Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ler e escrever com Parlendas

 

22/09/2008

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Realizar antecipações e interpretações durante a leitura; ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura; desenvolver habilidades de expressão escrita e oral; desenvolver a atitude de colaboração.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento sobre quais são as parlendas conhecidas dos alunos.
Estratégias e recursos da aula

1ª. Etapa:


Lendo parlendas...


Para iniciar o trabalho é importante saber quais parlendas os alunos conhecem e comentar que muitas parlendas são conhecidas também como canções. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo A Velha a Fiar.
 

Após exibição do vídeo, distribui-se cópias da parlenda e propõe-se que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Proponha o jogo de acompanharem a leitura com o dedo até que o vídeo seja colocado em pause para que comparem em que palavra pararam, verificando se estâo conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito. Após exploração da parlenda nesse jogo, solicita-se que descubram parlendas diferentes, perguntando a familiares e amigos.

 

2ª. Etapa:

Escrevendo parlendas...

Na aula seguinte, organize duplas para escrita de uma das parlendas pesquisadas. Nesse momento é importante cuidar para que os agrupamentos sejam produtivos, organizando os alunos de forma que tenham saberes diferentes a serem compartilhados. Todos os alunos podem ser incluídos na escrita da parlenda, mesmo aqueles que ainda não não lêem e escrevem convencionalmente. Uma possibilidade é oferecer jogos de letras-móveis para que cada participante da dupla coloque uma letra, justificando até que ponto a parlenda escolhida foi escrita.

 

3ª. Etapa:

Compartilhando parlendas...

As parlendas escolhidas irão compor um livro acompanhado de CD de audio, com as duplas apresentando-as. Deve-se propor aos alunos observarem como é a organização de um livro: capa, dados de autoria, sumário... Coletivamente escolham o que irão colocar na capa, se haverá ilustração, etc. Para gravar o CD utilize microfone e os computadores do laboratório de informática da escola. É muito simples:

1. Plugar um microfone no PC.

2. Abrir o gravador, apontando para Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Entretenimento > Gravador de Som:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/11
4.985.048-50/img/gravador.jpg


3. A partir dali, é só começar a gravar os sons e salvar o resultado!

 Algumas parlendas para o professor também apresentar aos alunos:
 

Lá em cima do piano,
Tem um copo de veneno.
Quem bebeu morreu.
O azar foi seu!

 


Fui no cemitério,
Tério, tério, tério,
Era meia noite,

Noite, noite, noite,

Tinha uma caveira,

veira, veira, veira,
Era vagabunda,
Bunda, bunda, bunda,
Olha o respeito,
Peito, peito, peito

 

Hoje é domingo,
Pé de cachimbo.
O cachimbo é de ouro,
Bate no touro.
O touro é valente,
Bate na gente.
A gente é fraco,
Cai no buraco.
O buraco é fundo,
Acabou-se o mundo.


Rei, capitão,
Soldado, ladrão.
Moça bonita
Do meu coração

 

Um, dois,
Feijão com arroz,
Três, quatro,
Feijão no prato,
Cinco, seis,
Fico freguês,
Sete, oito,
Comer biscoito,
Nove, dez,
Comer pastéis.

 

Meio dia,
Panela no fogo,
Barriga vazia.
Macaco torrado,
Que vem da Bahia,
Fazendo careta,
Pra dona Sofia.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A velha a fiar Vídeo
Avaliação
Observe se os alunos que ainda não lêem convencionalmente lançam mão de estratégias de leitura para localizar o trecho da parlenda, perguntando-lhes sempre "como sabem que está escrito ali" . Observe se os alunos que já escrevem com hipótese alfabética têm avanços na escrita das parlendas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 148 classificações

  • Cinco estrelas 82/148 - 55.41%
  • Quatro estrelas 60/148 - 40.54%
  • Três estrelas 5/148 - 3.38%
  • Duas estrelas 0/148 - 0%
  • Uma estrela 1/148 - 0.68%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Iraneide Souza, ESC MUNICIPAL LUIS PAULINO DE SIQUEIRA , Pernambuco - disse:
    souza.iraneide@yahoo.com.br

    19/08/2013

    Quatro estrelas

    Uma excelente ideia, gostei muito e vou trabalhar com minha turma.


  • Umberto dos santos Crescencio, Instituto de Educação Superior Acreano Euclides da Cunha , Acre - disse:
    betosantos.acre@gmail.com

    02/07/2013

    Quatro estrelas

    Adorei, vou tentar fazer na Escola que estou estagiando.Achei super interessante, esta de parabéns!!!!!!!!


  • Roberta Costa, Nós Somos o Amanhã , Bahia - disse:
    betaboneca-1@hotmail.com

    10/08/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito, estava procurando uma atividade sobre parlenda e encontrei esse e mim apaixonei


  • maria da paz pereira, escola municipal MONTEIRO LOBATO , Bahia - disse:
    mariadapaz23@hotmail.com

    20/02/2012

    Quatro estrelas

    Muito bom! Vou começar trabalhar um projeto proposto no estado da BAHIA . pACTO .Estou pesquisando e aqui encontrei otimas sugestões.Parabéns!


  • Edy Lais de Oliveira Morais, fnc , São Paulo - disse:
    lais_nivea@hotmail.com

    06/02/2012

    Cinco estrelas

    Amei! pois essas aulas ajudam muito o professor ,a usar a criatividade com significado.Com certeza o professor terá ótimo resultado na aprendizagem do aluno


  • BRUNO LEONARDO , ESCOLA MUNICIPAL GERALDO PEREIRA DE SOUZA , Minas Gerais - disse:
    brunobatmg@hotmail.com

    20/12/2011

    Cinco estrelas

    QUERIA DESDE JÁ,AGRADECER POR VCS EXISTIREM E SEREM TÃO DEDICDOS NO QUE FAZEM,COM ISSO VCS SÓ TENDEM A NOS AJUDAR ,QUE É O MEU CASO QUE ESTOU INICIANDO NA MUSICALIZAÇÃO EM SALA DE AULA,MUITO OBRIGADO.


