Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As manifestações culturais afro-brasileiras.

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender o que é uma manifestação cultural.

- Conhecer algumas das manifestações culturais afro-brasileiras.

- Analisar e localizar as regiões brasileiras em que as manifestações culturais afro-brasileiras mais se destacam e são preservadas pela população local.

- Compreender a importância da valorização das manifestações culturais afro-brasileiras.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos para o encaminhamento desta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Descobrindo o que é uma manifestação cultural.

Depois de apresentar aos alunos o significado do termo "manifestações culturais",  introduza algumas das manifestações culturais afro-brasileiras, através das imagens abaixo relacionadas. Pedir aos alunos para observarem-nas atentamente e descrevê-las em detalhes, conforme suas vivências e percepções. Para mobilizar os alunos e possibilitar uma reflexão levante as seguintes questões:

1- Qual a etnia da maioria das pessoas que aparecem nas imagens?

2- Qual destas manifestações culturais você já vivenciou em seu dia-a-dia?

3- Como você vivenciou esta manifestação? O que achou dela?

4- Quais destas manifestações você sabe o nome?

5- Quais destas manifestações você conhece alguma característica? O que você conhece?

 

Esta arte foi retirada do site http://www.flickr.com/groups/culturaafrobrasileira . Utilize-a para introduzir o trabalho com as imagens questionando:

- Qual a etnia das pessoas representadas na imagem?

- Por que as letras foram coloridas de verde, amarelo e azul?  

- Qual o significado da expressão afro-brasileira?

- Você conhece alguma manifestação da cultura afro-brasileira? Vamos tentar lembrar de algumas delas através das imagens a seguir.

Atenção, Professor! Mostre as imagens de cada manifestação cultural sem apresentar o nome dela. Veja se algum aluno reconhece que manifestação é. Se ninguém reconhecer, ao final, você informa o nome e as características principais da manifestação.

Se precisar de mais informações para caracterizar cada manifestação cultural para os alunos, acesse os sites de onde as imagens foram tiradas. Em alguns  deles, há breves sinteses sobre estas manifestações.  

 CAPOEIRA

                            

http://pt.wikipedia.org/wiki/Afro-brasileiro            http://www.presenteparahomem.com.br/preservacao-do-folclore-e-o-papel-social-da-capoeira/www.google.com/imagens   

http://www.feriaseviagens.com.br/culturabahiana.html  

CANDOMBLÉ

                                                 

http://www.feriaseviagens.com.br/culturabahiana.html 

SAMBA

    

http://sacitaborai.blogspot.com/2008/12/dia-nacional-do-samba.html  

CONGADA

Foto do arquivo pessoal de Jeremias Brasileiro, retirada por Welton Neves em Uberlândia-MG no ano de 2008 na Festa da Congada.

 

Foto do arquivo pessoal de Jeremias Brasileiro, retirada por Welton Neves em Uberlândia-MG no ano de 2008 na Festa da Congada.

RAP

http://princessfreckles.blogspot.com   

http://smusica.blogspot.com/2006/12/o-hutz-rap-festival-do-bruno.html   

Após a exposição oral dos alunos, o professor deverá solicitar aos mesmos que registrem no caderno as descobertas que fizeram.

Possibilidade de Registro -  Professor, após a análise das imagens, incentive os alunos a registrarem, por escrito:

- o que é uma manifestação cultural;

- o que é uma manifestação cultural afro-brasileira;

- exemplos de manifestações culturais afro-brasileiras;

Esta atividade poderá ser desenvolvida através da criação de um texto coletivo.

Atividade 2 - Conhecendo em que regiões as manifestações culturais afro-brasileiras são preservadas.

Esta atividade tem o objetivo de possibilitar que os alunos descobram algumas das regiões do Brasil onde as manifestações culturais afro-brasileiras estão presentes e são preservadas.

Para essa atividade o professor deverá fazer um levantamento com seus alunos se na região em que moram existe algum tipo de manifestação cultural afro-brasileira e, se eles participam destas manifestações.

Após este levantamento divida a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável por uma região (Norte, Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste) e deverá pesquisar quais as manifestações culturais acontecem nela, destacando as manifestações da cultura afro-brasileira.

Construa um roteiro de pesquisa com cada grupo, que deve ter o obejtivo de levantar as diferentes manifestações culturais vivenciadas e preservadas em cada região, buscando compreender porque elas ocorrem nesta ou naquela região.

Peça para cada grupo apresentar as suas descobertas.

Para sintetizar as descobertas de todos os grupos, entregue um mapa do Brasil com a divisão política dos Estados e, em seguida, peça aos alunos para marcar neste mapa, as manifestações culturais afro-brasileiras que acontecem em cada região.  Para isto é importante que  os alunos criem uma legenda com  cores e símbolos diferentes para cada manifestação.

Possibilidade de trabalho interdisciplinar: As atividades aqui sugeridas podem ser trabalhadas em conjunto com a disciplina de Geografia, principalmente, no que se refere a localização das regiões do Brasil em que cada manifestação cultural acontece e a criação das legendas.

Atividade 3 - Debatendo  a importância de valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras

Após as atividades 1 e 2, o professor deverá finalizar o estudo desta temática, debatendo com os alunos a importância de valorizar as manifestações que eles próprios destacaram nas atividades anteriores. Para dinamizar a discusssão indicamos que o professor trabalhe com o vídeo "Lua de São Benedito" (6min25seg.) que mostra a importância de se preservar a Festa da Congada. Acesse :http://www.youtube.com/watch?v=m1KVT6ELXPw.  

