Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Posição de Planos em relação aos planos de projeção.

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a posição do Plano Paralelo à Linha de terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;

Representar as imagens das posições do Plano Paralelo à Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;

Resolver questões com imagens das posições do Plano Paralelo à Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;   

Identificar a posição do Plano Que Contém a Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;

Representar as imagens das posições do Plano Que Contém a Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;

Resolver questões com imagens das posições do Plano Que Contém a Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;   

Identificar a posição do Plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;

Representar as imagens das posições do Plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;

Resolver questões com imagens das posições do Plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Planos de projeção: Vertical, horizontal e lateral;

Posição de planos: Perpendicular, paralelo e obliquo.

Estratégias e recursos da aula

Professor, solicite a participação dos alunos para  uma aula prática no pátio do colégio.

Utilize plástico para representar os planos, placas de isopor, muro ou paredes e o chão do colégio.

Os alunos deverão esticar o plástico nas situações contextualizadas. Figura 1

Oriente os alunos que nesta apresentação do plano paralelo a linha de terra ou rampa, trabalhará com o os três planos de projeção:

-plano vertical π’, plano horizontal π e o plano lateral de projeção π”, figura 2 

1. Pergunte para os alunos, qual é a posição do plano paralelo à linha de terra em relação ao plano vertical de projeção, eles deverão responder oblíquo.

2. Faça uma nova pergunta, qual a posição do plano em relação ao plano horizontal de projeção, eles deverão observar que o plano paralelo à linha de terra também é oblíquo.

3. Faça uma terceira pergunta, qual a posição do plano em relação ao plano lateral. Os alunos deverão responder que o plano paralelo a linha de terra é perpendicular em relação ao plano lateral.

Figura 3

Agora representaremos o segundo plano de projeção, o plano que contém a linha de terra.

Solicite a participação dos alunos para a representação do plano, modificando a posição do plástico.

Figura 4

  1. Pergunte para os alunos, qual é a posição do plano que contém à linha de terra em relação ao plano vertical de projeção, eles deverão responder oblíquo.
  2. Faça uma nova pergunta, qual a posição do plano em relação ao plano horizontal de projeção, eles deverão observar que o plano que contém à linha de terra também é oblíquo.
  3. Faça uma terceira pergunta, qual a posição do plano em relação ao plano lateral. Os alunos deverão responder que o plano contém a linha de terra é perpendicular em relação ao plano lateral.

Agora para finalizar o plano genérico. Figura 5

  1. Pergunte para os alunos, qual é a posição do plano genérico em relação ao plano vertical de projeção, eles deverão responder oblíquo.
  2. Faça uma nova pergunta, qual a posição do plano em relação ao plano horizontal de projeção, eles deverão observar que o plano genérico também é oblíquo.
  3. Faça uma terceira pergunta, qual a posição do plano em relação ao plano lateral. Os alunos deverão responder que o plano genérico e também é obliquo.

Atividade 1:

Professor, distribua folhas de papel A4.
Solicite para os alunos a representação dos 3 planos ensinados na aula prática e em seguida, identifiquem as posições relativas aos 3 planos de projeção. Exemplo:

          

Atividade 2:

Apresente para os alunos imagens de formas geométricas, solicite que observem as faces das peças e identifiquem os planos estudados na aula (planos genérico, plano que contém a linha de terra e planos paralelo a linha de terra).

Exemplo:

 

Atividade 3:

Professor, traga para a sala de aula, pequenos blocos de massa para modelagem.

 

http://jogaucha.blogspot.com/2010/11/como-fazer-massa-de-modelar-atoxica.html

Essas massas deverão ser distribuidas aos alunos para criarem peças em três dimensões e que apresentem formas com os planos de projeção estudados em sala de aula. Exemplo:

  

http://oplantador.blogspot.com/2009_03_22_archive.html

 

http://www.tamvirtual.net/forum/index.php?topic=2748.45

 

 

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam identificar a posição do Plano Paralelo à Linha de Terra, do Plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral?

Os alunos souberam representar as imagens das posições do Plano Paralelo à Linha de Terra, do Plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral?

Os alunos souberam resolver questões com imagens das posições do Plano Paralelo à Linha de Terra, do Plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.