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Água e óleo se misturam?

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Alimentos
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conceituar água e óleo;

2) Compreender se a água e o óleo se misturam;

3) Identificar as propriedades das ligações químicas das moléculas (ligações intermoleculares);

Duração das atividades
De 3 a 5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter conhecimento sobre substâncias simples e composta, tipos de misturas, tipos de fórmulas e ligação covalente.

Estratégias e recursos da aula

Para que parte desta aula seja aplicada à Educação Infantil esta deve ser adaptada. Para desenvolver o experimento “Óleo e água” será necessário providenciar os produtos listados naquele recurso.

Para levantar os conhecimentos prévios, questione os alunos sobre como definem a água e o óleo. Relacione as respostas no quadro negro. Peça aos alunos que anotem no caderno. Na sala de aula ou no laboratório de química peça aos alunos que desenvolvam o experimento “Óleo e água” para que compreendam se a água e o óleo se misturam.

Roteiro: acessar o recurso, efetuar a leitura, organizar os produtos necessários no laboratório de química, ciências ou na sala de aula. Desenvolver o experimento, observar as reações, fazer apontamentos e analisar os resultados conforme roteiro no próprio recurso.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24668 

Óleo e água     

Água e óleo se misturam?

Inicie explicando que a água é o mais importante e comum de todos os compostos. Têm fórmula estrutural H2O. As moléculas de água são polares, se atraem mutuamente, formam ligações intermoleculares denominadas “pontes de hidrogênio”. Têm geometria angular, formam dipolos elétricos devido à diferença de eletronegatividade entre oxigênio e hidrogênio. Contextualize mostrando a fórmula molecular disponível no link: http://www.stefanelli.eng.br/webpage/p-molecula-agua.html 

Fonte: http://www.ufmg.br/universidadedascriancas/?p=269    

Na sequência, explique aos alunos que o que são substâncias polares e apolares. No caso das substâncias polares, devido à existência de regiões com diferentes densidades eletrônicas, age sobre as moléculas uma força de atração mais intensa, isto dificulta o movimento dessas e impede-as de atingir o estado gasoso com maior facilidade. Nas substâncias apolares a atração entre as moléculas é mais fraca, o que facilita o seu movimento. Geralmente apresentam pontos de fusão e de ebulição extremamente baixos. O que diferencia as substâncias polares das apolares é a força intermolecular que atua nelas.

Sabe-se que as ligações de Van der Waals são mais fracas que as ligações intermoleculares de moléculas polares, como o HCl e, que não formam ligações de hidrogênio. Ligações de tipo Van der Waals são, também, mais fracas que as ligações intermoleculares entre uma molécula polar e outra apolar, pois a molécula polar induzirá polaridade na molécula apolar.

Mostre o vídeo "Ligações intermoleculares" para que possam verificar a polaridade da água. 

Link http://www.molecularium.net/pt/ligintermol/videos/video_agua.html 

Água e óleo se misturam? 

Para que conheçam o conceito de água e óleo e compreendam se água e o óleo se misturam, proponha que acessem a simulação "Água e óleo" disponível no link abaixo. Utilize o laboratório de informática. Os alunos podem ser oganizados de forma que ocupem os computadores disponíveis e serem orientados seguir o roteiro. Roteiro: Navegar e desenvolver a leitura fazer anotações no caderno, fazer interações com parceiros forma colaborativa na sala de aula.

Link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_aguaeoleo.htm  

Atividade 1

No laboratório de informática os alunos devem utilizar a simulação abaixo para identificar as propriedades das ligações químicas das moléculas. Roteiro: Os alunos devem acessar, manusear o recurso e responder o seguinte:

  • Que movimento de cargas existe quando se fricciona a barra de plástico?
  • Que movimento de cargas existe quando o pano fricciona a vara?
  • Por que a água é atraída pela barra de plástico eletrizada?
  • Quando se aproxima a vara de vidro também eletrizada?
  • Quando se aproxima da água uma barra de ferro friccionada não acontece nada. Por quê?

É importante explicar aos alunos que as respostas estão relacionadas a forma (velocidade) como cada pessoa manuseia e movimenta as ferramentas (barras e pano) ao devenvolver a simulação.

Link: http://www.molecularium.net/pt/ligintermol/interaccoes/index.html   

Atividade 2

Sugerimos que o professor construa uma Webquest para tratar do conceito de substância polar e apolar, ácido graxo, dissolução, força intermolecular. Webquest: é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Obs. A webquest deve ser criada anteriormente a aula.

Roteiro: No laboratório de informática organize os alunos em duplas e solicite que respondam as questões do recurso. Informe que podem também podem pesquisar em livros e na Internet. Para contribuir na sua produção, disponibilizamos alguns sites em recursos complementares. Sugerimos o exemplo a seguir.

