18/10/2010
Helen da Silva Escansett, Miriam Abduche Kaiuca, Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.
Atividade 1
A professora iniciará a aula conversando com eles sobre a importância de se comer frutas diariamente.
Logo em seguida dará uma ficha para eles responderem.
Responda: |
1 – Você come frutas: |
Diariamente ________ |
Seis vezes na semana _______ |
Cinco vezes na semana _______ |
Quatro vezes na semana _______ |
Três vezes na semana _______ |
Duas vezes na semana _______ |
Raramente _________________ |
2 – Quais as frutas que você mais gosta?____________________________ |
3 – Quais as frutas que você não come? Por quê?______________________ |
Depois a professora recolherá as fichas e fará uma tabulação num blocão:
CONSUMO DE FRUTAS NO DECORRER DA SEMANA
|
Diariamente |
Seis vezes |
Cinco vezes |
Quatro vezes |
Três vezes |
Duas vezes |
Raramente |
Alunos |
|
|
|
|
|
|
|
Total |
|
|
|
|
|
|
|
Pesquisa realizada no dia/mês/ano.
Essa tabulação deverá ficar exposta na sala de aula.
LISTAGEM DAS FRUTAS PREFERIDAS DOS ALUNOS DA TURMA
LISTAGEM DAS FRUTAS QUE OS ALUNOS NÃO COMEM:
JUSTIFICATIVA:
Essas listagens também ficarão expostas na sala.
Atividade 2
Após um pequeno debate para o reconhecimento das frutas; o que cada aluno gosta; o que eles sabem sobre cada uma delas em relação a plantação, colheita e outros detalhes, a professora perguntará se eles sabem que as frutas também tem sua época do ano para aparecer de forma mais farta e mais saborosa.
Os alunos demonstrarão seus conhecimentos e desenvolverão sua oralidade.
Assim, a professora distribuirá uma ficha com as estações do ano e as frutas de cada uma delas:
Fonte: Livro Roteiro da saúde, Jorge Sobrinho dos Santos.
A professora levará para a sala de aula vários materiais sobre frutas e também pedirá para que os alunos levem materiais sobre o assunto pesquisado.
Mais uma vez a professora estará, junto aos alunos, procurando destacar a necessidade da pesquisa que reverterá em atitudes de atenção, concentração e capacidade de observação e escolhas. Muita leitura e questionamentos, tanto na área da saúde quanto na área de geografia e meio ambiente.
Após a pesquisa realizada sobre sua orientação, os alunos confeccionarão um folheto explicativo.
Veja um tipo de modelo:
FRUTAS |
|
AS VITAMINAS NAS FRUTAS
A - abacate, caju-vermelho, mamão, manga, pêssego, caju, melão etc.
B - amendoim, castanhas, tamarindo, abacate, amendoim, nozes, fruta-pão etc.
C - limão, abacaxi, tomate, kiwi, acerola, caju-amarelo, goiaba, laranja etc.
E - abacate, nozes, banana, etc.
P - limão e frutas cítricas em geral.
CÁLCIO - laranja, , kiwi etc.
FÓSFORO - castanha-de-caju, amêndoas, abacaxi, etc.
POTÁSSIO - abacaxi, banana, laranja, tomate, água-de-coco, pepino, castanhas etc.
MANGANÊS - maçã, espinafre, uva, pepino etc. FLÚOR - maçã etc.
CLASSIFICAÇÃO ALIMENTAR BÁSICA DAS FRUTAS
Ainda nesta atividade, os alunos aprenderão novos vocábulos sobre as vitaminas e, também, aumentarão seu repertório de conhecimento sobre as frutas.
Atividade 3
Aproveitando o conhecimento adquirido eles selecionarão algumas frutas, buscarão informações sobre elas e construirão um livreto no formato de VOCE SABIA QUE?
Exemplo de um texto elaborado pelos alunos com a professora
A fim de por em prática o conhecimento adquirido a professora organizará com os alunos um encerramento onde cada criança levará um ingrediente para fazer uma salada de frutas.
Atividade 4
Nesse dia então as famílias são convidadas para participarem de uma pequena dramatização onde cada aluno poderá ser uma fruta ou uma vitamina, na qual o aluno lerá ou apresentará oralmente algo que ele mesmo elaborou para a apresentação, sob a supervisão da professora.
Os alunos poderão também fazer uma fantasia com papéis, folhas de árvores e outros para a dramatização.
Ao final da atividade, todos poderão saborear uma deliciosa salada de frutas e os alunos partilharão os conhecimentos distribuindo folhetos informativos.
BIBLIOGRAFIA:
SITES:
www.todafruta.com.br/todafruta/institucional.asp?
www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto...
www.ednatureza.com.br/frutas.htm -
www.globalfrutas.com.br/fruta.php
Durante todo o processo de pesquisa a professora observará a postura dos alunos, os que trouxeram material, os que partilham os materiais assim como as informações, como eles realizaram as buscas nas diferentes fontes oferecidas.
Durante a distribuição dos folhetos irá verificar o domínio dos alunos frente aos conteúdos abordados.
Ainda como forma de avaliação e orientação qualitativa, a professora poderá sugerir, por exemplo, que toda terça-feira seja o dia da fruta, então cada aluno levará uma fruta para o lanche e partilhará com o colega de classe a mesma, assim, garantindo que pelo menos uma vez na semana todos alimentem-se de frutas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!