02/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Reconhecer a reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra;
Representar a imagem da reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra;
Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra;
Resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra;
Reconhecer a reta perpendicular ao plano Que Contém a Linha de Terra;
Representar a imagem da reta perpendicular ao plano Que Contém a Linha de Terra;
Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano Que Contém a Linha de Terra;
Resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano Que Contém a Linha de Terra;
Reconhecer a reta perpendicular ao plano Genérico;
Representar a imagem da reta perpendicular ao plano Genérico;
Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano Genérico;
Resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano Genérico.
Posições relativas de retas: Perpendicular, oblíquas e paralelas;
Planos oblíquos em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral.
Professor, solicite a participação dos alunos os dividindo em grupos.
Utilize plástico para representar os planos, placas de isopor, cabos de uma vassoura para limpeza de tetos, muro ou paredes e o chão do colégio.
Os alunos deverão esticar o plástico nas situações contextualizadas. Exemplo: Figura 1
Solicite a ajuda de um aluno para que utilize o cabo da vassoura como uma reta, colocando-a perpendicular ao plano que contém a linha de terra. Figura 2
Pergunte ao aluno qual o nome da reta perpendicular ao plano que contém a linha de terra.
O aluno deverá responder que a reta é a reta de perfil.
Forneça papel e lápis ao aluno, e peça para representar a imagem do plano, com seus traços e a reta perpendicular ao plano. Figura 3.
Sugere-se trabalhar com os alunos da mesma forma, modificando somente os planos de projeção.
Para o plano paralelo a linha de terra ou rampa, um aluno executará as mesmas tarefas. Fig. 4
Pergunte ao aluno qual o nome da reta perpendicular ao plano paralelo a linha de terra ou de nível.
O aluno deverá responder que é a reta de perfil.
Forneça papel e lápis ao aluno, e peça para representar a imagem do plano, com seus traços e a reta perpendicular ao plano. Figura 5.
E para o último plano da aula, solicite um aluno, para responder sobre o plano genérico. Fig.6
O aluno deverá representar as imagens do plano genérico com seus traços e identificar a reta de perfil perpendicular ao plano. Figura 7
Atividade 1:
Nessa atividade utilizaremos sucata para criar bastões que representarão as retas perpendiculares aos planos:
1. Pegue tiras de jornal e oriente-os para enrolarem em volta de uma vareta de churrasco, cole no final a ponta do jornal e retire a vareta.
Podemos confeccionar, com a participação dos alunos, uma grande quantidade de bastões
Solicite aos alunos que identifiquem os planos e as retas perpendiculares.
Atividade 2:
Sugere-se que a turma seja dividida em 3 grupos.
Cada grupo deverá escolher um plano ensinado na aula prática (no pátio do colégio) e em seguida criar maquetes reduzidas para serem apresentados em uma exposição do colégio.
Sugerimos que sejam apresentadas as imagens abaixo para facilitar na produção de maquetes dos grupos, contribuindo para a melhor percepção e visualização espacial.
Imagens auxiliares da aula prática:
Atividade 3:
Professor, separe a turma em grupos. Traga para sala de aula formas espaciais em seguida, solicite que identifiquem os planos estudados (plano que contém a linha de terra, plano genérico e plano paralelo a linha de terra).
Sugerimos essas imagens:
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download: http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam reconhecer a reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra, ao plano Que Contém a Linha de Terra e ao plano Genérico?
Os alunos souberam representar a imagem da reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra, do Plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico?
Os alunos souberam Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra, ao plano Que Contém a Linha de Terra e ao plano Genérico?
Os alunos souberam resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano Paralelo a Linha de Terra, do Plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!