25/11/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Trabalhar com o jornal lendo e comentando as especificidades do gênero notícia.
Expor, oralmente e com desenvoltura, o conteúdo de uma notícia.
Escrever o resumo de uma notícia de jornal, demonstrando capacidade de síntese
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de letramento.
Momento 1
O professor iniciará a aula perguntando aos alunos:
Após ouví-los, o professor continuará a conversa:
O professor deverá complementar, caso seja necessário, que a leitura de jornais é importante para nos manter INFORMADOS dos acontecimentos que nos cercam. E que essas informações são obtidas através de um texto chamado NOTÍCIA DE JORNAL.
Assim, prosseguindo, ele ainda indagará:
Momento 2
A fim de responder a última questão exposta acima, de forma mais completa, o professor realizará a seguinte atividade:
Uma notícia de sua preferência e que seja significativa para a turma será primeiramente lida por ele e, em seguida, reproduzida em um cartaz de modo que suas partes estejam separadas e posssam ser desmembradas.
Assim, o profesor apresentará, a notícia num cartaz na seguinte ordem:
O professor desmembrará cada parte do todo e comentará com os alunos a importância de cada uma, separadamente:
Após essa apresentação, o professor irá embaralhar as partes da notícia e pedirá para quatro alunos irem à frente da sala e ordená-las, na ordem em que normamente uma notícia se apresenta. (Fonte, título, imagem, conteúdo)
Momento 3
Posteriormente, o professor apresentará a notícia abaixo em uma folha, dividida em partes e fora de ordem:
(Fonte: http://www.cienciaviva.pt/projectos/scienceduc/semanacienc05.jpg)
Em duplas, os alunos lerão as partes, recortarão e colarão na ordem correta, cada um no seu caderno.
O professor fará a correção oral, deixando que as duplas exponham as justificativas de cada parte fixada.
Momento 4
Em seguida, os alunos responderão, ainda em duplas, às seguintes perguntas:
Após um tempo para as duplas responderem, o professor ouvirá as respostas dos alunos, dando uma atenção especial para a questão 7, na qual eles deverão reconhecer que o objetivo do texto é informar os leitores a respeito do projeto educativo desenvolvido em uma escola.
Aproveitando esse momento, o professor deverá questionar aos alunos a respeito do nome desse tipo de texto e deverá ficar claro que se trata de uma NOTÍCIA DE JORNAL, ou seja de um texto informativo retirado de um jornal (nesse caso do jornal "Diário de Coimbra").
O professor destacará as especificidades que uma notícia de jornal apresenta, ou seja, uma fonte (local e dada onde foi publicado) e um conteúdo jornalístico voltado para a verdade dos fatos.
Momento 5
A turma será dividida em grupos, o professor entregará um jornal para cada grupo e pedirá que eles selecionem uma notícia que julgarem interessante.
Essa notícia deverá ser apresentada oralmente para a turma e o grupo deverá abordar, principalmente:
Momento 6
Após as apresentações a turma escolherá a notícia mais interessante para a escrita coletiva de um RESUMO.
O professor explicará que um resumo deve conter as partes mais importantes da notícia, apresentando onde e quando ela foi publicada.
Após a composição do resumo, realizado com a participação de todos e redigido no quadro pelo professor, os alunos farão a cópia no caderno.
Momento 7
O professor escolherará uma notícia como a abaixo e pedirá que os alunos realizem individualmente um resumo.
Momento 7
A notícia escolhida no momento anterior poderá ser pensada e trabalhada por outras disciplinas em uma perspectiva interdisciplinar.
No caso da escolha da notícia acima, após a produção do resumo, o professor de Educação Física poderá trabalhar o esporte "Futsal", oferecendo a oportunidade dos alunos praticarem esse esporte e de o conhecerem melhor.
O professor de Ciências, por sua vez, poderá abordar os benefícios da atividade física para a saúde.
Outras notícias podem ser encontradas no site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=not%C3%ADcia+de+jornal&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai=
O professor avaliará se o aluno compreendeu as especificidades do gênero notícia, através das atividades direcionadas de interpretação e apresentação de uma notícia.
Avaliará, também, se os alunos foram capazes de sintetizar a notícia individualmente ao corrigir essa tarefa.
Analisará a capacidade do aluno de se relacionar em grupo, emitindo opiniões e se envolvendo nas atividades propostas.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/10/2015
Cinco estrelasmuito bom, estava com dúvidas como fazer um trabalho pra faculdade. Um plano de aula com jornal.
06/09/2015
Cinco estrelasAmei, aula muito bem elaborada. Peguei as dicas e ainda consegui elaborar um jornal coletivo com a turma.
30/08/2015
Quatro estrelasQue legal essa aula. Adorei
08/09/2013
Cinco estrelasMuito bom a sugestão, pois me ajudou muito em elaborar o plano de aula envolvendo o gênero textual .noticia. Gostei muito. OBRIGADA
21/10/2012
Cinco estrelasExcelente! Parabéns!
27/09/2012
Quatro estrelasAmei a atividade! Baixa complexidade, clara e objetiva. Vou trabalhá-la com meus alunos
10/04/2012
Cinco estrelasAchei ótima essa sequencia de atividades Sou professora no Uruguai, e mando mis felicitaciones por su trabajo.
18/10/2011
Cinco estrelasmuito bem elaborada essa aula, parabéns