22/09/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
1ª. Etapa:
Lendo parlendas...
Para iniciar o trabalho é importante saber quais parlendas os alunos conhecem e comentar que muitas parlendas são conhecidas também como canções. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo A Velha a Fiar.
Após exibição do vídeo, distribui-se cópias da parlenda e propõe-se que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Proponha o jogo de acompanharem a leitura com o dedo até que o vídeo seja colocado em pause para que comparem em que palavra pararam, verificando se estâo conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito. Após exploração da parlenda nesse jogo, solicita-se que descubram parlendas diferentes, perguntando a familiares e amigos.
2ª. Etapa:
Escrevendo parlendas...
Na aula seguinte, organize duplas para escrita de uma das parlendas pesquisadas. Nesse momento é importante cuidar para que os agrupamentos sejam produtivos, organizando os alunos de forma que tenham saberes diferentes a serem compartilhados. Todos os alunos podem ser incluídos na escrita da parlenda, mesmo aqueles que ainda não não lêem e escrevem convencionalmente. Uma possibilidade é oferecer jogos de letras-móveis para que cada participante da dupla coloque uma letra, justificando até que ponto a parlenda escolhida foi escrita.
3ª. Etapa:
Compartilhando parlendas...
As parlendas escolhidas irão compor um livro acompanhado de CD de audio, com as duplas apresentando-as. Deve-se propor aos alunos observarem como é a organização de um livro: capa, dados de autoria, sumário... Coletivamente escolham o que irão colocar na capa, se haverá ilustração, etc. Para gravar o CD utilize microfone e os computadores do laboratório de informática da escola. É muito simples:
1. Plugar um microfone no PC.
2. Abrir o gravador, apontando para Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Entretenimento > Gravador de Som:
3. A partir dali, é só começar a gravar os sons e salvar o resultado!
Algumas parlendas para o professor também apresentar aos alunos:
Lá em cima do piano,
Tem um copo de veneno.
Quem bebeu morreu.
O azar foi seu!
Fui no cemitério,
Tério, tério, tério,
Era meia noite,
Noite, noite, noite,
Tinha uma caveira,
veira, veira, veira,
Era vagabunda,
Bunda, bunda, bunda,
Olha o respeito,
Peito, peito, peito
Hoje é domingo,
Pé de cachimbo.
O cachimbo é de ouro,
Bate no touro.
O touro é valente,
Bate na gente.
A gente é fraco,
Cai no buraco.
O buraco é fundo,
Acabou-se o mundo.
Rei, capitão,
Soldado, ladrão.
Moça bonita
Do meu coração
Um, dois,
Feijão com arroz,
Três, quatro,
Feijão no prato,
Cinco, seis,
Fico freguês,
Sete, oito,
Comer biscoito,
Nove, dez,
Comer pastéis.
Meio dia,
Panela no fogo,
Barriga vazia.
Macaco torrado,
Que vem da Bahia,
Fazendo careta,
Pra dona Sofia.
Nome | Tipo |
---|---|
A velha a fiar | Vídeo |
Quatro estrelas 149 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/06/2014
Cinco estrelasadorei a sua proposta é me ajudou muito.vou continuar a acessar o seu portal pis é muito valioso. onbrigada.
19/08/2013
Quatro estrelasUma excelente ideia, gostei muito e vou trabalhar com minha turma.
02/07/2013
Quatro estrelasAdorei, vou tentar fazer na Escola que estou estagiando.Achei super interessante, esta de parabéns!!!!!!!!
10/08/2012
Cinco estrelasGostei muito, estava procurando uma atividade sobre parlenda e encontrei esse e mim apaixonei
20/02/2012
Quatro estrelasMuito bom! Vou começar trabalhar um projeto proposto no estado da BAHIA . pACTO .Estou pesquisando e aqui encontrei otimas sugestões.Parabéns!
06/02/2012
Cinco estrelasAmei! pois essas aulas ajudam muito o professor ,a usar a criatividade com significado.Com certeza o professor terá ótimo resultado na aprendizagem do aluno
20/12/2011
Cinco estrelasQUERIA DESDE JÁ,AGRADECER POR VCS EXISTIREM E SEREM TÃO DEDICDOS NO QUE FAZEM,COM ISSO VCS SÓ TENDEM A NOS AJUDAR ,QUE É O MEU CASO QUE ESTOU INICIANDO NA MUSICALIZAÇÃO EM SALA DE AULA,MUITO OBRIGADO.
