Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Traços dos planos: Paralelo à linha de Terra, Que Contém a Linha de Terra e Genérico.

 

16/02/2011

Autor y Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a posição do Plano Paralelo à Linha de terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;

Representar as imagens das posições do Plano Paralelo à Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;

Resolver questões com imagens das posições do Plano Paralelo à Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral; 

 Identificar a posição do Plano Que Contém a Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;

Representar as imagens das posições do Plano Que Contém a Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;

Resolver questões com imagens das posições do Plano Que Contém a Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;  

Identificar a posição do Plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;

Representar as imagens das posições do Plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;

Resolver questões com imagens das posições do Plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Planos de projeção: Lateral, Horizontal e Vertical

Posições relativas do plano: Paralelo, Perpendicular e Obliquo.

Estratégias e recursos da aula

Professor, solicite a participação dos alunos.

Utilize plástico para representar os planos, placas de isopor, muro ou paredes e o chão do colégio.

Os alunos deverão esticar o plástico nas situações contextualizadas. Exemplo: Figura 1

Oriente os alunos, para que observem o plano de rampa, quando intercepta as paredes,sob as placas de isopor. Figura 2

Professor, informe aos alunos que reconheceremos os traços dos planos, somente na interseção dos planos vertical e horizontal de projeção.

Se identificarmos o plano paralelo à Linha de Terra como α e o plano vertical como π ‘, e o plano horizontal π,

Peça a um aluno para traçar uma linha com um pedaço de giz, que representará a interseção do plano com o plano vertical de projeção

e o plano horizontal de projeção.Figura 3

Pergunte aos alunos se o plano paralelo à Linha de Terra intercepta o plano vertical e o plano horizontal de projeção.

Os alunos deverão perceber que este plano possui dois traços, um no plano vertical de projeção, outro no plano horizontal de projeção, representados pela cor vermelha do giz.

Distribua agora, papel e régua e solicite que os alunos representem a imagem destes traços.

Oriente-os que não esqueçam a Linha de Terra, entre o plano vertical e horizontal.

Peça para os alunos mostrarem suas representações, as imagens deverão ser conforme a figura 4.

Conforme as etapas de execução que utilizamos com os alunos para identificar os traços do plano fronto - horizontal, sugere-se trabalhar outros planos.

Vamos agora trabalhar o plano que Contém a Linha de Terra. Figura 5

Os alunos deverão observar a interseção do plano, somente na Linha de Terra. Figura 6

Solicite que os alunos representem a imagem do plano com seus traços, lembrando eles, que o plano sendo α, apresenta seus dois traços, na Linha de Terra. Figura 7

Continuando com a participação dos alunos nas representações dos planos e de seus traços sugere-se um último plano, o plano genérico. Figura 8

Professor, pergunte aos alunos, que planos de projeção o plano genérico intercepta.

Lembre-os que nossos estudos só apresentarão as interseções dos planos, nos planos vertical e horizontal de projeção.

Os alunos deverão responder que o plano vertical e horizontal intercepta o plano genérico, conforme a figura 9. 

Sendo o plano genérico α, as imagens dos traços do plano, deverá ser conforme a figura 10.

Atividade 1:

Professor distribua folhas para os alunos com as seguintes imagens:

Solicite aos alunos que identifiquem os planos com letras gregas, representem as imagens dos seus traços ao lado de cada imagem.

Atividade 2:

Professor, traga uma maquete do plano paralelo a linha de terra, utilizando material de sucata, como bandejas de isopor das embalagens de alimentos.

Figura1 

Separe a turma em 5 grupos e peça para eles fazerem uma maquete igual a que foi levada.

Apresente o roteiro, passo a passo, da execução das maquetes e determine uma data para apresentação dos trabalhos.   

Roteiro passo-a-passo:

  1. Pegue 3 bandeijas de alimentos e corte as bordas, forme quadrados com a base das bandeijas;
  2. Pegue "palitos de dente" e prenda vários palitos em um dos lados do quadrado e pegue uma outro quadrado e faça um angulo de 90;
  3. Faça o mesmo com os palitos para esse outro quadrado e junte com o terceiro quadrado feito de bandeija, junte-os. Eles devem formar uma quina, igual a intercessão de dois muros no pátio com o chão.
  4. Com os planos de projeção prontos, pegue uma quarta bandeija e pinte de uma cor, ela será o plano paralelo a linha de terra (conforme a Figua1)

Atividade 3:

Apresente no quadro de giz as imagens dos traços dos planos estudados.

Faça um desafio de ponto extra para prova:

O desafio é responder o nome dos planos, os 5 primeiros que entregarem a resposta certa, ganham pronto extra na prova :

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

as imagens foram criadas pela autora das aulas com o software GeoGebra

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam identificar o que são traços de um Plano Paralelo à Linha de Terra, de um Plano Que Contém a Linha de Terra e de um Plano Genérico?

Os alunos reconheceram a imagem dos traços de um Plano Paralelo à Linha de Terra, de um Plano Que Contém a Linha de Terra e de um Plano Genérico?

Os alunos souberam representar as imagens dos traços de um Plano Paralelo à Linha de Terra, de um Plano Que Contém a Linha de Terra e de um Plano Genérico?

Os alunos souberam resolver questões com imagens dos traços do Plano Paralelo à Linha de Terra, de um Plano Que Contém a Linha de Terra e de um Plano Genérico?

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.