19/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Obs.: nesta aula, o professor precisará de computador, internet e projetor. Como forma de motivação para a aula, o professor entrará em sala com uma panela na cabeça e com um grande jaleco assim como o Menino Maluquinho mostrado na figura abaixo:
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/dicasnavegacao/menino_maluquinho_01.jpg
O professor deverá começar a conversar com as crianças, perguntando coisas do tipo:
Depois do diálogo inicial, o professor diz à turma que está usando uma panela na cabeça e vestindo um jaleco porque pretende apresentar-lhes o Menino Maluquinho. E segue recitando poeminhas, exibindo vídeos e outros textos para aguçar o desejo da turma em conhecer esse menino.
Importante: professor, caso os alunos já conheçam o Menino Maluquinho, sinta-se à vontade para fazer a mesma dinâmica mudando apenas o tom da conversa para “Hoje, me deu uma saudade do Menino Maluquinho”... por isso resolvi vestir-me assim...”
O MENINO MALUQUINHO Marcial Salaverry Sou o menino maluquinho... Pelas maluquinhas sou doidinho... Adoro suas maluquices, sem muitas esquisitices... Assim vamos nos maluquecendo, das tristezas esquecendo... Brincando, namorando, beijando, a vida vamos levando, o mais malucadamente possivel, nesta nossa amizade incrível... Melhor ser maluquinho feliz, do que sisudinho infeliz...
|
O Menino Maluquinho A pipa que o menino maluquinho soltava era a mais maluca de todas rabeava lá no céu rodopiava adoidado caía de ponta cabeça dava tranco e cabeçada e sua linha cortava mais que o afiado cerol. E a pipa quem fazia era mesmo o menininho pois ele havia aprendido a amarrar linha e taquara a colar papel de seda e a fazer com polvilho o grude para colar a pipa triangular como o papai lhe ensinara do jeito que havia aprendido com o pai e o pai do pai do papai.
Ziraldo Alves |
http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaTirinha/
http://www.youtube.com/watch?v=dn576g_05NU
Espera-se que, para cada texto apresentado à turma, o professor possa conversar com as crianças sobre os sentidos que podem ser construídos visando sempre à compreensão do Menino Maluquinho enquanto um menino que gosta de aventuras, de fazer molecagem e de agir sempre com muita criatividade.
Atividade 2
Depois de aguçar a curiosidade dos alunos, o professor exibirá à turma, que estará sentada em círculo, a história do Menino Maluquinho Online.
História disponível em: http://www.ziraldo.com.br/
O professor, primeiramente, fará uma leitura de todo o livro online. Em seguida, voltará página a página do livro para questionar oralmente às crianças:
Aula 2
Atividade 1
Conhecida a história do Menino Maluquinho, o professor pedirá aos alunos que escrevam uma poesia sobre a visão deles acerca do Menino Maluquinho. Essa poesia, depois, poderá fazer parte de um mural que divulgue especificamente o trabalho com o livro de Ziraldo.
Importante: professor, num primeiro momento, deixe que os alunos livremente criem suas poesias sem muito preocupar com formas e/ou ortografia. Deixe-os usar a criatividade. Num segundo momento, olhe os textos com mais cuidado e indique reescrita a quem julgar ser necessário.
Atividade 2
Agora, o professor vai pedir aos alunos que pensem neles mesmos para dar forma a um Menino Maluquinho a partir das experiências e atitudes deles. Primeiro entregará uma folha grande para que os alunos desenhem o Menino Maluquinho desejado (essa folha pode ter o tamanho dos alunos – papel pardo). Depois, entregará uma folha A4 para os alunos construírem a própria história do Maluquinho que imaginaram com base em si próprios.
Importante: quanto à história, o professor deve corrigi-la para que os alunos façam a reescrita. Ao final de todo trabalho, pode ser criado um mural na escola onde possam expor os trabalhos realizados com o livro ‘O Menino Maluquinho”, de Ziraldo.
Atividade 3
Para finalizar o trabalho, o professor exibirá um vídeo com cenas do Menino Maluquinho: http://www.youtube.com/watch?v=ENb8eCSE3Bs&feature=related
Para leitura do professor:
FERNANDES, Rafael de Souza Bento; COITO, Roselene de Fátima. O menino, maluquinho? uma leitura possível nas memórias dos dizeres. In: Linguasagem. Disponível em: http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao13/art_ic_01.pdf
Reportagem com Ziraldo: http://nastrilhasdaliteratura.blogspot.com/2009/01/o-eterno-menino-maluquinho.html
Biografia de Ziraldo: http://www.youtube.com/watch?v=CXYKjE7YGL4&feature=related
Os alunos serão avaliados em relação à participação na discussão oral empreendida pelo professor sobre aspectos pontuais da história on line do Menino Maluquinho e nas produções: a) poesia; b) desenho e c) história criada.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/11/2010
Cinco estrelasOlá a todos! Tive a oportunidade ano passado de trabalhar com a professora Roselene esse maravilhoso livro da nossa literatura infantil. É realmente empolgante pensar em uma criança que não segue cegamente todas as ordens e também não se comporta como um mini-adulto sendo tão bem representada na obra de Ziraldo. Imagino que em sala de aula é oportuno pensar na personagem justamente pela irreverência e pelo que significou e ainda significa a nossas crianças. Parabéns pela sua aula professora!