25/11/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer as origens e diversos nomes que a “pipa” tem no Brasil e em outros países.
- Perceber de que é composta a estrutura do objeto e como podem ser feitas variações em sua construção.
- Conhecer as “técnicas básicas” para se operar uma pipa.
- Construir uma pipa com o grupo de colegas e soltá-la na oposição entre a força do vento e a linha que a sustenta utilizando as técnicas aprendidas.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Sobre a pipa.
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para iniciar a aula sobre a brincadeira pipa, o professor (a) poderá apresentar aos alunos os diversos nomes que a pipa tem no Brasil e em outros países e também os materiais que envolvem a construção do objeto. Para isso terá a sua disposição diversos vídeos e fotografias disponíveis na internet, e também sites educativos que poderão subsidiar o trato com o conteúdo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_(brinquedo) (Acesso em 19/08/10).
Acessar a aula no portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15919 (Acesso em 19/08/10).
Atividade 2 – Construindo pipas.
Duração: 25 minutos
Material: bambu, papel de seda, cola, linha e outros materiais que os alunos queiram utilizar para construção das pipas.
Local: sala de aula informática, área externa, dentre outros espaços.
O professor (a) dividirá a turma em grupos e proporá que cada grupo construa uma pipa dentro de um modelo diferente para o outro momento da aula, o festival de pipas. Poderá eleger categorias para avaliar a melhor pipa construída e que teve um melhor “desempenho”. Sugestões: criatividade na construção; melhor estrutura; vôo mais alto e prolongado.
Para auxílio nas construções observar os vídeos:
- Como se constrói pipas: http://www.youtube.com/watch?v=prdQIrLcGuk (Acesso em 19/08/10).
- Construindo pipasI: http://www.youtube.com/watch?v=qKiFZPNs0MI&feature=related (Acesso em 19/08/10).
- Construindo pipas II: http://www.youtube.com/watch?v=kEuqQ_RcA80&feature=related (Acesso em 20/08/10).
Obs.: poderão ser construídas mais de um tipo de pipa caso os alunos queiram.
Figura 1: Composição das pipas.
Atividade 3 – Festival de pipas.
Duração: 50 minutos
Material: pipas prontas
Local: Área livre.
O professor (a) orientará os alunos nas técnicas para colocar as pipas para voar e assim dar sequência no “festival de pipas” avaliando dentro das categorias negociadas com os alunos anteriormente.
Figura 2: Soltando pipa.
Fonte: http://www.intermatica.org/wp-content/uploads/2008/10/desenho_pipa.jpg (acesso em 22/08/10).
O professor (a) deverá falar com os alunos sobre a maneira inadequada de soltar pipas (no que diz respeito aos lugares e também à utilização de cerol), enfatizando a necessidade da responsabilidade para com a brincadeira evitando acidentes. Deverá também falar dos principais acidentes ocasionados pelas formas indevidas de se brincar.
Para isso ver o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=uvZ27AqNsCQ (Acesso em 20/08/10).
Sites sugeridos:
Festival de pipas: http://www.youtube.com/watch?v=Z4ZGERTnpy8&feature=related (Acesso em 20/08/10).
Campeonato de pipas: http://www.youtube.com/watch?v=jYGqz1WvIw4&feature=related (Acesso em 20/08/10).
http://www.silviovoce.com.br/home.htm (Acesso em 20/08/10).
Ao final das atividades, o (a) professor (a) organizará os alunos para avaliação final do festival de pipas, bem como da proposta da construção de diversas pipas e as informações compartilhadas na aula. Pedirá para que os alunos comentem o que já sabiam sobre a brincadeira e o que não sabiam, além do que acharam interessante, e o que não acharam. Pedirá também para que os alunos falem se já sofreram ou viram algum acidente relacionado às pipas e que relatem sobre os procedimentos corretos de se brincar quanto à prevenção de acidentes. Por fim, os alunos deverão falar sobre as motivações que tiveram para construir suas pipas de diferentes maneiras.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!