Link: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=5216&id_pagina=1  

Para criar tua Webquest clique no link: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/index.php.  

Atividade 3

Quem foi Johannes Diederik van der Waals?

Esta atividade têm como objetivo pesquisar sobre os estudos, vida e obra e contribuições de Johannes Diederik van der Waals a respeito das propriedades das ligações químicas das moléculas (ligações intermoleculares). Pode ser desenvolvida em casa, na biblioteca ou a partir da Internet.

Roteiro: Formar duplas e pesquisar e registrar no caderno: Quem foi Johannes Diederik van der Waals? Quais suas contribuições para a Química? O que é a ligação de Van der Waals? Porque as ligações de Van der Waals são mais fracas que as ligações intermoleculares entre uma molécula polar e outra apolar?   

Sugerimos algumas questões, todavia, pode-se inserir outras para complementar. Disponibilizamos alguns sites para que desenvolvam a pesquisa. Indique a eles além dos livros, os sites abaixo. 

Link: http://www.cienciadosmateriais.org/index.php?acao=exibir&cap=2&top=213 

Link: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/forcas_intermoleculares.html 

Link: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JohbDide.html 

Saiba mais

Sugerimos o site abaixo para que os alunos conheçam o produto para separar óleo da água desenvolvido por brasileiros.

Link:

http://deolho.zgil.org/2010/07/uma-produto-para-a-limpeza-do-mar-no-vazamento-de-petroleo-e-desenvolvido-por-brasileiros/ 

Organize os alunos em equipes compostas por 4 pessoas no máximo.

Solicite que acessem o link: http://www.forumeiros.com/ e criem um fórum para que a comunidade escolar possa discutir a questão da qualidade dos produtos que se utilizam de frituras (coxinhas, pasteis, etc.) incluindo os que são consumidos nas ruas, bares e lanchonetes. Sugerimos uma questão: Como a comunidade pode reutilizar adequadamente o óleo comestível?

Disponibilizamos um exemplo de fórum no link: http://aulasdequimica.forumbrasil.net/index.htm      

Catarse

No laboratório de informática, peça aos alunos que utilizem o site: http://www.blogger.com/start , criem um blog e insiram as informações referentes aos resultados do experimento realizado na Prática Social Inicial dos Conteúdos.

Blog: plataforma ideal para produzir e agregar outros meios de distribuição de conteúdo. Disponibilizamos um tutorial que explica como criar um blog.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf  

Professor se houver alunos que deixaram de apropriar algum conteúdo, proponha que retornem aos recursos utilizados.

Biologia: os alunos podem estudar sobre as enzimas e sua relação com a química.

Ciências: ensinar os alunos sobre a fabricação de sabão ecológico e ou sobre o consumo de produtos que se utilizam do óleo comestível.

Educação Profissional: O aluno pode explorar a questão da produção de óleos comestíveis pela indústria brasileira.

Mais recursos

Disponibilizamos outros recursos que podem contribuir e ampliar os estudos sobre os temas tratados nesta aula.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22661 

Protocolo: experimentos com água II

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17967   

  Mistura de água, óleo e álcool

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17100 

Marmorização 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Protocolo: experimentos com água II Experimento prático
Mistura de água, óleo e álcool Experimento prático
Óleo e água Experimento prático
Marmorização Experimento prático
Recursos Complementares

Link: http://www.moderna.com.br/pnlem2009mg/quimica/canto/volumes/pdfs/a1_9.pdf  

Link: http://www.vacaamarela.art.br/2008/11/agua-e-oleo-nao-se-misturam/ 

Link: http://www.rossetti.eti.br/dicas2001-misturar.htm 

No site abaixo o aluno pode conhecer separadores de água e óleo.

Link: http://www.snatural.com.br/Separadores-Agua-oleo.html 

No endereço abaixo o aluno pode se informar sobre como funciona a reciclagem do óleo de cozinha

Link: http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-oleo-cozinha1.htm 

Link: http://www.feiradeciencias.com.br/sala21/21_26.asp 

Experimento Mistura Heterogênea  

Link: http://educar.sc.usp.br/quimapoio/fotoMHT.html    

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mistura 

Link: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/agua.html 

Livro:  This, Hervé. Um Cientista na Cozinha. 2. ed. Ática. 1997 240p.

Avaliação

A avaliação deve ser um processo formativo, diagnóstico e processual. Sugerimos alguns critérios para que possa observar se os alunos atingiram os objetivos propostos.

  • Clareza e objetividade ao identificar os conceitos de óleo e água;
  • Comprometimento com seus colegas dos grupos durante o desenvolvimento das atividades;
  • Capacidade de síntese das informações para identificar se a água e óleo se dissolvem um em outro;
  • Capacidade de se relacionar com parceiros para identificar as propriedades das ligações químicas das moléculas;
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos integrando as atividades de cunho colaborativo.
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