Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


FRUTAS DA ÉPOCA

 

18/10/2010

Autor y Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansett, Miriam Abduche Kaiuca, Simone Alencastre Rodrigues

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as substâncias que compõem as frutas e suas funções no funcionamento do nosso corpo;
  • Buscar informações em diferentes fontes;
  • Adotar hábitos saudáveis em sua alimentação;
  • Perceber a importância das frutas em nosso organismo;
  • Ampliar seus conhecimentos sobre as frutas;
  • Ampliar seu repertório de frutas.
Duração das atividades
Quatro aulas com duração de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

A professora iniciará a aula conversando com eles sobre a importância de se comer frutas diariamente.

Logo em seguida dará uma ficha para eles responderem.

Responda:

1 – Você come frutas:  

Diariamente ________

Seis  vezes na semana _______

Cinco  vezes na semana _______

Quatro vezes na semana _______

Três vezes na semana _______

Duas  vezes na semana _______

Raramente _________________

2 – Quais as frutas que você mais gosta?____________________________

3 –  Quais as frutas que você não come? Por quê?______________________

Depois a professora recolherá as fichas e fará uma tabulação num blocão:   

CONSUMO DE FRUTAS NO DECORRER DA SEMANA

Diariamente

 Seis  vezes

Cinco  vezes

Quatro vezes

Três vezes

Duas  vezes

Raramente

Alunos  

Total    

            

Pesquisa realizada no dia/mês/ano.

Essa tabulação deverá ficar exposta na sala de aula.

LISTAGEM DAS FRUTAS PREFERIDAS DOS ALUNOS DA TURMA

  •   

LISTAGEM DAS FRUTAS QUE OS ALUNOS NÃO COMEM:  

JUSTIFICATIVA:    

  •  

Essas listagens também ficarão expostas na sala.

Atividade 2

Após um pequeno debate para o reconhecimento das frutas; o que cada aluno gosta; o que eles sabem sobre cada uma delas em relação a plantação, colheita e outros detalhes, a professora perguntará se eles sabem que as frutas também tem  sua época do ano para aparecer de forma mais farta e mais saborosa.

Os alunos demonstrarão seus conhecimentos e desenvolverão sua oralidade.    

Assim, a professora distribuirá uma ficha com as estações do ano e as frutas de cada uma delas:

Fonte: Livro  Roteiro da saúde, Jorge Sobrinho dos Santos.

A professora levará para a sala de aula vários materiais sobre  frutas e também  pedirá para que os alunos levem materiais sobre o assunto pesquisado.

Mais uma vez a professora estará, junto aos alunos, procurando destacar a necessidade da pesquisa que reverterá em atitudes de atenção, concentração e capacidade de observação e escolhas. Muita leitura e questionamentos, tanto na área da saúde quanto na área de geografia e meio ambiente.   

Após a pesquisa realizada sobre sua orientação, os alunos confeccionarão um folheto explicativo.   

Veja um tipo de  modelo:

FRUTAS  

  • Dentro da pirâmide alimentar as frutas pertencem ao grupo dos reguladores, juntamente com as verduras.
  • São fontes de vitaminas e minerais que equilibram o organismo e ajudam a evitar doenças.

AS VITAMINAS NAS FRUTAS     

A - abacate,  caju-vermelho, mamão, manga, pêssego, caju, melão etc.   

B - amendoim, castanhas,  tamarindo, abacate, amendoim, nozes, fruta-pão etc.   

C - limão, abacaxi, tomate, kiwi, acerola, caju-amarelo, goiaba, laranja etc.   

E - abacate, nozes, banana, etc.   

P - limão e frutas cítricas em geral.   

CÁLCIO -  laranja, , kiwi etc.   

FÓSFORO - castanha-de-caju, amêndoas, abacaxi, etc.    

POTÁSSIO - abacaxi, banana, laranja, tomate, água-de-coco, pepino, castanhas etc.     

MANGANÊS - maçã, espinafre, uva, pepino etc.   FLÚOR - maçã etc.

CLASSIFICAÇÃO ALIMENTAR BÁSICA DAS FRUTAS   

  1. Frutas ácidas: abacaxi, caju, tangerina ou mexerica, jabuticaba, laranja, limão, romã, nêspera, ameixa, cidra, lima, marmelo, acerola etc.   
  2. Frutas semi-ácidas: caqui, maçã, maracujá, manga, goiaba, pêra, pêssego, uva, morango, carambola etc   
  3. Frutas doces: banana, figo, mamão, tâmara, cana-de-açúcar etc   
  4. Frutas oleaginosas: abacate. Amêndoa, castanhas, coco, nozes, azeitona, avelã etc.   
  5. Frutas hídricas: melancia e melão.

Ainda nesta atividade, os alunos aprenderão novos vocábulos sobre as vitaminas e, também, aumentarão seu repertório de conhecimento sobre as frutas.   

Atividade 3  

Aproveitando o conhecimento adquirido eles selecionarão algumas frutas, buscarão informações sobre elas e construirão um livreto no formato de VOCE SABIA QUE?

Exemplo de um texto elaborado pelos alunos com a professora

A fim de por em prática o conhecimento adquirido a professora organizará com os alunos um encerramento onde cada criança levará um ingrediente para fazer uma salada de frutas.   

Atividade 4

Nesse dia então as famílias são convidadas para participarem de uma pequena dramatização onde cada aluno poderá ser uma fruta ou uma vitamina, na qual o aluno lerá ou apresentará oralmente algo que ele mesmo elaborou para a apresentação, sob a supervisão da professora.

Os alunos poderão também fazer uma fantasia com papéis, folhas de árvores e outros para a dramatização.

Ao final da atividade, todos poderão saborear  uma  deliciosa salada  de frutas e os alunos partilharão  os conhecimentos distribuindo  folhetos informativos.

Recursos Complementares

BIBLIOGRAFIA:

  • Livro  Roteiro da Saúde, Jorge Sobrinho dos Santos,
  • Viva Melhor! Com a Medicina Natural, Luiz Carlos Costa, Edições Vida Plena - E-mail: uniaemvp@dialdata.com.br
  • Guia dos Alimentos - IDEC Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor  E-mail: idec@uol.com.br
  • Revista em quadrinhos Emília e a Turma do Sítio – Alimentação Saudável @ 2005 TV GLOBO LTDA./MONTEIRO LOBATO. Todos os direitos reservados

SITES:

www.todafruta.com.br/todafruta/institucional.asp? 

www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto... 

www.ednatureza.com.br/frutas.htm - 

www.globalfrutas.com.br/fruta.php 

www.e-familynet.com/phpbb/viewtopic.php?p=5229062 

scienceblogs.com.br/.../frutas-da-epoca/ 

Avaliação

Durante todo o processo de pesquisa a professora observará a postura dos alunos, os que trouxeram material, os que partilham os materiais assim como as informações, como eles realizaram as buscas nas diferentes fontes oferecidas.

Durante a distribuição dos folhetos irá verificar o domínio dos alunos frente aos conteúdos abordados.

Ainda como forma de avaliação e orientação qualitativa, a professora poderá sugerir, por exemplo, que toda terça-feira seja o dia da fruta, então cada aluno levará uma fruta para o lanche e partilhará com o colega de classe  a mesma, assim, garantindo que  pelo menos uma vez na semana todos alimentem-se de frutas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.