Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeira: Pipa.

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as origens e diversos nomes que a “pipa” tem no Brasil e em outros países.

- Perceber de que é composta a estrutura do objeto e como podem ser feitas variações em sua construção.

- Conhecer as “técnicas básicas” para se operar uma pipa.

- Construir uma pipa com o grupo de colegas e soltá-la na oposição entre a força do vento e a linha que a sustenta utilizando as técnicas aprendidas.

Duração das atividades
Duas atividades de 25 minutos e uma atividade de 50 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Sobre a pipa.

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática

Para iniciar a aula sobre a brincadeira pipa, o professor (a) poderá apresentar aos alunos os diversos nomes que a pipa tem no Brasil e em outros países e também os materiais que envolvem a construção do objeto. Para isso terá a sua disposição diversos vídeos e fotografias disponíveis na internet, e também sites educativos que poderão subsidiar o trato com o conteúdo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_(brinquedo) (Acesso em 19/08/10).   

Acessar a aula no portal do professor:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15919 (Acesso em 19/08/10).   

Atividade 2 – Construindo pipas.

Duração: 25 minutos

Material: bambu, papel de seda, cola, linha e outros materiais que os alunos queiram utilizar para construção das pipas.

Local: sala de aula informática, área externa, dentre outros espaços.

O professor (a) dividirá a turma em grupos e proporá que cada grupo construa uma pipa dentro de um modelo diferente para o outro momento da aula, o festival de pipas. Poderá eleger categorias para avaliar a melhor pipa construída e que teve um melhor “desempenho”. Sugestões: criatividade na construção; melhor estrutura; vôo mais alto e prolongado.

Para auxílio nas construções observar os vídeos:

- Como se constrói pipas: http://www.youtube.com/watch?v=prdQIrLcGuk (Acesso em 19/08/10). 

- Construindo pipasI:  http://www.youtube.com/watch?v=qKiFZPNs0MI&feature=related (Acesso em 19/08/10).

- Construindo pipas II: http://www.youtube.com/watch?v=kEuqQ_RcA80&feature=related (Acesso em 20/08/10).   

Obs.: poderão ser construídas mais de um tipo de pipa caso os alunos queiram.

Figura 1: Composição das pipas.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.festivaldojapao.com.br/imagens/pipas_12.gif&imgrefurl=http://www.festivaldojapao.com.br/artesanato_pipa_03.htm&usg=__saap8QVQxGp0dX0AInGabH9x_ek=&h=451&w=300&sz=16&hl=pt-BR&start=15&zoom=1&tbnid=STSiLf-fo8K2RM:&tbnh=127&tbnw=84&prev=/images%3Fq%3Dpipas%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1  (Acesso em 22/08/10).

Atividade 3 – Festival de pipas.

Duração: 50 minutos

Material: pipas prontas

Local: Área livre.

O professor (a) orientará os alunos nas técnicas para colocar as pipas para voar e assim dar sequência no “festival de pipas” avaliando dentro das categorias negociadas com os alunos anteriormente.

Figura 2: Soltando pipa.

Fonte: http://www.intermatica.org/wp-content/uploads/2008/10/desenho_pipa.jpg (acesso em 22/08/10). 

Recursos Complementares

O professor (a) deverá falar com os alunos sobre a maneira inadequada de soltar pipas (no que diz respeito aos lugares e também à utilização de cerol), enfatizando a necessidade da responsabilidade para com a brincadeira evitando acidentes. Deverá também falar dos principais acidentes ocasionados pelas formas indevidas de se brincar.

Para isso ver o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=uvZ27AqNsCQ (Acesso em 20/08/10). 

Sites sugeridos:   

Festival de pipas: http://www.youtube.com/watch?v=Z4ZGERTnpy8&feature=related (Acesso em 20/08/10).

Campeonato de pipas: http://www.youtube.com/watch?v=jYGqz1WvIw4&feature=related (Acesso em 20/08/10).

 http://www.silviovoce.com.br/home.htm (Acesso em 20/08/10).

Avaliação

Ao final das atividades, o (a) professor (a) organizará os alunos para avaliação final do festival de pipas, bem como da proposta da construção de diversas pipas e as informações compartilhadas na aula.  Pedirá para que os alunos comentem o que já sabiam sobre a brincadeira e o que não sabiam, além do que acharam interessante, e o que não acharam. Pedirá também para que os alunos falem se já sofreram ou viram algum acidente relacionado às pipas e que relatem sobre os procedimentos corretos de se brincar quanto à prevenção de acidentes. Por fim, os alunos deverão falar sobre as motivações que tiveram para construir suas pipas de diferentes maneiras.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.