28/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Trabalhar com os gêneros Poema e Notícia de Jornal, correlacionando-os.
Recontar um poema em forma de Notícia, demonstrando desenvoltura oral.
Escrever uma notícia de jornal a partir do conteúdo de uma poesia apresentada.
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de letramento e que já tenha trabalhado com os gêneros notícia de Jornal e poema.
Momento 1
O professor reproduzirá o poema abaixo em uma cartolina e o apresentará para os alunos, pedindo para que um voluntário o leia.
Poema Tirado de uma Notícia de Jornal
Manuel Bandeira
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro.
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
(Fonte: http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/poemaT.htm)
Em seguida, o professor indagará aos alunos:
Os alunos reconhecerão, com o auxílio do professor, que o conteúdo desse poema faz alusão a uma Notícia de Jornal por apresentar um fato típico de um conteúdo jornalístico.(notificação de um suícidio)
O professor ainda questionará aos alunos:
Após as considerações dos alunos, o professor complementará as ideias, caso seja necessário, informando que o texto é um poema devido a sua estrutura: em versos.
O professor recordará com os alunos que cada parte do poema denomina-se estrofe e que cada estrofe é composta por versos.
Momento 2
O professor recordará com os alunos que o gênero Notícia de jornal apresenta-se como um texto de caráter informativo, relatando acontecimentos reais da sociedade. O professor recordará ainda que as notícias precisam conter uma fonte (quem as escreveu, quando e em qual jornal) e um título chamativo para causar curiosidade e despertar o interesse nos leitores.
Em seguida, proporá aos alunos uma atividade oral:
Essa reformulação poderá, posteriormente, ser registrada no caderno. Lembrando que essa escrita, diferentemente do poema, é em prosa e não em versos.
Momento 3
A turma será dividida em grupos a fim de ler e discutir o poema abaixo:
O Poema que Morreu
Ricardo França
Um assassinato.
Tudo indicava assim.
E o coitado do poema, estirado,
era coceira na curiosidade pública.
Chegou o delegado-
e cismado -foi tecendo em pensamentoas inconstantes
formas da dúvida.
(Poema completo disponível no site: http://www.casadacultura.org/Literatura/Poesia/g01/poema_que_morreu_ricardo_franca.html)
O professor pedirá para que os grupos, após a leitura, tentem responder oralmente as seguintes perguntas:
Momento 4
As questões serão expostas oralmente pelos grupos e o professor pedirá que, a partir desse poema, cada grupo produza uma notícia de jornal, a qual deverá apresentar:
O professor deverá enfatizar que o acontecimento da poesia não é verídico como os acontecimentos relatados em um jornal, mas que é possível imaginar o fato de "morte por amor" e redigir uma notícia imaginária.
Momento 5
O professor corrigirá as produções e, em um próximo dia, os grupos apresentarão suas notícias para os outros colegas da sala, comparando a forma como o fato foi exposto pelos grupos.
Outros poemas poderão ser encontrados no site: http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira.html
O professor avaliará se os alunos foram capazes de:
- produzir uma notícia de Jornal a partir do poema apresentado,
- correlacionaram os dois gêneros compreendendo as especificidades de cada um,
- analisar a coerência das ideias produzidas na notícia imaginária.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/05/2013
Cinco estrelasAdorei a atividade.
12/10/2012
Cinco estrelasFabuloso plano de aula. Muito criativo e dinâmico. Sabemos como é difícil trabalhar o gênero textual notícia. Usarei esse plano de aula como introdução ao gênero.