  • maria josé, Alexandre pereira lima , Goiás - disse:
    airam_ferreira@hotmail.com

    10/12/2011

    Cinco estrelas

    sim , é muito interessante pois os mesmo gostam de comentar essa foi uma otima idéia q vou usar em sala. bom natal


  • felipe, coasa , Bahia - disse:
    felipe@hotmail.com

    26/08/2011

    Uma estrela

    muito chato cade o titulo


  • denise torres, CMEI Mahatma Gandhi , Piauí - disse:
    maxdenise1@yahoo.com.br

    08/08/2011

    Cinco estrelas

    maravilha vou adaptar essa aula para educação infantil parabéns aos autores e co-autores!


  • ROSINEIDE MARIA F. FERREIRA, ESCOLA ESTADUAL ALFREDO ASHCAR , São Paulo - disse:
    rm.fidelis@hotmail.com

    22/07/2011

    Cinco estrelas

    EU GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO COM PARLENDA, EU SEMPRE TRABALHO COM PARLENDA PORÉM SÓ NA ORALIDADE E ESCRITA.MAS COM CERTEZA VOU REVER AS MINHAS AULAS COM PARLENDAS UTILIZANDO OUTROS RECURSOS.PARABÉNS PELO SEU BELÍSSIMO TRABALHO.


  • Sonia Regina , Instituto da Paz , São Paulo - disse:
    soniarib09@hotmail.com

    17/07/2011

    Cinco estrelas

    Adorei, pela primeira vez estou a procura de plano de aula e percebi que não estou fora do entendimento sobre aula em parlenda. Obrigado!


  • marcia regina, EBM. Luiz Cândido da Luz , Santa Catarina - disse:
    marcia_reginadossantos2008@hotmail.com

    26/06/2011

    Quatro estrelas

    Valeu,seu trabalho vem do encontro com a minha proposta de alfabetização,vejo que ñ estou sozinha,possibilitando a turma toda aprender.


  • elisete, E. M. DOM JOSÉ DE HAAS , Minas Gerais - disse:
    elisetemoreiradacosta@yahoo.com

    19/05/2011

    Cinco estrelas

    Eu gostaria de saber quantas palavras tem a parlenda do jacaré? eu amei as sugestoes dadas


  • DANIELA PARRA LUIZON, JOAQUIM PASSOS E SILVA PROF EMEF , São Paulo - disse:
    dani_luizon@hotmail.com

    04/04/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sequencia e da O.D. muito bem explicada!!!


  • Miqueline Gomes Moreira, EEEF COMANDANTE VITAL ROLIM , Paraíba - disse:
    miqueline_gomes@hotmail.com

    02/04/2011

    Cinco estrelas

    Bastante interessante


  • Maria Claudiana Rodrigues Lages, JI SEMENTINHA , Maranhão - disse:
    claudianavg09@hotmail.com

    27/03/2011

    Quatro estrelas

    Trabalhar com parlenda na alfabetização é Super interessante pois leva a criança a imaginar, pensar, refletir sobre o mundo que a cerca. Gostei. Parabéns Claudiana.


  • maria celestina de barros garonci, EE GOV JUSCELINO KUBITSCHEK , Minas Gerais - disse:
    celestina_barros@hotmail.com

    21/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante. Achei a metodologia abrangente. Obrigada! Celestina


  • maria celestina de barros garonci, EE GOV JUSCELINO KUBITSCHEK , Minas Gerais - disse:
    celestina_barros@hotmail.com

    21/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante sua aula. Vou aplicá-la sem dúvida. Eu trabalho sempre com parlendas mas não conseguia ser tão abrangente como sua sugestão. Obrigada! Celestina


  • MARINALVA BARBOSA DOS SANTOS, Secretaria Municipal de Educação de AMAPORA , Paraná - disse:
    m.b.s1@hotmail.com

    25/02/2011

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO ,POIS QUEM AINDA NÃO SABE LER ESSE CONTEUDO É DE MUITA VALIA PARA AQUELES QUE AINDA NÃO SABEM LER CONVENCIONALMENTE.


  • marina martins teles, PREF MUN DE AGUA BOA , Mato Grosso - disse:
    marinamteles@gmail.com

    23/02/2011

    Cinco estrelas

    adorei, tudo que contribui para um bom desempenho na educação é muito bom, pois, é assim que adquirimos novos metodos para ensinar, copartilhando idéias.


  • Francimara Fernandes Caprioli Hubel, EE CASTELO BRANCO , Mato Grosso do Sul - disse:
    francimara@hotmail.com

    16/02/2011

    Quatro estrelas

    Eliane amei a sua aula, com certeza vou me apropriar da sua ideia, para poder enriquecer a minhaaula. com sua autorização claro.


  • Rosa Ferreira da Silva Santos , EMEF CDHU ENCOSTA NORTE , São Paulo - disse:
    car.amba.meu@hotmail.com

    28/01/2011

    Cinco estrelas

    Eliane amei sua aula com parlendas, afinal ler, cantar e encantar com essa rica cultura que temos é realmente apaixonante. Vou me apropriar deste material para enriquecer mais nossas aulas, durante todo este ano. Valeu!


  • Maria Isabel Gomes da Silva, ESCOLA MUNICIPAL KARLA PATRICIA , Pernambuco - disse:
    misabelgs001@gmail.com

    20/01/2011

    Cinco estrelas

    Gostei, vou procurar adaptá-la ao meu grupo classe e, dessa maneira implementar minhas aulas de leitura e escrita. 20/01/2011


  • MARIA VANISIA JACINTO DA SLVA, ESC MUL MONSENHOR PEDRO MAGNO DE GODOY , Pernambuco - disse:
    vanisia.nita@hotmail.com

    13/01/2011

    Cinco estrelas

    Amei sua aula.Você aplicou uma belísima didática! Parabéns


  • Zenakilsa Andrade de Brito, EMEF EUFLAUDIZIA RODRIGUES , Paraíba - disse:
    zenakilsa-kilsa@bol.com.br

    10/12/2010

    Cinco estrelas

    Eliane gostei muito da sua aula, a aprendizagem da leitura e da escrita utilizando o gênero textual perlenda e bastante atrativo para crianças nesta faixa etária, observei também a utilização de diversas mídias como vídeo , DVD , TV e computador inseridos no contextos das aulas, e o agrupamento de alunos baseando-se nos níveis de aprendizagem da leitura e escrita leva a uma boa troca de experiência


  • Evandronilza Mendes Araujo Lucena, EMEF VIRGINIUS DA GAMA E MELO , Paraíba - disse:
    evaaraujo82@hotmail.com

    10/12/2010

    Cinco estrelas

    Estudar com parlendas é uma forma muito atrativa pois trata-se de uma linguagem clara e animada.


