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Economia e Política da Idade Moderna: o Mercantilismo

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA
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CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Como as Grandes Navegações se inseriram na lógica mercantilista, noções básicas de economia (balança comercial e protecionismo) e a intervenção do Estado na economia.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Imagem 1: Sonho de consumo

Disponível em: http://hangover80.files.wordpress.com/2009/07/poupar_ganhar.gif?w=238&h=250 Acesso em: 06/09/10  

Para dar início ao debate sobre algumas noções de economia, o professor deverá apresentar a imagem 1 e solicitar aos alunos que definam possíveis significados para a mesma. Um dos temas citados deverá ser a relação do dinheiro com a realização de sonhos ou sobre o ato de poupar como benéfico. Enfim, tais noções refletem uma sociedade capitalista e individualista onde o dinheiro, na maioria das vezes, é pensado como meio para o consumo.

Embora compreendemos a impossibilidade de viver sem dinheiro, cabe ressaltar que a relação entre dinheiro e consumo não se deu naturalmente. Essa relação foi construída historicamente em paralelo à consolidação da economia de mercado, pautada no capitalismo. Além disso, a atividade de poupar dinheiro nem sempre foi vista como importante para as economias das Nações. Antes da formação dos Estados Nacionais Modernos a Europa estabelecia suas relações produtivas e econômicas no ambiente rural. No campo, predominavam as relações de troca e praticamente não existia moeda em circulação. Com a consolidação das monarquias, passou a ser importante pensar na manutenção da administração das cortes reais, como custear os gastos das cortes reais. Dessa forma, a solução encontrada foi o Mercantilismo, teoria econômica dessas recém criadas Monarquias Nacionais entre os séculos XV e XVIII.

 

ATIVIDADE 1:

Para melhor visualizar a relação do Estado com a economia durante o período de formação das Monarquias Nacionais Europeias, os alunos realizarão uma pesquisa sobre o Mercantilismo nos seguintes países:  França, Inglaterra, Portugal e Espanha. Essa atividade tem como objetivo levar os alunos a compreenderem as diferenças e semelhanças entre as maneiras de conduzir a economia na Europa.

 

  • Passo a passo:
  1. Organize as equipes através de sorteio. Cada grupo deverá ser composto com 5 ou 6 integrantes.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. Não deixe de estabelecer com clareza os critérios de avaliação.
  5. Caso seja necessário, reserve um horário no laboratório de informática para a realização da pesquisa ou selecione algumas obras na biblioteca da escola.
  6. Sugira sítios para a realização da pesquisa.

 

 

  • Sítios sugeridos para a realização da pesquisa:

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/estados-nacionais.htm Acesso em: 20/11/10.  

Disponível em: www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=89 Acesso em: 20/11/10.  

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/monarquia.htm Acesso em: 20/11/10.  

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercantilismo Acesso em: 20/11/10.  

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/mercantilismo.htm Acesso em: 20/11/10.  

Disponível em: www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=746    Acesso em: 20/11/10.  

Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572007000100006&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 20/11/10.  

Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612009000300005&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 20/11/10.  

Disponível em: http://www.scribd.com/doc/7205896/Mercantilismo Acesso em: 20/11/10.  

Disponível em: http://estacaodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/2010/03/Monarquias-nacionais1.pdf Acesso em: 20/11/10.  

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u337.jhtm Acesso em: 20/11/10.  

Disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/liberalismo-economico.htm Acesso em: 20/11/10.    

OBS: Os alunos deverão realizar a pesquisa em contra-turno, respeitando os horários disponibilizados para cada grupo no laboratório de informática ou na biblioteca da escola.

 

 

  • Os grupos deverão pesquisar os seguintes temas:
  1. Monarquias Nacionais Europeias - explicar como se deu a formação das principais nações do continente europeu nos séculos XV ao XVIII (Portugal, Espanha, França e Inglaterra)
  2. O Mercantilismo - definir as características essenciais dessa doutrina econômica.
  3. Mercantilismo na França.
  4. Mercantilismo na Inglaterra.
  5. Mercantilismo na Península Ibérica.
  6. Adam Smith e o liberalismo econômico.

 

Os resultados das pesquisas serão expostos em forma jornal-mural.

 

Imagem 2: exemplo de jornal-mural

Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504   Acesso em: 04/11/10       

 

 

Imagem 3: Tio Patinhas

Disponível em: http://downloads.open4group.com/wallpapers/1024x768/tio-patinhas-3793.html  Acesso em: 06/09/10.

 

A imagem acima apresenta o personagem Tio Patinhas criado por Walt Disney. Extremamente sovina, o velho tio de Donald tem como "passatempo" guardar dinheiro. Nas histórias em quadrinhos, este personagem jamais compartilha sua preciosa fortuna. Com essa imagem em mente, o professor solicitará aos alunos uma reflexão sobre o dinheiro e sociedade.

 

 

ATIVIDADE 2:

Os alunos se organizarão em pequenos grupos, formados por 3 ou 5 alunos e realizarão uma pesquisa de campo com 10 ou 15 pessoas, preferencialmente na própria escola, com o seguinte questionário semi-estruturado:   

 

  1. O que significa o dinheiro na sua vida?   
  2. Você considera possível para uma família viver somente com a renda de um salário mínimo (R$ 510,00)?   
  3. Na sua opinião, ter mais dinheiro confere vantagens ou não interfere nas relações sociais ? Por exemplo, caso entre numa loja usando roupas de marcas famosas você acredita que o vendedor lhe atenderá com mais dedicação?

