19/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Poesia como possibilidade do homem de manifestar emoções.
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
OBS: Esta primeira atividade objetiva despertar a curiosidade dos alunos para a temática: poesia. Para isso, o professor terá de ser o mais espontâneo e versátil possível para prender a atenção do aluno. Também deverá preparar uma boa declamação. O professor levará para a aula um grande baú. Sem falar nada para os alunos, abrirá esse baú e começará a retirar objetos, roupas e/ou imagens que reportam de alguma maneira à poesia que declamará. Por exemplo, o professor pode recitar o poema de Cecília Meireles, Retrato, e retirar do baú um espelho e um xale. Se recitar Fadas e Bruxas, de Roseana Murray, pode retirar do baú uma vara de condão e um chapéu de bruxa. Assim por diante conforme poemas infantis que escolher para este momento.
RETRATO "Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: Em que espelho ficou perdida a minha face?" Cecília Meireles http://www.pensador.info/frase/MjUwODA/
http://www.bruxadevermelho.blogger.com.br/antiga.JPG
|
FADAS E BRUXAS Metade de mim é fada, a outra metade é bruxa. Uma escreve com sol, a outra escreve com a lua. Uma anda pelas ruas cantarolando baixinho, a outra caminha de noite dando de comer à sua sombra. Uma é séria, a outra sorrí; uma voa, a outra é pesada. Uma sonha dormindo, a outra sonha acordada. Roseana Murray in Pêra, Uva ou Maçã, ed. Scipione, 2005 http://www.roseanamurray.com/poemas.asp http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/fadinhadany.spaceblog.com.br/images/gd/1197999716/Fadas-x-Bruxas.jpg |
Atividade 2
Depois das declamações, o professor ainda com o baú em sala, tirará objetos para que os alunos espontânea e livremente criem poeminhas os quais necessariamente devem contemplar o objeto retirado. Caso o objeto seja um lápis, por exemplo, o aluno, no mesmo instante, deve preparar um poeminha com o lápis. Importante: professor, claro que nesta atividade o que está em jogo é a capacidade inventiva e criativa do aluno de ser surpreendido pelo objeto e ao mesmo tempo ter de construir um poema. Por isso, o mais interessante é que você diga aos alunos antes do início da atividade que o que está em jogo não é a beleza das rimas ou o tamanho do poema. O que vale é a capacidade de raciocinar poeticamente sobre um dado objeto.
Atividade 3
Terminada a sessão inventiva com os alunos, o professor exibirá os e-books de poemas infantis criados por Kate Weiss e disponíveis no endereço:
http://www.kateweiss.art.br/ebooks.php?&pag=3
Elegerá alguns poeminhas e junto com os alunos vocalizará o poema com todas as entonações conforme pede uma boa declamação. À medida que lê os poemas, o professor pode questionar os alunos quanto:
Aula 2
Atividade
Esta aula deverá acontecer no laboratório de informática para que os alunos assistam a algumas declamações postadas no You Tube. Os alunos, sentados em círculo, assistirão à declamação de poemas infantis de autores brasileiros reconhecidos pela crítica literária:
Retrato, de Cecília Meireles
http://www.youtube.com/watch?v=hYEMQ0Gbe38&feature=related
Trem de ferro, de Manuel Bandeira
http://www.youtube.com/watch?v=D-oxanwwif8&feature=related
http://3.bp.blogspot.com/_m2Wz-VZIQ8o/SI-0t0B2ClI/AAAAAAAAAlw/-Yrc44m9cS0/s400/Trem%5B1%5D.JPG
O paciente distraído, de Mario Quintana
http://www.youtube.com/watch?v=sIYMh1tHd70&feature=related
http://i.ytimg.com/vi/sIYMh1tHd70/0.jpg
A galinha d’angola, de Vinícius de Moraes
http://www.youtube.com/watch?v=eD5UKAH3lvY&NR=1
http://sp9.fotolog.com/photo/57/6/83/kikhy/1196546156_f.jpg
A porta, de Vinícius de Moraes
http://www.youtube.com/watch?v=_eENCE45PN4&feature=related
http://2.bp.blogspot.com/_RGJI5DEoLr0/SryufeuCpiI/AAAAAAAAASI/yRR0QqQ917o/s400/porta-1.jpg
O relógio, de Vinícius de Moraes
http://www.youtube.com/watch?v=9QjuspUwkmk&feature=related
http://2.bp.blogspot.com/_lOvLu6cLtiQ/SfRDYWKiv4I/AAAAAAAAAFE/wpxIaHL0hvI/s320/relogio.jpg
Ocorrência, de Ferreira Gullar
http://www.youtube.com/watch?v=Hb0GHFZB708&feature=related
Caprichos e relaxos, de Paulo Leminsk
http://www.youtube.com/watch?v=Nc1ceexjsB0&feature=related
O eco, de Cecília Meireles
http://www.youtube.com/watch?v=s2LSaKzXFfw&feature=related
http://i.ytimg.com/vi/s2LSaKzXFfw/0.jpg
A casa em ruínas, de Mario Quintana
http://www.youtube.com/watch?v=lX8EzU2P7qY&feature=related
http://www.lagesimoveis.com.br/resources/papeis_parede/26563__2b9fcb9910.jpg
Ao final da sessão, o professor dará aos alunos papel e caneta para que eles representem no papel o poema e a declamação que mais gostaram. Os alunos terão liberdade para desenhar, colorir, escrever etc. O que importa neste momento é o fato de pelo menos um poema ter “tocado”/chamado a atenção do aluno e o fato de como ele registrará essa emoção poética advinda das declamações. Ao final dessa atividade, o professor elegerá alguns alunos para explicarem seu registro aos colegas.