  • genilson suoza leal, E M E I F JOSE EDVAR COELHO FROTA , Pará - disse:
    bizado30@hotmail.com

    26/11/2010

    Cinco estrelas

    gostei muita desta aula, parabans!


  • vanderleia aparecida de castro souza, EM GILBERTO JOSE TANUS BRAZ , Minas Gerais - disse:
    vancastro40@gmail.com

    25/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito das estratégias usadas, principalmente a criação do CD. Os alunos dessa forma interagem mais com aula.


  • Terezinha Gomes da Silva, ESCOLA ESTADUAL LUDOVICO DA RIVA NETO , Mato Grosso - disse:
    terezinhagomesilva@gmail.com

    25/11/2010

    Cinco estrelas

    Essa atividade é excelente ajuda muito no processo ensino aprendizagem, porque faz os alunos relacionar a fala a escrita.


  • Carmem Landmann, ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DAS FLORES , Mato Grosso - disse:
    carmem_landmann@hotmail.com

    23/11/2010

    Quatro estrelas

    achei ótimo a estratégia para introduzir a aula, pois é de suma importância levar em consideração o que o aluno já sabe e exibir um vídeo como motivação para dar continuidade a aula


  • Rosangela Galego Pereira, ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DAS FLORES , Mato Grosso - disse:
    rosangelagalego@yahoo.com.br

    22/11/2010

    Quatro estrelas

    Sua contribuição é ótima pois os alunos gostam de parlendas, e também da para estar utilizando vários recursos tecnológicos como tv,video, computador,que eles adoram pois a aula é mais motivadora, e de acordo com cada realidade da para se fazer algumas adequações.


  • mirna maier, COL ESTADUAL JOSE LANGE , Rio Grande do Sul - disse:
    mirnam9@gmail.com

    15/11/2010

    Cinco estrelas

    As crianças adoram parlendas, é uma excelente tecnica de alfabetização, também para tornar a leitura oral fluente nas demais series, e estimular a produçaõ escrita ,desenvolvendo a imaginação e rima


  • Patricia Rodrigues Ruiz, PREF MUN DE ASSIS BRASIL , Acre - disse:
    prodriguesruiz@ig.com.br

    14/11/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula é excelente.


  • Fernanda Grasiele Eustáquio de Faria, CENTRO DE EDUCACAO INFANTIL MUNICIPAL DR OSVALDO ALVARES DA SILVA , Minas Gerais - disse:
    nandagef@gmail.com

    28/09/2010

    Três estrelas

    Achei que pode-se fazer alguns ajustes de acordo com a realidade de cada turma...


  • Alessandra Miranda, E.M.Ricardo de Morais Azevedo , Minas Gerais - disse:
    amiranda342@gmail.com

    17/09/2010

    Quatro estrelas

    A atividade proposta por Elaine Cândida émuito funcional: o tema é de atrativo para a criançada e as estratégias foram bem elaboradas.Gostei de sua proposta, da metodfologia e de como conduziu o processo de elitura e escrita depalavras.Acredito que o êxito tenha sido inevitável. Bom trabalho,até a próxima.


  • Thais Kaline Lemos Sampaio, UI DO TRIANGULO , Maranhão - disse:
    thaiskalinedp@hotmail.com

    16/09/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela ideia, praticarei com meus alunos, espero que eles gostem. Bjim


  • daniela de oliveira montrezor, MATILDE REBELATO PIFFER EMEI , São Paulo - disse:
    danimontrezor@hotmail.com

    31/08/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a ideia da aula vou utilizar nas minhas aulas!!!


  • Andréa Emerenciana da Silva Assumpção, ESC EST CECILIA PINTO , Amapá - disse:
    aassumpcao96@gmail.com

    26/08/2010

    Quatro estrelas

    gostei da atividade, vou praticar com meus alunos


  • Ione, EE PAULO PINHEIRO CHAGAS , Minas Gerais - disse:
    ione.depaula@hotmail.com

    25/08/2010

    Quatro estrelas

    Trabalho com parlendas e me acrescentou umas ideias que somarão para ajudar no processo de alfabetização.


  • Izildinha de Fátima Ribeiro Silva, MARIA FERNANDA LOPES PIFFER EMEB , São Paulo - disse:
    zildafilhos682@hotmail.com

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei! Estou trabalhando com o Projeto de parlendas com minha classe. Percebi que os mesmos estão avançando tanto nas habilidades de expressão, escrita e oral.


  • Kelle Dias Souto, COL EST PROF ALFREDO NASSER , Goiás - disse:
    kellediassouto@gmail.com

    19/08/2010

    Quatro estrelas

    adorei!


  • renata suandy dos reis nascimento, ESCOLA MORRO DOS LOPES , Bahia - disse:
    renata.suandy@hotmail.com

    13/08/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a aula vai me ajudar muito nessa semana do folclore


  • Sandra, Esc. Mun. Parque dos Milagres , Pernambuco - disse:
    sandradasilva@ig.com.br

    11/08/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns!!!! A sua aula ficou ótima. Copiei o vídeo para trabalhar com meus alunos.Abraços.


  • MARCIA LUCENA DOS SANTOS SOUSA, Secretaria Municipal de Educação de PALMAS , Tocantins - disse:
    mlucena34@gmail.com

    09/08/2010

    Cinco estrelas

    MARAVILHOSO! PARABÉNS PELA AULA. ADOREI E JÁ COPIEI!


  • ilva lopes de souza, EE FREI FRANCISCO , Minas Gerais - disse:
    ilva_lopes@yahoo.com.br

    02/08/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom pretendo trabalhar na minha escola pois trabalhamos sempre o projeto Folclore. Tenho toda uma historia do meu pai pois é um velhinho de 84 anos e faz parte ndo folclore da minha cidade. Ele é mestre da música reconhecido em Brasilia.....No meu orkut tem várias fotos dele. Só procurar Ilva lopes - Malacacheta mg....


