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Álcool pode causar dependência

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•         Conhecer as principais características fisiológicas e psicológicas da terceira idade.

•         Conhecer os riscos do consumo de drogas que provocam dependência física (tabaco, álcool, psicotrópicos).

 •         Conhecer formas de tratamento da dependência de drogas.

•         Observar os sinais de pontuação nos textos.

•          Identificar os sinais de pontuação mais usuais (ponto, vírgula, ponto de interrogação) e compreender suas funções nos textos (relacionar o uso do ponto ao uso da letra maiúscula no início das frases).

•         Utilizar adequadamente ponto (e letra maiúscula no início das frases), ponto de interrogação, vírgula e parágrafo na escrita de textos.       

• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se  por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.      

• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes  situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.     

• Compreender e aplicar o conceito de sinônimo.

Duração das atividades
04 horas/ aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domine o processo da leitura com alguma eficiência.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

  • aula interativa,
  • trabalho em grupos,
  • debate;
  • texto impresso;
  • preenchimento de quadro;
  • produção de texto;
  • revistas, jornais; tesouras, colas; cartolinas;
  • trabalho em duplas.

DESENVOLVIMENTO

  1ª atividade:  

1- O professor apresenta  a imagem abaixo propondo que discutam as questões:

a) O que sugere esta imagem?

b) O que estão vendo nela? (personagens, posição, objetos, sentimentos demonstrados).

2- Com as idéias apresentadas pela turma, o professor propõe a elaboração coletiva de  um pequeno texto  que poderá ser registrado no quadro para que os alunos copiem.

OBS: Nesse momento é importante que o professor sinalize aspectos da produção de textos, tais como: pontuação, estrutura de frases, coerência e coesão textuais.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/41/Imlauer_Ihr_zu_Fuessen_1883.jpg   

2ª atividade:

1-     O professor retoma o assunto da  imagem sintetizando que ela  nos remete aos problemas enfrentados por  ou com uma pessoa que bebeu muito ou mesmo que seja alcoólatra. Propõe então que, coletivamente, produzam um acróstico para que  definam o que é o alcoolismo.

                                                                                                                                   A

L

C

O

O

L

I

S

M

O

2-     Em seguida, o professor conversa mais um pouco sobre o assunto a partir das palavras colocadas no acróstico e propõe um trabalho em grupo com o objetivo de enriquecer um pouco mais os conhecimentos sobre o assunto.

3-     Com a turma organizada em grupos, o professor entrega a cada um deles a orientação do trabalho a ser realizado:             

Grupo 1 :

a)      Ler o texto abaixo;

b)      Representar, através de gravuras/ desenhos/palavras o que é o alcoolismo e suas formas de se tornar um dependente do álcool.

Alcoolismo

O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados. Normalmente os alcoólicos têm dificuldades em cumprir os seus deveres profissionais. O álcool provoca acidentes de visão, diminuindo o campo de visão da pessoa.

Apesar do abuso do álcool ser um pré requisito para o que é definido como alcoolismo, o seu mecanismo biológico ainda é incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício. Outros fatores geralmente contribuem para que o uso de álcool se transforme em alcoolismo. Esses fatores podem incluir o ambiente social em que a pessoa vive, a saúde emocional e psíquica, e a predisposição genética.

O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool: é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal. Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.

   

Grupo 2:

a)      Ler o texto abaixo;

b)      Representar, através de uma pequena dramatização cenas retratando a dependência  do álcool e suas consequências para a vida humana.     

Dependência ao Álcool

Para se fazer o diagnóstico de dependência alcoólica é necessário que o usuário venha tendo problemas decorrentes do uso de álcool durante 12 meses seguidos e preencher pelo menos 3 dos seguintes critérios:

a) apresentar tolerância ao álcool -- marcante aumento da quantidade ingerida para produção do mesmo efeito obtido no início ou marcante diminuição dos sintomas de embriaguez ou outros resultantes do consumo de álcool apesar da continua ingestão de álcool.  

b) sinais de abstinência -- após a interrupção do consumo de álcool a pessoa passa a apresentar os seguintes sinais: sudorese excessiva, aceleração do pulso (acima de 100), tremores nas mãos, insônia, náuseas e vômitos, agitação psicomotora, ansiedade, convulsões, alucinações táteis. A reversão desses sinais com a reintrodução do álcool comprova a abstinência. Apesar do álcool "tratar" a abstinência o tratamento de fato é feito com diazepam ou clordiazepóxido dentre outras medicações.

c) o dependente de álcool geralmente bebe mais do que planejava beber.  

d) persistente desejo de voltar a beber ou incapacidade de interromper o uso.

e) emprego de muito tempo para obtenção de bebida ou recuperando-se do efeito.  

f) persistência na bebida apesar dos problemas e prejuízos gerados como perda do emprego e das relações familiares.

