14/09/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
- Trabalhar a noção de número: singular e plural;
- Identificar palavras que representam singular ou plural;
- Substituir nomes na frase do singular para o plural ou vice-versa.
Ter o domínio da leitura e do código da escrita.
- figuras ou fotos de um e mais objetos
- brinquedos (bonecas, carrinhos, piões, etc)
- espaço da sala de aula e material escolar
- cartolina colorida, pilot, canetinhas, giz de cera
- folha ou bloco pautado e caderno
- blocão feito de papel pardo
- Livro: Contos Fantásticos das Trigêmeas – Robin Hood, texto de Amélia López, Ed. Scipione.
- ficha de atividades
Atividade 1
Traga para sala figuras, fotos ou objetos representando um só e mais de um. Utilize também o próprio material escolar dos alunos.
Explore oralmente o nome de cada um. Aproveite para realizar um autoditado. Ora apresente apenas um e ora mais de um, pedindo para que escrevam em folha ou bloco pautado.
Depois compare os nomes como são escritos no singular e no plural. Destaque a diferença do nome no singular (um só) e no plural (mais de um), poderá se preferir não usar a nomenclatura gramatical (singular e plural).
Exemplos: menino/meninos, boneca/bonecas, caneta/canetas, relógio/relógios, borracha/borrachas, cola/colas, carrinho/carrinhos, pião/piões, entre outros.
Proponha em seguida que criem jogos em dupla ou grupo para trabalhar com singular e plural. Ofereça material diverso para construção do jogo: cartolina colorida, pilot, giz de cera, etc.
Sugira algumas ideias. Poderiam criar um jogo de cartas, combinando os pares de figuras e nomes que representem um só e mais de um.
Outras sugestões: um bingo com cartelas, apresentando o plural e as palavras no singular seriam escritas em tiras para serem cantadas;
um jogo de memória, com a correspondência entre as peças pelo singular e plural;
um quebra-cabeça, montando figuras e palavras, combinadas pela ideia de um só e mais de um;
um jogo de desafiar o outro, perguntando o plural e a resposta certa deveria estar escrita no verso de uma carta;
. . . e veja o que mais são capazes de inventar.
Proponha depois uma apresentação do jogo e das regras para turma.
Atividade 2
Faça um levantamento com a turma do que há na sala de aula que representa um só e mais de um e anote no quadro. Então poderiam aparecer os nomes:
UM SÓ: professor, apagador, mesa do professor, cadeira do professor, lixeira, diário de classe, porta
MAIS DE UM: alunos, murais, armários, janelas, ventiladores, mesas, cadeiras, livros, cadernos, estojos, agendas, mochilas, lancheiras, canetas, lápis e outros
Lance a nomenclatura de singular e plural, se considerar necessário e pertinente à série em que está trabalhando, ou continue usando: um só e mais de um.
Proponha comparar o nome da lista de um só (singular) com o mesmo nome, se representasse mais de um.
Experimente também fazer o mesmo com os nomes da lista de mais de um (plural), como se fosse um só, destacando a diferença na terminação.
Explore a palavra lápis e mostre que há palavras que não se modificam com a mudança de número e servem para dar ideia de um só e mais de um, assim como: tênis, ônibus e pires.
Leve a turma a concluir que há nomes em que no plural, apenas se acrescenta o s e em outros há modificações maiores. Por exemplo: ventiladores e murais.
Liste no quadro outras palavras que terminam como ventilador e transforme em mais de um (plural). Destaque a terminação.
Peça para copiarem em folha ou caderno. Poderá ter como exemplo, a partir de ventilador: cor/cores, flor/flores, apagador/apagadores, interruptor/interruptores, dor/dores.
Proceda da mesma forma com mural e liste outras palavras que terminam em l. Exemplos: jornal/jornais, real/reais, pastel/pastéis, anel/anéis, caracol/caracóis.
Poderá sistematizar regras de plural com o grupo a partir da observação da terminação das palavras.
Então concluir, a partir da lista de ventilador que em palavras terminadas em r, acrescenta-se es.
A partir do outro exemplo mural, concluir que nas palavras terminadas em al, el, ol, il, ul, troca-se o l por is. Ainda que plural das terminadas em el e ol, ganha acento.
Uma sugestão seria criar um blocão feito de papel pardo para registrar as descobertas que realizaram sobre plural e pendurar no mural da sala.
É possível continuar trabalhando em outras aulas, com outras terminações que gerem novas descobertas.
Palavras terminadas em ão que no plural podem passar para ões, ãos ou ães. Exemplos: limão/limões, balão/balões, mão/mãos, irmão/irmãos, pão/pães, capitão/capitães.
Palavras terminadas em m que no plural, passam para ns. Exemplos: homem/homens, batom/batons, marrom/marrons, jardim/jardins.
De acordo com a série em que vai trabalhar o conteúdo, procure selecionar o que considera pertinente.