  • IRANI, Guine Bissau - disse:
    iranipinheiro@yahoo.com.br

    26/07/2010

    Quatro estrelas

    Foi ótima a aula!!! parabéns Posso usá-las como sugestões para os meus professores? aguardo resposta abraços


  • Odaleia Amorim Barbosa de Alencar , Escola Raimunda Maia Pinheiro , Pará - disse:
    odaleia.alencar@holmaiol.com

    19/07/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito,vou compartilhar com meus colegas, pois na minha escola trabalhamos o projeto folclore todo o mes de agosto,


  • Ivanilda Barbosa Estrela Franco, COL COMERC MUN LIMA GUIMARAES , Minas Gerais - disse:
    ivanildafranco@yahoo.com.br

    08/07/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, amei esse trabalho, vou aplicá-lo em minhas aulas, meus alunos agradecem!


  • Iza Thaís da Cruz Siqueira, ESCOLA O PEQUENO BANDEIRANTE , Mato Grosso - disse:
    izathais@hotmail.com

    07/06/2010

    Quatro estrelas

    ah bem legall gostei bastante


  • vera lucia ribas graeff, ESC EST ENS FUN ALMIRANTE CUSTODIO JOSE DE MELLO , Rio Grande do Sul - disse:
    vribasg@gmail.com

    28/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da tua sugestão desta aula. Os alunos adoram fazer este tipo de atividade! Já trabalhei parecido, com jogos e brincadeiras eles aprendem mais fácil!


  • Gisele Lara da Silva, EEPG MARECHAL RONDON , Mato Grosso - disse:
    gilaracunha@hotmail.com

    26/05/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da forma de trabalhar com parlendas, aqui na escola esta sugestão será aceita, pois decidimos trabalhar com alunos com dificuldades de leitura.


  • Elikênia Silva Martins, GR MUL PIO CAVALCANTE DE MELO , Paraíba - disse:
    elikenia_martins@hotmail.com

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    Excelente! Acho muito interessante esse novo método de educar. Parabéns!


  • Ruth Simões Duarte, ESC EST SILVA DOURADO , Tocantins - disse:
    profrsd@gmail.com

    16/04/2010

    Cinco estrelas

    Excelente idéia. A Parlenda é uma leitura prazerosa, além disso, faz paarte do cotidiano dos alunos, e essa intimidade propicia uma aprendizagem mais significativa. Parabéns!


  • Elieth Chaves Correa, ESC MUN ENS FUN PROFESSORA MARIA RAMIS , Rio Grande do Sul - disse:
    elieth.chaves@hotmail.com

    12/04/2010

    Cinco estrelas

    Tambem gosto de trabalhar com parlendas


  • João pereira sousa filho, escola e. f. cel. josé pinheiro pessoa , Ceará - disse:
    pastor.joaofilho@hotmail.com

    03/04/2010

    Quatro estrelas

    muito bom,torna o aluno mais participativo e desperta neles o hábito da leitura.


  • Marina Barbosa dos Santos, EE ARACILDA CÍCERO CORRÊA DA COSTA , Mato Grosso do Sul - disse:
    marinabarbosasantos@hotmail.com

    30/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito de sua aula.


  • Ana celia pereira silva, ESC MUN PROF ANTONIO FARIAS , Tocantins - disse:
    ana.Nycolle@hotmail.com

    29/03/2010

    Três estrelas

    sua aula foi otima parabens.


  • Alzeni Alves Oliveira dos Santos, Escola Municipal Professora Vanda Paiva , Alagoas - disse:
    alzeni.santos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professora Eliane gostei muito de sua metodologia aplicada ao texto parlendas, pois trata de um gênero que causa bastante animo e interação durante as aulas. As propostas são muito interessantes, a apresentação do vídeo chama a atenção do aluno; o canto com os textos escritos é uma ótima estratégia e antecipação de leitura ao aluno em processo de alfabetização; esse trabalho propicia a interação das crianças com o texto ajudando-os a desenvolver certas habilidades de escrita.


  • Edna Ventura dos Santos, EEEFM CEL ALUIZIO PINHEIRO FERREIRA , Rondônia - disse:
    edna.vd@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima essa aula Eliane vai contibuir com um projeto que estou desenvolvendo aqui com meus alunos.


  • Francisca \Alves de Oliveira Sliva , ESC MUL JOSE PEREIRA DA CRUZ , Tocantins - disse:
    franciscaalves@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    uma ótima aula gostei muito


  • cleunicegodinho, MARIANINHA QUEIROZ PROFA , São Paulo - disse:
    cleunicegodinho@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otima


  • Cátia Guimarães Monteiro Teixeira, EM PROF. JOÃO CÂNDIDO DE SOUZA , Mato Grosso do Sul - disse:
    catinhaguimaraes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão dessa aula, idéia simples e super criativa. Parabéns!


  • maria Célia Fogaça, ALVARO GONCALVES PROF EMEF , São Paulo - disse:
    macelfog@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da aula com parlendas,pois as crianças avançam em suas hipóteses de leitura e escrita de maneira lúdica.


  • Maria das Dores Ferreira da Silva, ESCOLA ESTADUAL ARCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO , Tocantins - disse:
    mary_unitins@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalho de erxcelente qualidade... Parabéns e obrigado por clarear as nossas idéias!!!


  • josue, Josue do Nascimento Araujo , Minas Gerais - disse:
    ka_belin_h@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    eu gostei muito


  • Eliane Barbosa de Lima, ESCOLA DE ENSINO FUND PROFª CARMELITA C GAMA , Alagoas - disse:
    elianebarbosadelima464@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A metodologia do Projeto, demonstra que os alunos aprenderão de forma descontraida. Gostei muito da cuminância, onde os alunos poderão ouvir e visualizar as atividades realizadas por eles através de cd e da construção do livro.


  • Rosecleide, Creche Municipal Ver. Benedito Elias Pereira , São Paulo - disse:
    rosevalspt@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O trabalho com parlendas é muito importante para as crianças, por isso achei a sua aula muito interessante.


  • ana maria flores arruda, PREF MUN DE SOROCABA , São Paulo - disse:
    ana_flor_arruda@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    sua sugestão de aula está na medida certa todos participam e avança no processo de leitura e escrita.Já fiz algo parecido e percebi a importância de agrupar aluno não muito distantes das suas hipótises silábicas.


  • CIRA ROCHA DE OLIVEIRA HANCOCK, ESCOLA MUNICIPAL PEDRO BARBOSA JUNIOR , Alagoas - disse:
    cirahancock@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula é um show , amei. Acredito na potencialidade da mudança após recursos como estes. Ela foi muito feliz na elaboração da mesma.Parabéns! Boa sorte. Fica com DEUS que ele é tudo.


