Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA DO PODER LOCAL

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer a organização política e administrativa do seu município.

·         Pesquisar o processo de emancipação municipal.

 ·         Identificar as subdivisões administrativas do seu  município.

·         Conhecer os tipos de município no território brasileiro.       

.          Problematizar fatos observados quotidianamente, interessando-se pelas buscas de.  explicação e solução.

Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existe necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 Leitura de texto.

  Discussão.

 Entrevistas

Desenvolvimento

  1ª ATIVIDADE  

 1)      O professor apresenta a imagem abaixo e solicita que os alunos falem, a partir dela, qual será o assunto dessa aula.

           Nesse momento professor não faz nenhum comentário.

http://www.google.pt/images?hl=pt-BR&q=imagem+de+um+vilarejo&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=zORyTIDWLsOclgf0jP3kDQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CBwQsAQwAA&biw=1339&bih=583 

2)      Em seguida, o professor apresenta o poema de Carlos Drummond de Andrade, solicitando que façam a leitura do mesmo. 

  CIDADEZINHA QUALQUER  

                                                                                                                       Casas entre bananeiras 

                                                                                                                       mulheres entre laranjeiras

                                                                                                                       pomar amor cantar.

                                                                                                                       Um homem vai devagar.

                                                                                                                       Um cachorro vai devagar.

                                                                                                                       Um burro vai devagar.

                                                                                                                       Devagar... as janelas olham.

                                                                                                                       Eta vida besta, meu Deus.  

                                                                                                        Carlos Drummond de Andrade  

                                                                                                    http://www.fabiorocha.com.br/drummond.htm 

 3)      Após a leitura do poema, o professor propõe uma discussão a  partir das questões:  

 a)      E agora, já podemos dizer qual é o assunto da nossa aula?

 b)      A imagem e o poema ajudam a pensar no assunto da aula?

 c)      Que cidadezinha vem a sua cabeça quando você ouve este poema?

 d)     Que sentimento este poema desperta em você?

 e)       Qual a percepção que você tem do modo de vida das pessoas de uma cidade pacata como a do poema?

 f)       Este poema tem algo a ver com sua cidade?  

 OBS: As realidades são diversas, o professor poderá lidar com alunos de cidades pequeninas, médias ou metrópoles.

 Ele poderá comparar semelhanças ou diferenças, vai depender da sua criatividade e da realidade.  

 4)      O professor organiza a turma em duplas e solicita que, inspirados pelo poema, criem uma poesia falando da cidade onde vivem.

 5)      O professor socializa as poesias, faz os comentários necessários e organiza a exposição das produções no mural da sala.

2ª ATIVIDADE  

 1)      O professor organiza a turma em grupos de 04 alunos. Cada grupo irá elaborar uma entrevista com o objetivo de conhecer o que a comunidade pensa do lugar do qual eles fazem parte.

 2)      Para realizar essa entrevista, o professor elabora, coletivamente, as perguntas. Sugerimos as seguintes perguntas:  

   1. O que você acha da sua cidade?

   2.  O que você cita como mais importantes em sua cidade?

   3.  Você considera sua cidade um bom lugar para se morar?

   4.  O que você mais gosta na sua cidade?

   5.  O que você acha que deve mudar nas sua cidade?

   6. Em sua opinião, sua cidade é bem administrada?

   7. Se você fizesse parte da administração de sua cidade o que você faria por ela?

   8. Sua cidade te oferece um bom atendimento para sua saúde?

   9. Como você vê a educação na sua cidade?

  10.Você sabe quais são as pessoas responsáveis pela administração de sua cidade?

3)      O grupo deverá copiar as perguntas e sair em busca de um entrevistado(a).  

 OBS:  Inicialmente, o aluno/entrevistador deve explicar para o possível entrevistado, qual o motivo da abordagem: que se trata de um trabalho escolar, com o intuito de conhecer melhor a sua comunidade e se ele(a) concorda em responder ao questionário. Seria interessante que os alunos registrassem o número dos que se recusaram a responder e os possíveis motivos.

 4)      De volta com as respostas em mãos, os dados devem ser tabulados e podem ser registrados de diferentes formas: tabela, gráficos, etc.. Uma integração com o professor de matemática seria interessante para um trabalho de tabulação de dados.

 5)      Após a tabulação dos dados, o grupo deverá criar um parágrafo para traduzir/explicar os números em palavras.

  6)      O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.

3ª ATIVIDADE  

 1)      O professor problematiza: Com o objetivo de buscar e incentivar a melhora do nível de satisfação das pessoas do lugar é importante conhecer quem é responsável pela administração da localidade. De quem cobrar o que pode ser feito? A quem sugerir melhorias?  

