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Os tipos de colonização dos EUA e a guerra da secessão

 

31/07/2012

Autor e Coautor(es)
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA
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CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com essa aula o aluno poderá compreender como se deu o processo de colonização dos EUA, identificando as diferenças entre a organização das colônias do norte e do sul. A partir disso, o educando conseguirá identificar o papel da escravidão nos EUA bem como seus impactos na sociedade contemporânea.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer o processo das grandes navegações e do contexto europeu da formação dos Estados Nacionais.

Estratégias e recursos da aula

 

Imagem 1

Disponível em: http://discriminarprecisoerradicar.blogspot.com.br/2008/04/bebedouros-distintos-para-brancos-e.html Acesso em: 04/09/10 

 

A imagem acima demonstra uma triste realidade vivida pela população afro-descendente moradora dos estados do sul dos EUA até meados nos anos 1960. Desde o fim da escravidão, gerações de negros conviveram com a discriminação racial institucionalizada e legalizada pelas autoridades locais. A segregação entre brancos e negros acontecia não apenas em bebedouros, conforme a imagem 1, em todos os espaços públicos existiam lugares distintos para brancos e negros, chamados de "pessoas de cor".

 

Sabendo disso, os alunos deverão observar a imagem 1, assistir o vídeo sobre a Guerra de Secessão para responder as seguintes questões.

  1. O que você percebe na imagem 1?
  2. Por que a discrimação racial ocorreu nos estados do Sul dos EUA?

 

 

Esse vídeo aborda questões sobre a guerra da secessão ou guerra civil entre colônias do norte e do sul. A animação mostra as consequencias do conflito e a formação do país, a corrida para o oeste, a doutrina Monroe e a influência da religião protestante.

Palavras-chave: relações sociais, relações culturais, EUA, colonização, Inglaterra.

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9149 Acesso em: 15/09/10 

 

Imagem 2

Disponível: http://www.lessignets.com/signetsdiane/calendrier/aout/8.htm Acesso em: 04/09/10 

A imagem 2 mostra uma passeata em Washington em favor da associação conhecida como Ku Klux Klan, uma associação criada por brancos sulistas no fim do século XIX que cometia brutalidades contra a população negra. Para que os alunos possam visualizar as brutalidades cometidas pela KKK, o professor exibirá um pequeno vídeo com imagens dessa associação altamente violenta.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17419 Acesso em: 03/09/10 

Um pouco sobre a Ku Klux Klan:

As muitas vidas da Ku Klux Klan: a organização racista nasceu após a Guerra de Secessão, mas seus fantasmas assombram até hoje os Estados Unidos

Por Paul-Eric Blanrue 

"Estamos em 1865. Em um sul devastado, arruinado pelo desemprego e pela miséria, jovens veteranos da confederação sulista, o conjunto de estados que se separou da união, inventam algo para passar o tempo.No dia 24 de dezembro, em Pulaski, obscuro centro administrativo do Tennessee, seis deles - Calvin Jones, Frank McCord, Richard Reed, John Kennedy, John Lester e James Crowe - se reúnem para fundar uma associação. Nada de política. A idéia era apenas prolongar a fraternidade das armas. Respeitando a tradição dos clubes de estudantes, os colegas batizaram a comunidade com um nome cercado de mistério. Egresso do center college do kentucky, kennedy adotou a palavra grega kuklos, que significa "círculo". Crowe a dividiu em dois e mudou o final, chegando a "ku klux". Observando que os fundadores eram de origem escocesa, lester propôs acrescentar ao nome uma evocação ao "clã", em harmonia com a ortografia adotada. Crowe achou divertida a idéia de fantasiar os membros, assim como seus cavalos, com panos e capuzes roubados da casa de seus hóspedes. Assim nascia a ku klux klan.O que começou como uma brincadeira (...)"

Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/as_muitas_vidas_da_ku_klux_klan.html Acesso em: 03/09/10 

 

ATIVIDADE 1:

Os alunos pesquisarão individualmente notícias relacionadas a atos de violência e desrespeito à vida. As notícias poderão ser relacionadas a qualquer tipo de brutalidade, cometida contra seres humanos, animais, ou crimes contra a natureza. Depois de feita a pesquisa, cada aluno levará para a turma pelo menos três notícias para que a turma elabore um jornal. O jornal poderá ser feito com o auxílio do software livre scribus ou feito sem auxílio de qualquer programa digital, caso a escola não possua um laboratório de informática.

Sobre o scribus:      

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.      