  • Maria Iolanda de Almeida, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ALFREDO MACHADO , Ceará - disse:
    mariaiolandalmeida@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nota excelente


  • Dorivânia Rodrigues Gitti, Secretaria Municipal de Educação de PEREIRA BARRETO , São Paulo - disse:
    dori_gitti@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, adorei, parabens


  • Elaine Alves Queiróz, JALILE ABDALLA BUHRER PROFA EMEI , São Paulo - disse:
    hellaine.alves@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito,assim as crianças aprendem de forma divertida pois as parlendas muitas vezes são engraçadas. bom trabalho!


  • Maria Helena Soares Roque, EEEFM JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA , Rondônia - disse:
    hele.nasr@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eliane, adorei sua sugestão. Você está de parabéns, pois é uma aula muito instigadora e desenvolve no aluno o gosto pela leitura que, hoje é umas das tarefas mais díficil e também muito necessária no cotidiano pedagógico.


  • Angecilene Genésio Ferreira Ribeiro, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL N SRA DE LOURDES , Paraíba - disse:
    angecilene@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    No colégio em que atuo realizamos um trabalho anual sobre parlendas com crianças de cinco anos. E, ao final do ano colhemos frutos maravilhosos, pois a maioria das crianças concluem o ano no nível silábico-alfabético. Parabéns!!!


  • Tânia Elizabete Vinholi Gonçalves, EM PADRE JOSÉ DE ANCHIETA , Mato Grosso do Sul - disse:
    taniavinholi@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei magnifica a sua aula. Eu também trabalhei diversos gêneros textuais e a velha a fiar estava no meio do desenvolvimento do trabalho. abraços Tânia Vinholi


  • Magnolia do Cramo Carvalho Pereira, Secretaria Municipal de Educação de CACULE , Bahia - disse:
    magnolia_cle@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Que recurso maravilhoso, tenho a missão agora de divulgar esse site para todos os professores da rede, inclusive para mim mesma, pois além de ser coordenadora geral do 1º ao 5º ano na Rede Municipal, tambem sou professra de Biologia na Rede Estadual. A avaliacao só poderá ser excelente. Parabéns pela iniciativa.


  • Sayonara Cruz do Nascimento, ESCOLA MUNICIPAL LILIAN SANTANA , Bahia - disse:
    nara_nascimento1978@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O nosso País possui uma riquíssima cultura, e essa diversidade deve ser trabalhada em nossa sala de aula, aproveitando tanto o histórico do aluno como também formando parcerias com os familiares e amigos,(comunidade) essas atividades sugeridas abrem este espaço, é um tema muito rico e gostoso de ser desenvolvido para ambos...Parabéns e Obrigada!!!


  • Robson da Silva Gois, ESC MUN TEREZINHA SANTANA DOS SANTOS , Sergipe - disse:
    rbsgois@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Ótimo


  • Gledson Saboia Teles, Escola Municipal Couto de Magalhães , Roraima - disse:
    gst.gledson@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Otima sua aula, vai me servir como exemplo.


  • Florcena Ferreira, EEEFM RODOLFO AUGUSTO TRECHAUD E. CURVO , Mato Grosso - disse:
    rick.caue@brturbo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    PROFESSOR, ADOREI SUA PROPOSTA. INCLUSIVE USEI-A COM MINHA TURMA E O TRABALHO FICOU EXCELENTE. GRANDE ABRAÇO.


  • Míriam Pacheco da Silva Seixas, EM CARLINDA RITTA DA SILVA , Minas Gerais - disse:
    miriampsseixas@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gosto muito de usar parlendas, cantigas populares, cantigas de roda e aos poucos consigo introduzir conceitos de: espaço entre palavras, reconhecer letras e palavras, etc. O resultado é que os alunos aprendem gradativamente e tem sua percepção sobre leitura e escrita mais avançada e com maior qualidade. Sem o terror de ter que decodificar palavras de forma silábica. Outro ponto importante é que com práticas como essa os alunos deixam de usar somente a memoriazação e passam a usar o raciocínio.


  • Rita de Cássia Almeida Silva , Núcleo de Tecnologia Educacional Iporá , Goiás - disse:
    cassiaalmeida@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    As crianças aprendem a cultura, além de trabalherem a leitura e a escrita.


  • Maria Estela de Oliveira Serrão, CE JOSE DE ANCHIETA , Maranhão - disse:
    estelaserrao@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante


  • marcilene escudeiro ramos, Escola Dalzira , São Paulo - disse:
    marcyescudeiroramos@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula.Sou alfabetizadora há doze anos. Também gosto muito de trabalhar com parlendas.Mas muitos de nossos alunos desconhecem algumas parlendas. É preciso resgatar nossas origens folclóricas, ensinando brincadeiras, cantigas e até mesmo brinquedos.


  • lucimara lopes pereira, PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE PERUÍBE , São Paulo - disse:
    luiz.p.goes@terra.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Considero muito importante a preocupação com os agrupamentos produtivos, pois garantem a troca de informações entre os alunos e tal interação é fundamental para que os alunos avancem em suas hipóteses de escrita e ampliem suas estratégias de leitura


  • IRACI ALVES FERREIRA, EMPG SELVINO DAMIAN PREVE , Mato Grosso - disse:
    iraciaferreiraa@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    OLÁ. GOSTEI MUITO DA AULA MUITO CRIATIVA E SIGNIFICANTE.PARABÉNS PELA ÓTIMA AULA.


  • MARIA GORETE LIMA DE CARVALHO SILVA, UNIFE UNIAO SOCIAL SANTA FE , Tocantins - disse:
    mariaglcsilva@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    OTIMA


  • giscard vieira pedroso dos santos, ODILON LEITE FERRAZ , São Paulo - disse:
    giscardvp@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito criativa...


  • Florcena Ferreira, EEEFM RODOLFO AUGUSTO TRECHAUD E. CURVO , Mato Grosso - disse:
    rick.caue@brturbo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    PROFESSORA, PERDOE-ME. POIS DIGITEI RÁPIDO E FALTOU A LETRA A(PROFESSORA). ABRAÇOS.


