31/07/2012
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Com essa aula os alunos poderão identificar os segmentos da sociedade grega, reconhecer a produção artística dos gregos e perceber o legado da cultura grega para o mundo Ocidental.
Esta aula não requer conhecimentos prévios.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-olimpico.htm Acesso em: 08/09/10
A imagem acima representa os jogos Olímpicos da Antiguidade e da Era Moderna. De acordo com o Comite Olímpico Internacional, os anéis coloridos simbolizam a união dos cinco continentes . As cores foram escolhidas porque cada nação tinha, pelo menos, uma delas em sua bandeira nacional. A bandeira foi adotada em 1914, mas foi exposta pela primeira vez apenas em 1920 nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica. Desde então, foi hasteada em cada celebração dos Jogos. A partir dessa imagem o professor deverá iniciar uma série de questões sobre os Jogos Olímpicos da Era Moderna.
1. Como essa competição começou? Qual a perioidicidade dos jogos?
2. Como são escolhidas as cidades sedes?
3. Quantas modalidades esportivas são disputadas nos jogos?
4. Você gosta de assistir os jogos? Por que?
O professor de história poderá propor uma atividade paralela com o professor de educação física. Sugestão de aula: Olimpíadas: Rio de Janeiro, 2016! da professora Lívia Raposo Bardy
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9533 Acesso em: 15/09/10
Os alunos não precisam responder corretamente todas as questões, a proposta deste primeiro momento consiste em promover um debate sobre o tema dos Jogos Olímpicos.
Depois dessa primeira aproximação com o assunto, O professor deverá indicar o vídeo sobre os jogos Olímpicos da Antiguidade e, após a exibição, espera-se que os alunos possam responder as seguintes questões:
Documentário produzido pelo Discovery Channel sobre as Olimpíadas da Grécia Antiga.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KQC-Xw5VjpE Acesso em: 08/09/10
Texto de apoio:
Olimpíadas ... um presente dos gregos
Por Lourival Júnior
Disponível em: http://blogandolimpiadas.blogspot.com Acesso em: 08/09/10
ATIVIDADE 1:
Com o professor de Educação Física, o professor de história solicitará aos alunos uma pesquisa sobre o tema Jogos Olímpicos Gregos e Modernos. Nessa pesquisa, os alunos deverão contemplar os seguintes assuntos:
O professor deverá exercer a função de mediador/corretor das respostas enviadas ao arquivo criada no Google Docs.
A tarefa deverá ser realizada coletivamente em forma de texto colaborativo, onde todos podem editar através do Google Docs.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias
Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR Acesso em: 03/09/10
Disponível em: http://gold.br.inter.net/luisinfo/olimpico.html Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=210 Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/historia-dos-jogos-olimpicos.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.webbusca.com.br/especiais/olimpiadas/origem.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.tg3.com.br/olimpiadas/historia_olimpiadas.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Modalidades_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://esporte.hsw.uol.com.br/jogos-olimpicos.htm Acesso em: 12/10/10
ATIVIDADE 2:
Para ampliar a disposição da turma e possibilitar a visualização de elementos da antiguidade, o professor exibirá um pequeno trecho do filme 300.
300 é um filme americano baseado na história em quadrinhos homônima de Frank Miller sobre a Batalha das Termópilas. O filme procura passar a importância dada para a união e a garra, para que um pequeno exército de 300 homens pudesse enfrentar dezenas de milhares de guerreiros do Império Persa. Nesse trecho, o diretor narra a infância masculina espartana, como meninos tornavam-se guerreiros.
Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, guerra, infância, Esparta, Grécia Antiga.
300, Aventura, EUA, 2007, 117 min. Direção: Zack Snyder.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16154 Acesso em: 08/09/10
A apresentação desse trecho permite ao professor explorar questões relativas a transposição de fatos históricos para narrativas em formato fílmico. Cabe ressaltar que o filme em questão trata-se de uma versão de quadrinhos e não tem, necessariamente, um compromisso com fatos do passado. Após a exibição do trecho, o professor poderá explorar questões, tais como:
Disponível em: http://www.comciencia.br/especial/cinema/cine01.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema/ Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.rieoei.org/1244.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.www.razonypalabra.org.mx/N/N72/Varia_72/17_Mendes_72.pdf Acesso em: 12/10/10
Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742005000200014&lang=pt Acesso em: 12/10/10
Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100004&lang=pt Acesso em: 12/10/10
Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2008000200014&lang=pt Acesso em: 12/10/10
Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792008000300014&lang=pt Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.confrariadecinema.com.br/links/filme/300/300/300.jsp Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.trilhafilmes.com.br/noticia.php?id=01182 Acesso em: 12/10/10
Esse vídeo traz a história da Grécia de forma divertida, enfocando a sociedade Ateniense e a Espartana, relatando suas diferenças. Esparta acreditava em uma educação militar enquanto Atenas tinha uma cultura mais erudita.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9147 Acesso em: 15/09/10
A exibição desse recurso permite aos alunos uma aproximação com noções dos modos de vida da Grécia Antiga e das características sociais, políticas e economicas de Grécia e Esparta.
