18/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula, todavia, faz-se interessante que já tenha vivenciado algumas aulas com o tema brincadeiras.
Atividade 1: Pesquisando as brincadeiras.
Recursos: 5 cópias da Cartilha – Brincadeiras de Rua
Acesso à Cartilha pelo link: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/MATERIAIS%20DID%C3%81TICOS/brincadeirasderua.pdf (Acessado em 18/08/2010)
Duração: Aproximadamente de 35 minutos
Descrição: Nesta atividade proponha a turma a formação de 5 grupos. Cada grupo irá escolher duas brincadeiras presente na cartilha – Brincadeiras de Rua - e debater a respeito dos seguintes aspectos:
Obs.: Professor(a), anote as brincadeiras escolhidas em um painel, para que não haja brincadeiras repetidas entre os grupos. Após o debate inicial, cada grupo irá brincar com as brincadeiras debatidas no grupo.
Como recurso alternativo, o(a) professor(a) poderá utilizar a pintura (imagem) de Pieter Brueghel para enriquecer a aula. Para tal, utilize como referência a aula publicada no portal do professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5331 (Acessado em 18/08/2010).
Fonte: http://sumateologica.files.wordpress.com/2010/05/pieter_brueghel_children_games-1560.jpg (Acessado em 18/08/2010)
Atividade 2: Trocando as brincadeiras
Duração: aproximadamente 35 minutos
Recursos: Brincadeiras compartilhadas nos grupos.
Descrição: Nesta atividade cada grupo irá escolher uma brincadeira para ser ensinada aos demais colegas da turma. Nesse momento é importante que o(a) professor(a) alerte aos grupos que expliquem a forma de brincar da maneira mais clara possível. As estratégias de ensino da brincadeira ficará por conta de cada grupo.
Atividade 3: Compartilhando as Brincadeiras com outras crianças
Duração: aproximadamente 40 minutos
Recursos: Convite para alguma outra turma da escola; Brincadeiras vivenciadas nas atividades anteriores.
Descrição: Nesta atividade os grupos irão ensinar para outros(as) alunos(as) da escola as brincadeiras que compartilharam na atividade anterior. A turma de alunos(as) convidada para participar da atividade será dividida em grupos, sendo que cada um irá para um determinado grupo dos alunos que ensinarão a brincadeira. Para a divisão dos grupos, sugere-se que números identifiquem os grupos e os(as) alunos(as) que irão participar nos mesmos. Outra sugestão é que a turma convidada seja de um ano escolar diferente da turma que vai propor ensinar as brincadeiras.
Atividade 4: Avaliação
Duração: aproximadamente 20 minutos
Descrição: Após as brincadeiras compartilhadas na atividade 3 cada grupo irá reunir com os(as) alunos(as) que participaram da brincadeira proposta e farão uma roda. Nesta perguntarão para as demais crianças o que acharam das brincadeiras, pedindo para que cada uma faça um pequeno relato.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Para enriquecer a atividade, o professor(a) poderá propor par a turma uma visita à alguma outra escola, onde lá ensinarão as brincadeiras para outras crianças.
Quanto ao Material: Na atividade 1 o(a) professor(a) poderá utilizar outras brincadeiras ou materiais que contenham brincadeiras registradas, tais como livros e pesquisas na internet.
O site abaixo apresenta uma sequência de brincadeiras que podem ser consultadas pelos grupos, caso o(a) professor(a) ache interessante.
http://www.funnyhair.com.br/images/mais_brincadeiras.pdf (Aceesado em 18/08/2010).
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como está o debate nos grupos? Que tipos de comentários fazem? Como os grupos vivenciaram suas brincadeiras? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de brincar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Explicaram de forma clara a brincadeira para os demais colegas da turma? O que acharam da atividade da cartilha enquanto material de pesquisa? Que brincadeiras já conheciam? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Brincam de outras formas? Questionam as regras? Exploraram os espaços e os materiais? De que forma ensinam às crianças? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a participação da turma? O que foi fácil e/ou difícil no momento em que ensinaram as brincadeiras para as outras crianças? Quais outros espaços gostariam de compartilhar as brincadeiras? Peça sugestões para a aula posterior.
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