Grupo 3: 

a)      Ler o texto abaixo;

b)      Criar um cartaz incentivando as pessoas refletirem sobre suas ações para evitar o estresse e o alcoolismo.     

O estresse pode provocar alcoolismo?   

O estresse não determina o alcoolismo, mas estudos mostraram que pessoas submetidas a situações estressantes para as quais não encontra alternativa, tornam-se mais freqüentemente alcoólatras. O álcool possui efeito relaxante e tranqüilizante semelhante ao dos ansiolíticos. O problema é que o álcool tem muito mais efeitos colaterais que os ansiolíticos. Numa situação dessas o uso de ansiolíticos poderia prevenir o surgimento de alcoolismo. Na verdade o que se encontra é a vontade de abolir as preocupações com a embriaguez e isso os ansiolíticos não proporcionam, ou o fazem em doses que levariam ao sono. O homem quando submetido a estresse tende a procurar não a tranqüilidade, mas o prazer. Daí que a vida sexualmente promíscua muitas vezes é acompanhada de abuso de álcool e drogas. O fato de uma pessoa não encontrar uma solução para seu estresse não significa que a solução não exista. A Logoterapia, por exemplo, ajuda o paciente a encontrar um significado na sua angústia. Não suprime a fonte da angústia, mas a torna mais suportável. Quando uma dor adquire um sentido, torna-se possível contorná-la, continuar a vida com um sorriso, desde que ela não seja incapacitante. Sob esse aspecto a logoterapia pode ajudar a vencer o alcoolismo nas suas etapas iniciais, quando ainda não surgiu dependência química. Uma situação de estresse real que passamos atualmente é o desemprego. Este problema social é de difícil resolução e geralmente faz com que as pessoas se ajustem às custas de elevação da tensão emocional prolongada, que é a mesma coisa de estresse.

Grupo 4:   

a)      Ler o texto abaixo;

b)      Representar, através de um desenho ou imagem os efeitos do álcool sobre o cérebro.     

Efeitos do álcool sobre o cérebro   

Os resultados de exames pos-mortem (necropsia) mostram que pacientes com história de consumo prolongado e excessivo de álcool têm o cérebro menor, mais leve e encolhido do que o cérebro de pessoas sem história de alcoolismo. Esses achados continuam sendo confirmados pelos exames de imagem como a tomografia, a ressonância magnética e a tomografia por emissão de fótons. O dano físico direto do álcool sobre o cérebro é um fato já inquestionavelmente confirmado. A parte do cérebro mais afetada costumam ser o córtex pré-frontal, a região responsável pelas funções intelectuais superiores como o raciocínio, capacidade de abstração de conceitos e lógica. Os mesmos estudos que investigam as imagens do cérebro identificam uma correspondência linear entre a quantidade de álcool consumida ao longo do tempo e a extensão do dano cortical. Quanto mais álcool mais dano. Depois do córtex, regiões profundas seguem na lista de mais acometidas pelo álcool: as áreas envolvidas com a memória e o cerebelo que é a parte responsável pela coordenação motora.  

Grupo 5:

 a)      Ler o texto abaixo;

b)      Representar, através de um desenho ou imagem os efeitos do álcool sobre o corpo.     