 2)      O professor propõe que os alunos pesquisem e tragam para a próxima aula,  informações sobre a organização política e administrativa de sua localidade.  

 3)      O professor socializa as informações trazidas pela turma e faz os comentários necessários.

  4)      O professor organiza a turma em grupos e  propõe  que respondam as questões abaixo:

  a)      Quais as atividades econômicas predominantes na sua cidade?

 b)      Seu  município é classificado como  urbano, rural ou misto?

 c)      Quais os principais dados históricos da formação de seu território?

 d)     O seu município é subdividido em distritos?

 e)      Quem exerce o poder na sua localidade.

 f)       Quem são os auxiliares do governante?  

 Observação:   Se os alunos demonstrarem desconhecimento é importante o professor informar sobre o poder executivo no Brasil.  

   O Poder Executivo do Brasil é um dos três poderes existentes no país. É também o conjunto dos órgãos e autoridades públicas aos quais a Constituição Federal  brasileira (a atual é de 1988) atribui a função administrativa e adota os princípios da soberania popular e da representação, segundo os quais o poder político, teoricamente, pertence ao povo e é exercido em nome deste por órgãos constitucionalmente definidos (art. 1º, parágrafo único). Para tanto, a Constituição Federal constitui três Poderes, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, independentes e harmônicos (art. 2º). O Poder Executivo é regulado pela Constituição Federal nos seus artigos 76 a 91. É exercido, no âmbito federal, desde 1891, pelo Presidente da República, eleito por sufrágio popular e direto, em eleição de dois turnos, e substituído em seus impedimentos pelo Vice-Presidente. Colaboram com o chefe do executivo os Ministros de Estado, por ele nomeados. No plano estadual, o Poder Executivo é exercido pelo Governador, substituído em seus impedimentos pelo Vice-Governador, e auxiliado pelos Secretários de Estado. Já no plano municipal, é exercido pelo Prefeito, substituído em seus impedimentos pelo Vice-Prefeito e auxiliado pelos Secretários Municipal. A sede de cada município toma seu nome e tem oficialmente a categoria de cidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Poder_Executivo_do_Brasil 

  5)      Com as informações trazidas sobre a localidade onde vivem, cada grupo ficará responsável pelas informações de um determinado assunto. Caberá à equipe a construção de um cartaz onde essas informações serão repassadas.

  6)      Com os cartazes, a turma montará um mural.

  7)      O professor socializa as informações do mural e faz os comentários necessários

  4ª ATIVIDADE

  1)      O professor conversa com a turma dizendo que quando estamos falando da organização política e administrativa do país, estamos nos referindo ao fato de que o  Brasil  está dividido em Estados, que possuem um governo central, o governador; são autônomos, têm suas leis próprias. Estas leis estão subordinadas à Constituição Federal Do Brasil, que é a Lei Fundamental e Suprema do país, que contém os direitos e deveres dos cidadãos e do governo, além dos demais interesses do país. Dentro dos Estados existem ainda outra divisão que são os municípios. Esses possuem leis próprias, que devem seguir o que a nossa constituição determina. Dentro do território dos municípios ainda podemos encontrar outra divisão menor que são os distritos.

 2)      Com o objetivo de entender um pouco mais essa questão o professor entrega uma cópia  do trecho da Constituição que fala das obrigações que os municípios têm para com seus cidadãos.O professor faz a leitura do artigo e em seguida pede que os alunos façam também uma leitura do texto.

  TÍTULO III

 Da Organização do Estado

CAPÍTULO II

 DA UNIÃO

   Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

  I - zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público;  

 II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;

 III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;

  IV - impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural;

  V - proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência;

  VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;  

 VII - preservar as florestas, a fauna e a flora;

   VIII - fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar;

  IX - promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;

  X - combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos;  

 XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios;  

 XII - estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm 

3)      Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

 a)      O que foi novo para vocês com a leitura desse texto?

 b)      Qual o parágrafo chamou mais  a sua atenção?

 c)      Você acha que a Constituição é eficaz no que ela determina como direito do cidadão?

 d)     Você acrescentaria algum artigo à essa parte da Constituição? Qual?

 e)      Que nota você daria  ao seu município em relação ao cumprimento da Constituição? Justifique.

 4)      Com o objetivo de sistematizar o que foi trabalhado nessa aula, o professor propõe que, coletivamente, produzam um texto com o título: “A organização política e administrativa do meu Município.”

 CAPÍTULO II

DA UNIÃO

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, a produção do texto coletivo, as entrevistas, a análise dos dados coletados, a confecção do mural,  as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • meire, são sebastião , Amazonas - disse:
    meiritbt@hotmail.com

    17/03/2011

    Cinco estrelas

    é ótimo essa aula eu me esbaudei nesse conteúdo adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!! beijão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.