07/10/2010
Alinne Grazielle Neves Costa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
É necessário que o aluno tenha conhecimento a respeito da desintegração do Império Romano e da fusão de diferentes valores e costumes de origem romana e germânica que irão desencadear o feudalismo na Europa.
Atividade 1-
Esta aula deverá ser ministrada em um laborátorio de Informática com uso de data show. O professor irá acessar o jogo: Era Feudal que é um game desenvolvido por Régis Colombo e disponibilizado na Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED). Este jogo disponibiliza duas fases: apresentação e avaliação.
Com as ferramentas disponíveis neste game e de forma interativa, o professor poderá explicar como era o feudo, suas classes sociais, o trabalho servil , a economia feudal, ou seja, o funcionamento de um feudo.
Já no segundo momento, o professor poderá testar o conhecimento dos alunos em relação a sua apresentação. Será necessário que os alunos tenham acesso a um computador, pois ele poderão montar o seu feudo e depois responderão algumas perguntas relacionadas ao que foi explicado pelo professor. Estas perguntas possuem uma pontuação." Vence quem somar o maior número de pontos."
http://www.historiadigital.org/2009/11/game-era-feudal-historia-feudalismo.html
Atividade 2 - Texto da Revista Mundo Estranho: Como era um feudo na Idade Média? Poderá auxiliar na ampliação do conhecimento deste conteúdo, pois além de relatar como era a estrutura de um feudo, descreve as relações de camponeses e senhores feudais entre si e também com o feudo.
"As grandes propriedades rurais da época medieval eram divididas em três categorias de terras. A primeira - que englobava a maior parte do solo cultivável - era o chamado manso senhorial, onde tudo o que se produzia pertencia ao senhor feudal, o dono da fazenda. Os servos trabalhavam em todas as terras, mas só podiam tirar seu sustento dos minúsculos lotes que formavam a segunda categoria de terras, o manso servil. Por fim, os bosques, florestas e pântanos eram coletivos - ou quase isso: os animais maiores só podiam ser caçados pelos senhores. Apesar de costumarmos chamar esse tipo de propriedade de feudo, os especialistas alertam que esse não é o termo mais correto. "A palavra ‘feudo’, utilizada pela primeira vez no século 9, designava qualquer bem dado em troca de alguma outra coisa", diz a historiadora Yone de Carvalho, da PUC de São Paulo. Portanto, na Idade Média, feudos eram todos os bens e tributos trocados entre nobres - incluindo aí as propriedades, que eram mais conhecidas como senhorios. Esse sistema de trocas regulava todas as relações entre os nobres medievais. Por exemplo, um nobre ganhava o título de senhor quando dava um pedaço das suas terras a outro nobre, chamado de vassalo. Esse vassalo, por sua vez, podia cobrar uma espécie de aluguel sobre seu moinho, tornando-se senhor também. Em resumo, o dono de um "feudo" - ou melhor, senhorio - obedecia a seu senhor, mas também tinha seus vassalos. Para facilitar, o "feudo" que retratamos ao lado é o mais simples possível, com apenas um dono e seus servos."
Disponível em http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_287058.shtml
Ao ler este texto o aluno deverá fazer um quadro indicando os locais comuns de acesso entre o servo e o senhor feudal e os locais de diferentes acesso entre eles.
Atividade 3 -Após a realização do jogo e da leitura, interpretação e debate do texto, os alunos devem ser orientados para o desenvolvimento das seguintes atividades:
1- O aluno deverá fazer uma maquete com os principais elementos que compõem um feudo usando somente materiais recicláveis. Esta atividade poderá com a ajuda do professor de Artes.
2- Depois, a classe poderá ser dividida em três grupos e cada grupo representará, com desenhos ou bonecos, um dos grupos da sociedade feudal. As figuras devem ser alegorias, ou seja, devem vestir roupas representativas de sua condição e função, ligadas uma as outras, de forma que as relações e hierarquia internas aos grupos sejam percebidas. Ao final, a classe pode reunir os desenhos ou bonecos e criar uma pirâmide para colocá-los representando sua posição social.
3- Aproveitando a maquete e os bonecos feitos anteriormente os alunos ainda poderão produzir um teatro de fantoches.
Estes sites ainda poderão ser consultados para ampliar conhecimentos e ajudar na pesquisa dos alunos:
www.mundosites.net/historiageral/idademedia.htm
www.historiadomundo.com.br › Idade Média
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas pesquisas, debates, na criação da maquete, bonecos, desenhos, apresentação teatral e também por atividades escritas sobre as aulas ministradas.
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07/04/2014
Cinco estrelasameii