL:
1 - A HISTÓRIA DO FUTEBOL: http://www.youtube.com/watch?v=hQbCsPTTVio&feature=related
2 - A HISTÓRIA DO FUTEBOL NO BRASIL: http://www.youtube.com/watch?v=PXCgN9RymHg
Pesquise sobre o significado das cores da Bandeira do Brasil em alguns desses sítios:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil
http://www.blogdicas.com.br/o-significado-das-cores-da-bandeira-do-brasil/
Professor, em seus registros diários coloque as reações das crianças em cada etapa das atividades. Observe o comportamento, registro das crianças durante as atividades propostas e suas compreensões e envolvimento acerca da história do futebol. Houve avanços na compreensão de nossa história? Tais conhecimentos passaram a fazer parte dos diálogos entre as crianças no dia a dia escola? As crianças reconhecem as cores trabalhadas? Quantificam e representam concretamente e simbolicamente?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/12/2010
Cinco estrelasMUito bom seu trabalho! Parabéns