16/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar a posição do Plano Paralelo à Linha de terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Representar as imagens das posições do Plano Paralelo à Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Resolver questões com imagens das posições do Plano Paralelo à Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Identificar a posição do Plano Que Contém a Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Representar as imagens das posições do Plano Que Contém a Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Resolver questões com imagens das posições do Plano Que Contém a Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Identificar a posição do Plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Representar as imagens das posições do Plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Resolver questões com imagens das posições do Plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral.
Planos de projeção: Lateral, Horizontal e Vertical
Posições relativas do plano: Paralelo, Perpendicular e Obliquo.
Professor, solicite a participação dos alunos.
Utilize plástico para representar os planos, placas de isopor, muro ou paredes e o chão do colégio.
Os alunos deverão esticar o plástico nas situações contextualizadas. Exemplo: Figura 1
Oriente os alunos, para que observem o plano de rampa, quando intercepta as paredes,sob as placas de isopor. Figura 2
Professor, informe aos alunos que reconheceremos os traços dos planos, somente na interseção dos planos vertical e horizontal de projeção.
Se identificarmos o plano paralelo à Linha de Terra como α e o plano vertical como π ‘, e o plano horizontal π,
Peça a um aluno para traçar uma linha com um pedaço de giz, que representará a interseção do plano com o plano vertical de projeção
e o plano horizontal de projeção.Figura 3
Pergunte aos alunos se o plano paralelo à Linha de Terra intercepta o plano vertical e o plano horizontal de projeção.
Os alunos deverão perceber que este plano possui dois traços, um no plano vertical de projeção, outro no plano horizontal de projeção, representados pela cor vermelha do giz.
Distribua agora, papel e régua e solicite que os alunos representem a imagem destes traços.
Oriente-os que não esqueçam a Linha de Terra, entre o plano vertical e horizontal.
Peça para os alunos mostrarem suas representações, as imagens deverão ser conforme a figura 4.
Conforme as etapas de execução que utilizamos com os alunos para identificar os traços do plano fronto - horizontal, sugere-se trabalhar outros planos.
Vamos agora trabalhar o plano que Contém a Linha de Terra. Figura 5
Os alunos deverão observar a interseção do plano, somente na Linha de Terra. Figura 6
Solicite que os alunos representem a imagem do plano com seus traços, lembrando eles, que o plano sendo α, apresenta seus dois traços, na Linha de Terra. Figura 7
Continuando com a participação dos alunos nas representações dos planos e de seus traços sugere-se um último plano, o plano genérico. Figura 8
Professor, pergunte aos alunos, que planos de projeção o plano genérico intercepta.
Lembre-os que nossos estudos só apresentarão as interseções dos planos, nos planos vertical e horizontal de projeção.
Os alunos deverão responder que o plano vertical e horizontal intercepta o plano genérico, conforme a figura 9.
Sendo o plano genérico α, as imagens dos traços do plano, deverá ser conforme a figura 10.
Atividade 1:
Professor distribua folhas para os alunos com as seguintes imagens:
Solicite aos alunos que identifiquem os planos com letras gregas, representem as imagens dos seus traços ao lado de cada imagem.
Atividade 2:
Professor, traga uma maquete do plano paralelo a linha de terra, utilizando material de sucata, como bandejas de isopor das embalagens de alimentos.
Figura1
Separe a turma em 5 grupos e peça para eles fazerem uma maquete igual a que foi levada.
Apresente o roteiro, passo a passo, da execução das maquetes e determine uma data para apresentação dos trabalhos.
Roteiro passo-a-passo:
Atividade 3:
Apresente no quadro de giz as imagens dos traços dos planos estudados.
Faça um desafio de ponto extra para prova:
O desafio é responder o nome dos planos, os 5 primeiros que entregarem a resposta certa, ganham pronto extra na prova :
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
as imagens foram criadas pela autora das aulas com o software GeoGebra
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar o que são traços de um Plano Paralelo à Linha de Terra, de um Plano Que Contém a Linha de Terra e de um Plano Genérico?
Os alunos reconheceram a imagem dos traços de um Plano Paralelo à Linha de Terra, de um Plano Que Contém a Linha de Terra e de um Plano Genérico?
Os alunos souberam representar as imagens dos traços de um Plano Paralelo à Linha de Terra, de um Plano Que Contém a Linha de Terra e de um Plano Genérico?
Os alunos souberam resolver questões com imagens dos traços do Plano Paralelo à Linha de Terra, de um Plano Que Contém a Linha de Terra e de um Plano Genérico?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!