Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Idade Média: "castelos, magias e aventuras de cavaleiros"

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Leila Floresta
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Alinne Grazielle Neves Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os fundamentos históricos existentes nas associações da Idade Média com os castelos, magias e aventuras de cavaleiros.
  • Pesquisar estas representações da Idade Média em jogos digitais sobre a temática.
  • Analisar criticamente estes jogos, procurando identificar seus acertos e suas contradições em relação às características da Idade Média.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha conhecimentos a respeito do processo de formação e consolidação do sistema feudal na Europa.

Estratégias e recursos da aula

Iniciar a aula com a leitura e interpretação do texto: Cavaleiro medieval

No texto, o aluno encontrará a seguinte definição a respeito do termo "cavaleiro medieval":  “Símbolo do imaginário da Idade Média passou de título de nobreza e figura essencial no campo de batalha a um ideal romantizado, exercitado em torneios e popularizado graças aos contos de cavalaria”  

Texto completo disponível em: http://historia.abril.com.br/guerra/cavaleiro-medieval-434424.shtml 

Atividade 1- A partir do texto "Cavaleiro Medieval", discuta as seguintes questões com os alunos:

1- Quais funções eram atribuidas aos cavaleiros?

2- Quais elementos do ritual de sagração do guerreiro chamaram  a sua atenção? Por quê?

3- Existem semelhanças entre o cavaleiro e um oficial militar?

4- Nos dias atuais, o juramento de fidelidade é feito geralmente para fortalecer laços amorosos. Qual o significado desse termo na Idade Média?

Atividade 2- Tendo ainda como referência o texto acima, orientar os alunos para a produção de desenhos, retratando aquilo que mais lhes chamaram a atenção a respeito da figura e do papel social do cavaleiro na sociedade feudal. Esta produção deve ser socializada na turma. Faça também uma exposição dos trabalhos em local da escola que permita a socialização da atividade com alunos de outras turmas.

Atenção: Esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Artes, o qual orientará os alunos na produção dos desenhos e na utilização dos materiais necessários para a realização do trabalho.

 

Atividade 3-  Iniciar a atividade com a apresentação dos jogos abaixo relacionados, os quais abordam a temática da Idade Média e do Feudalismo:

" target="_blank">- 

Jogo - Soul Nomad: http://www.youtube.com/watch?v=pbRpyHKo3E4  

" target="_blank">-  

Jogo - Age of Empires II: http://www.youtube.com/watch?v=EPzgqCfH5ck 

" target="_blank">- 

Jogo - Medieval Total War: http://www.youtube.com/watch?v=9dF9o1o9CwQ&feature=related 

" target="_blank">- 

Jogo Stronghold: http://www.youtube.com/watch?v=v3V4vLn2jCE&p=A557642735BC0CA5&playnext=1&index=12  

Orientações para a atividade:

1- Esta aula, se possível, deverá ser ministrada em sala apropriada, onde os alunos tenham acesso a computador e possam explorar os três jogos.

2- A partir do conteúdo dos jogos, promover um debate entre os alunos, no qual eles discutam as semelhanças e contradições entre o conteúdo estudado a respeito do feudalismo na Europa e a representação encontrada nos jogos. No final do trabalho, os jogos receberão uma classificação em estrelas, de maneira que receberá cinco estrelas o jogo que apresentar elementos que se aproximem mais do período em questão e assim, sucessivamente.

 3- Professor,  verifique se os alunos conhecem outros jogos relacionados ao período medieval. Caso conheçam, esses jogos podem ser adicionados aos que foram propostos acima. Estimule os alunos que conhecem outros jogos a apresentá-los para a turma, analisando as suas características e suas relações com o período estudado.

Atividade 4: Conto Medieval - O senhor feudal criminoso, o ermitão piedoso e o misterioso barrilzinho 

“Habitava nos confins da Normandia um destemido cavaleiro, cujo nome causava terror na região. De seu castelo fortificado junto ao mar, não receava nem mesmo o rei. De grande estatura e belo porte, era, no entanto, vaidoso, desleal e cruel, não temendo a Deus nem aos homens. Não fazia jejum nem abstinência, não assistia à Missa nem ouvia sermões. Não se conhecia homem tão mau... Este conto fala sobre a interferência da Igreja na vida do homem que só é capaz de encontrar a paz e a salvação encontrando Deus.”    Conferir o conto em: http://contoselendasmedievais.blogspot.com/2009/07/o-senhor-feudal-criminoso-o-ermitao.html#more 

Orientações para a atividade:

Tendo o conto acima como exemplo, sugira aos alunos que façam um conto com cavaleiros, princesas, castelos, reis, etc.

Atenção: Esta atividade poderá ser desenvolvida conjuntamente com a área de Português e Literatura. Depois de prontos, faça uma exposição dos contos produzindo um folhetim.

Recursos Complementares
Avaliação

  A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura e interpretação de texto, produção de desenhos, debates, apresentação e análise de jogos, produção de contos e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.