Consequências corporais do alcoolismo

À medida que o alcoolismo avança, as repercussões sobre o corpo se agravam. Os órgãos mais atingidos são: o cérebro, trato digestivo, coração, músculos, sangue, glândulas hormonais. Como o álcool dissolve o mucus do trato digestivo, provoca irritação na camada externa de revestimento que pode acabar provocando sangramentos. A maioria dos casos de pancreatite aguda (75%) são provocados por alcoolismo. As afecções sobre o fígado podem ir de uma simples degeneração gordurosa à cirrose que é um processo irreversível e incompatível com a vida. O desenvolvimento de patologias cardíacas pode levar 10 anos por abusos de álcool e ao contrário da cirrose pode ser revertida com a interrupção do vício. Os alcoólatras tornam-se mais susceptíveis a infecções porque suas células de defesas são em menor número. O álcool interfere diretamente com a função sexual masculina, com infertilidade por atrofia das células produtoras de testosterona, e diminuição dos hormônios masculinos. O predomínio dos hormônios femininos nos alcoólatras do sexo masculino leva ao surgimento de características físicas femininas como o aumento da mama (ginecomastia). O álcool pode afetar o desejo sexual e levar a impotência por danos causados nos nervos ligados a ereção. Nas mulheres o álcool pode afetar a produção hormonal feminina, levando diminuição da menstruação, infertilidade e afetando as características sexuais femininas.

http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm

Grupo 6:

a)      Ler o texto abaixo;

 b)      Criar um cartaz com dicas úteis sobre os efeitos nocivos do álcool na saúde.     

Conhecendo os efeitos nocivos do álcool na saúde

Dentro de nosso organismo, o álcool possui um efeito sedativo que age diretamente no sistema nervoso autônomo, (que controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura, digestão e o equilíbrio das funções de todo o corpo), provocando relaxamento nos músculos.

Compreendendo este fato, fica mais fácil entender o porquê das pessoas embriagadas pelo álcool falarem de forma tão lenta e confusa ou, até mesmo, caírem no sono quando bebem além da conta.

Entretanto, em pequenas doses, a influência da bebida alcoólica geralmente pode ser um pouco estimulante pelo fato desta relaxar a tensão diária e de fazer com que as pessoas se sintam mais abertas com os outros.

O que a grande maioria das pessoas que bebem não sabem, é que o maior problema com o álcool são os efeitos psicológicos causados por ele.

A bebida alcoólica pode interferir drasticamente no funcionamento da memória, fato que ocorre freqüentemente com pessoas que bebem exageradamente por um longo período de tempo. 

Esta interferência faz com que as pessoas dominadas por este vício percam completamente sua capacidade de armazenar suas memórias recentes. Esta condição é conhecida como síndrome de Korsakoff, e pode ser muito perturbadora.   

Além disso, o álcool também prejudica a capacidade de julgamento, ou seja, independente da pessoa ter bebido muito ou pouco, ela apresentará falhas em sua coordenação motora que geralmente não apresentaria se estivesse sóbria; contudo, ela terá a sensação de que nada lhe sai do controle.  

O fato acima explica claramente o porquê de muitos acreditarem que estão em condições de dirigir mesmo após terem bebido. Porém, este é um grande erro, pois se aqueles que bebem, inclusive em pequenas doses, não conseguem perceber nenhum de seus erros, certamente serão incapazes de perceber seus erros ao dirigir, e estes, podem ser fatais.

Além dos malefícios já citados, há um outro bastante preocupante: a dependência que álcool pode causar. Esta dependência é conhecida como alcoolismo e se caracteriza por uma obsessão gradativa pela bebida que se instala lentamente no indivíduo até, nos últimos estágios, dominá-lo inteiramente.

Atacando uma em cada dez pessoas que bebem, o alcoolismo atinge indistintamente homens e mulheres, jovens e velhos, brancos e negros, ateus e religiosos, intelectuais e analfabetos, pobres e ricos, além de causar, pelo seu comportamento imprevisível, desajustes, angústias, privações e sofrimentos a todos aqueles que o cercam.

Embora ainda seja visto por muitos como um vício, o alcoolismo é uma doença. Uma terrível e fatal doença, colocada pela Organização Mundial de Saúde como um flagelo imediatamente abaixo do câncer e dos distúrbios cardíacos, entres as causas mais freqüentes em óbitos em todo o globo terrestre. Incurável, progressiva e de terminação fatal, leva seu portador inexoravelmente à loucura ou à morte prematura.

Algumas doenças provocadas pelo consumo de álcool: cirrose hepática, hepatite, fibrose, anemia, aumento de pressão sangüínea,  lesões no pâncreas e estômago, entre outras.

http://www.todabiologia.com/saude/efeitos_do_alcool.htm

  Grupo 7:

a)      Ler o texto abaixo;

b)      Representar, através de uma pequena dramatização, uma reunião dos AA.     

