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"O Estado sou eu" - o Absolutismo na Europa

 

31/07/2012

Autor e Coautor(es)
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA
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CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir dessa aula, os alunos poderão identificar o processo de formação de alguns Estados Nacionais europeus, bem como estarão aptos a compreender o significado de intervenção do Estado na economia e serão capazes de diferenciar monarquia absolutista de monarquia constitucional.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a melhor compreensão dos temas abordados espera-se que o aluno possua conhecimentos sobre a doutrina Mercantilista e sobre o processo das Grandes Navegações.

Estratégias e recursos da aula

Imagem 1

Disponível em: http://diretoriomonarquicodobrasil.blogspot.com/2010/07/rei-juan-carlos-da-espanha-recebe-os.html Acesso em: 06/09/10 

Imagem 2

Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/o-rei-da-jabuticaba Acesso em: 06/09/10 

 

Na última Copa do Mundo o time vencedor do campeonato foi a Espanha que pela primeira vez levou a taça. Ao observar a foto acima imediatamente identificamos o time de futebol daquele país. Mas será que os alunos saberiam responder quem é o senhor com a taça nas mãos. Caso nenhum dos alunos o identifique como o rei da Espanha, o professor deverá esclarecer para a turma que a pessoa trata-se do rei Juan Carlos. Para muito, um homem de terno e sem coroa ou cetro não condiz com a imagem de um rei. (imagem 2). Essa primeira conversa se propõe a levar os alunos a perceberem que o sistema político monárquico não está relegado ao passado.

 

ATIVIDADE 1:

O professor deverá apresentar aos alunos as características das formas de governo (Monarquia e República) e sobre os sistemas políticos (Presidencialismo e Parlamentarismo). Os resultados deverão suscitar um debate e como registro dessa atividade o professor poderá elaborar uma paródia ou um breve roteiro de uma peça. Outra opção para a exibição dos resultados consiste na elaboração de pequenos roteiros de "sketch" ou "stand-up comedy".

Para a elaboração de uma paródia ou de um roteiro, os alunos deverão esboçar um mapa de ideias, ou seja, colocar no papel palavras-chaves sobre o assunto em questão. A partir desse mapa de ideias, a visualização dos temas  possibilitará possíveis conexões sobre os assuntos. A escolha da canção para servir de melodia deverá ser escolhida pelos alunos, na medida que seu envolvimento com a atividade é parte fundamental no processo ensino/aprendizagem.

 Exemplo de paródia sobre o Iluminismo - Disponível em: http://www.historiadigital.org/2009/04/parodia-de-historia.html Acesso em: 12/10/10 

 Exemplo de paródia sobre a escravidão no Brasil contemporâneo - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RKZsb507z5M&feature=related Acesso em: 12/10/10

 Exemplo de paródia sobre a Primeira Guerra Mundial - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QihyUdal4To&feature=related   Acesso em: 12/10/10

 

Imagem 3: Rei Luís XIV

Disponível em: http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2010/08/revolucao-francesa-foi-causada-pela.html Acesso em: 06/09/10 

Imagem 4: Rei Henrique VIII

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_VIII_de_Inglaterra Acesso em: 06/09/10 

 

Imagem 5: Imperador D. Pedro II

Disponível em: http://www.bananajack.com.br/blog/?attachment_id=1928 Acesso em: 06/09/10 

 

ATIVIDADE 2:

O professor exibirá as imagens acima e os alunos buscarão informações sobre os monarcas citados. Cada aluno deverá pesquisar sobre todos eles e o objetivo é o de:

  • Comentar sobre sua vida familiar e cotifdidiana;
  • Encontrar semelhanças e diferenças entre eles refentes ao seu posicionamento político;
  • Identificar os países de origem desses governantes;
  • Quanto tempo permaneceram no poder;
  • Como se deu o processo de sucessão desses monarcas.

Respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs ou em forma de cartazes na sala de aula.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias

Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/09/10  

 

  • Links sugeridos para pesquisa:  

 

Rei Luís XIV

Disponível em: http://www.brasilescola.com/biografia/luis-sol.htm Acesso em: 12/10/10 

Disponível em:  http://www.consciencia.org/tag/luis-xiv-o-rei-sol Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www.modaecompanhia.com.br/portal/doc/Panorama%20sobre%20a%20Etiqueta%20social.pdf Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-francesa/absolutismo-de-luis-xvi.php Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012000000100010&lang=pt Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www.cliohistoria.110mb.com/alunos/1_serie/arquivos/Absolutismo%20e%20mercantilismo.pdf Acesso em: 12/10/10 

 

Rei Henrique VIII

Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/henrique_viii_o_primeiro_anglicano.html Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2010/03/31/000.htm Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www.chacomleite.com/2009/henry-viii-o-responsavel-pela-reforma-protestante-na-inglaterra/ Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www.culturabrasil.pro.br/protestante.htm Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://historia.abril.com.br/gente/tudor-seculo-poder-476690.shtml   Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI98932-15220,00-A+CORTE+DE+HENRIQUE+VIII+ERA+CHEIA+DE+TENSAO+SEXUAL.html Acesso em: 12/10/10 

 

