Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Notícia de Jornal e Crônica: a interlocução de dois gêneros

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar uma notícia de jornal demonstrando conhecimento sobre o gênero.        

Produzir uma crônica coletiva observando suas especificidades.

Correlacionar as estruturas textuais de cada gênero textual: crônica e notícia

 Elaborar uma crônica, a partir de uma notícia de jornal

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de letramento e que já tenha tido contato com o gênero Notícia de Jornal.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor iniciará a aula projetando o texto abaixo no data-show para ler juntamente com a turma:

Notícia de Jornal

Fernando Sabino

10/08/09

Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante 72 horas, para finalmente morrer de fome.

Morreu de fome. Depois de insistentes pedidos e comentários, uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha foram ao local, mas regressaram sem prestar auxílio ao homem, que acabou morrendo de fome. Um homem que morreu de fome.

Um homem que morreu de fome. O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome) era da alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de fome. E o homem morreu de fome.

O corpo do homem que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Anatômico sem ser identificado. Nada se sabe dele, senão que morreu de fome.

Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária, um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem.

(Texto na íntegra disponível no site: http://www.fotolog.com.br/spokesman_/70276847

Momento 2

O professor conversará com os alunos acerca do conteúdo do texto. Para direcionar essa conversa, ele poderá lançar perguntas como:

  • Qual é o assunto do texto?
  • Como era o homem que morreu de fome?
  • Alguém ajudou esse homem?
  • Quem era o homem que morreu?
  • É possível identificar a opinião do autor a respeito desse acontecimento?
  • Qual é, na sua opinião, o sentimento do autor quanto ao fato de um homem morrer de fome na rua?
  • No texto fica evidente como o autor ficou sabendo dessa notícia. Como ele se informou desse fato?
  • O que as autoridades fizeram diante desse acontecimento?
  • Na sua opinião, por que o autor repete várias vezes que o homem morreu de fome?

Momento 3

Após essa primeira conversa, o professor indagará aos alunos se eles identificam algumas características nesse texto que podem o tornar diferente de outros textos como histórias narradas, poesias, receitas (e outros gêneros que eles conhecem).

Os alunos deverão concluir que esse texto apresenta uma certa opinião do autor acerca de um acontecimento do cotidiano (Neste caso o fato de um homem morrer de fome).

O professor informará aos alunos, caso eles ainda não conheçam esse gênero, que o texto de Fernando Sabino é uma CRÔNICA, e que as crônicas são textos narrativos, ligados à vida cotidiana, escritos com uma linguagem coloquial (menos formal) e que deixam transparecer opiniões dos autores. Geralmente, as crônicas são textos curtos que podem apresentar humor.

Momento 4

Para que os alunos possam compreender melhor as especificidades desse gênero, o professor apresentará a notícia de jornal abaixo para contrastar as diferenças entre os dois gêneros e também para compará-los quanto às semelhanças:

HOMEM MORRE DE FOME NO CENTRO DA CIDADE

Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome ontem, no centro da cidade, depois de ter permanecido por setenta e duas horas deitado na calçada. Uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha, chamadas insistentemente por comerciantes instalados nas proximidades, nada fizeram, alegando que o caso fugia às suas atribuições, era da alçada da Delegacia de Mendicância. O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal, onde aguarda identificação.

(Notícia retirada do livro: Português: uma proposta para o Letramento. Livro 7. Autora: Magda Soares)

Essa notícia será lida e o professor perguntará aos alunos:

  • Qual a semelhança entre os textos lidos? (Ambos apresentam o mesmo conteúdo ou seja o mesmo fato - um homem morreu de fome)
  • Quais as diferenças entre os textos lidos? (A notícia apenas apresenta o fato com um certo distanciamento, já a crônica apresenta o fato sob um outro ângulo, menos informativo e acrescido de um comentário implícito do autor)

Nesse momento, a conversa será conduzida para que os alunos compreendam que ambos os textos apresentaram o mesmo fato, mas que a CRÔNICA é um texto que extrapola o campo da mera exposição de um acontecimento e revela um caráter de questionamento e indagação acerca da vida cotidiana.

Momento 5

O professor dirá aos alunos:

  • Imaginem a situação: uma mulher é agredida na rua por um homem e ninguém a defende. 

A partir desse fato e das considerações acerca das características da crônica, será proposto que a turma escreva coletivamente uma crônica, contando, de forma mais detalhada, o acontecimento acima, deixando transparecer uma certa opinião.