Tratamentos   

O alcoolismo é, por definição, uma doença crônica e que pode dar origem a outras inúmeras complicações para o dependente. A lista de problemas é enorme, considerando não apenas os associados ao alcoolismo, como a depressão. O próprio uso abusivo da bebida acarreta uma série de graves transtornos, como a cirrose alcoólica (inflamação crônica do fígado), pancreatite alcoólica (inflamação do pâncreas), hepatite, gastrite, hipertensão, problemas no coração e síndrome de abstinência, que pode levar o paciente à morte. Para quem quer dar um basta na embriaguez existem terapias, substâncias que provocam mal-estar em contato com o álcool, homeopatia, e medicamentos.

As drogas podem ter dois princípios: tirar a vontade de encher o copo ou eliminar o prazer de degustar um drinque. Mas o que conta muitos pontos a favor do alcoólico é a velha e boa força de vontade. Desde que saiu da clínica de reabilitação, Carlos freqüenta religiosamente, ao menos uma vez por semana, as reuniões do Alcoólicos Anônimos e dos Narcóticos Anônimos. "Nosso lema é Só por Hoje. Os grupos de apoio são importantes porque o convívio com os nossos semelhantes, com dramas parecidos, nos fazem lembrar o tempo todo que temos uma doença incurável que vai nos acompanhar para o resto da vida, mas que pode ser controlada. Nossa forma de encarar isso é viver um dia de cada vez”, explica. 

Pode ser muito difícil conviver com um familiar que tem problemas com bebida. Ao invés de tentar controlar esta pessoa ou encobrir o problema, o melhor é encorajá-la a buscar tratamento médico. Ainda que seu familiar se recuse a pedir socorro, pode ser importante você ir atrás de ajuda e suporte para você mesmo.

http://www.clinicasderecuperacao.com.br/artigos/voce_sabe_reconhecer_um_alcoolatra.html 

4-    O professor propõe a socialização dos trabalhos, faz os comentários necessários e organiza a distribuição das produções da turma no espaço da sala de aula.

3ª atividade:   

1-     A  partir das produções na atividade anterior, o professor propõe que, coletivamente,     o quadro abaixo seja preenchido.   

OBS: Esse quadro deve ser escrito em uma cartolina para que possa ir para o espaço da sala juntamente com as produções da turma sobre o tema.

IDÉIAS DA NOSSA TURMA:

O que é alcoolismo

Dependência ao álcool

O estresse pode provocar alcoolismo

Efeitos do álcool sobre o cérebro

Consequências corporais do alcoolismo

Efeitos nocivos do álcool na saúde

Tratamentos

Como lidar com um membro da família que precisa de tratamento

2- Após o quadro completo, o professor faz os comentários necessários ouvindo um pouco mais os alunos.   

4ª atividade:   

1-     O professor apresenta o texto abaixo realizando uma primeira leitura do mesmo. Em seguida pode solicitar que alguns alunos também o leiam em voz alta.   

OBS: Nesse momento, o professor pode comentar:

a)       O objetivo da discussão do tema: é um assunto do interesse do adulto, mas que é preciso  buscar a  valorização   da idade adulta e ajudar o idoso a enfrentar bem esta fase da vida.

b)      Além disso, este texto visa refletir sobre como a sociedade  valoriza a juventude e o que podemos fazer, mais idosos, para viver melhor. E, como forma de ajuda, valorizaremos o trabalho rápido de alongamento, que poderá ser aprendido e  feito na sala de aula e  exercitados  em casa, no trabalho, etc.

Aspectos psicológicos e condição física na terceira idade

O envelhecimento é um processo de mudanças fisiológicas e psicológicas pelo qual todo ser vivo passa. Pode ser visto como uma fase diferente da vida, e não como um fardo. Porém, algumas pessoas possuem uma imagem equivocada do idoso e da velhice. Preconceito, aposentadoria, ociosidade, problemas econômicos, perda do convívio social, invalidez, e até mesmo as limitações normais da idade contribuem para a rejeição, com a falta de crédito em relação ao idoso, o que, infelizmente, faz parte de nossa cultura. Só conseguiremos mudar a imagem com relação à velhice e o envelhecimento, quando pensarmos de forma diferente. E a conscientização sobre isso é muito importante.