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm  

 

ATIVIDADE 2:

Os alunos deverão se organizar em equipes compostas por quatro ou cinco alunos para realizar uma pesquisa sobre a luta pelos direitos civis nos EUA. Os resultados deverão ser apresentados em forma de seminário ou em forma de vídeo, editado com o auxílio do movie maker ou do software livre kino.

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm           

Sobre o kino:   

O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394, manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm   

 

 

Imagem 3

Disponível em: http://aldeiagriot.blogspot.com/2008/08/h-exatos-quarenta-anos-numa-outra.html Acesso em: 04/09/10 

 

ATIVIDADE 3:

A imagem 3 diz respeito a uma forma de protesto de um grupo denominado "Panteras Negras" realizada em uma competição olímpica. Essa associação procurou combater as formas de discrimação sofridas pela população afro-descendente dos EUA. A partir dessa imagem, as equipes deverão buscar mais informações sobre o grupo e responder as seguintes questões:

  1. Quem organizou os "Panteras Negras"?
  2. Quais eram os objetivos do grupo?
  3. Explique onde foi registrada a imagem 3 e identifique os atletas presentes na fotografia.

Para apresentar o resultado da pesquisa os alunos poderão organizar um blog para registrar seus resultados de pesquisa ou criar um texto colaborativo com o auxílio do Google Docs.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs

Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias

Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/09/10 

 

Blogger – como criar?

Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias

Disponível em:  http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf    Acesso em: 04/09/10 

 

 

 

Você sabia que o leite condensado esteve presenta na Guerra da Secessão?

"Na Guerra de Secessão nos EUA (1861 – 1865) o leite consumido pelos combatentes no "front", era levado através de tração animal o que era um problema, pois o leite estragava-se no transporte. O calor aumenta a pericibilidade do leite, e precisavam achar uma maneira de levar o leite do quartel até a frente de batalha sem que ele estragasse. A solução encontrada foi mudar o 'ph' do produto, já que em índices mais baixos (ácido) o leite se conservaria por mais tempo. As vantagens obtidas foram: maior tempo de conservação do produto, o leite tornou-se mais energético e o custo do produto permaneceu baixo. Estava inventado, acidentalmente, o leite condensado leite condensado".

Disponível em: http://www.leitecondensado.com/ Acesso em: 04/09/10 

 

REFERÊNCIAS

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.

FERRO, Marc. Cinema e História. Paz e Terra: São Paulo, 2010.   

IZECKSOHN, Vitor. Escravidão, federalismo e democracia: a luta pelo controle do Estado nacional norte-americano antes da Secessão. Revista Topoi. Rio de Janeiro, n. 6, p. 47-81, 2003. Disponível em: http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/Topoi06/topoi6a2.pdf  Acesso em: 03/09/10. 

KARNAL, Leandro. Estados Unidos, a formaçao da Nação: da Colônia a Independência. Contexto: São Paulo, 2001.   

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002.   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Guerra da secessão nos EUA Vídeo
Recursos Complementares

Cinema e ideologia. O professor poderá exibir um trecho do filme O Nascimento de uma Nação de 1915 a fim de suscitar uma discussão sobre arte e realidade, sobre cinema e ideologia. Essa discussão poderá envolver os professores de Arte e Sociologia, a fim de discutir a estética do filme e como o diretor utiliza elementos preconceituosos para defender o racismo.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Qaim-7wvOJU&NR=1 Acesso em: 03/09/10 

Cinema e movimentos sociais. O profesor poderá exibir o filme Mississipi em Chamas e promover uma atividade interdisciplinar sobre o movimentos civi estadunudense liderado por Martin Luther King.

Avaliação

 O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e ressalatar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.    

 Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:         

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;    
  3. argumentação durante o debate;    
  4. respeito a opinião dos colegas;     
  5. empenho para concluir as atividades;   
  6. domínio do tema.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Ramon, Esfcex , Bahia - disse:
    ramonvboas@yahoo.com.br

    16/06/2012

    Cinco estrelas

    Fantástica iniciativa pra nós professores implementarmos nossas aulas...gostei muito...


  • Janilson Jose de Freitas, Escola Municipal Carlindo Gaia , Minas Gerais - disse:
    janilsonfreitas.3m@hotmail.com

    16/10/2011

    Quatro estrelas

    Os temas abordados mostram varios aspectos ou pontos de vista dos Estados Unidos no periodo de sua colonização; econômia, cultura, racismo e muitas informações adicionais sobre o conteúdo.


  • eliane , elisa claudio aguiar , Santa Catarina - disse:
    elianeapluz30@hotmail.com

    15/08/2011

    Cinco estrelas

    parabens pelos planos de aulas sao de grande valia...


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