Sinopse do Vídeo:

 Vídeo Arte que homenageia uma das mais genuínas manifestações da cultura Afro-Brasileira,Os Ternos de Congado da festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que acontece na região do Triângulo Mineiro, mas especificamente na cidade de Uberlândia. As fotos e os vídeos dos Congados foram capturados pelas lentes lúdicas de Adriana Retamal entre os dias 13, 14 e 15 de outubro de 2007.  A performance dos talentosos atores da terra Kalassa Lemos, Charles Chain e Ulisses Alexandre no início da montagem revela o compromisso que as novas gerações passam a ter com a preservação dessa tradição tão pouco valorizada pela maioria da população da cidade. A trilha e a direção colaborativa estão representadas no vídeo pelo DJ VJ baiano Koyrana que teve a oportunidade especial de conhecer a festa quando morou um ano na região. A produção recebeu o apoio de dois amigos especiais e também filhos da terra, Rogério Cunha e Paulinha Bernardes. A edição final é do ator e artista plástico Charles Chain. O pequeno decálogo político utilizado na banda sonora é de autoria do filósofo e escritor brasileiro Luis Carlos Maciel.

Antes de passar o vídeo, o professor deve pedir para os alunos observarem, principalmente, as seguintes questões:

- A transformação do espaço urbano com a Festa da Congada.

- A falta de respeito com a manifestação, por parte de algumas pessoas que acompanham a festa.

- A preocupação de algumas pessoas em preservar e valorizar a Festa da Congada.

- A diversidade de pessoas que participam da Festa: pessoas de diferentes faixas etárias, etnias e classes sociais.

Depois de assistir o vídeo e de socializar as percepções quanto às questões acima, os alunos devem debater o seguinte problema:

"Quais as atitudes em relação à festa da Congada, mostradas no vídeo,  que vocês aprovam e que vocês não aprovam? Por quê?"

Após o debate, o professor pode sugerir aos alunos que criem panfletos que mostrem a importância de se valorizar e respeitar as manifestações culturais afro-brasileiras. Estes panfletos podem ser colados nos diferentes espaços da escola.

Possibilidade de trabalho interdisciplinar: As atividades aqui sugeridas podem ser trabalhadas em conjunto com os professores de Português e Artes. O professor de Português pode ajudar os alunos a revisarem os panfletos antes deles serem divulgados na escola. O professor de Artes pode ajudar na confecção dos panfletos, para que haja um equilíbrio entre imagens e palavras e para que o material consiga comunicar a sua mensagem de forma objetiva e instigante. 

Recursos Complementares

Para auxliar o professor na construção e elaboração das atividades sugeridas no item "Recursos e Estratégias" sugerimos a leitura do texto "Aprender e Ensinar nas Festas Populares", editado pela SEED do Mec, 2007 (Botetim Salto para o Futuro, n. 2.).  Acesse este texto em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/165621Aprender.pdf 

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita  através das atividades que eles desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguem identificar as manifestações culturais afro-brasileiras, as regiões do Brasil onde elas são preservadas,   além de relacionar e sintetizar, oral e por escrito, as características destas manifestações e a importância de valorizá-las.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Arlinda dos Santos, E. Estadual Mª Neusa Carmo de Souza , Amapá - disse:
    arlindasantos-ap@bol.com.br

    07/11/2015

    Cinco estrelas

    Muito interessante a apresentação dessa aula É preciso valorizar a riqueza da cultura afro-brasileira, conduzir os alunos ao respeito, a valorização dessa cultura que é nossa. É brasileira.


  • Alencar rafael dos Santos, E E Santo Antonio dos Araújos/ E E São Sebastião do Maranhão , Minas Gerais - disse:
    ninomeicia@hotmail.com

    14/02/2015

    Quatro estrelas

    muito proveitosa, suscinta e bem elaborada de facil entendimento e absorção pelos grupos na qual apresentei.


  • ronaldo, unopar , Rio de Janeiro - disse:
    ronaldohtt@hotmail.com

    03/10/2014

    Cinco estrelas

    bem desenvolvida.


  • Noranei Pereira, Colégio Estadual Unidade Polo e Col. Est. Olavo Bilac , Paraná - disse:
    yenyenaron@hotmail.com

    13/09/2013

    Cinco estrelas

    Excelente as atividades...adorei e vou aplicá-las com meus alunos. Trabalho 40 horas quase não tenho tempo de preparar novas atividades, procurar vídeos, imagens, mesmo com aumento da hora atividade, pois muitas vezes os computadores não funcionam. Obrigada Nora


  • SOLANI VIEIRA PENA, CEMPS , Bahia - disse:
    soltono@gmail.com

    03/10/2012

    Cinco estrelas

    Adorei muitooooooooo, estava precisando desta ajuda , um pouco perdida a respeito , mas encontrei o fio da meada. brigadoooooooooooooo.


  • sueli ferreira mauricio, E M Professora Lígia Magalhaes , Minas Gerais - disse:
    lilifema341@yahoo.com.br

    31/03/2012

    Cinco estrelas

    Fantástica. Excelente , foi bem dosada.Começou com um bate papo e as fotos e foi direcionando para uma compreensão maior da nossa cultura. Gostei de usar fotos e vídeos da cidade dos alunos. Parabésns


  • dominique, dominique , São Paulo - disse:
    dminique_uchoa@yahoo.com.br

    18/09/2011

    Cinco estrelas

    eu a dorei e eu vol da para minhas amigas ve meus prof todo mundo que eu conhesso ....................


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.