Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construção de um metatexto: a elaboração de um Guia Turístico

 

03/09/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Empreender pesquisa sobre a cidade onde vive para a elaboração de um Guia Turístico.

Analisar, selecionar e sintetizar os dados coletados na pesquisa.

Elaborar textos para compor um Guia Turístico, estabelecendo uma relação de persuasão entre o enunciador e o enunciatário.

Desenvolver habilidades de descrição, análise e interpretação das informações obtidas sobre a cidade pesquisada.

Identificar, problematizar e analisar como se textualiza textos de outra semiose para a escrita.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos) - 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para desenvolver esta proposta de trabalho, os alunos devem ter:

. domínio de habilidades de leitura e de escrita.

. habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.

. domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.

. habilidade de identificação de informações explícitas.

Além disso, é preciso que os alunos conheçam a cidade onde vivem, seus pontos turísticos e principais informações.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

 Inicie a aula, perguntando aos alunos se eles conhecem a cidade onde vivem: os pontos turísticos, os bairros, as ruas principais, a história do lugar.

Ouça as considerações dos alunos. Registre as indicações que fizerem.

Leve para a sala um mapa da cidade onde vivem. Peça para os alunos indicarem os bairros onde moram. Se houver mais alunos de cada bairro, tanto melhor.

Ao fazer isso, peça que observem que bairros têm maior representatividade na sala. Compare os dados. Veja que bairro obteve maior número de alunos moradores e o que menos obteve também. Essa pesquisa pode ser estendida a outras turmas da escola. Os próprios alunos podem entrevistar os colegas de outras salas e registrar os dados obtidos.

Forneça os resultados dessa pesquisa feita em sala de aula e na escola para o professor da área de Exatas. Assim, ele poderá trabalhar os resultados na linguagem dos gráficos, tanto na criação dos mesmos, quanto na análise também.

Pergunte aos alunos se eles fossem secretários de turismo da cidade onde vivem, que lugares indicariam como os melhores, os pitorescos e aqueles que consideram os mais agradáveis.

Leve para a sala de aula, alguns exemplares de guias turísticos de sua cidade. Divida a turma em grupos e peça que cada um leia um exemplar, para observarem os lugares indicados e o tipo de texto e de linguagem utilizados nesse gênero textual. Pergunte também que lugares não foram enumerados e que deveriam estar presentes.

Os exemplos abaixo são de guias de minha cidade, Belo Horizonte. Veja:

http://images.americanas.com.br/produtos/item/66/0/66057g.gif 

(Acesso em 21/08/2010)

http://www.cdlbh.com.br/fotos/Guia%20Minas%20conteudo%20site.jpg 

(Acesso em 21/08/2010)

http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=100829059_6093.jpg&v=O

(Acesso em 21/08/2010) 

http://www.cenarc.com.br/press/2002_guiaTuristicoBH.jpg 

(Acesso em 21/08/2010)

Registre todas as observações no mural da sala ou, se preferir, crie um Blog para postagens de imagens e observações dos lugares a serem indicados pelos alunos e de outros pontos a serem tratados durante essa sequência didática.

Apresente um vídeo com imagens, caso já exista, sobre a cidade onde vivem.

Diponibilizo para a sua apreciação, professor, um vídeo sobre a minha cidade, Belo Horizonte. Ei-lo:

http://www.youtube.com/watch?v=ZR_szbwLkWQ  

(Acesso em 21/08/2010)

Convide um colega da área de Geografia e peça que apresente aos alunos alguns dados relevantes sobre a cidade onde vivem. Dados etnográficos, demográficos, cartográficos, aspectos do clima, relevo e vegetação predominantes da localidade.

O uso do laboratório de informática ou de recursos audiovisuais serão fundamentais para a melhor compreensão dos dados que serão apresentados.

Convide também alguns profissionais da área de turismo para uma mesa redonda em sala de aula: um agente, um guia, um turismólogo, um representante da secretaria de turismo de sua região. Com a presença e a participação dessas pessoas, os alunos poderão se informar melhor sobre a cidade onde vivem.

Oriente-os, anteriormente, na elaboração de perguntas a serem feitas, em como a mesa redonda será conduzida. Estabeleça quais os alunos farão o registro do evento. Indique ou pergunte quem se interessa, dentre os alunos, a ser os mediadores. Explique que o papel do mediador, em uma mesa redonda, é de articular as partes envolvidas no debate, estabelecendo uma ordem de fala e participação dos integrantes da mesa. Os participantes que farão e responderão perguntas e que estabelecem o diálogo durante as apresentações são os debatedores. Uma dica é que o mediador estabeleça um tempo para as perguntas dos alunos aos entrevistados e que, a partir das respostas, possam acontecer as discussões.

Como atividade, peça que os alunos registrem o que aprenderam, criem um Blog para postar os registros. Em "Recursos Complementares" há uma aula já disponível no Portal do Professor com orientações valiosas de como criar um Blog para a turma. Acesse-a e verifique a facilidade em criá-lo.

Assim, tanto você, quanto seu colega da área de Geografia poderão verificar o que os alunos apreenderam da aula e como eles se expressam através da língua escrita.

Aula 2

Professor,

Convide um colega professor de História para dar todo o suporte teórico para os alunos. Ele será capaz de apontar com propriedade, os principais fatos da origem da cidade e dos bairros.