10/12/2011
Cinco estrelassim , é muito interessante pois os mesmo gostam de comentar essa foi uma otima idéia q vou usar em sala. bom natal
26/08/2011
Uma estrelamuito chato cade o titulo
08/08/2011
Cinco estrelasmaravilha vou adaptar essa aula para educação infantil parabéns aos autores e co-autores!
22/07/2011
Cinco estrelasEU GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO COM PARLENDA, EU SEMPRE TRABALHO COM PARLENDA PORÉM SÓ NA ORALIDADE E ESCRITA.MAS COM CERTEZA VOU REVER AS MINHAS AULAS COM PARLENDAS UTILIZANDO OUTROS RECURSOS.PARABÉNS PELO SEU BELÍSSIMO TRABALHO.
17/07/2011
Cinco estrelasAdorei, pela primeira vez estou a procura de plano de aula e percebi que não estou fora do entendimento sobre aula em parlenda. Obrigado!
26/06/2011
Quatro estrelasValeu,seu trabalho vem do encontro com a minha proposta de alfabetização,vejo que ñ estou sozinha,possibilitando a turma toda aprender.
19/05/2011
Cinco estrelasEu gostaria de saber quantas palavras tem a parlenda do jacaré? eu amei as sugestoes dadas
04/04/2011
Quatro estrelasGostei muito da sequencia e da O.D. muito bem explicada!!!
02/04/2011
Cinco estrelasBastante interessante
27/03/2011
Quatro estrelasTrabalhar com parlenda na alfabetização é Super interessante pois leva a criança a imaginar, pensar, refletir sobre o mundo que a cerca. Gostei. Parabéns Claudiana.
21/03/2011
Cinco estrelasMuito interessante. Achei a metodologia abrangente. Obrigada! Celestina
21/03/2011
Cinco estrelasMuito interessante sua aula. Vou aplicá-la sem dúvida. Eu trabalho sempre com parlendas mas não conseguia ser tão abrangente como sua sugestão. Obrigada! Celestina
25/02/2011
Quatro estrelasGOSTEI MUITO ,POIS QUEM AINDA NÃO SABE LER ESSE CONTEUDO É DE MUITA VALIA PARA AQUELES QUE AINDA NÃO SABEM LER CONVENCIONALMENTE.
23/02/2011
Cinco estrelasadorei, tudo que contribui para um bom desempenho na educação é muito bom, pois, é assim que adquirimos novos metodos para ensinar, copartilhando idéias.
16/02/2011
Quatro estrelasEliane amei a sua aula, com certeza vou me apropriar da sua ideia, para poder enriquecer a minhaaula. com sua autorização claro.
28/01/2011
Cinco estrelasEliane amei sua aula com parlendas, afinal ler, cantar e encantar com essa rica cultura que temos é realmente apaixonante. Vou me apropriar deste material para enriquecer mais nossas aulas, durante todo este ano. Valeu!
20/01/2011
Cinco estrelasGostei, vou procurar adaptá-la ao meu grupo classe e, dessa maneira implementar minhas aulas de leitura e escrita. 20/01/2011
13/01/2011
Cinco estrelasAmei sua aula.Você aplicou uma belísima didática! Parabéns
10/12/2010
Cinco estrelasEliane gostei muito da sua aula, a aprendizagem da leitura e da escrita utilizando o gênero textual perlenda e bastante atrativo para crianças nesta faixa etária, observei também a utilização de diversas mídias como vídeo , DVD , TV e computador inseridos no contextos das aulas, e o agrupamento de alunos baseando-se nos níveis de aprendizagem da leitura e escrita leva a uma boa troca de experiência
10/12/2010
Cinco estrelasEstudar com parlendas é uma forma muito atrativa pois trata-se de uma linguagem clara e animada.
26/11/2010
Cinco estrelasgostei muita desta aula, parabans!
25/11/2010
Cinco estrelasGostei muito das estratégias usadas, principalmente a criação do CD. Os alunos dessa forma interagem mais com aula.
25/11/2010
Cinco estrelasEssa atividade é excelente ajuda muito no processo ensino aprendizagem, porque faz os alunos relacionar a fala a escrita.
