26/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Explorar as figuras matemáticas através da obra de Paul Klee;
Trabalhar a nomenclaturas das figuras geométricas planas;
Trabalhar a enumeração;
Proporcionar um contato das crianças com as artes plásticas;
Desenvolver a criatividade.
Conhecimentos iniciais sobre Figuras Geométricas Planas.
Problematização
Leia a biografia de Paul Klee encontrada no site: http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=klee
Mostre algumas de suas obras e inicie uma Roda de Conversa com as crianças. Fale sobre o pintor, recorrendo ao texto lido anteriormente e explore as figuras geométricas que aparecem nas obras. Explore também as cores. Destaque com as crianças cada figura geométrica de forma isolada: os triângulos, quadrados, etc. Instigue as crianças a observar e a apreciar a pintura. Faça os seguintes questionamentos:
Que cores Paul Klee utilizou para pintar o fundo da obra?
Que movimentos fez?
Ele usou todo o espaço ou apenas uma parte?
Há espaços em branco?
Atividades
1º Momento: Releitura de Paul Klee
Entregue a cada criança uma folha de papel Canson branca e tinta aquarela.
Deixe a obra exposta e proponha que façam um fundo em suas obras;
Em outro momento, mostre a obra novamente e chame a atenção para as figuras geométricas.
Entregue folhas de “Filipinho” colorido e diga para desenharem e recortarem figuras geométricas.
Redistribua as folhas que eles fizeram o fundo com aquarela e proponha uma colagem.
2º Momento: Móbiles de Figuras Geométricas
Organize a turma em grupos de cinco alunos e proponha a construção de um móbile;
Distribua Folhas de E.V.A para as crianças e solicite que elas desenhem e recortem figuras geométricas planas: quadrados, retângulos, círculos e triângulos;
Solicite que cada criança recorte apenas 4 (quatro) figuras;
Entregue dois palitos de churrasco (sem ponta) para cada criança;
Ajude as crianças a colocarem um palito sobre o outro, cruzando-os e colando-os;
Passe um fio de nylon e o amarre nas extremidades dos palitos;
Cole as figuras geométricas nas pontas de cada fio de nylon, deixando-as penduradas, variando o tamanho dos fios;
Quando todos os móbiles estiverem prontos, pendure-os na sala de aula e exponha para a toda a turma.
3º Momento: Hora da brincadeira! Quebra – Cabeça das Figuras Geométricas
Construa quatro quebra-cabeças com as figuras geométricas exploradas nas obras de Paul Klee (quadrado, retângulo, triângulo e círculo). Cada quebra-cabeça deve ser composto de quatro peças e formar o desenho e o nome da figura.
De forma similar, construa os quebra-cabeças para o retângulo, o triângulo e o círculo. É importante que cada figura esteja pintada de uma cor diferente para facilitar a identificação das partes.
Organize grupos de 3 ou 4 crianças por mesa;
Distribua as peças misturadas de 3 ou 4 quebra-cabeças. Os outros alunos do grupo devem procurar entre as peças da mesa aquelas que devem juntar à peça escolhida pelo colega para formar uma figura.
Repita o processo até que todas as figuras tenham sido montadas.
Galeria de Artes
Faça uma exposição na escola, exponha a releitura e os móbiles. Convide a comunidade escolar para visitar a exposição.
É fundamental uma avaliação minuciosa acerca do desenvolvimento das crianças. É preciso estar atento, para propor e mediar desafios, além de sugerir reflexões em vários momentos da aula, principalmente sobre a necessidade de conhecer mais, de expressar-se por meio de diferentes linguagens.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/11/2010
Cinco estrelasAdorei, trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem e percebo que na maioria das vezes eles tem outras habilidades a ser exploradas, ecom certeza conseguimos revelar muitos talentos, vou fazer com meus alunos.