29/10/2008
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
De onde vem o raio e o trovão?
Esta aula está dividida em duas partes.
Primeira parte:
Realizada com uso do recurso dos vídeos disponíveis no TV ESCOLA: pelo link
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/videos/tv_escola/ciencias ou no banco internacional de objetos educacionais.
O vídeo a ser utilizado é de onde vem o raio e o trovão.
Segunda parte:
Será realizada uma discussão com os alunos referente aos conceitos discutidos no vídeo.
1. Motivação
-Pergunte aos alunos de onde vem o raio e o trovão.
-Ouça as opiniões e as hipóteses dos alunos.
2. Vídeo TV ESCOLA:
-Apresente para os alunos o vídeo do TV ESCOLA “De onde vem o raio e o trovão?”
3. Discussão com os alunos
-Discuta com os alunos a questão dos raios serem descargas elétricas produzidas dentro das nuvens da tempestade.
-Discuta com os alunos sobre o processo de as cargas das nuvens atraírem as cargas elétricas do solo e as cargas do solo atraírem as cargas das nuvens.
-Discuta com os alunos o processo de as cargas do solo subirem até as nuvens e as das nuvens descerem até o solo.
-Discuta com os alunos a descarga elétrica, que ocorre quando as cargas se encontram.
-Discuta com os alunos por que o raio cai em direção à Terra.
-Discuta com os al unos o porquê de ouvirmos o trovão ap ós vermos o raio.
-Discuta a diferença entre as velocidades do som e da luz.
-Discuta com os alunos a formação do trovã o e o motivo de ouvir um estrondo quando ele ocorre.
-Discuta sobre as nuvens cumulus nimbus, de onde surgem os raios.
-Discuta com os alunos sobre os pára-raios e sua importância.
4. Avaliação
-Proponha que cada aluno escreva uma redação de no mínimo 10 linhas sobre o assunto “De onde vem o raio e o trovão?”.
-Proponha aos alunos que, na redação, sejam abordados os seguintes assuntos:
a) Como se formam o raio e o trovão,
b) As diferenças de velocidade da luz e do som para observar o raio e ouvir o trovão,
c) Importância dos pára-raios.
-Ao corrigir as redações, verifique a concordância com os conceitos discutidos no vídeo e em sala.
5. Recursos Complementares
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24/03/2010
Sem estrelasOs fenômenos naturais são o espelho da ciência e moldura para criações científicas. Os estudos acerca do trovão e do relâmpago estão cheios de conceitos físicos que vão deste o processo de transferência de descargas elétricas até a questão da fertilidade do solo. Aqui podemos abordar por exemplo, a velocidade da luz, a velocidade do som, o calor e os cuidados quanto a proteção contra os raios. A sugestão do professor auxilia quanto a abordagem quanto a compreensão desdes conceitos.