  • marizilda Lemes Neves, DOSULINA CHENQUE CHAVES DE ANDRADE PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    mari-neves@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão. Parabéns


  • JÉSSICA KASSIA HOTHOVOLPHO SONAGLIO, ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE , Mato Grosso - disse:
    JESSICAL_OIRA@HOTMAIL.COM

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    BOA TARDE!!! ADOREI A AULA PROFESSORA ELIANE, OS MATERIAIS UTILIZADOS FORAM DE FÁCIL ACESSO, E A AULA EM SI FOI MUITO BEM APLICADA E ADOREI TAMBÉM AS OBSERVAÇÕES A SEREM FEITAS NA AVALIAÇÃO. PARABÉNS.


  • silvia regina passarini aniquiarico, BARTYRA DE AQUINO NORONHA PROFA EMEFEI , São Paulo - disse:
    silvia_pasniq@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom o seu trabalho.... Parabéns!


  • Maria Iolanda de Almeida, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ALFREDO MACHADO , Ceará - disse:
    mariaiolandalmeida@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente. Pela sugestão de como elaborar um plano de aula com todos seus procedimentos e também pelo detalhamento do conteúdo exposto.


  • Alderzi Parreira de Mendonça, EEPSG ALEXANDRE LEITE , Mato Grosso - disse:
    alderziparreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Bem Interessante. Ajuda na alfabetização dos alunos.


  • ALCIDIA PAVAN, EMEB JARDIM PARAISO , Mato Grosso - disse:
    adsspmt@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Cara Professora Eliane parabéns pelo tema, pois este tema é de muita importância no processo de produção textual, pois além de possibilitar e viabilizar aos alunos, o acesso às leituras de acordo com o seu meio através de leitura prazerosa, desperta o interesse do aluno pela leitura e escrita, propiciando o prazer de aprender através de diferentes linguagens. Unindo a leitura e a arte.Tive a oportunidade de alfabetizar fazendo uso de parlendas e foi muito gratificante. Grande abraço Alcidia.


  • VANISE SOUSA NÓBREGA DIAS, EMEF MINISTRO ALCIDES CARNEIRO , Paraíba - disse:
    vanisesousadias@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima atividade Capaz de ser realizada com sucesso, mas para nós de escolas com pouca estrutura de informática torna-se enviável a gravação do CD por causa da falta de computadores e de pessoas que saibam fazer este tipo de gravação computadorizada, mas não que dizer que não podemos grava um fita cassete no aparelho de som tradicional. Parabéns! Vanise


  • Arliete Aparecida Vignoli, PEDRINA POMPEU BASTOS E.M , São Paulo - disse:
    arliete.vignoli@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalho com uma turma de terceira série. Geralmente temos alunos com dificuldades ortográficas e também dificuldades de leitura. Trabalhar com parlendas é extremamente importante pois, após conhecerem o texto de memória passam a ter autonomia de leitura do mesmo. Isso é ótimo, aumenta a auto estima quando passam a perceber que ja conseguem ler. Todos deveria experimentar. um abraço.


  • Altair Joao Pinto, EEEFM OLAVO RODRIGUES DA COSTA , Espírito Santo - disse:
    altairpeixe@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, gostei muito de sua aula e a criatividade. Vc está de parabén! abçs.....


  • maria margarida ferreira nazario, EMEF MARIA NILDA SALAI STAHELIN , Santa Catarina - disse:
    margo_nazario@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito bom


  • chemman alexndre almeida, PREF MUN DE HORIZONTE , Ceará - disse:
    chesgil@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, esta aula é prazerosa para os alunos foi uma nova experiencia para nós professores de nossa estabelecimento


  • Eliane Ribeiro, PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE PERUÍBE , São Paulo - disse:
    nany9390@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito das atividades ,principalmente as que proporcionam atividades com alunos em diferentes níveis de aprendizagem,pois acredito que este tipo de agrupamento é de suma importancia para o desenvolvimento dos alunos.


  • Maria Iolanda de Almeida, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ALFREDO MACHADO , Ceará - disse:
    mariaiolandalmeida@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nota excelente


  • Maria da Abadia Pereira da Silva, Escola Tapirapé , Mato Grosso - disse:
    silvaabadia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito interessante envolver o processo de leitura por meio de parlendas, isso facilita para a criança codificar as palavras e ter gosto pela leitura, especialmente aquelas que tem mais dificudade.


  • Edilene Cristiano de Figueredo Valeriano, CENTRO EDUC CIDADE ENCANTADA , Santa Catarina - disse:
    edvaleriano@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, pois realiso este tipo de leitura com parlendas ou com textos literários, sempre buscando levar em consideração o que o educando já sabe. Fico feliz de saber que estou no caminho certo.


  • MARLUCE LEITE MANCIO MOURA, ESC MARIA AUCILENE CALIXTO ALVES , Acre - disse:
    marluceleitemm@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente Trabalho, se trabalhado com seriendade, com certeza colheremos bons frutos.


  • LILIAN VASCONCELOS PEDROZA, ESC INDÍGENA INFANTIL PROF.TIAGO MONTALVO , Amazonas - disse:
    vplilian09@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! esta aula está super criativa. Acredito que os alunos irão demonsrar um grande interesse por esta atividade. Aulas diferenciadas como esta é que tornam significativas para as crianças.


  • Márcia Aparecida Messias Santana, VERA LUCIA C.BARRETO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    marciauabcedemp@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante a sugetão da professora. E muito me agradou a ideia da gravação do CD de parlendas. Acredito que com essa estratégia a leitura e a escrita passarão a ter um significado mais amplo para o aluno. Parabéns!


  • Arliete Aparecida Vignoli, PEDRINA POMPEU BASTOS E.M , São Paulo - disse:
    arliete.vignoli@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalho com uma turma de terceira série. Geralmente temos alunos com dificuldades ortográficas e também dificuldades de leitura. Trabalhar com parlendas é extremamente importante pois, após conhecerem o texto de memória passam a ter autonomia de leitura do mesmo. Isso é ótimo, aumenta a auto estima quando passam a perceber que ja conseguem ler. Todos deveria experimentar. um abraço.


  • Marcia Pinheiro da Cunha, E E E F INGLES DE SOUZA , Pará - disse:
    marciallpedro@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Genial trabalhar com parlendas usando um recurso auditivo. Gostei muito..


  • Nilda Tigre Soares Louzada Lopes, EEEFM CEL ALUIZIO PINHEIRO FERREIRA , Rondônia - disse:
    adlints@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá professora. tambem gosto muito de trabalhar com palendas. No ano passado fiz um trabalho parecido com o seu. Foi muito bom. As crianças ficarma apaixonadas. E o resultado do trabalho foi maravilhoso. Parabens pelo que voce fez.


