Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Compartilhando Brincadeiras

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • A compartilhar com outras crianças brincadeiras pesquisadas na internet.
  • Possibilidades de se ensinar uma brincadeira.
  • A explorar diferentes formas de brincar no espaço com outras crianças.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos - Total 150 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula, todavia, faz-se interessante que já tenha vivenciado algumas aulas com o tema brincadeiras.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Pesquisando as brincadeiras. 

Recursos: 5 cópias da Cartilha – Brincadeiras de Rua   

Acesso à Cartilha pelo link: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/MATERIAIS%20DID%C3%81TICOS/brincadeirasderua.pdf (Acessado em 18/08/2010)    

Duração: Aproximadamente de 35 minutos

Descrição: Nesta atividade proponha a turma a formação de 5 grupos. Cada grupo irá escolher duas brincadeiras presente na cartilha – Brincadeiras de Rua - e debater a respeito dos seguintes aspectos:

  1. Como se brinca;
  2. Quem pode brincar;
  3. Quantas pessoas;
  4. Como é organizada suas regras em outros espaços;
  5. Quais as possibilidades de se criar novas regras.

Obs.: Professor(a), anote as brincadeiras escolhidas em um painel, para que não haja brincadeiras repetidas entre os grupos. Após o debate inicial, cada grupo irá brincar com as brincadeiras debatidas no grupo.

Como recurso alternativo, o(a) professor(a) poderá utilizar a pintura (imagem) de Pieter Brueghel para enriquecer a aula. Para tal, utilize como referência a aula publicada no portal do professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5331 (Acessado em 18/08/2010).

 Fonte: http://sumateologica.files.wordpress.com/2010/05/pieter_brueghel_children_games-1560.jpg   (Acessado em 18/08/2010)  

Atividade 2: Trocando as brincadeiras 

Duração: aproximadamente 35 minutos

Recursos: Brincadeiras compartilhadas nos grupos.

Descrição: Nesta atividade cada grupo irá escolher uma brincadeira para ser ensinada aos demais colegas da turma. Nesse momento é importante que o(a) professor(a) alerte aos grupos que expliquem a forma de brincar da maneira mais clara possível. As estratégias de ensino da brincadeira ficará por conta de cada grupo.

Atividade 3: Compartilhando as Brincadeiras com outras crianças 

Duração: aproximadamente 40 minutos

Recursos: Convite para alguma outra turma da escola; Brincadeiras vivenciadas nas atividades anteriores.

Descrição: Nesta atividade os grupos irão ensinar para outros(as) alunos(as) da escola as brincadeiras que compartilharam na atividade anterior. A turma de alunos(as) convidada para participar da atividade será dividida em grupos, sendo que cada um irá para um determinado grupo dos alunos que ensinarão a brincadeira. Para a divisão dos grupos, sugere-se que números identifiquem os grupos e os(as) alunos(as) que irão participar nos mesmos. Outra sugestão é que a turma convidada seja de um ano escolar diferente da turma que vai propor ensinar as brincadeiras.

Atividade 4: Avaliação 

Duração: aproximadamente 20 minutos

Descrição: Após as brincadeiras compartilhadas na atividade 3 cada grupo irá reunir com os(as) alunos(as) que participaram da brincadeira proposta e farão uma roda. Nesta perguntarão para as demais crianças o que acharam das brincadeiras, pedindo para que cada uma faça um pequeno relato.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Para enriquecer a atividade, o professor(a) poderá propor par a turma uma visita à alguma outra escola, onde lá ensinarão as brincadeiras para outras crianças.

Quanto ao Material: Na atividade 1 o(a) professor(a) poderá utilizar outras brincadeiras ou materiais que contenham brincadeiras registradas, tais como livros e pesquisas na internet.

Recursos Complementares

O site abaixo apresenta uma sequência de brincadeiras que podem ser consultadas pelos grupos, caso o(a) professor(a) ache interessante.

http://www.funnyhair.com.br/images/mais_brincadeiras.pdf (Aceesado em 18/08/2010). 

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como está o debate nos grupos? Que tipos de comentários fazem? Como os grupos vivenciaram suas brincadeiras? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de brincar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Explicaram de forma clara a brincadeira para os demais colegas da turma? O que acharam da atividade da cartilha enquanto material de pesquisa? Que brincadeiras já conheciam? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Brincam de outras formas? Questionam as regras?  Exploraram os espaços e os materiais? De que forma ensinam às crianças? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a participação da turma? O que foi fácil e/ou difícil no momento em que ensinaram as brincadeiras para as outras crianças? Quais outros espaços gostariam de compartilhar as brincadeiras? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.