21/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar a posição do Plano Paralelo à Linha de terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Representar as imagens das posições do Plano Paralelo à Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Resolver questões com imagens das posições do Plano Paralelo à Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Identificar a posição do Plano Que Contém a Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Representar as imagens das posições do Plano Que Contém a Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Resolver questões com imagens das posições do Plano Que Contém a Linha de Terra em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Identificar a posição do Plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Representar as imagens das posições do Plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Resolver questões com imagens das posições do Plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral.
Planos de projeção: Vertical, horizontal e lateral;
Posição de planos: Perpendicular, paralelo e obliquo.
Professor, solicite a participação dos alunos para uma aula prática no pátio do colégio.
Utilize plástico para representar os planos, placas de isopor, muro ou paredes e o chão do colégio.
Os alunos deverão esticar o plástico nas situações contextualizadas. Figura 1
Oriente os alunos que nesta apresentação do plano paralelo a linha de terra ou rampa, trabalhará com o os três planos de projeção:
-plano vertical π’, plano horizontal π e o plano lateral de projeção π”, figura 2
1. Pergunte para os alunos, qual é a posição do plano paralelo à linha de terra em relação ao plano vertical de projeção, eles deverão responder oblíquo.
2. Faça uma nova pergunta, qual a posição do plano em relação ao plano horizontal de projeção, eles deverão observar que o plano paralelo à linha de terra também é oblíquo.
3. Faça uma terceira pergunta, qual a posição do plano em relação ao plano lateral. Os alunos deverão responder que o plano paralelo a linha de terra é perpendicular em relação ao plano lateral.
Figura 3
Agora representaremos o segundo plano de projeção, o plano que contém a linha de terra.
Solicite a participação dos alunos para a representação do plano, modificando a posição do plástico.
Figura 4
Agora para finalizar o plano genérico. Figura 5
Atividade 1:
Professor, distribua folhas de papel A4.
Solicite para os alunos a representação dos 3 planos ensinados na aula prática e em seguida, identifiquem as posições relativas aos 3 planos de projeção. Exemplo:
Atividade 2:
Apresente para os alunos imagens de formas geométricas, solicite que observem as faces das peças e identifiquem os planos estudados na aula (planos genérico, plano que contém a linha de terra e planos paralelo a linha de terra).
Exemplo:
Atividade 3:
Professor, traga para a sala de aula, pequenos blocos de massa para modelagem.
http://jogaucha.blogspot.com/2010/11/como-fazer-massa-de-modelar-atoxica.html
Essas massas deverão ser distribuidas aos alunos para criarem peças em três dimensões e que apresentem formas com os planos de projeção estudados em sala de aula. Exemplo:
http://oplantador.blogspot.com/2009_03_22_archive.html
http://www.tamvirtual.net/forum/index.php?topic=2748.45
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar a posição do Plano Paralelo à Linha de Terra, do Plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral?
Os alunos souberam representar as imagens das posições do Plano Paralelo à Linha de Terra, do Plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral?
Os alunos souberam resolver questões com imagens das posições do Plano Paralelo à Linha de Terra, do Plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!