  • Angela Maria Pereira Alho, ESCOLA REGIME DE CONVENIO ESPECIAL SEMENTE DO FUTURO APAE , Pará - disse:
    angelaalho23@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Este material subsidia o professor a observar o processo de aprendizagem do aluno, e desafia o mesmo a buscar novos conhecimentos. Leva o professor a estudar mais. NO caso da Educação especial, combatemos preconceitos que excluem as pessoas do Sisterma regular de ensino. E devemos estar atentos ao desenvovimento do processo da escrita e da leitura de nossos alunos, para promovermos sua alfabetização, e não contribuir com este processo excludente.


  • Lídice Silva da Cunha, ESCOLA MUNICIPAL NOVA DO BAIRRO DA PAZ , Bahia - disse:
    lidicecunha@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, pois a Parlenda e um texto que as crianças adoram, pois estimula o aluno a vencer certas dificuldades na pronuncia e a memorizar a sequencia adequada da parlenda. O fato de produzir um Cd e bastante estimulante e prazeroso para os alunos , pois poderão ouvir as suas produções.


  • CLIDINEIA MARQUES DAS NEVES FERREIRA, WILMA RAGAZZI BOCCARDO PROFA , São Paulo - disse:
    clidineiapc@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    PARABÉNS PROFESSOR POR COLOCAR EM JOGO ATIVIDADES REFLEXIVAS COM SEUS ALUNOS,POIS ATRAVÉS DELAS OS ALUNOS PODEM VALIDAR E TORNAR SIGNIFICATIVA SUA APRENDIZAGEM .PARTINDO DE TEXTOS QUE OS ALUNOS CONHECEM DE COR PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE LEITURA.AMEI TAMBÉM O VÍDEO DA VELHA.


  • Maria Iolanda de Almeida, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ALFREDO MACHADO , Ceará - disse:
    mariaiolandalmeida@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nota excelente


  • Marilurdes Carvalho Nascimento, CE ALVES CARDOSO , Maranhão - disse:
    marilurdes91@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Tudo que vem inovar o letramento de crianças e adolescentes é de grande valia.Gostei muito dos procedimentos.


  • Lucineia Ferreira de Sá, E.M.E.F. JOSE RONALDO ARAGAO , Rondônia - disse:
    lucineia.sa@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá Elaine, adorei sua aula, Ler e escrever com parlendas, toda criança gosta de cantar brincando, é assim que elas se sentem quando estão cantando ou falando uma parlenda. É mais fácil de decorar e a criança consegue ler mesmo sem saber ler convencionalmente, conseguindo ajustar a linguagem escrita da linguagem falada. Eu sempre trabalho com diversos tipos de texto são enriquecedores. Se tiver mais sugestões de atividades para trabalhar na alfabetização eu ficaria muito feliz em receber. Obrig


  • Aneilza Sanntos Duarte, Escola Municipal Paulo Freire , Mato Grosso - disse:
    aneilzasantosduarte@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    viagei por um mundo de fantasias. Foi fantástica esta experiência! Parabéns pela iniciativa de expor seu modo de trabalhar com seus alunos. Amei e também trabalho desta forma e acredito sempre que as crianças aprendem mais rápido e com prazer, quando inserimos a ludicidade. parabéns!


  • Eliane Barbosa de Lima, Escola Carmelita Cardoso Gama CAIC - UFAL , Alagoas - disse:
    elianebarbosadelima464@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei bastante do desenrrolar das aulas, principalmente da cuminância. Dessa maneira os alunos também se empolgarão, pós poderão visualizar as atividades realizadas por eles. E os pais podem acompanhar a aprendizagem dos seus filhos.


  • Orminda Melgueiro da Silva, ESC.EST.SANTA ISABEL , Amazonas - disse:
    omelsilva@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Isabel Cristina Manito Monteiro, ESC EST ENS FUN PROTASIO DIOGO DE JESUS , Rio Grande do Sul - disse:
    isabelmanito@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adoro trabalhar com paralendas, pois ajudam a desenvolver a oralidade e incentivam os alunos no processso de aquisiçao de leitura e escrita.


  • maria daniele da silva guilherme buzinaro, CECILIA MEIRELES E M E FUND , Paraná - disse:
    danibu_82@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    olá, parabéns pela aula! muito interessante. abraço.


  • Damares Aparecida Campos, ILDETE MENDONCA BARBOSA PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    damares_dada@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Que legal!!! Muito boa sugestão de aula!!! Divertida e interessante! Interessante unir textos tão “antigos” à recursos tão contemporâneos. Parabéns!


  • Arliete Aparecida Vignoli, PEDRINA POMPEU BASTOS E.M , São Paulo - disse:
    arliete.vignoli@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalho com uma turma de terceira série. Geralmente temos alunos com dificuldades ortográficas e também dificuldades de leitura. Trabalhar com parlendas é extremamente importante pois, após conhecerem o texto de memória passam a ter autonomia de leitura do mesmo. Isso é ótimo, aumenta a auto estima quando passam a perceber que ja conseguem ler. Todos deveria experimentar. um abraço.


  • Maria Elizabete de Oliveira Lopes, ESC EST ENS FUND ADELAIDE ALVIM , Rio Grande do Sul - disse:
    betinhaolopes@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o trabalho com parlendas acho que elas são ótimas para trabalhar ritmo na leitura.


  • Caroline Fraga Feijó, ESC.EST.ENS.FUND.WALT DISNEY , Rio Grande do Sul - disse:
    caroline_feijo@yahho.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Oi, Eliane! muito criativa a sugestão da tua aula e fazendo uso dos recursos tecnólogicos de fácil acesso e que com certeza os alunos adoraram e não esquecerão da aula. Parabéns! Carol


  • Ana Maria Baptistella Ferreira Darcie, EMEF Professor Germinal Ferrari , São Paulo - disse:
    Anamariadarcie3@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito bom,. Parabéns.


  • angélica maria vaz arce, EM PROF. JOÃO BAPTISTA , Mato Grosso do Sul - disse:
    angelvaz2006@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom esse plano de aula ou projeto. Achei rico em informação.


