Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Redescobrindo as Brincadeiras

 

31/08/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar jogos e brincadeiras antigos a partir das imagens da Obra de Pieter Brueghel. Descobrir novas formas de brincar com seu corpo e com o corpo do outro. Compartilhar com seus colegas de turma vivências de brincadeiras dos seus pais e avós. Compreender que os jogos e as brincadeiras estão presentes em diferentes épocas, ou seja, como prática social, histórica e cultural.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula
Atividade1: Conhecendo os jogos e as brincadeiras a partir da Obra: Jogos e Brinquedos Infantis, 1560, de Pieter Brueghel.

Recursos: Imagem da Obra

http://www.rupert.id.au/TJ521/bruegel_la.jpg

Fonte: http://www.rupert.id.au/TJ521/bruegel_la.jpg

Duração: Aproximadamente de 15 minutos
Descrição: Na sala ou em algum espaço o(a) professor(a) projetará a imagem da Obra de Pieter Brueghel para que os alunos conheçam a riqueza que a obra possui. Neste momento, o(a) professor(a) deve destacar que os jogos e as brincadeiras estão presentes em diferentes épocas. Logo, pedirá para que os alunos tentem identificar jogos e brincadeiras que estão na imagem. O(A) professor(a) pode dar dicas, destacar e expor nomes de brincadeiras que se assemelham com as presentes no quadro.

Atividade 2: “Brincando com as imagens”

Duração: aproximadamente 80 minutos
Descrição: Em um momento posterior a aula, o(a) professor(a) escolherá 5 (cinco) pontos da Obra onde aparecem jogos e brincadeiras, como destacado abaixo:

O(A) Professor(a) dividirá a turma em 5 grupos. Cada grupo receberá um “fragmento” da Obra e tentará construir a brincadeira que se assemelha a da imagem. Cada grupo terá aproximadamente 15 minutos para tentar construir a brincadeira. No momento da construção e apresentação das brincadeiras e das brincadeiras um membro de cada grupo poderá registrar em uma máquina fotográfica as atividades. Professor(a), é importante seu auxílio aos grupos, dando dicas e esclarecendo dúvidas. Em seguida, o(a) professor(a) reunirá todos os grupos e cada um terá aproximadamente 15 minutos para compartilhar com turma sua brincadeira.

Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Incentive os alunos a utilizarem diversificados espaços da escola. Nesta aula, a sala é uma alternativa para exibição da imagem projetada na parede.
Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar aos alunos observarem como as pessoas estão representadas na imagem, como exemplos: crianças brincando com adultos, homens com mulheres, mulheres com mulheres, dentre outras.
Quanto ao Material: Deixe que os alunos utilizem materiais diversificados para construírem as brincadeiras: bambolês, pneus, bolinhas de gude, pedras etc.

Possibilidades de Ações Interdisciplinares:

Componentes Curriculares: Geografia, História, Artes Visuais e Educação Física

Tendo a Obra como referência, a disciplina de Geografia, em conjunto com a Educação Física, poderá elaborar reflexões no que diz respeito aos aspectos dos espaços das cidades. Ultimamente, temos acompanhado grandes mudanças no modo de viver nas grandes cidades, na qual a ocupação do espaço da rua fica por conta dos carros. Consequentemente os sujeitos se apropriam cada vez menos desse espaço para a realização de brincadeiras, estas restristas aos parques, aos condomínios e aos apartamentos. A partir dessas reflexões os professores poderam elencar elementos para construir reflexões a respeito do uso e da apropriação do espaço urbano pelas crianças. Os alunos realizar comparações de imagens entre a Obra e imagens das cidades atuais (imagem abaixo). É possível fazer visitas aos espaços da cidade e estes serem registrados e utilizad os posteriormente nas aulas de Artes Visuais. Exemplo de comparação de imagens:

 Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/foto/0,,14973517-EX,00.jpg, acessado em 25 de agosto de 2009.

O mesmo pode ser feito em conjunto com a diciplina de História, onde os alunos irão pesquisar a história das cidades antigas, mudanças e ocorências históricas. Observar as vestimentas, relacionar com os usos atuais das roupas.Os alunos podem fazer pequenas entrevistas com pais, avós e familiares, perguntando como era brincar na rua, os encontros com os amigos, as brincadeiras, dentre outras possibilidades.

Na disciplina de Artes Visuais, os professores poderão exibir imagens do pintor e suas obras. Pintar imagens de brincadeiras realizadas nas aulas de Educação Físíca. Criar filmes e cenas das aulas e elaborar curtas para serem exibidos na escola.

Por fim, é possível criar maquetes sobre a temática, utilizando fragmentos da Obra, ações das crianças nas aulas de Educação Física (vide atividade 2), dentre outras.

