19/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Obs.: A aula deverá ser realizada no laboratório de informática com recursos de internet e projeção. O professor iniciará a aula perguntando aos alunos em alto e bom tom: QUEM AQUI NUNCA ESCUTOU e/ou FALOU:
- Enganei um bobo... Na casca do ovo! |
OU
Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato. Cinco, seis, chegou minha vez Sete, oito, comer biscoito Nove, dez, comer pastéis. |
OU
Uni, duni,tê Uni, duni, tê, Salamê, minguê, Um sorvete colorê, O escolhido foi você! |
Depois do questionamento, o professor explicará aos alunos que esses versinhos que todos dizem e que, geralmente, são ensinados por outros colegas ou pela família fazem parte da tradição popular de uma comunidade. Para adivinhar o nome dos versinhos que são recitados em brincadeiras de crianças e possuem uma rima fácil, o professor dividirá a turma em duas equipes e brincará com o jogo da forca. Ganha o grupo que primeiro acertar.
http://3.bp.blogspot.com/_HY8xnYd1os8/SKcvunnHRxI/AAAAAAAAAFk/lpyi_r6pXA4/s320/casamento_homem.gif
Atividade 2
O professor exibirá aos alunos um vídeo com muitas parlendas para que os aprendizes tenham noção desse tipo de tradição de cultura oral:
Parlendas
http://www.youtube.com/watch?v=JWexCu1WDMk
OBS.: Neste vídeo, as parlendas estão contempladas ao longo dos primeiros 4’10”.
Os alunos tendo visto o vídeo se sentirão mais seguros para pesquisar sobre parlendas na internet. E nesse momento, a tarefa dos alunos, em grupos de 4, será essa: pesquisar por parlendas na internet.
Importante: professor, você antecipadamente ao preparar a aula já pode selecionar alguns sites bons para que os alunos pesquisem. Seguem alguns:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/218592
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21
http://www.mingaudigital.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=29
A sua escolha por decidir em indicar sites vai depender dos letramentos já trabalhados com seus alunos. Se forem capazes sozinhos de entrarem em sites de buscas e realizarem pesquisa na internet, ótimo. Caso não sejam, o aconselhado é que você indique os sites, podendo, inclusive, desenvolver um tutorial. Pesquisadas as parlendas, os alunos anotarão 5 exemplos que serão depois vocalizados/apresentados por eles à turma.
Atividade 3
Tendo escrito as parlendas, os alunos se prepararão para a recitação delas.
Importante: professor, aproxime-se de cada grupo para acompanhar como está sendo preparada a vocalização. Dê dicas não somente quanto à oralização, mas, sobretudo, de expressão corporal e organização espacial. Assim, a recitação ficará muito mais divertida.
Aula 2
Atividade 1
O professor ainda no laboratório de informática exibirá um livro de parlendas disponibilizado parcialmente na internet pelo site:
http://www.bookess.com/read/470-livro-das-parlendas/
Escolherá alguma parlenda do livro ou ainda escolherá qualquer outra parlenda para trabalhar suas características formais. Fará isso apenas oralmente. Veja um modelo:
"Lá em cima do piano Tem um copo de veneno Quem bebeu , morreu O culpado não fui eu. Lá na rua vinte e quatro A mulher matou um gato Com a sola do sapato O sapato estremeceu A mulher morreu O culpado não fui eu." |
1) De quem é o piano?
2) De onde ele surgiu?
3) Quem é a mulher?
4) Quem não é o culpado?
5) Há palavras que combinam os sons? Quais?
6) O texto é grande?
7) Qualquer pessoa pode recitar essa parlenda?
8) É necessário algum movimento específico para recitar essa parlenda?
9) Quem ensina esse tipo de texto a outras pessoas?
10) Esse tipo de texto existe há muito tempo?
11) Alguém é dono do texto?
12) Por que esse tipo de texto é importante?
Desses questionamentos, no quadro, o professor anotará o conceito de parlenda construído coletivamente com os alunos.
Importante: professor, aproveite o momento para valorizar o folclore brasileiro. Sugestão:
As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo. Texto disponível em: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm |
Atividade 2
FESTIVAL DE PARLENDAS
Formalizado o conceito e tendo conhecido várias parlendas, os alunos agora escolherão algumas para apresentar num festival de parlendas organizado pelo professor envolvendo toda escola. O professor será o organizador do evento e contará com monitores para ajudá-lo. Os monitores serão justamente os alunos que tiveram um estudo sobre a temática: parlendas.
Para leitura do professor:
A importância das parlendas para a aprendizagem: http://www.lourdinas.com.br/blogs/index.php?idblog=139
Lista de atividades que podem ser realizadas por meio de parlendas: http://www.scribd.com/doc/26445472/Atividades-com-Parlendas
Ler e escrever com parlendas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=727
Os alunos serão avaliados em relação: à pesquisa de parlendas; à compreensão do que sejaM parlendas e da importância delas para a valorização da cultura popular (por meio dos questionamentos relaizados na atividade 1 da aula 2); à particpação no festival de parlendas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/10/2011
Quatro estrelasque nosso ensino seja sempre através dessas divertidas produções criado de punhos