13/09/2010
Maria de Fátima Araújo, Marianne Moura Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Esta aula deve ser feita depois que as crianças tiverem vivenciado uma oficina de fotografias, já que a exposição fotográfica será com as fotos feitas pelas crianças na oficina.
Para realização desta aula a professora deve pesquisar antecipadamente em folhetos ou na internet informações sobre instalações fotográficas, levar para sala de aula, apresentar e discutir com as crianças. No caso da pesquisa ser na internet, a professora deve explorar junto com o grupo, imagens, textos, tema, título e outros elementos sobre a instalação fotográfica a fim de que as crianças se apropriem e percebam como se organiza uma.
A professora deve baixar num computador as fotos que foram feitas pelas crianças na oficina de fotografia na aula “Oficina de fotografia: criando cenários”, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22806 As crianças devem selecionar as fotos que desejam que façam parte da instalação. Depois o grupo discute como será organizada a oficina, que objetos serão utilizados e de que maneira serão dispostos no local. Uma opção usada nesta experiência foi a reutilização de latas de leite em pó vazia. Neste sentido, a professora deve enviar um bilhete às famílias solicitando o envio de latas para serem usadas pelo grupo.
Com as latas que foram enviadas pelas famílias, o grupo discute a melhor apresentação e a forma de utilização. Uma boa opção é forrar a lata com papel camurça de cores vivas, colar as fotos feitas pelas crianças em torno da lata, furar a tampa e pendurar com fios de náilon. A professora deve usar outro tipo de material, como por exemplo, cartões feitos com cartolina. O grupo deve decidir, por exemplo: as fotos das crianças fotografando, de autoria das professoras, serão expostas nas latas de leite, as fotos de autoria das crianças serão expostas nos cartões. Uma vez tomadas as decisões, a tarefa de todo o grupo é montar a instalação.
Fotos das crianças fotografando, expostas na instalação em latas de leite vazias. Fonte: arquivos da autora.
Fotos feitas pelas crianças expostas na instalação em cartões. Fonte: arquivo da autora.
4º Momento:
Depois de montada a instalação, as crianças produzirão um pequeno texto/convite para os pais e as demais turmas da escola para visitarem a instalação. No dia e horário marcados para a visita, as crianças/autoras/fotógrafas estarão presentes para explicar aos visitantes todo o processo de produção e construção da instalação fotográfica.
Site que trata de uma instalação fotográfica
Com esta aula é possível avaliar até que ponto as crianças conseguiram compreender o que é uma instalação fotográfica, se conseguiram participar da escolha dos elementos que compuseram a instalação, bem como montar e apresentar a instalação para outras crianças da escola.
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