Depois desses dois primeiros momentos, os alunos formarão grupos de quatro ou cinco componentes e realizarão uma pesquisa com o auxílio de acervo digital ou em livros. Metade da turma buscará informações sobre Esparta e a outra parte pesquisará informações sobre Atenas. Os alunos deverão buscar informaçõe sobre a vida das pessoas nessas pólis e identificar os grupos sociais das duas principais cidades-estado gregas. As informações serão apresentadas em forma de debate, onde cada grupo terá 10 minutos para a apresentação e ao fim da aula o professor deverá conduzir a discussão para uma síntese das diferentes formas de vida em Esparta e Atenas.
O professor deverá encaminhar as conclusões da pesquisa em forma de áudio-visual com a produção de um pequeno vídeo editado com o auxílio do movie maker ou do software livre kino. Caso a escola não disponibilize um laboratório de informática os alunos poderão criar um roteiro, com o auxílio do professor de Língua Portuguesa, e apresentar para a escola em forma de "telejornal".
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino:
O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394 (também conhecida como FireWire ou i.Link), manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm
ATIVIDADE 3:
Para concluir as atividades sobre a cultura grega, os alunos formarão equipes compostas por 3 alunos a fim de responder duas webquest. Uma delas diz respeito a definição de aspectos da civilização grega na Antiguidade, a outra refere-se ao movimento estético e cultural denominado Renascimento o qual se refere a uma valorização da cultura grega. As atividades tem como objetivo levar os alunos a perceberam como seu a formação da noção de Cultura Grega e de Antiguidade Clássica. O professor poderá criar sua atividades no sítio WebQuest Brasil
Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/node/9 Acesso em: 15/09/10
Sobre a webquest:
De acordo com Gilian Barros "webquest é uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da Internet. Metodologia, estudada, desenvolvida e disponibilizada por Bernie Dodge, Educational Technology, San Diego State Universit em 1995, e disseminada no Brasil por Jarbas Novelino Barato, são produzidas para disponibilização na Internet e podem ser editadas em programas como: Front Page, NVU, Dreamweaver, Mozilla Composer".
Disponível em: http://www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf
Sugestão de webquest:
Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=9709&id_pagina=2Acesso em: 06/09/10
Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=16533&id_pagina=3Acesso em: 06/09/10
REFERÊNCIAS
BARROS, José D'Assunção. Passagens de Antiguidade Romana ao Ocidente Medieval: leituras historiográficas de um período limítrofe. História [online]. 2009, vol.28, n.1, pp. 547-573
Disponível em: www.scielo.br/pdf/his/v28n1/19.pdf Aceso em: 06/09/10
BINSFELD, Andrea. Imagens da escravidão na Antiguidade como meios de auto-representação. Varia hist. [online]. 2009, vol.25, n.41, pp. 27-42
Disponível em: www.scielo.br/pdf/vh/v25n41/v25n41a02.pdf Acesso em: 06/09/10
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.
FERRO, Marc. Cinema e História. Paz e Terra: São Paulo, 2010.
FUNARI, Pedro P. A. Antiguidade Clássica. Unicamp: Campinas, 2003.
MENEZES, Marilde Loiola de. Democracia de Assembleia e Democracia de Parlamento: uma breve história das instituições democráticas. Sociologias [online]. 2010, n.23, pp. 20-45.
Disponível em: www.scielo.br/pdf/soc/n23/03.pdf Acesso em: 06/09/10
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002.
COMITE OLÍMPICO INTERNACIONAL. Disponível em: http://www.olympic.org/ Acesso em: 15/09/10
HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS. Disponível em: http://olimpiadas.uol.com.br/2008/historia/grecia/historia.jhtm Acesso em: 15/09/10
Nome | Tipo |
---|---|
Grécia | Vídeo |
Grécia: construindo um império
Série produzida pelo History Channel sobre a formação da civilização grega. Embora os gregos compartilhassem da mesma língua e cultuassem os mesmos deuses, os gregos nunca se unificaram em forma de império. A civilização grega se organizou em cidade-estados, as chamadas pólis. Documentário em cinco partes.
Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, pólis, Antiguidade Clássica, Grécia, Esparta, Atenas.
parte 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16805
parte 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16806
parte 3: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16807
parte 4: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16808
parte 5: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16809
Jogos Olímpicos de Pequim
Reportagem exibida no programa Painel Brasil TV. O programa apresenta alguns aspectos históricos das Olimpíadas desde a antiguidade até os Jogos de Pequim, realizados na China em 2008.
Palavras-chave: esporte, Olimpíada, Grécia, Pequim, Barão de Coubertin.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10681 Acesso em: 08/09/10
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema através do uso de recursos áudio-visuais, apontando as possibilidades de interpretação através do debates, auxiliar os alunos a transpor suas dificuldades e ressaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.
Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/08/2015
Quatro estrelasAchei a aula interessante, os recursos possibilitam uma discussão interessante com os alunos e são motivadores.
09/11/2011
Cinco estrelasMuito bom a forma como aborda o tema e os recursos utilizados