Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem ganha com a Copa do Mundo?

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir a relação entre futebol e economia, durante a realização de uma Copa do Mundo;

Pesquisar sobre o impacto na economia da África do Sul, durante a realização da Copa do Mundo;

Pesquisar a origem do financiamento para o Brasil sediar a próxima Copa do Mundo;

Acompanhar a origem dos recursos financeiros destinados a realização da Copa do Mundo FIFA 2014.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento de Estratégias de Ensino publicada no portal do professor, disponível nos sites:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13706. Acesso em: 23/08/2010. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13719. Acesso em: 23/08/2010. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13723. Acesso em: 23/08/2010. 

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

Iniciar a aula informando aos alunos sobre a realização de uma enquete na escola sobre a Copa do Mundo da África do Sul – o COPALPITE.

O objetivo dessa enquete é saber a opinião dos alunos sobre os aspectos econômicos, políticos e sociais presentes nesse evento. Para isso, o professor deverá:

  1. Entregar na aula de Educação Física e por escrito a todos os alunos da escola, uma cédula contendo uma pergunta com várias respostas fechadas.
  2. Solicitar aos alunos que a respondam e devolvam essa cédula para o professor.
  3. Compilar e divulgar o resultado do COPALPITE de cada turma e nível de ensino.
  4. Compilar e divulgar o resultado do COPALPITE de toda a escola.

Entregar uma cédula impressa com uma pergunta fechada sobre a Copa do Mundo e solicitar que cada aluno, individualmente, marque com um “X” uma resposta da seguinte questão:

COPALPITE 

Quem realmente ganhou com a realização da Copa do Mundo?

__ Os organizadores;

__ As empresas patrocinadoras do evento;

__ Os atletas, juízes e técnicos;

__ O público que assiste aos jogos;

__ Os países e cidades sedes;

__ O país da seleção campeã;

__ A FIFA e as confederações dos países que participam da Copa do Mundo;

__ O governo dos países participantes;

__ A seleção que vence a competição;

__ Outros: ___________________________________________   

Solicitar aos alunos que socializem suas respostas e entreguem sua cédula. O professor receberá todas as cédulas dos alunos e registrará no quadro negro, a incidência de votos para cada item.

Direcionar uma rápida discussão com os alunos, sobre o resultado do Copalpite, fazendo uma projeção se o resultado da sua turma será o mesmo do resultado da escola e comentando sobre a seguinte questão: A Copa do Mundo de futebol é um evento que acontece para que e para quem? 

Após essa breve discussão, o professor depositará todas as cédulas da turma numa urna, e registrará o resultado da turma separadamente. O resultado do Copalpite dessa turma, será compilado com os demais resultados das outras turmas.

Sugerimos que divulgue o resultado do Copalpite de toda escola em um cartaz, ou na página da internet ou no blog criado pelo professor. Exemplo de blog criado pelos professores para divulgação de notícias sobre a Copa do Mundo: Eseba na copa 2010. Disponível em: http://eseba2010.blogspot.com/. Acesso em: 21/08/2010.

Sugestão de sites para criação desse blog:

http://www.blogger.com. Acesso em: 22/08/2010. 

http://www.criarumblog.com. Acesso em: 22/08/2010. 

http://www.uniblog.com.br. Acesso em: 22/08/2010. 

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_RvqVNcG5P3Q/SwszsK21CNI/AAAAAAAAAtI/dnHcjGvnBok/s1600/Copa+do+Mundo+2010+Logo.jpg. Acesso em 23/08/2010.

Concluída a discussão, apresentar aos alunos o Quadro Comparativo dos Impactos Econômicos, que conterá os registros dos gastos financeiros da realização da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e, os registros das projeções estimadas para a Copa de 2014 a ser realizada no Brasil.

O preenchimento deste quadro tem o objetivo de auxiliar o aluno na compreensão do maior evento esportivo do planeta: a Copa do Mundo de Futebol.

