Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Traços dos planos: Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical,Topo e Perfil.

 

14/03/2011

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o que são traços de um plano horizontal ou de nível e de um plano frontal;

Reconhecer a imagem dos traços dos planos horizontais ou de nível e do plano frontal;

Representar as imagens dos traços dos planos horizontais ou de nível e do plano frontal;

Resolver questões com imagens dos traços dos planos horizontais ou de nível e do plano frontal;

Identificar o que são traços de um plano vertical e de topo;

Reconhecer a imagem dos traços de um plano vertical e de topo;

Representar as imagens dos traços de um plano vertical e de topo;

Resolver questões com imagens dos traços dos planos verticais e de topo;

Identificar o que são traços de um plano perfil;

Reconhecer a imagem dos traços de um plano de perfil;

Representar as imagens dos traços de um plano de perfil;

Resolver questões com imagens dos traços do plano de perfil.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Planos de projeção suas imagens nos planos auxiliares (vertical, horizontal e lateral).

Estratégias e recursos da aula

Solicite a participação dos alunos dividido-os em grupos. Utilize plástico para representar os planos, placas de isopor, muro ou paredes e o chão do colégio.

Professor, sugere-se uma aula prática, onde utilizaremos os espaços da escola, como muros e chão.Com o auxilio dos alunos,determine uma parede ou muro, como o espaço que vai representar o plano auxiliar, vertical de projeção.Fixe placas de isopor.Para representar o plano auxiliar, horizontal, utilize o mesmo procedimento.O plástico será esticado entre as paredes representando um plano de projeção.

Professor, a representação dos planos dependerá da alteração da posição do plástico.

Os alunos deverão esticar o plástico nas situações contextualizadas.

Exemplo: Figura 1

Professor, oriente os alunos para que observem o plano horizontal ou de nível, quando intercepta as paredes,sob as placas de isopor. Figura 2

Se identificarmos uma das paredes como o plano vertical e a outra como plano lateral, teremos a interseção do plano em duas paredes. Figura 3

Informe aos alunos que os traços dos planos, somente são observados na interseção nos planos vertical e horizontal de projeção.

Se identificarmos o plano horizontal ou nível como α e o plano vertical como π‘, então se um aluno traçar uma linha com um pedaço de giz, que representa a interseção do plano com o plano vertical de projeção,teremos o traço deste plano. Figura 4

Pergunte aos alunos se o plano horizontal ou de nível, intercepta o plano horizontal de projeção, ou seja, o chão.

Os alunos deverão perceber que só existe um traço, deste plano, no plano vertical de projeção, representado pela cor vermelha do giz, pois o plano só intercepta este plano.

Distribua agora, papel e régua e solicite que os alunos representem a imagem deste traço. Oriente-os que não esqueçam a Linha de Terra, entre o plano vertical e horizontal.

Peça para um aluno mostrar sua representação e confira as demais, sendo que a imagem deverá ser conforme a figura 5.

Professor, conforme as etapas que utilizamos, para o aluno identificar os traços do plano horizontal ou de nível, sugerem-se outros planos.

Vamos agora trabalhar com os alunos, o plano frontal. Figura 6

Os alunos deverão observar a interseção do plano, somente no plano horizontal de projeção.

Solicite a representação da imagem do plano com seu traço, lembrando que o plano sendo α e o plano horizontal π, a imagem correta é apresentada na figura 7.

Continuando com a participação dos alunos nas representações dos planos, sugere-se o plano vertical. Figura 8

Pergunte aos alunos quais são os planos interceptados pelo plano frontal. Os alunos deverão responder que, tanto o plano vertical como o horizontal de projeção são interceptados e apresentam dois traços. Figura 9

A imagem no papel dos traços do plano é conforme a figura 10.

O próximo plano é o plano de topo. Figura 11

Os alunos já deverão observar e responder com mais segurança sobre os traços do plano de topo, apresentando logo a seguir imagem dos seus traços, figura 12

Teremos agora o plano de perfil e os alunos deverão observar que este plano apresenta uma característica diferenciada.

Professor, pergunte aos alunos que característica apresenta o plano de perfil em relação aos planos de projeção vertical e horizontal. Figura 13

Os alunos deverão observar que o plano apresenta imagens dos seus traços com uma linha continua, pois intercepta os planos π e π’, figura 14.
 

 

Atividade 1:

Distribua folhas para os alunos com as seguintes imagens:

 

Solicite aos alunos que representem com régua e lápis as imagens dos traços dos planos.

 

Atividade 2:

Apresente as imagens dos planos aleatoriamente e solicite que os alunos  identifique-os.

 

Atividade 3:

Faça uma maquete do plano horizontal, utilizando material de sucata, como bandejas de isopor das embalagens de alimentos. Exemplo fig.1

Sugerem-se um trabalho para a turma das maquetes dos planos estudados em sala de aula, fazendo uso de sucatas, como as bandejas de alimentos.

Apresente um roteiro passo a passo da execução das maquetes e determine uma data para apresentação dos trabalhos.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

as imagens foram criadas pela autora das aulas com o software GeoGebra

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam identificar o que são traços de um plano horizontal ou de nível, de um plano frontal, de um plano vertical e de um plano de perfil?  

Os alunos reconheceram as imagens dos traços de um plano horizontal ou de nível, de um plano frontal, de um plano vertical e de um plano de perfil?

Os alunos souberam representar as imagens dos traços de um plano horizontal ou de nível, de um plano frontal, de um plano vertical e de um plano de perfil?

Os alunos souberam resolver questões com as imagens dos traços de um plano horizontal ou de nível, de um plano frontal, de um plano vertical e de um plano de perfil?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.