23/11/2010
Quatro estrelasachei ótimo a estratégia para introduzir a aula, pois é de suma importância levar em consideração o que o aluno já sabe e exibir um vídeo como motivação para dar continuidade a aula
22/11/2010
Quatro estrelasSua contribuição é ótima pois os alunos gostam de parlendas, e também da para estar utilizando vários recursos tecnológicos como tv,video, computador,que eles adoram pois a aula é mais motivadora, e de acordo com cada realidade da para se fazer algumas adequações.
15/11/2010
Cinco estrelasAs crianças adoram parlendas, é uma excelente tecnica de alfabetização, também para tornar a leitura oral fluente nas demais series, e estimular a produçaõ escrita ,desenvolvendo a imaginação e rima
14/11/2010
Cinco estrelasEssa aula é excelente.
28/09/2010
Três estrelasAchei que pode-se fazer alguns ajustes de acordo com a realidade de cada turma...
17/09/2010
Quatro estrelasA atividade proposta por Elaine Cândida émuito funcional: o tema é de atrativo para a criançada e as estratégias foram bem elaboradas.Gostei de sua proposta, da metodfologia e de como conduziu o processo de elitura e escrita depalavras.Acredito que o êxito tenha sido inevitável. Bom trabalho,até a próxima.
16/09/2010
Quatro estrelasParabéns pela ideia, praticarei com meus alunos, espero que eles gostem. Bjim
31/08/2010
Quatro estrelasAdorei a ideia da aula vou utilizar nas minhas aulas!!!
26/08/2010
Quatro estrelasgostei da atividade, vou praticar com meus alunos
25/08/2010
Quatro estrelasTrabalho com parlendas e me acrescentou umas ideias que somarão para ajudar no processo de alfabetização.
24/08/2010
Cinco estrelasAdorei! Estou trabalhando com o Projeto de parlendas com minha classe. Percebi que os mesmos estão avançando tanto nas habilidades de expressão, escrita e oral.
19/08/2010
Quatro estrelasadorei!
13/08/2010
Quatro estrelasAdorei a aula vai me ajudar muito nessa semana do folclore
11/08/2010
Quatro estrelasParabéns!!!! A sua aula ficou ótima. Copiei o vídeo para trabalhar com meus alunos.Abraços.
09/08/2010
Cinco estrelasMARAVILHOSO! PARABÉNS PELA AULA. ADOREI E JÁ COPIEI!
02/08/2010
Quatro estrelasMuito bom pretendo trabalhar na minha escola pois trabalhamos sempre o projeto Folclore. Tenho toda uma historia do meu pai pois é um velhinho de 84 anos e faz parte ndo folclore da minha cidade. Ele é mestre da música reconhecido em Brasilia.....No meu orkut tem várias fotos dele. Só procurar Ilva lopes - Malacacheta mg....
26/07/2010
Quatro estrelasFoi ótima a aula!!! parabéns Posso usá-las como sugestões para os meus professores? aguardo resposta abraços
19/07/2010
Cinco estrelasGostei muito,vou compartilhar com meus colegas, pois na minha escola trabalhamos o projeto folclore todo o mes de agosto,
08/07/2010
Cinco estrelasParabéns, amei esse trabalho, vou aplicá-lo em minhas aulas, meus alunos agradecem!
07/06/2010
Quatro estrelasah bem legall gostei bastante
28/05/2010
Cinco estrelasGostei muito da tua sugestão desta aula. Os alunos adoram fazer este tipo de atividade! Já trabalhei parecido, com jogos e brincadeiras eles aprendem mais fácil!
26/05/2010
Quatro estrelasGostei da forma de trabalhar com parlendas, aqui na escola esta sugestão será aceita, pois decidimos trabalhar com alunos com dificuldades de leitura.
28/04/2010
Cinco estrelasExcelente! Acho muito interessante esse novo método de educar. Parabéns!
16/04/2010
Cinco estrelasExcelente idéia. A Parlenda é uma leitura prazerosa, além disso, faz paarte do cotidiano dos alunos, e essa intimidade propicia uma aprendizagem mais significativa. Parabéns!
12/04/2010
Cinco estrelasTambem gosto de trabalhar com parlendas
03/04/2010
Quatro estrelasmuito bom,torna o aluno mais participativo e desperta neles o hábito da leitura.