Para tanto, é importante que a turma decida coletivamente e apresente na crônica:

  1. Identidade da mulher
  2. Quando e onde o fato ocorreu.
  3. Por que ninguém a defendeu.
  4. Como a mulher ficou após a agressão.
  5. O que aconteceu no final.

Esse texto poderá conter quatro parágrafos, sendo importante lembrar que o primeiro deve apresentar o fato ocorrido e os demais devem fornecer mais detalhes, ainda contendo comentários de forma não explícita, de acordo com as opiniões dos alunos.

Momento 6

Em um outro momento, a notícia, publicada no jornal VS , no dia 24/05/10, abaixo reportada, será apresentada para os alunos:

(Notícia retirada do site: http://4.bp.blogspot.com/_2DNDFCh-WJs/TEXg36_97gI/AAAAAAAAABw/IGu_brHzI4Q/s1600/JORNAL.jpg

O professor pedirá que os alunos, em duplas, leiam e respondam às seguintes perguntas sobre a notícia de jornal.

  1. Quando essa notícia foi escrita?
  2. Em qual jornal ela foi publicada?
  3. Quem é o autor dessa notícia?
  4. Qual é a manchete (Título) da notícia?
  5. Por que, em sua opinião,  "mãe assassinada" está em destaque na manchete?
  6. Qual o fato relatado na notícia?
  7. Onde aconteceu o assassinato?
  8. Como a mulher foi encontrada?
  9. Para onde foram levadas as crianças que testemunharam o crime?
  10. Qual outro problema já havia ocorrido com as crianças?
  11. O que você sente ao saber de uma violência como a relatada?
  12. Há informações na notícia a respeito do assassino?

Momento 7

Após a atividade realizada, a professora pedirá a diferentes duplas que respondam oralmente as perguntas, a fim de realizar uma correção e uma discussão do assunto.

Em seguida, o professor pedirá que as mesmas duplas relatem o acontecimento da notícia lida: assassinato de uma mãe testemunhado pelos filhos, em forma de uma crônica.

Para tanto, será necessário que o professor relembre que uma crônica é um texto narrativo que conta um acontecimento da vida social, com uma linguagem simples, não apresentando caráter jornalístico de informação (como é o caso da notícia) mas um caráter de narração ou contação de caso com certa criticidade.

Momento 8

Caso o professor queira ampliar os objetivos da aula e torná-la interdisciplinar poderá propor ao professor de História que realize uma discussão com os alunos a respeito da criminalidade crescente em nossa sociedade.

 

Recursos Complementares

Caso o professor queira complementar a aula poderá ler alguns exemplos de crônicas que podem ser encontrados no site: http://www.pensador.info/cronicas_de_luiz_fernando_verissimo/ 

Avaliação

O professor avaliará se os alunos compreenderam as especificidades dos gêneros crônica e notícia ao responderam as questões em duplas e ao corrigir a produção escrita da crônica pelas mesmas duplas.

Avaliará a participação dos alunos nas atividades propostas, no intuito de colher subsídios sobre a compreensão dos mesmos em relação à comparação entre gêneros.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 1/6 - 16.67%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Joyce Cristina da Cunha, Colégio Cristo Rei , Paraná - disse:
    joyce.criis@hotmail.com

    03/06/2013

    Três estrelas

    Bom!


  • caroline costa, Ciep Charles Dickens , Rio de Janeiro - disse:
    carolinecnunes@oi.com.br

    10/10/2012

    Quatro estrelas

    Excelente atividade! Parabéns pela criatividade e por abordar tão bem este conteúdo.


  • Murilo, Argentina - disse:
    Murilocarballar@hotmail.com

    09/10/2012

    Duas estrelas

    Precisa de mais complementos texto explicativo evoluindo a leitura para os leitores.


  • Luciana Leal, CONDE DE MOREIRA LIMA ESCOLA MUNICIPAL , São Paulo - disse:
    lutfaria@bol.com.br

    11/02/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns!!! Seguindo passo a passo a aula promete ser um sucesso!!!


  • bernadete, E.E. Pe. J. G. de Souza , Minas Gerais - disse:
    bmlvaladares@gmail.com

    05/03/2011

    Cinco estrelas

    muito boa a sugestão. Vou usá-la. Valeu muito!


  • Odmir, Escola pública , São Paulo - disse:
    longhiodmir@hotmail.com

    09/02/2011

    Cinco estrelas

    Uma aula muito criativa e dinâmica. Proporcionando uma interpretação dos textos de forma específica, reconhecendo a diferença de notícia e crônica, comparando os gêneros.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.