01/10/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Educação Profissional | Produção Alimentícia | Técnico em Alimentos |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
1) Conceituar água e óleo;
2) Compreender se a água e o óleo se misturam;
3) Identificar as propriedades das ligações químicas das moléculas (ligações intermoleculares);
O aluno deve ter conhecimento sobre substâncias simples e composta, tipos de misturas, tipos de fórmulas e ligação covalente.
Para que parte desta aula seja aplicada à Educação Infantil esta deve ser adaptada. Para desenvolver o experimento “Óleo e água” será necessário providenciar os produtos listados naquele recurso.
Para levantar os conhecimentos prévios, questione os alunos sobre como definem a água e o óleo. Relacione as respostas no quadro negro. Peça aos alunos que anotem no caderno. Na sala de aula ou no laboratório de química peça aos alunos que desenvolvam o experimento “Óleo e água” para que compreendam se a água e o óleo se misturam.
Roteiro: acessar o recurso, efetuar a leitura, organizar os produtos necessários no laboratório de química, ciências ou na sala de aula. Desenvolver o experimento, observar as reações, fazer apontamentos e analisar os resultados conforme roteiro no próprio recurso.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24668
Água e óleo se misturam?
Inicie explicando que a água é o mais importante e comum de todos os compostos. Têm fórmula estrutural H2O. As moléculas de água são polares, se atraem mutuamente, formam ligações intermoleculares denominadas “pontes de hidrogênio”. Têm geometria angular, formam dipolos elétricos devido à diferença de eletronegatividade entre oxigênio e hidrogênio. Contextualize mostrando a fórmula molecular disponível no link: http://www.stefanelli.eng.br/webpage/p-molecula-agua.html
Fonte: http://www.ufmg.br/universidadedascriancas/?p=269
Na sequência, explique aos alunos que o que são substâncias polares e apolares. No caso das substâncias polares, devido à existência de regiões com diferentes densidades eletrônicas, age sobre as moléculas uma força de atração mais intensa, isto dificulta o movimento dessas e impede-as de atingir o estado gasoso com maior facilidade. Nas substâncias apolares a atração entre as moléculas é mais fraca, o que facilita o seu movimento. Geralmente apresentam pontos de fusão e de ebulição extremamente baixos. O que diferencia as substâncias polares das apolares é a força intermolecular que atua nelas.
Sabe-se que as ligações de Van der Waals são mais fracas que as ligações intermoleculares de moléculas polares, como o HCl e, que não formam ligações de hidrogênio. Ligações de tipo Van der Waals são, também, mais fracas que as ligações intermoleculares entre uma molécula polar e outra apolar, pois a molécula polar induzirá polaridade na molécula apolar.
Mostre o vídeo "Ligações intermoleculares" para que possam verificar a polaridade da água.
Link http://www.molecularium.net/pt/ligintermol/videos/video_agua.html
Água e óleo se misturam?
Para que conheçam o conceito de água e óleo e compreendam se água e o óleo se misturam, proponha que acessem a simulação "Água e óleo" disponível no link abaixo. Utilize o laboratório de informática. Os alunos podem ser oganizados de forma que ocupem os computadores disponíveis e serem orientados seguir o roteiro. Roteiro: Navegar e desenvolver a leitura fazer anotações no caderno, fazer interações com parceiros forma colaborativa na sala de aula.
Link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_aguaeoleo.htm
No laboratório de informática os alunos devem utilizar a simulação abaixo para identificar as propriedades das ligações químicas das moléculas. Roteiro: Os alunos devem acessar, manusear o recurso e responder o seguinte:
É importante explicar aos alunos que as respostas estão relacionadas a forma (velocidade) como cada pessoa manuseia e movimenta as ferramentas (barras e pano) ao devenvolver a simulação.
Link: http://www.molecularium.net/pt/ligintermol/interaccoes/index.html
Sugerimos que o professor construa uma Webquest para tratar do conceito de substância polar e apolar, ácido graxo, dissolução, força intermolecular. Webquest: é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Obs. A webquest deve ser criada anteriormente a aula.
Roteiro: No laboratório de informática organize os alunos em duplas e solicite que respondam as questões do recurso. Informe que podem também podem pesquisar em livros e na Internet. Para contribuir na sua produção, disponibilizamos alguns sites em recursos complementares. Sugerimos o exemplo a seguir.
