28/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
1° momento:
Na aula anterior, a turma deverá ter ouvido uma história sobre balão e discutido sobre a importância de não soltá-los. Uma história apropriada para esta atividade é a retirada da fonte: “O balão que não queria subir” de Regina Lucia Nemer - EDC - (imagem do livro scaneada).
Os alunos devem ter levantado algumas situações em que podemos nos divertir, sem soltá-lo. Aproveitar a sugestão de enfeitá-lo e, então, começar a trabalhar com curvas abertas e fechadas, simples e não simples.
No pátio ou, se não for possivel, na própria sala de aula, com as carteiras ao redor, realizar a seguinte brincadeira:
Usando cordões coloridos, de 1m e 50cm cada, formar no chão estas curvas:
Apresentá-las como curvas abertas simples e pedir que os alunos reflitam o porquê. Depois, andam descalças sobre os cordões.
Formar no chão, as seguintes curvas e pedir que eles sugiram o nome dado a elas e o porquê.
Com os mesmos cordões formar as curvas abaixo e pedir que pensem em como podem ser nomeadas.
Fonte da imagem: http://cytrindade.blogspot.com/2008/02/curvas-abertas-e-curvas-fechadas.html
Pedir, então, que imaginem que curvas podem surgir agora...
2° momento:
No pátio, distribuir para a turma, dividirda em 4 grupos, cordões de 4 cores (uma para cada grupo) e criar desafios, para cada um deles, envolvendo curvas.
3° momento:
Voltando para a sala, os alunos recebem seus balões feitos em dobradura – VER AULA – Portal do Professor: e pensar em que formas geométricas pensamos, quando olhamos um balão:
Apresentar diferentes polígonos em cartões, de 30cm por 30cm (quadrado, triângulo, retângulo, losango) e eles vão identificando.
É importante, neste momento em que os alunos estão com seus balões nas mãos, que eles sintam que o balão não é um polígono, pois é tridimensional.
Imaginar em que outros lugares ou em que objetos identificamos a forma de um balão?
4° momento:
“ Se balão não é para soltar”, que tal, então, enfeitarmos nossos balões com as curvas que conhecemos hoje?
Os alunos, com hidrocores ou com pedaços de lã cobridos, criam curvas sobre as faces do balão.
Depois, enfeitam o pátio, os corredores da escola, a sala ou outro local escolhido pela turma.
DVD: A geometria do Mickey.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/10/2011
Cinco estrelasParabéns! Sua foi muito rica em minha pesquisa neste momento.Serviu- me até para avaliar o meu próprio trabalho já realizado dentro deste assunto. Gostei também do detonador como a leitura sugerida. Muito obrigada! Abraços, Gislene.