Video: Obras de Pieter Brueghel

http://www.youtube.com/watch?v=KbY5GsAnp_A&feature=related

Recursos Complementares
Avaliação

No momento final da aula, a partir das imagens e das brincadeiras construídas pelos alunos(as) o(a) professor(a) poderá realizar um bate papo com os alunos, ponderando suas observações durante a atividade e perguntando aos alunos suas impressões e sensações. O registro fotográfico pode ser utilizado como forma de avaliação e para que, posteriormente, seja parte integrante de um mural dos jogos e brincadeiras.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 5/13 - 38.46%
  • Quatro estrelas 7/13 - 53.85%
  • Três estrelas 1/13 - 7.69%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cristina mineiro de oliveira, EM GETULIO JOSE DA SILVEIRA , Minas Gerais - disse:
    cristinamineiro@bol.com.br

    16/04/2010

    Cinco estrelas

    achei ótima a sugestão da aula interdisciplinar com outros conteúdos


  • maria das graças da silva lopes cornelio, CENTRO EST EXP DE ENS A SESQUICENTENARIO , Paraíba - disse:
    gracacornelio@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    atualmente os adultos esquecem de ensinar a seus filhos as bricadeiras de criança que são maravilhosas e é do que a criança precisa.


  • ROSE ALVAIA , COLEGIO ESTADUAL RAFAEL OLIVEIRA , Bahia - disse:
    rosealvaia@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula demonstra grande dominio de conteudo do professor com utilização do recurso imagem como estimulo simbolico significativo e destaca a pespectiva inovadora de abrangencia da Educação Fisica na formação integral do educando .Adorei e acho que os alunos realmente constroem o conhecimento a partir de praticas pedagogicas como essa.OBRIGADA.


  • Carlos Reinaldo Teixeira Lima , DANILO DALMO DA ROCHA CORREA EEIEF , Ceará - disse:
    prof.rlima@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Um plano bem elaborado e objetivo! Parabéns


  • Marcelo Bergamo, universidade são judas , São Paulo - disse:
    marcelobergamo@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Acredito que esta proposta de atividade é uma boa variação no sentido de podermos resgatar memórias antigas sobre as brincadeiras que realizavamos na nossa infancia e de também podermos ensinar aos alunos dessa nova geração que em nossa época de infância nós eramos muito mais dotados de uma sensibilidade de criação e desenvolviamos nosso própio universo lúdico com muito pouco recurso, bastavamos somente usar nossa imaginação e percepção, pois com apenas algumas pedras ou mesmo com um elasti


  • VERA LUCIA DIAS CARNEIRO, ANTONIO MARIN CRUZ , São Paulo - disse:
    vluciacarneiro@bol.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É UMA AT EXCELENTE PARA O DESENVOLVIMENTO MENTAL DO ALUNO , ALEM DE ESTAR RESGATANDO AS BINCADEIRAS PARABENS


  • maria silvia galdino de morais, EMEIEF VOVÓ HELENA , Rondônia - disse:
    eusilviag@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professor, precisamos de pessoas como vc, mostrando que a Ed. Física escolar também é cultura


  • Sergio Cirilo Brandão da Silva, E M E F GETULIO VARGAS , Pará - disse:
    sergio-cirilo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente dez


  • joice maia cerqueira da silva, CIEP BRIZOLAO 139 MANUEL BANDEIRA , Rio de Janeiro - disse:
    joicemaia@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito criativa. Foge do convencional das aulas de educação física. Agora, que as escolas estão equipadas com material multimidia, o professor tem uma quantidade de opções para material de aula muito mais ampla e as aulas ficam muito mais interessantes para os alunos que adoram novidades.


  • Daniele Cristina, E.E.E.P. Maria Dolores Alcantara e Silva , Ceará - disse:
    dcm_dany@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa as sugestões e dão espaço a adptações para cada realidade. E o trabalho interdisciplinar com a geogrsfia é uma das possibilidades para a aula.


  • clivani moreira oliveira, COELHO MASCARENHAS - ESC DE ENS BÁSICO , Ceará - disse:
    cleivanimoreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    MUITO INTERESSANTE ESSE JOJO DAS IMAGENS, DESPERTA CURIOSIDADE NOS ALUNOS.


  • Eva Nieratka, Col.Est. José de Anchieta , Paraná - disse:
    evanieratka@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostaria de lhe dar os parabéns, porque percebi que gostas de publicar suas aulas e são bem criativas. Abraços


  • paulo eduardo dos santos, EE CORACAO DE JESUS , Minas Gerais - disse:
    educadorfisico2003@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parábens ao autor pelo trabalho desenvolvido na Escola.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.