30/03/2010
Quatro estrelasGostei muito de sua aula.
29/03/2010
Três estrelassua aula foi otima parabens.
24/03/2010
Cinco estrelasProfessora Eliane gostei muito de sua metodologia aplicada ao texto parlendas, pois trata de um gênero que causa bastante animo e interação durante as aulas. As propostas são muito interessantes, a apresentação do vídeo chama a atenção do aluno; o canto com os textos escritos é uma ótima estratégia e antecipação de leitura ao aluno em processo de alfabetização; esse trabalho propicia a interação das crianças com o texto ajudando-os a desenvolver certas habilidades de escrita.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima essa aula Eliane vai contibuir com um projeto que estou desenvolvendo aqui com meus alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasuma ótima aula gostei muito
24/03/2010
Cinco estrelasOtima
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da sugestão dessa aula, idéia simples e super criativa. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da aula com parlendas,pois as crianças avançam em suas hipóteses de leitura e escrita de maneira lúdica.
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalho de erxcelente qualidade... Parabéns e obrigado por clarear as nossas idéias!!!
24/03/2010
Cinco estrelaseu gostei muito
24/03/2010
Quatro estrelasA metodologia do Projeto, demonstra que os alunos aprenderão de forma descontraida. Gostei muito da cuminância, onde os alunos poderão ouvir e visualizar as atividades realizadas por eles através de cd e da construção do livro.
24/03/2010
Quatro estrelasO trabalho com parlendas é muito importante para as crianças, por isso achei a sua aula muito interessante.
24/03/2010
Cinco estrelassua sugestão de aula está na medida certa todos participam e avança no processo de leitura e escrita.Já fiz algo parecido e percebi a importância de agrupar aluno não muito distantes das suas hipótises silábicas.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa aula é um show , amei. Acredito na potencialidade da mudança após recursos como estes. Ela foi muito feliz na elaboração da mesma.Parabéns! Boa sorte. Fica com DEUS que ele é tudo.
24/03/2010
Cinco estrelasNota excelente
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, adorei, parabens
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito,assim as crianças aprendem de forma divertida pois as parlendas muitas vezes são engraçadas. bom trabalho!
24/03/2010
Cinco estrelasEliane, adorei sua sugestão. Você está de parabéns, pois é uma aula muito instigadora e desenvolve no aluno o gosto pela leitura que, hoje é umas das tarefas mais díficil e também muito necessária no cotidiano pedagógico.
24/03/2010
Quatro estrelasNo colégio em que atuo realizamos um trabalho anual sobre parlendas com crianças de cinco anos. E, ao final do ano colhemos frutos maravilhosos, pois a maioria das crianças concluem o ano no nível silábico-alfabético. Parabéns!!!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei magnifica a sua aula. Eu também trabalhei diversos gêneros textuais e a velha a fiar estava no meio do desenvolvimento do trabalho. abraços Tânia Vinholi
24/03/2010
Cinco estrelasQue recurso maravilhoso, tenho a missão agora de divulgar esse site para todos os professores da rede, inclusive para mim mesma, pois além de ser coordenadora geral do 1º ao 5º ano na Rede Municipal, tambem sou professra de Biologia na Rede Estadual. A avaliacao só poderá ser excelente. Parabéns pela iniciativa.
24/03/2010
Quatro estrelasO nosso País possui uma riquíssima cultura, e essa diversidade deve ser trabalhada em nossa sala de aula, aproveitando tanto o histórico do aluno como também formando parcerias com os familiares e amigos,(comunidade) essas atividades sugeridas abrem este espaço, é um tema muito rico e gostoso de ser desenvolvido para ambos...Parabéns e Obrigada!!!
24/03/2010
Três estrelasÓtimo
24/03/2010
Quatro estrelasOtima sua aula, vai me servir como exemplo.
24/03/2010
Cinco estrelasPROFESSOR, ADOREI SUA PROPOSTA. INCLUSIVE USEI-A COM MINHA TURMA E O TRABALHO FICOU EXCELENTE. GRANDE ABRAÇO.