Link: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=5216&id_pagina=1
Para criar tua Webquest clique no link: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/index.php.
Quem foi Johannes Diederik van der Waals?
Esta atividade têm como objetivo pesquisar sobre os estudos, vida e obra e contribuições de Johannes Diederik van der Waals a respeito das propriedades das ligações químicas das moléculas (ligações intermoleculares). Pode ser desenvolvida em casa, na biblioteca ou a partir da Internet.
Roteiro: Formar duplas e pesquisar e registrar no caderno: Quem foi Johannes Diederik van der Waals? Quais suas contribuições para a Química? O que é a ligação de Van der Waals? Porque as ligações de Van der Waals são mais fracas que as ligações intermoleculares entre uma molécula polar e outra apolar?
Sugerimos algumas questões, todavia, pode-se inserir outras para complementar. Disponibilizamos alguns sites para que desenvolvam a pesquisa. Indique a eles além dos livros, os sites abaixo.
Link: http://www.cienciadosmateriais.org/index.php?acao=exibir&cap=2&top=213
Link: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/forcas_intermoleculares.html
Link: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JohbDide.html
Sugerimos o site abaixo para que os alunos conheçam o produto para separar óleo da água desenvolvido por brasileiros.
Link:
Organize os alunos em equipes compostas por 4 pessoas no máximo.
Solicite que acessem o link: http://www.forumeiros.com/ e criem um fórum para que a comunidade escolar possa discutir a questão da qualidade dos produtos que se utilizam de frituras (coxinhas, pasteis, etc.) incluindo os que são consumidos nas ruas, bares e lanchonetes. Sugerimos uma questão: Como a comunidade pode reutilizar adequadamente o óleo comestível?
Disponibilizamos um exemplo de fórum no link: http://aulasdequimica.forumbrasil.net/index.htm
No laboratório de informática, peça aos alunos que utilizem o site: http://www.blogger.com/start , criem um blog e insiram as informações referentes aos resultados do experimento realizado na Prática Social Inicial dos Conteúdos.
Blog: plataforma ideal para produzir e agregar outros meios de distribuição de conteúdo. Disponibilizamos um tutorial que explica como criar um blog.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf
Professor se houver alunos que deixaram de apropriar algum conteúdo, proponha que retornem aos recursos utilizados.
Biologia: os alunos podem estudar sobre as enzimas e sua relação com a química.
Ciências: ensinar os alunos sobre a fabricação de sabão ecológico e ou sobre o consumo de produtos que se utilizam do óleo comestível.
Educação Profissional: O aluno pode explorar a questão da produção de óleos comestíveis pela indústria brasileira.
Disponibilizamos outros recursos que podem contribuir e ampliar os estudos sobre os temas tratados nesta aula.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22661
Protocolo: experimentos com água II
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17967
Mistura de água, óleo e álcool
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17100
Nome | Tipo |
---|---|
Protocolo: experimentos com água II | Experimento prático |
Mistura de água, óleo e álcool | Experimento prático |
Óleo e água | Experimento prático |
Marmorização | Experimento prático |
Link: http://www.moderna.com.br/pnlem2009mg/quimica/canto/volumes/pdfs/a1_9.pdf
Link: http://www.vacaamarela.art.br/2008/11/agua-e-oleo-nao-se-misturam/
Link: http://www.rossetti.eti.br/dicas2001-misturar.htm
No site abaixo o aluno pode conhecer separadores de água e óleo.
Link: http://www.snatural.com.br/Separadores-Agua-oleo.html
No endereço abaixo o aluno pode se informar sobre como funciona a reciclagem do óleo de cozinha
Link: http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-oleo-cozinha1.htm
Link: http://www.feiradeciencias.com.br/sala21/21_26.asp
Experimento Mistura Heterogênea
Link: http://educar.sc.usp.br/quimapoio/fotoMHT.html
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mistura
Link: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/agua.html
Livro: This, Hervé. Um Cientista na Cozinha. 2. ed. Ática. 1997 240p.
A avaliação deve ser um processo formativo, diagnóstico e processual. Sugerimos alguns critérios para que possa observar se os alunos atingiram os objetivos propostos.
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