Para o preenchimento do Quadro Comparativo abaixo, propor a realização de uma pesquisa, como forma de coletar dados sobre os Impactos Econômicos da Copa do Mundo:

Após a apresentação do Quadro Comparativo, reunir os alunos no Laboratório de Informática ou na Biblioteca da escola e solicitar que façam um levantamento geral na internet ou em outras fontes de pesquisa – revistas, jornais, livros – sobre as seguintes questões:

  1. Quem ganhou e quem perdeu com a realização da Copa do Mundo na África do Sul?
  2. Quanto custará e quem pagará a estrutura necessária para realizar a Copa do Mundo no Brasil?
  3. Como deve ser a participação do cidadão brasileiro nesse processo?

Esta pesquisa deve ser realizada em cada nível de ensino da escola, pois assim, teremos no final, uma visão do pensamento de todos os alunos sobre os aspectos econômicos presentes na realização de uma Copa do Mundo.

Sugestões de sites com textos de apoio:

FLEURY. F. A. As verdades por trás das muitas mentiras que a FIFA conta. 19 jun. 2010. Disponível em: http://row51.blogspot.com/2010/06/as-verdades-por-tras-das-muitas.html. Acesso em: 22 ago. 2010.  

UFMG. Estudo projeta impactos da Copa de 2014 na economia. Boletim UFMG, Belo Horizonte, Ed. 1693. 3 mai. 2010. Disponível em: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015318.shtml. Acesso em: 23 ago. 2010.  

Sugestões de sites com reportagens:

BOCAYUVA, R. África do Sul, da Copa à imutável realidade social. A tarde online. Salvador. 09 jul. 2010. Mundo. Disponível em: http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=4731039. Acesso em: 21 ago. 2010.

Copa 2014 já supera em 120% orçamento da África. 17 fev. 2010. Disponível em: http://www.diariodovale.com.br/noticias/0,17154.html. Acesso em: 23 ago. 2010.  

GRANGEIA, M. Vale a pena ser sede da Copa 2014? Fev. 2008. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_269590.shtml. Acesso em: 23 ago. 2010.  

AZEVEDO, P. H. Copa do Mundo de 2014 no Brasil: avanço ou retrocesso?  Gesporte. Brasília. 19 mar. 2009. Disponível em: http://gesporte.blogspot.com/2009/03/copa-do-mundo-de-2014-no-brasil-avanco.html. Acesso em: 23 ago. 2010.  

Copa do Mundo 2014 agregará R$ 183 bilhões à economia brasileira. 26 abr. 2010. Disponível em:  http://kwatorze.com/news/2010/04/26/copa-do-mundo-2014-agregara-r-183-bilhoes-a-economia-brasileira/. Acesso em: 23 ago. 2010.

 

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_A8fPA0p6NTE/TDkQTRoJvNI/AAAAAAAAIb8/vT2NR0riivc/s1600/image.jpg. Acesso em: 23/08/2010. 

Aulas 3 e 4

Socializar e refletir criticamente com os alunos as respostas do questionário.

Construir o Quadro Comparativo dos Impactos Econômicos registrados durante a realização da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e projetado para a Copa de 2014, sintetizando as respostas dos alunos de um mesmo nível de ensino, conforme as categorias de análise organizadas pelo professor.

Após a construção do Quadro Comparativo de cada nível de ensino e a discussão com os alunos de cada nível de ensino, o professor deverá sintetizar os dados dos Quadros dos demais níveis de ensino, incorporando o resultado de todos os níveis num mesmo quadro.

Dessa maneira, teremos um Quadro Comparativo de cada nível de ensino e um Quadro Geral com as sínteses de todos os anos finais do Ensino Fundamental.

A seguir, confrontar as informações presentes no Quadro Comparativo com as respostas do Copalpite, realizado na primeira aula, criando um espaço de reflexão e avaliação se o palpite da sala aproximou ou não, do Quadro Comparativo construído.

Organizar a exposição dos Quadros Comparativo dos Impactos Econômicos, registrados durante a realização da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e projetados para a Copa de 2014, tanto construídos pelos alunos de cada nível de ensino, quanto do quadro que tem a síntese de todos os anos finais do Ensino Fundamental.