24/03/2010
Quatro estrelasGosto muito de usar parlendas, cantigas populares, cantigas de roda e aos poucos consigo introduzir conceitos de: espaço entre palavras, reconhecer letras e palavras, etc. O resultado é que os alunos aprendem gradativamente e tem sua percepção sobre leitura e escrita mais avançada e com maior qualidade. Sem o terror de ter que decodificar palavras de forma silábica. Outro ponto importante é que com práticas como essa os alunos deixam de usar somente a memoriazação e passam a usar o raciocínio.
24/03/2010
Quatro estrelasAs crianças aprendem a cultura, além de trabalherem a leitura e a escrita.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei sua aula.Sou alfabetizadora há doze anos. Também gosto muito de trabalhar com parlendas.Mas muitos de nossos alunos desconhecem algumas parlendas. É preciso resgatar nossas origens folclóricas, ensinando brincadeiras, cantigas e até mesmo brinquedos.
24/03/2010
Quatro estrelasConsidero muito importante a preocupação com os agrupamentos produtivos, pois garantem a troca de informações entre os alunos e tal interação é fundamental para que os alunos avancem em suas hipóteses de escrita e ampliem suas estratégias de leitura
24/03/2010
Quatro estrelasOLÁ. GOSTEI MUITO DA AULA MUITO CRIATIVA E SIGNIFICANTE.PARABÉNS PELA ÓTIMA AULA.
24/03/2010
Cinco estrelasOTIMA
24/03/2010
Cinco estrelasMuito criativa...
24/03/2010
Cinco estrelasPROFESSORA, PERDOE-ME. POIS DIGITEI RÁPIDO E FALTOU A LETRA A(PROFESSORA). ABRAÇOS.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasBOA TARDE!!! ADOREI A AULA PROFESSORA ELIANE, OS MATERIAIS UTILIZADOS FORAM DE FÁCIL ACESSO, E A AULA EM SI FOI MUITO BEM APLICADA E ADOREI TAMBÉM AS OBSERVAÇÕES A SEREM FEITAS NA AVALIAÇÃO. PARABÉNS.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom o seu trabalho.... Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. Pela sugestão de como elaborar um plano de aula com todos seus procedimentos e também pelo detalhamento do conteúdo exposto.
24/03/2010
Quatro estrelasBem Interessante. Ajuda na alfabetização dos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasCara Professora Eliane parabéns pelo tema, pois este tema é de muita importância no processo de produção textual, pois além de possibilitar e viabilizar aos alunos, o acesso às leituras de acordo com o seu meio através de leitura prazerosa, desperta o interesse do aluno pela leitura e escrita, propiciando o prazer de aprender através de diferentes linguagens. Unindo a leitura e a arte.Tive a oportunidade de alfabetizar fazendo uso de parlendas e foi muito gratificante. Grande abraço Alcidia.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima atividade Capaz de ser realizada com sucesso, mas para nós de escolas com pouca estrutura de informática torna-se enviável a gravação do CD por causa da falta de computadores e de pessoas que saibam fazer este tipo de gravação computadorizada, mas não que dizer que não podemos grava um fita cassete no aparelho de som tradicional. Parabéns! Vanise
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalho com uma turma de terceira série. Geralmente temos alunos com dificuldades ortográficas e também dificuldades de leitura. Trabalhar com parlendas é extremamente importante pois, após conhecerem o texto de memória passam a ter autonomia de leitura do mesmo. Isso é ótimo, aumenta a auto estima quando passam a perceber que ja conseguem ler. Todos deveria experimentar. um abraço.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, gostei muito de sua aula e a criatividade. Vc está de parabén! abçs.....
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, esta aula é prazerosa para os alunos foi uma nova experiencia para nós professores de nossa estabelecimento
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito das atividades ,principalmente as que proporcionam atividades com alunos em diferentes níveis de aprendizagem,pois acredito que este tipo de agrupamento é de suma importancia para o desenvolvimento dos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasNota excelente
24/03/2010
Cinco estrelasmuito interessante envolver o processo de leitura por meio de parlendas, isso facilita para a criança codificar as palavras e ter gosto pela leitura, especialmente aquelas que tem mais dificudade.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei, pois realiso este tipo de leitura com parlendas ou com textos literários, sempre buscando levar em consideração o que o educando já sabe. Fico feliz de saber que estou no caminho certo.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente Trabalho, se trabalhado com seriendade, com certeza colheremos bons frutos.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! esta aula está super criativa. Acredito que os alunos irão demonsrar um grande interesse por esta atividade. Aulas diferenciadas como esta é que tornam significativas para as crianças.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante a sugetão da professora. E muito me agradou a ideia da gravação do CD de parlendas. Acredito que com essa estratégia a leitura e a escrita passarão a ter um significado mais amplo para o aluno. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalho com uma turma de terceira série. Geralmente temos alunos com dificuldades ortográficas e também dificuldades de leitura. Trabalhar com parlendas é extremamente importante pois, após conhecerem o texto de memória passam a ter autonomia de leitura do mesmo. Isso é ótimo, aumenta a auto estima quando passam a perceber que ja conseguem ler. Todos deveria experimentar. um abraço.