Imperador D. Pedro II

Disponível em: http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/pedro2.html Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u151.jhtm Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www.puc-rio.br/pibic/relatorio_resumo2009/relatorio/ctch/let/anna_olga.pdf Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/historia/republica/d.-pedro-ii-e-os-valores-republicanos?set_language=en Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/ Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www.monarquia.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=64:dom-pedro-ii&catid=40:os-imperadores-do-brasil-&Itemid=70 Acesso em: 12/10/10 

 

ATIVIDADE 3:  

Depois disso, os alunos formarão grupos de quatro ou cinco componentes e realizarão uma pesquisa com o auxílio de acervo digital ou em livros. Metade da turma buscará informações sobre os teóricos do absolutismo e a outra parte se ocupará com a pesquisa sobre as monarquias existentes nos dias de hoje. Os alunos apresentarão os resultados de suas pesquisas em um debate, onde cada grupo terá 10 minutos para a apresentação e ao fim da aula o professor deverá conduzir a discussão para uma síntese das diferentes formas de monarquia.   

O professor deverá encaminhar as conclusões da pesquisa em forma de áudio-visual com a produção de um pequeno vídeo editado com o auxílio do movie maker ou do software livre kino. Caso a escola não disponibilize um laboratório de informática os alunos poderão criar um roteiro, com o auxílio do professor de Língua Portuguesa, e apresentar para a escola em forma de "telejornal".

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm        

Sobre o kino:  

O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394, manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.   

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm   

 

  • Links sugeridos para pesquisa:  

 

Teóricos do Absolutismo

Disponível em: Acesso em: 12/10/10

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/absolutismo/ Acesso em: 12/10/10   

Disponível em:  http://www.brasilescola.com/politica/absolutismo.htm Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/teoricos-absolutismo.htm Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/absolutismo.jhtm   Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/absolutismo/teoricos-do-absolutismo-frances.php Acesso em: 12/10/10 

Monarquias atuais

Disponível em: http://www.juraemprosaeverso.com.br/ReligIrmandESistFiloOuPol/Monarquia.htm Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://veja.abril.com.br/171199/p_070.html Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www.artigonal.com/ciencias-artigos/a-formacao-do-espaco-mundial-da-idade-antiga-ate-os-dias-atuais-1288828.html Acesso em: 12/10/10 

Disponível em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=13716 Acesso em: 12/10/10 

 

Para concluir, os alunos assitirão os vídeos sobre as Revoluções Inglesas, o Iluminismo e Revolução Francesa para perceber as como essas Monarquias Absolutistas deixaram de existir.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9121 Acesso em: 11/09/10 

Episódio da série "Viajantes da História", na qual um casal jovem é capaz de voltar a qualquer época da história, ajudando dois adolescentes a entenderem a origem e a evolução de certos costumes, fatos e fenômenos da sociedade contemporânea. Neste episódio, o casal explica que revoluções, como a Revolução Francesa, foram consequência do conflito entre os poderes absolutos exercidos pela nobreza e a extrema pobreza em que vivia a maioria da população.

Palavras-chave: história, costumes, cultura, poder, modo de produção, classes sociais.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17141 Acesso em: 06/09/10 

 

REFERÊNCIAS

ARIES, Philippe; CHARTIER, Roger. História da vida privada: da Renascença ao século das luzes. V. 3. Companhia das Letras: São Paulo, 2010.

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.

________. Cultura popular na Idade Moderna. Companhia de Bolso: São Paulo, 2010.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.

HOBSBAWM, Eric J. Era das Revoluções: 1789-1848. Paz e Terra: São Paulo, 2009.

SCHWARCZ, Lilia M. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. Companhia das Letras, 2000.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Navegantes: revoluções inglesas e iluminismo Vídeo
Recursos Complementares

Para ilustrar alguns aspectos de uma nação monárquica, o professor poderá propor uma sessão de cinema com o filme A Rainha.

Caso a intenção seja de enfatizar alguns a organização de uma monaquia absolutista, o professor poderá exibir trechos do filme Maria Antonieta.

A princesa austríaca Maria Antonieta  foi enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI. Na corte de Versalhes passou a ser envolvida em rígidas regras de etiqueta, disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo no qual jamais se inseriu. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. No entanto, fora das paredes do palácio, a revolução francesa estava prestes a explodir. Nesse trecho, Maria Antonieta e suas amigas brincam e se divertem em meio a uma sessão de compras de roupas e sapatos. O luxo e a sofisticação da corte de Versalhes se contrapunham fortemente a pobreza dos camponeses franceses.

Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, Idade Moderna, Revolução Francesa, luxo, nobreza.  

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16155

 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar os alunos a transpor suas dificuldades e ressaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.

Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:     

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;    
  3. argumentação durante o debate;    
  4. respeito a opinião dos colegas;     
  5. empenho para concluir as atividades;
  6. domínio do tema.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • JESUINO PAULO, CEU EMEF VILA DO SOL , São Paulo - disse:
    jesopr@bol.com.br

    05/02/2011

    Três estrelas

    No meu ponto de vista o planejamento de aula sobre o absolutismo é interessante porque propõe instrumentos de pesquisa eficazes no que diz respeito a aquisição de informações sobre o tema. Porém acredito que faltou estratégias para uma análise crítica dessas informações adquiridas pelos alunos, coisa que podemos acrescentar para suscitar uma maior compreensão do contexto histórico, enfatizando as contradições das classes envolvidas.


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