Concluir a discussão sobre esse tema, definindo com os alunos, como será a participação da escola no processo de preparação e organização do Brasil para realização da Copa do Mundo em 2014.

Dentre as estratégias que poderão ser colocadas pelos alunos, sugerimos que todos acompanhem o noticiário sobre o valor e a origem dos investimentos financeiros que serão utilizados para a organização e realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

O professor deverá utilizar as aulas de Educação Física para registrar essas informações, completando assim, a última coluna do Quadro Comparativo dos Impactos Econômicos.

Sugerimos que esse Quadro Comparativo seja também, divulgado junto com o resultado do Copalpite de toda escola em um cartaz, ou na página da internet ou, no blog criado pelo professor.

Disponível em: http://www.verruganagordura.com/wordpress/wp-content/uploads/2010/06/logo_copa2014-527x400.jpg. Acesso em: 23/08/2010. 

Recursos Complementares

Sugestão de site com relatório governamental sobre indicadores econômicos para a Copa do Mundo 2014:

MINISTÉRIO DO ESPORTE. Impactos econômicos da realização da Copa 2014 no Brasil. Brasília, 31 mar. 2010. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/arquivos/assessoriaEspecialFutebol/copa2014/estudoSobreImpactosEconomicosCopaMundo2014.pdf. Acesso em: 22 ago. 2010.    

Sugestão de textos de apoio:

MELO. L. M. de. O país do futebol e a economia do futebol. 04 set. 2006. Disponível em: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/09/359564.shtml. Acesso em: 21 ago. 2010. 

IGLESIAS, M. Tecnologia no esporte - a busca pela melhoria da performance. 22 out. 2009. Disponível em: http://universidadedofutebol.com.br/2009/10/1,2530,TECNOLOGIA+NO+ESPORTE+A+BUSCA+PELA+MELHORIA+DA+PERFORMANCE.aspx?p=. Acesso em: 21 ago. 2010. 

Sugestão de reportagens:

Copa 2014 já tem orçamento 120% maior que o mundial deste ano. Disponível em: http://www.futebolinterior.com.br/copa2010/news.php?id_news=116945. Acesso em: 23 ago. 2010.  

FIFA põe mais US$ 100 milhões no orçamento da Copa. Gazeta do Povo. 11 mai. 2010. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/copadomundo2010/conteudo.phtml?id=1001823. Acesso em: 23 ago. 2010.  

PIRRHO, R. Transporte e estádios consomem 75% do orçamento total da Copa do Mundo. Globo Esporte.com. 18 fev. 2010. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1495313-17852,00-TRANSPORTE+E+ESTADIOS+CONSOMEM+DO+ORCAMENTO+TOTAL+DA+COPA+DO+MUNDO.htm. Acesso em: 23 ago. 2010.  

Parlamentares aprovam recursos para Copa de 2014 e Jogos Olímpicos. Senado Federal: portal de notícias. Brasília. 08 jul. 2010. Notícias. Disponível em: http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=103395&codAplicativo=2. Acesso em: 23 ago. 2010.  

FIFA aprova orçamento recorde para a Copa do Mundo de 2014. Bem Paraná. Curitiba, 10 jun. 2010. Disponível em: http://www.bemparana.com.br/index.php?n=147581&t=fifa-aprova-orcamento-recorde-para-a-copa-do-mundo-de-2014. Acesso em: 23 ago. 2010. 

Avaliação

Observar se os alunos participaram da organização e socialização do Quadro Comparativo identificando, interpretando e analisando criticamente os indicadores econômicos presentes nas Copas do Mundo de 2010 e 2014.

Avaliar a participação de todos os alunos no processo de construção e socialização do Quadro Comparativo e, se conseguiram ampliar seus conhecimentos, diagnosticado inicialmente.

Avaliar se o instrumento utilizado contribuiu para que o evento se transforme em um espaço pedagógico de pesquisa, com caráter crítico-reflexivo, propiciando um melhor entendimento sobre sua manifestação no contexto econômico, político e social.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.