24/03/2010
Cinco estrelasGenial trabalhar com parlendas usando um recurso auditivo. Gostei muito..
24/03/2010
Cinco estrelasOlá professora. tambem gosto muito de trabalhar com palendas. No ano passado fiz um trabalho parecido com o seu. Foi muito bom. As crianças ficarma apaixonadas. E o resultado do trabalho foi maravilhoso. Parabens pelo que voce fez.
24/03/2010
Quatro estrelasEste material subsidia o professor a observar o processo de aprendizagem do aluno, e desafia o mesmo a buscar novos conhecimentos. Leva o professor a estudar mais. NO caso da Educação especial, combatemos preconceitos que excluem as pessoas do Sisterma regular de ensino. E devemos estar atentos ao desenvovimento do processo da escrita e da leitura de nossos alunos, para promovermos sua alfabetização, e não contribuir com este processo excludente.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, pois a Parlenda e um texto que as crianças adoram, pois estimula o aluno a vencer certas dificuldades na pronuncia e a memorizar a sequencia adequada da parlenda. O fato de produzir um Cd e bastante estimulante e prazeroso para os alunos , pois poderão ouvir as suas produções.
24/03/2010
Quatro estrelasPARABÉNS PROFESSOR POR COLOCAR EM JOGO ATIVIDADES REFLEXIVAS COM SEUS ALUNOS,POIS ATRAVÉS DELAS OS ALUNOS PODEM VALIDAR E TORNAR SIGNIFICATIVA SUA APRENDIZAGEM .PARTINDO DE TEXTOS QUE OS ALUNOS CONHECEM DE COR PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE LEITURA.AMEI TAMBÉM O VÍDEO DA VELHA.
24/03/2010
Cinco estrelasNota excelente
24/03/2010
Cinco estrelasTudo que vem inovar o letramento de crianças e adolescentes é de grande valia.Gostei muito dos procedimentos.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá Elaine, adorei sua aula, Ler e escrever com parlendas, toda criança gosta de cantar brincando, é assim que elas se sentem quando estão cantando ou falando uma parlenda. É mais fácil de decorar e a criança consegue ler mesmo sem saber ler convencionalmente, conseguindo ajustar a linguagem escrita da linguagem falada. Eu sempre trabalho com diversos tipos de texto são enriquecedores. Se tiver mais sugestões de atividades para trabalhar na alfabetização eu ficaria muito feliz em receber. Obrig
24/03/2010
Cinco estrelasviagei por um mundo de fantasias. Foi fantástica esta experiência! Parabéns pela iniciativa de expor seu modo de trabalhar com seus alunos. Amei e também trabalho desta forma e acredito sempre que as crianças aprendem mais rápido e com prazer, quando inserimos a ludicidade. parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei bastante do desenrrolar das aulas, principalmente da cuminância. Dessa maneira os alunos também se empolgarão, pós poderão visualizar as atividades realizadas por eles. E os pais podem acompanhar a aprendizagem dos seus filhos.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente
24/03/2010
Quatro estrelasAdoro trabalhar com paralendas, pois ajudam a desenvolver a oralidade e incentivam os alunos no processso de aquisiçao de leitura e escrita.
24/03/2010
Cinco estrelasolá, parabéns pela aula! muito interessante. abraço.
24/03/2010
Cinco estrelasQue legal!!! Muito boa sugestão de aula!!! Divertida e interessante! Interessante unir textos tão “antigos” à recursos tão contemporâneos. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalho com uma turma de terceira série. Geralmente temos alunos com dificuldades ortográficas e também dificuldades de leitura. Trabalhar com parlendas é extremamente importante pois, após conhecerem o texto de memória passam a ter autonomia de leitura do mesmo. Isso é ótimo, aumenta a auto estima quando passam a perceber que ja conseguem ler. Todos deveria experimentar. um abraço.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o trabalho com parlendas acho que elas são ótimas para trabalhar ritmo na leitura.