Importante: professor aproveite os registros e faça um mural. Aproveite para desenvolver a partir dessa atividade outros trabalhos, como escrita coletiva dos registros; escrita individual do registro de um colega; exposição oral dos trabalhos; criação de um produto artístico desse registro etc.
Aula 3
Atividade 1
Ainda no laboratório de informática, os alunos assistirão a outras crianças declamando poesias. Para cada declamação assistida, o professor solicitará que os alunos escrevam um comentário do que assistiram: “Gostaram do que viram? Por quê? Fariam alguma coisa diferente? O que jamais fariam igual?”.
Importante: professor, o comentário também pode ser elaborado na modalidade oral da língua.
EXEMPLOS DE DECLAMAÇÃO
http://www.youtube.com/watch?v=RWxTamCCFlM
http://www.youtube.com/watch?v=yfwyjyZnAIw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=cPFDxk_rlD8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=qUW3_e_J3CM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=DfttwI7UpAU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=xm3x2whT2Zo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ivG-5z_gvvA&feature=related
Para o fechamento desta atividade, o professor, no quadro, escreverá a partir da opinião dos alunos - após assistirem a declamações - o que é importante para que qualquer declamação seja um sucesso. Algumas questões merecem destaque, como:
Atividade 2
O professor sorteará entre a turma poesias a serem declamadas. As poesias podem ser as que foram apresentadas aos alunos na atividade da aula 2. Entregará aos alunos a xerocópia para que os estudantes façam um plano (um script) de como será sua declamação, levando em consideração os aspectos discutidos anteriormente.
Aula 4
Chegou o grande momento: a declamação de poesias!
Importante: professor, grave as declamações para que, em momento posterior, os alunos possam rever suas atuações e atuarem de forma crítica sobre suas performances. Como já exerceram a capacidade de observação e de criticar outras crianças, eles serão capazes de observarem o que foi bom e o que poderia ter sido melhor na declamação. Depois, organize um recital de poesias, convidando outros professores a desenvolverem trabalho semelhante ao seu para que, juntos, difundam a poesia na e para as crianças.
Para leitura do professor:
QUADROS, Deisily; HANDA, Monica Brotto. Criança e poesia: uma brincadeira com as palavras. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-275-TC.pdf
MENEZES, Sônia Maria dos Santos. Poesia e infância. Disponível em: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/D_poesia.html
FRANÇA, Fabiana Fernandes e DOMINGOS, Klytia Braga da Silva. Com o pé na poesia. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais16/sem02pdf/sm02ss02_04.pdf
Nesta proposta de trabalho com a poesia, a avaliação é feita ao longo de todo percurso de imersão do aluno no mundo poético. Mais precisamente, o professor deve estar atento à declamação final dos alunos, tendo em vista que os aspectos importantes para uma boa performance foram listados no quadro coletivamente. Por isso é aconselhado gravar as declamações para que o aluno, ao se ver, possa ter a percepção do que foi bom e do que não foi mediante seu estudo de declamação poética.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/06/2011
Cinco estrelasGostei muito das aulas e certamente vou adapta-las ao meu contexto.
26/03/2011
Cinco estrelasAmei ,esta aula e posso garantir que meus alunos adorarão ,ela se transformou numa atividade lúdica . Parabéns aos autores .