 

Os resultados serão compartilhados em forma de jornal ou revista. Para a realização dessa atividade, o professor de Língua Portuguesa poderá se envolver a fim de orientar os alunos sobre o estilo de escrita jornalista, bem como sobre a apresentação dos resultados em forma de discurso direto e indireto. E para a confecção do jornal ou revista, a turma poderá utilizar o software de editoração scribus ou (caso a escola não ofereça laboratório de informática) elaborar o jornal com folhas de sulfite, nesse caso, o professor poderá solicitar o auxílio do professor de Arte.

Sobre o scribus:   

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.   

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm   

 

Para retomar os conceitos relativos ao Mercantilismo, o professor exibirá dois vídeos sobre o assunto. O primeiro deles diz respeito a uma animação que explica questões econômicas e sobre o colonialismo. O segundo vídeo consiste num episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola.  Este episódio apresenta comentários sobre o processo de colonização do Brasil, desde o período das Grandes Navegações até à Independência do Brasil.

 

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9161 Acesso em: 15/09/10 

 

Imagem 4: : O historiador Bóris Fausto

Disponível em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html  Acesso em: 03/10/10    

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864 Acesso em: 15/09/10

 

ATIVIDADE 3:

Para finalizar as atividades sobre a política econômica denominada Mercantilismo, os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre os conquistadores dos mares dos séculos XV e XVI.

 

  • Passo a passo:
  1. Organize as equipes através de sorteio. Cada equipe deverá ser composta por 5 ou 6 alunos.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. Não deixe de estabelecer com clareza os critérios de avaliação.
  5. Se necessário, reserve o laboratório de informática para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  6. Sugira sítios para a realização da pesquisa.

 

  • Sítios sugeridos para a realização da pesquisa:

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u681.jhtm  Acesso em: 21/11/10.  

Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=579 Acesso em: 21/11/10.  

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hern%C3%A1n_Cort%C3%A9s Acesso em: 21/11/10.  

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u57.jhtm Acesso em: 21/11/10.  

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_%C3%81lvares_Cabral Acesso em: 21/11/10.  

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u192.jhtm Acesso em: 21/11/10.  

Disponível em: http://www.potyguar.com.br/as_grandes_navegacoes/index_arquivos/pedroalvarescabral.htm Acesso em: 21/11/10.  

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Pizarro Acesso em: 21/11/10.  

Disponível em: http://www.algosobre.com.br/biografias/francisco-pizarro.html Acesso em: 21/11/10.  

Disponível em:  http://www.colegioinovacao.com.br/cms/documentos/dominacao_espanhola_7serie.pdf Acesso em: 21/11/10.  

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u661.jhtm Acesso em: 21/11/10.  

Disponível em: http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_vasco_gama.html Acesso em: 21/11/10.  

Disponível em: http://www.rtp.pt/gdesport/?article=828&visual=3&topic=1 Acesso em: 21/11/10. 

 

 

  • Os grupos deverão pesquisar os seguintes temas:
  1. Américo Vespúcio.
  2. Vasco da Gama.
  3. Cristovão Colombo.
  4. Francisco Pizarro.
  5. Pedro Álvares Cabral.
  6. Hernán Cortez.

 

  • Os alunos buscarão dados biográficos desses personagens:
  • Onde os personagens nasceram.
  • Como se envolveram em atividades de exploração da América,
  • Quem patrocinou suas expedições.

 

Ao realizar a pesquisa sobre os conquistadores, os grupos perceberão a dimensão predatória dos europeus na América e deverão refletir sobre a noção do lucro a todo custo e suas implicações em nossa condição de país em desenvolvimento. Esta reflexão deverá ser o fecho do vídeo produzido sobre cada um dos personagens selecionados. Para a realização do vídeo-clipe os alunos poderão utilizar o movie maker ou o software livre kino

Como exemplo, o professor poderá exibir o vídeo sobre Pedro Álvares Cabral: construtores do Brasil.

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28852  Acesso em: 15/09/10.

 

Caso a escola não disponibilize laboratório de informática, a turma poderá realizar uma encenação desses personagens. Neste caso, os professor de Arte e de Educação Física poderão se envolver a fim de auxiliar a caracterização das vestimentas e orientar os alunos sobre técnicas de expressão corporal.

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm        

Sobre o kino:   

O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394 (também conhecida como FireWire ou i.Link), manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.   

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm   

 

 

REFERÊNCIAS

ARIES, Philippe; CHARTIER, Roger. História da vida privada: da Renascença ao século das luzes. V. 3. Companhia das Letras: São Paulo, 2010.

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.

HUNT, E. K. História do pensamento econômico. Campus: Rio de Janeiro, 1989

Recursos Complementares

500 Anos: Um novo mundo na TV - episódio II

"500 Anos: Um novo mundo na TV", narra as viagens dos portugueses às Índias e as rotas comerciais marítimas entre ocidente e oriente criadas pelas navegações portuguesas. Episódio II: Caminhos da Riqueza

Palavras-chave: relações de trabalho, relações de poder, relações culturais, expansão marítima, mercantilismo, ocupações, colonização, expansionismo, nativos.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9375 Acesso em: 06/09/10   

 

500 Anos: Um novo mundo na TV - episódio III

"500 Anos: Um novo mundo na TV"  narra viagem e a chegada dos portugueses no novo continente e as primeiras impressões entre nativos e europeus recém-chegados Episódio III: Encontro no Além-mar

Palavras-chave: relações de trabalho, relações de poder, relações culturais, expansão marítima, mercantilismo, ocupações, colonização, expansionismo, nativos.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9377 Acesso em: 06/09/10 

 

Simulador sobre a reconquista cristã e a formação do Estado português.

Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/atividades/2043_reconquista/2043.php Acesso em: 06/09/10 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:   

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;  
  3. respeito a opinião dos colegas;     
  4. empenho para concluir as atividades;    
  5. domínio do tema.
Opinião de quem acessou

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