Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Idade Média: relações de dependência e exploração social no feudo

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
Leila Floresta
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Alinne Grazielle Neves Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar, no tempo e no espaço, organização do feudalismo na europa.
  • Construir o conceito de feudalismo, feudo, servidão e senhorio.
  •  Identificar a hierarquia da sociedade feudal, as relações de dependência e a exploração social nos feudos.
  • Compreender que explicação era dada pelas camadas privilegiadas para justificar as desigualdades sociais.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha conhecimento a respeito da desintegração do Império Romano e da fusão de diferentes valores e costumes de origem romana e germânica que irão desencadear o feudalismo na Europa.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1-

Esta aula deverá ser ministrada em um laborátorio de Informática com uso de data show. O professor  irá acessar o jogo: Era Feudal que é um game desenvolvido por Régis Colombo e disponibilizado na Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED).  Este jogo disponibiliza duas fases: apresentação e avaliação.

Com as ferramentas disponíveis neste game e de  forma interativa, o professor  poderá explicar como era o feudo, suas classes sociais, o trabalho servil , a economia feudal, ou seja, o funcionamento de um feudo.

Já no segundo momento, o professor poderá testar o conhecimento dos alunos em relação a sua apresentação. Será necessário que os alunos tenham acesso a um computador, pois ele poderão montar o seu feudo e depois responderão algumas perguntas relacionadas ao que foi explicado pelo professor. Estas perguntas possuem uma pontuação." Vence quem somar o maior número de pontos."

http://www.historiadigital.org/2009/11/game-era-feudal-historia-feudalismo.html   

Atividade 2 - Texto da Revista Mundo Estranho: Como era um feudo na Idade Média? Poderá auxiliar na ampliação do conhecimento deste conteúdo, pois além de relatar como era a estrutura de um feudo, descreve as relações de camponeses e senhores feudais entre si e também com o feudo.

"As grandes propriedades rurais da época medieval eram divididas em três categorias de terras. A primeira - que englobava a maior parte do solo cultivável - era o chamado manso senhorial, onde tudo o que se produzia pertencia ao senhor feudal, o dono da fazenda. Os servos trabalhavam em todas as terras, mas só podiam tirar seu sustento dos minúsculos lotes que formavam a segunda categoria de terras, o manso servil. Por fim, os bosques, florestas e pântanos eram coletivos - ou quase isso: os animais maiores só podiam ser caçados pelos senhores. Apesar de costumarmos chamar esse tipo de propriedade de feudo, os especialistas alertam que esse não é o termo mais correto. "A palavra ‘feudo’, utilizada pela primeira vez no século 9, designava qualquer bem dado em troca de alguma outra coisa", diz a historiadora Yone de Carvalho, da PUC de São Paulo. Portanto, na Idade Média, feudos eram todos os bens e tributos trocados entre nobres - incluindo aí as propriedades, que eram mais conhecidas como senhorios. Esse sistema de trocas regulava todas as relações entre os nobres medievais. Por exemplo, um nobre ganhava o título de senhor quando dava um pedaço das suas terras a outro nobre, chamado de vassalo. Esse vassalo, por sua vez, podia cobrar uma espécie de aluguel sobre seu moinho, tornando-se senhor também. Em resumo, o dono de um "feudo" - ou melhor, senhorio - obedecia a seu senhor, mas também tinha seus vassalos. Para facilitar, o "feudo" que retratamos ao lado é o mais simples possível, com apenas um dono e seus servos."

  Disponível em http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_287058.shtml 

Ao ler este texto o aluno deverá fazer um quadro indicando os locais comuns de acesso entre o servo e o senhor feudal e os locais de diferentes acesso entre eles.

 

Atividade 3 -Após a realização do jogo e da leitura, interpretação e debate do texto, os alunos devem ser orientados para o desenvolvimento das seguintes atividades:  

1- O aluno deverá fazer uma maquete com os principais elementos que compõem um feudo usando somente materiais recicláveis. Esta atividade poderá com a ajuda do professor de Artes.

2- Depois, a classe poderá ser dividida em três grupos e cada grupo representará, com desenhos ou bonecos, um dos grupos da sociedade feudal. As figuras devem ser alegorias, ou seja, devem vestir roupas representativas de sua condição e função, ligadas uma as outras, de forma que as relações e hierarquia internas aos grupos sejam percebidas. Ao final, a classe pode reunir os desenhos ou bonecos e criar uma pirâmide para colocá-los representando sua posição social.

3- Aproveitando a maquete e os bonecos feitos anteriormente os alunos ainda poderão produzir um teatro de fantoches.

Recursos Complementares

Estes sites ainda poderão ser consultados para ampliar conhecimentos e ajudar na pesquisa dos alunos:

www.mundosites.net/historiageral/idademedia.htm 

www.historiadomundo.com.br › Idade Média 

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas pesquisas, debates, na criação da maquete, bonecos, desenhos, apresentação teatral e também por atividades escritas sobre as aulas ministradas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.