  • Irene de Fátima Tessaro Laverde, ESCOLA EST. PROFª MARINÊS FÁTIMA DE SÁ TEIXEIRA , Mato Grosso - disse:
    tessarolaverde@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Otimo dinamica


  • liliam branco de araújo, EM PROF. VIRGÍLIO ALVES DE CAMPOS , Mato Grosso do Sul - disse:
    libraraujo@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá Eliana Candida Pereira, percebi que fez o levantamento do conhecimento prévio do aluno, quando praticou as antecipações para saber o que o seu aluno sabia sobre parlenda, ou quais parlenda conhecia, e inferências colocando para ele que muitas parlendas são conhecidas como canções realmente conduziu a ele compreender que a linguagem falada pode ser escrita, e como a maneira de distribuir os alunos para a escrita colaborativa também foi bacana...


  • DEBORAH ADRIANA TONINI MARTINI CESAR, LEONICE DE AQUINO OLIVEIRA , São Paulo - disse:
    mundodedeborah@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito lindo o projeto. Parabéns!!!!


  • nacira maria da costa, PREF MUN DE TIMOTEO , Minas Gerais - disse:
    naciracosta@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito, ja´trabalho com parlendas e so enriquece as nossas aulas.muito bom.


  • katia cristina de moura, EM PROFA ELITA BARBOSA DA FONSECA , Rio Grande do Norte - disse:
    katiam8@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    gostei da aula ,eu sempre trabalho com parlendas ,mas de forma diferente,vou pegar algumas dicas e implementar minhas aulas.


  • Maria Collini de Moraes, ANTONIO CAVAGLIERI PROF.EMEIF , São Paulo - disse:
    collinimoraes@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens pelo projeto e de compartilha-lo com todos.Vou guardá-lo para futuramente usá-lo. Beijos!!!!!!!!!!!


  • Maria Imaculada da Silva Oliveira, Escola Municipal 7 de Setembro , Rio Grande do Sul - disse:
    mimaculadasilva@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei seu plano....


  • Viviane Couto de Andrade, ESC MUN ENS FUN MONTEIRO LOBATO , Rio Grande do Sul - disse:
    vicouto77@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a aula! Essa paralenda (que eu nem sabia que era), é ótima. Apresentei aos alunos cantada pelo grupo Palavra Cantada. Nós temos um livro de músicas onde eles colaram a música escrita e depois desenharam. Para a sala fizemos uma lista conforme a seqüência e depis m exercício de numeração, conforme a seqüência no caderno. Tenho uma colega que dramatizou a paralenda, juntamente com os alunos, utilizando o corpo. Parabéns pela criatividade!


  • EDI MARY DA LUZ, EEB DR GEORG KELLER , Santa Catarina - disse:
    edimarydaluz2009@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    bastante criativa a aula, eu diria divertida . mas bunda não é palavrão ? até a próxima . edi mary


  • Maria Nilze Rufino de Melo, ESC MUL SAO FRANCISCO DE ASSIS , Rio Grande do Norte - disse:
    rmarianilze@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Cara colega Eliane, trabalhar a leitura e escrita com parlendas é muito proveitoso, pois é possivel, atingir o universo sensivel da criança,através de uma linguagem simbólica, expandir seus conhecimentos, enriquecer com novas experiências e despertar nela uma curiosidade maior sobre a vida, as pessoas, os animais e o mundo que o cerca. Permita sugerir algumas atividades: trabalhar o jogo das rimas; Trabalhar o texto lacunado; leitura e escrita dos números; jogo do tangram; caçando palavras...


  • Ester Correa de Almeida, E.M. TEREZINHA SOUZA , Pará - disse:
    estercorreadealmeida@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    parabéns pala dica.Tenho certeza que será uma aula maravilhosa.


  • Silvana Carvalho Feliciano Cavalcanti, MEXICO 70 CRECHE MUN , São Paulo - disse:
    silvana.fel@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo! AS parlendas divertem a garotada e a aprendizagem acontece brincando.


  • Marcela Beatriz Aquino Nunes, ESC EST DE I G GAL CAETANO DE ALBUQUERQUE , Mato Grosso - disse:
    marcela_cuiaba@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o portal do professor...


  • hellen, Faculdade Integradas Simonsen-RJ , Rio de Janeiro - disse:
    hellenalmeidadasilva@ymail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula acheibem dinãmica!!E resgata parlendas que hoje são dificilmente usadas pelas crianças.


  • divina silva oliveira martins, ESC EST TRAJANO COELHO NETO , Tocantins - disse:
    divinasom@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Nossa muito boa esta aula. Ótima para o incentivo à leitura. Com certeza vai colaborar para a prática em mina sala de aula também. Beijos


  • Suely do Prado Oliveira Didone, Secretaria Municipal de Educação de MIRASSOL D'OESTE , Mato Grosso - disse:
    didone13@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    otimo


  • katia regina domingos, CRECHE MUNICIPAL ALDEIA DOS CURUMINS , Rio de Janeiro - disse:
    krdrj@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    aula excelente


  • ANDREA BATISTA DOS SANTOS, CIEP 338-ESCOLA MUNICIPALIZADA CÉLIA RABELO , Rio de Janeiro - disse:
    andrea.batistadossantos201@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Trabalhar com textos conhecidos e duplas produtivas sempre traz bons resultados. Parabéns pelo planejamento. Chamo a atenção para avaliação que servirá como "luz" para futuros planejamentos... Um forte abraço da colega, Andrea


  • Patrícia dos Anjos Moreira, ESCOLA MUNICIPAL TIA CLARISSE , Bahia - disse:
    euanjobom@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sugestão que você apresentou em sua aula. Vou tentar fazer em minha turma de alfabetização, já que estou trabalhando com parlendas e cantigas de roda.


  • Elyanis Fernandes jara, EM VALDETE ROSA DA SILVA , Mato Grosso do Sul - disse:
    elyanisj@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otimo, dinâmica, bem Interessante. Ajuda na alfabetização dos alunos trabalhar com textos conhecidos e duplas produtivas sempre traz bons resultados. Parabéns


  • Débora dos Santos Silva, E.E.E.F.M. Graciliano Ramos , Rondônia - disse:
    deborasa1964@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Cara colega Eliane, parabéns pelo trabalho desenvolvido com parlendas, são atividades que os alunos gostam, aprendem brincando e cantando. Amo trabalhar com parlendas também, abraços


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.