A prática de exercícios físicos na terceira idade é um bem necessário para a qualidade de vida. Prevenir é o melhor remédio. Não se deve esperar a coisa acontecer. A fisioterapia preventiva retarda algumas doenças que podem vir a aparecer com a idade e previne incapacidades decorrentes das mesmas ou do próprio processo de envelhecer.

A atividade física diária promove a saúde mental, contribui para reduzir ansiedade, insônia e depressão; ajuda a controlar o estresse e manter o peso ideal; regula as funções cardiorespiratórias, fortalece a musculatura, dá mais equilíbrio ao corpo e faz o sangue fluir melhor e levar mais oxigênio para todas as partes do corpo, reduzindo o colesterol ruim que obstrui as artérias, elevando o nível de colesterol bom, que ajuda a proteger contra as doenças cardíacas. Além disso, o exercício físico aumenta a auto-estima, propicia uma maior interação social e gera prazer pela vida. O idoso que pratica regularmente atividade física interage com outras pessoas em condições e características comuns com as suas e sente-se melhor aceito pela sociedade.

A expectativa de vida tem aumentado consideravelmente e o idoso de hoje vem de um tempo onde valores, crenças e a cultura materialista ressaltam sempre a juventude. Com isto, o amadurecimento fica difícil em mentes preocupadas e deprimidas.

O envelhecimento decorre de processos que poderiam permanecer mais estáveis, equilibrados, usando a força da auto-renovação. Podemos alterar a bioquímica do nosso corpo conforme pensamos sobre ele. Por exemplo, trabalhar no sentido de aumentar a capacidade de adaptação ao estresse pode contribuir consideravelmente para uma evolução mais positiva; reagir criativamente às mudanças, aprender a lidar com a ansiedade, criar, inventar, integrar coisas novas à própria experiência e desejar viver são chaves importantes que abrem portas para uma vida mais plena e feliz.

Adaptação, prevenção, exercícios físicos, qualidade de vida, paciência, serenidade, a cada dia uma pequena renovação, dificuldades superadas com bom humor, poderão fazer parte das escolhas para uma vida melhor na 3ª idade. O objetivo é conscientizar os idosos de que é possível aprender, aproveitar e amar, com corpos e mentes sem fronteira.  

http://www.dzai.com.br/luisaguimaraes/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=14199 

1-     Após a leitura do texto e das informações dadas, o professor propõe a discussão a partir das questões:

a) Quais as principais idéias apresentadas no texto?        

b) Vocês concordam com elas? Por quê?        

c) Quem aqui na sala se considera idoso? Por quê?         

d)  Quais são as principais características físicas e psicológicas que vocês vivem no dia-a-dia para se considerarem idosos? (doenças, dificuldades de locomoção, cansaço, a própria idade, propagandas na mídia valorizando a juventude, beleza, corpo perfeito)          

e)  O que conhecem do estatuto do idoso?   OBS: Sugerimos nesse momento ver a aula que se encontra no endereço abaixo:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13198 

3-     Após a discussão das questões anteriores, o professor organiza a turma em duplas para que produzam uma poesia com o título: Como viver melhor com a idade que tenho.

 4-     O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos textos no espaço da sala.

5ª atividade:   

1- Com o objetivo de incentivar os alunos a buscarem alternativas para terem uma vida melhor na fase adulta, o professor propõe  que a turma assista o vídeo que se encontra no endereço:   

http://www.youtube.com/watch?v=Mia3_kZaawE 

2-  Após o vídeo, o professor faz os comentários necessários e propõe a realização de alguns dos exercícios  de alongamento sugeridos a seguir:

http://3.bp.blogspot.com/_K9g7TXqSOHE/S8ioLbgvOWI/AAAAAAAAANg/bNCZpZoU03w/s1600/alongamento.jpg 

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTbYTqJ8zQODDSuf8M0AmsaFY5irOOwry3Wn7Fs5zXBNWwu80E&t=1&usg=__Nl5drGhToOdps6fMZ77NFi6kFvA=

 

http://2.bp.blogspot.com/_gAxou-8xZZk/S_U7ASShcuI/AAAAAAAAB68/g4-mTERq_nY/s1600/alongamento.jpg

3-     Em seguida, o professor pode comentar com os alunos sobre o que fizeram e a importância desses exercícios para a vida.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura da imagem e dos textos, o preenchimento do quadro com os resumos das idéias principais , a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às  intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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