Leve seus alunos ao laboratório de informática e promova uma pesquisa orientada. Indique os sites que acessarão, para conhecer a história da cidade onde vivem e a origem dos bairros. É importante que o professor faça um paralelo entre a cidade de outrora e a nova e atual.

Em relação à cidade onde moro hoje, há um link que sugiro para a sua apreciação e a de seus alunos:

http://bairrosdebelohorizonte.webnode.com.br 

(Acesso em 21/08/2010)

Juntamente à explanação do professor de História, convide uma pessoa da comunidade escolar que tenha mais idade e experiência, que possa dar um depoimento para os alunos sobre algumas curiosidades da cidade e como era no passado.

Peça aos alunos que tragam à sala de aula, fotos que tiverem da cidade. Podem ser tanto antigas, quanto atuais. Faça uma exposição das imagens, obedecendo a uma linha de tempo. Assim, os alunos poderão visualizar melhor a evolução do município onde moram. Acerca das imagens da exposição, peça para os alunos escreverem legendas informando os nomes dos lugares, as datas e alguma curiosidade ou observação sobre as fotos.

Há um projeto em minha cidade muito interessante. Os moradores revelam o que mais os impressiona na cidade e declaram todo o seu amor pelo município. O projeto se chama:

http://www.recicloweb.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/11/eu_amo_bh_radicalmente.jpg 

(Acesso em 22/08/2010)

São vários vídeos que foram veiculados pela mídia.

Hoje, o projeto já ganhou uma nova versão:

http://www.meninadoceu.com.br/novo/noticias/2a55b09e83.jpg 

(Acesso em 22/08/2010)

Veja um dos videos veiculados pela mídia:

http://www.youtube.com/watch?v=EspGUnwMKew 

(Acesso em 22/08/2010)

Outros vídeos estão disponibilizados em:

http://www.euamobhradicalmente.com.br 

(Acesso em 22/08/2010)

Proponha um trabalho similar para seus alunos.

Utilize o Blog criado como via de publicação dos trabalhos de seus alunos. Peça que façam vídeos caseiros, com declarações dos alunos sobre os bairros onde moram. Há celulares e máquinas digitais que fazem filmagens tão bem quanto filmadoras.

Se eles utilizarem músicas para o fundo musical, que privilegiem os artistas da cidade, para valorizar a cultura local. Para essa atividade, a turma pode ser dividida em grupos.

Aula 3

Professor,

Inicie a aula, apresentando os vídeos caseiros dos grupos. Depois, proponha para os alunos que façam um Guia Turístico da cidade com um enfoque diferente: a partir da curiosidade em conhecer os bairros e não apenas os pontos turísticos de uma maneira geral.

O Guia Turístico pode ser virtual. Oriente seus alunos a criarem um site ou investirem na reformulação do Blog já criado. Convide o(s) professor(es) da área de Línguas, para em parceria, traduzirem junto aos alunos em outras línguas, tais como: inglês, francês, espanhol e italiano.

Ao redigirem os textos, promova a revisão, orientando os alunos para a utilização de uma linguagem mais formal e objetiva. Além da sua supervisão permanente, faça a troca de textos entre os próprios alunos, para que eles mesmos possam apontar sugestões para a melhoria das produções.

Aula 4

Professor,

Divulgue o Blog de Turismo nos veículos de imprensa de sua escola, de sua cidade. Mostre-o para as outras turmas. Convide as pessoas envolvidas no projeto: professores, entrevistados da mesa redonda, a comunidade escolar. Caso tenha em sua escola, utilize a lousa eletrônica ou apresente o Blog com um data-show. Assim, todos os presentes assistirão aos vídeos criados pelos grupos, os textos do Guia Turístico de Bairros e os registros de todo o trabalho realizado.

Ofereça-o à Secretaria de Turismo de sua cidade. Seria uma forma de agregar ao Guia Turístico que já é utilizado esse novo formato sob uma nova perspectiva de leitura.

Recursos Complementares

Eis algumas sugestões de links para enriquecer sua aula:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259  - Aula sobre Blog - Acesso em 22/08/2010

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7217  -Aula com sugestão de um jogo para conhecer melhor a cidade - Acesso em 22/08/2010

Avaliação

Professor,

Esta proposta desenvolvida permite que seja observado como está o desenvolvimento do aluno/turma. Pode-se avaliar, no processo, o desempenho do aluno quanto à capacidade de produção oral e escrita, as estratégias de pesquisa, a criatividade na seleção de recursos utilizados nos vídeos caseiros dos bairros, a sua capacidade de ler, de selecionar, de relacionar, de sintetizar e de produzir novos textos, entre outros.

Avalie os modos de interação dos alunos nos  grupos de trabalho  e na construção de reflexão sobre os temas em discussão: ele produz seu próprio ponto de vista? Como se dá essa construção? 

Em relação aos temas gramaticais, aspectos textuais e leitura/escrita de diferentes gêneros textuais, você deve eleger o foco do que deseja avaliar e trabalhar. Por exemplo, como se constrói textos narrativos? Como extrapolar as informações dos textos lidos? Que elementos gramaticais são importantes para que os alunos construam textos coerentes e coesos?

Enfim, decida, com base nas necessidades de seus alunos, que conteúdos serão trabalhados conjuntamente para a melhoria da qualidade dos textos a serem produzidos ao fim da proposta de aula.

É ainda muito importante ouvir os alunos na hora da avaliação, para que se descubra realmente o nível de aprendizado que tiveram sobre o assunto específico e a forma como fazem uso da expressão escrita e oral da língua.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.