Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra, ao plano Que Contém a Linha de Terra e ao plano Genérico.

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra;

Representar a imagem da reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra;

Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra;

Resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra;   

Reconhecer a reta perpendicular ao plano Que Contém a Linha de Terra;

Representar a imagem da reta perpendicular ao plano Que Contém a Linha de Terra;

Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano Que Contém a Linha de Terra;

Resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano Que Contém a Linha de Terra;   

Reconhecer a reta perpendicular ao plano Genérico;

Representar a imagem da reta perpendicular ao plano Genérico;

Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano Genérico;

Resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano Genérico.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Posições relativas de retas: Perpendicular, oblíquas e paralelas;

Planos oblíquos em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral.

Estratégias e recursos da aula

Professor, solicite a participação dos alunos os dividindo em grupos.

Utilize plástico para representar os planos, placas de isopor, cabos de uma vassoura para limpeza de tetos, muro ou paredes e o chão do colégio.

Os alunos deverão esticar o plástico nas situações contextualizadas. Exemplo: Figura 1

Solicite a ajuda de um aluno para que utilize o cabo da vassoura como uma reta, colocando-a perpendicular ao plano que contém a linha de terra. Figura 2

Pergunte ao aluno qual o nome da reta perpendicular ao plano que contém a linha de terra.

O aluno deverá responder que a reta é a reta de perfil.

Forneça papel e lápis ao aluno, e peça para representar a imagem do plano, com seus traços e a reta perpendicular ao plano. Figura 3.

Sugere-se trabalhar com os alunos da mesma forma, modificando somente os planos de projeção.

Para o plano paralelo a linha de terra ou rampa, um aluno executará as mesmas tarefas. Fig. 4

Pergunte ao aluno qual o nome da reta perpendicular ao plano paralelo a linha de terra ou de nível.

O aluno deverá responder que é a reta de perfil.

Forneça papel e lápis ao aluno, e peça para representar a imagem do plano, com seus traços e a reta perpendicular ao plano. Figura 5.

E para o último plano da aula, solicite um aluno, para responder sobre o plano genérico. Fig.6

O aluno deverá representar as imagens do plano genérico com seus traços e identificar a reta de perfil perpendicular ao plano. Figura 7  

Atividade 1:

Nessa atividade utilizaremos sucata para criar bastões que representarão as retas perpendiculares aos planos:

1. Pegue tiras de jornal e oriente-os para enrolarem em volta de uma vareta de churrasco, cole no final a ponta do jornal e retire a vareta.
Podemos confeccionar, com a participação dos alunos, uma grande quantidade de bastões      

Solicite aos alunos que identifiquem os planos e as retas perpendiculares.

Atividade 2:

Sugere-se que a turma seja dividida em 3 grupos.
Cada grupo deverá escolher um plano ensinado na aula prática (no pátio do colégio) e em seguida criar maquetes reduzidas para serem apresentados em uma exposição do colégio.

  1. Sugere-se que as maquetes sejam feitas de placas de isopor brancas que representarão os planos de projeção, e placas coloridas, os planos que contém as retas perpendiculares.
  2. As retas poderão ser representadas de "palitos de churrasco", pois podem ser espetados na posição perpendicular aos planos.

Sugerimos que sejam apresentadas as imagens abaixo para facilitar na produção de maquetes dos grupos, contribuindo para a melhor percepção e visualização espacial.

Imagens auxiliares da aula prática:

Atividade 3:

Professor, separe a turma em grupos. Traga para sala de aula formas espaciais em seguida, solicite que identifiquem os planos estudados (plano que contém a linha de terra, plano genérico e plano paralelo a linha de terra).

Sugerimos essas imagens:

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download: http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam reconhecer a reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra, ao plano Que Contém a Linha de Terra e ao plano Genérico?

Os alunos souberam representar a imagem da reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra, do Plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico?

Os alunos souberam Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra, ao plano Que Contém a Linha de Terra e ao plano Genérico?

Os alunos souberam resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra, do Plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.