24/03/2010
Quatro estrelasOi, Eliane! muito criativa a sugestão da tua aula e fazendo uso dos recursos tecnólogicos de fácil acesso e que com certeza os alunos adoraram e não esquecerão da aula. Parabéns! Carol
24/03/2010
Três estrelasMuito bom,. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom esse plano de aula ou projeto. Achei rico em informação.
24/03/2010
Quatro estrelasOtimo dinamica
24/03/2010
Quatro estrelasOlá Eliana Candida Pereira, percebi que fez o levantamento do conhecimento prévio do aluno, quando praticou as antecipações para saber o que o seu aluno sabia sobre parlenda, ou quais parlenda conhecia, e inferências colocando para ele que muitas parlendas são conhecidas como canções realmente conduziu a ele compreender que a linguagem falada pode ser escrita, e como a maneira de distribuir os alunos para a escrita colaborativa também foi bacana...
24/03/2010
Cinco estrelasMuito lindo o projeto. Parabéns!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito, ja´trabalho com parlendas e so enriquece as nossas aulas.muito bom.
24/03/2010
Três estrelasgostei da aula ,eu sempre trabalho com parlendas ,mas de forma diferente,vou pegar algumas dicas e implementar minhas aulas.
24/03/2010
Cinco estrelasParabens pelo projeto e de compartilha-lo com todos.Vou guardá-lo para futuramente usá-lo. Beijos!!!!!!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei seu plano....
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a aula! Essa paralenda (que eu nem sabia que era), é ótima. Apresentei aos alunos cantada pelo grupo Palavra Cantada. Nós temos um livro de músicas onde eles colaram a música escrita e depois desenharam. Para a sala fizemos uma lista conforme a seqüência e depis m exercício de numeração, conforme a seqüência no caderno. Tenho uma colega que dramatizou a paralenda, juntamente com os alunos, utilizando o corpo. Parabéns pela criatividade!
24/03/2010
Quatro estrelasbastante criativa a aula, eu diria divertida . mas bunda não é palavrão ? até a próxima . edi mary
24/03/2010
Quatro estrelasCara colega Eliane, trabalhar a leitura e escrita com parlendas é muito proveitoso, pois é possivel, atingir o universo sensivel da criança,através de uma linguagem simbólica, expandir seus conhecimentos, enriquecer com novas experiências e despertar nela uma curiosidade maior sobre a vida, as pessoas, os animais e o mundo que o cerca. Permita sugerir algumas atividades: trabalhar o jogo das rimas; Trabalhar o texto lacunado; leitura e escrita dos números; jogo do tangram; caçando palavras...
24/03/2010
Cinco estrelasparabéns pala dica.Tenho certeza que será uma aula maravilhosa.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo! AS parlendas divertem a garotada e a aprendizagem acontece brincando.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o portal do professor...
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula acheibem dinãmica!!E resgata parlendas que hoje são dificilmente usadas pelas crianças.
24/03/2010
Quatro estrelasNossa muito boa esta aula. Ótima para o incentivo à leitura. Com certeza vai colaborar para a prática em mina sala de aula também. Beijos
24/03/2010
Cinco estrelasotimo
24/03/2010
Cinco estrelasaula excelente
24/03/2010
Quatro estrelasTrabalhar com textos conhecidos e duplas produtivas sempre traz bons resultados. Parabéns pelo planejamento. Chamo a atenção para avaliação que servirá como "luz" para futuros planejamentos... Um forte abraço da colega, Andrea
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a sugestão que você apresentou em sua aula. Vou tentar fazer em minha turma de alfabetização, já que estou trabalhando com parlendas e cantigas de roda.
24/03/2010
Cinco estrelasOtimo, dinâmica, bem Interessante. Ajuda na alfabetização dos alunos trabalhar com textos conhecidos e duplas produtivas sempre traz bons resultados. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasCara colega Eliane, parabéns pelo trabalho desenvolvido com parlendas, são atividades que os alunos gostam, aprendem brincando e cantando. Amo trabalhar com parlendas também, abraços