No 2º ano por exemplo, não há necessidade de sistematizar todas as regras de plural, o que talvez para uma série mais alta fosse mais importante.
Vale encaminhar em qualquer série a proposta de que se chegue à regra por conclusão e não que se parta direto da informação.
De fato, que a regra surja como resultado da observação, analisando a terminação das palavras como são escritas no singular e no plural, geradas por listas que se elabore gradativamente com a turma.
Atividade 3
TRABALHANDO COM FRASES . . .
Resgate uma história da literatura infantil que tenha um personagem e mais de um.
Exemplos: Branca de Neve e os Sete Anões, Ali Babá e os 40 ladrões, Os Três Porquinhos e o Lobo mau, Os Três Lobinhos e o Porco mau, Contos Fantásticos das Trigêmeas, entre outros.
Explore trechos da história que falam de um só personagem e de mais de um personagem. Então, compare as frases. Segue exemplo.
Trabalhando com texto dos Contos Fantásticos das Trigêmeas - Robin Hood, destaque:
“Bruxa Onilda jogou uma poção sonífera no caldeirão da sopa.”
Então a ideia agora é perguntar para os alunos: E como ficaria a frase, se tivesse sido as sobrinhas dela, as trigêmeas? Elabore com eles a nova frase.
As trigêmeas jogaram uma poção sonífera no caldeirão da sopa.
Repita a proposta, utilizando personagens de outras histórias, por exemplo:
Branca de Neve entra na casa.
E se fossem os Sete Anões, como ficaria a frase?
Os Sete Anões entram na casa.
Continue explorando agora o singular e o plural em frases.
Proponha ficha de atividades em que ao passar um nome para o plural ou singular, será preciso também fazer o resto da frase combinar.
Comece fazendo com os alunos e depois permita que continuem com independência. Corrija, no final, com a turma as respostas.
Sugestão de ficha de atividades:
1-Como ficará a frase se for mais de um? Reescreva, fazendo as modificações necessárias.
a) O pássaro canta na minha varanda.
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b) A mulher andou de metrô.
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c) O ventilador parou de funcionar.
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d) O caminhão recolhe o lixo.
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2- E se fosse um só? Reescreva a frase.
a) Os professores estão em reunião.
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b) As crianças lancham no pátio.
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c) Os murais foram arrumados.
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d) As mãos ficaram sujas de tinta.
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Consulte regras e algumas dicas para o trabalho com singular e plural no site:
http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/singular-e-plural
Na Atividade 1, observe a escrita dos alunos para as palavras a partir de figuras ou objetos apresentados durante o autoditado. Corrija com a turma, mostrando a escrita correta.
Se realizar também como estratégia a confecção de jogos para singular e plural com a turma, acompanhe a elaboração, circulando durante a atividade e colaborando com os grupos.
Depois da apresentação dos jogos para turma, faça uma avaliação do que acharam da atividade e da atitude dos grupos.
Todos participaram? Houve troca de ideias e divisão de tarefas? Durante a apresentação, as regras do jogo ficaram claras? O que foi bom? O que não foi bom?
Na Atividade 2, acompanhe a participação dos alunos no levantamento do que há um só e mais de um na sala de aula e perceba se houve entendimento da proposta.
Se realizar listas de palavras, veja como sinalizam as terminações e concluem sobre determinadas regras do plural. Verifique o registro que fizeram das listas em folha ou caderno.
Na Atividade 3, observe como os alunos acompanham o trabalho com singular e plural, empregando em frases.
Se compreenderam também a transformação do resto da frase a partir do nome alterado para o singular ou plural. Verifique o resultado na ficha de atividades.
Quatro estrelas 8 classificações
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09/04/2014
Cinco estrelasgostei muito , irei raplicar na minha turma
16/10/2013
Cinco estrelasMuito boas as sugestões vc está de parabéns!
06/05/2013
Quatro estrelasMuito obrigada pelas sugestões apresentadas. Precisava de fazer uma planificação com 2 tarefas para ensinar os plurais em estágio e não sabia como . Agradeço as sugestões.
04/12/2012
Quatro estrelasGostei Muito do site é Muito educativo
04/11/2012
Quatro estrelasEra exatamente o que eu estava procurando vou colocar em pratica com os meus 32 alunos, obrigada.
22/01/2012
Cinco estrelasDe maneira simples vc criou um jeito de ensinar singular e plural q a criança vai adquirindo o conhecimento de forma participativa como na atividade 2, estou no curso de alfabetização e letramento e vou apresentar esta aula para a minha tutora e a turma ,além é claro de aplicar em sala de aula com meus alunos .Parabéns pela sua dedicação em ajudar suas companheiras de trabalho BJAUM ! Cléo
13/10/2011
Cinco estrelaso site é muito bom! me ajudou muito. obrigada! :)
26/10/2010
Cinco estrelasAdorei sua sugestão .Muito criativa.