Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONVITES: como introduzir esse gênero textual

 

12/10/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a função social de um convite.

Ler e interpretar convites diversos.

Identificar o objetivo de cada convite, através de modelos diversos.

Produzir um convite de acordo com a função social proposta.

Confeccionar um mural com os convites produzidos pela turma e ilustrá-lo.  

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha tido contato com o gênero convite.

Estratégias e recursos da aula

1. Entregar a cada aluno, um dia antes de começar a trabalhar com o gênero, um CONVITE.

Querido aluno!!

Convido você para assistir a uma exposição de "CONVITES".

Dia: quinta-feira, 09/09/2010. 

Hora: 15 horas.

Local: Sala de aula.

Não falte!! 

                  Sua professora de Língua Portuguesa.

a) No dia marcado, cole numa cartolina branca vários e diferentes tipos de convites e exponha na sala de aula.

ALGUNS MODELOS:

                         

Fonte: convitesexclusivos.com.br                                                                   Fonte: graficaogremio.com.br  

                        

Fonte: astilp.blogspot.com                                                                            Fonte: escoladeimagem.com.br  

                                                                                                    Fonte: convitechabebe.blogspot.com  

2. Quando os alunos entrarem na sala de aula, leve-os até ao cartaz e peça-os que observem com muita atenção os convites ali expostos.

PROFESSOR: Permita que os alunos observem livremente o(s) cartaz(es) e esclareça as dúvidas que por acaso surjam.

3. Esclarecer aos alunos que quando queremos convidar alguém para comparecer a algum lugar ou evento, enviamos um CONVITE.

4. Perguntar aos alunos se já receberam ou enviaram convites e para quê. Explorar o máximo de conhecimentos prévios que o aluno tiver.

5. Falar aos alunos que o convite é um texto que possui características próprias como: destinatário, o evento para o qual está sendo convidado, local e data do evento e remetente. A função do convite é passar as informações de hora, data, local, dentre outras e é claro, o de convidar. Mas também tem outro papel significativo, o de motivar os convidados para o evento.

1.Entregar aos alunos uma folha contendo os seguintes convites e as seguintes atividades relacionadas.

CONVITE 1

CARLA                               e                              GILBERTO

                     com a benção de seus pais

Arnaldo de Oliveira                                        José Reis

Maria de Oliveira                                           Lilian Reis

             Convidam para a cerimônia de casamento a realizar-se

no dia 22 de setembro de 2010, às 19 horas, na Igreja da Esperança -

Rua Bom Pastor, 55 - Rio de Janeiro - RJ.

         Os noivos receberão os cumprimentos no Salão Paroquial,

                               ao lado da Igreja.

Rua das Rosas, 123                              Rua  Brasil, 321

Rio de Janeiro - RJ                              Porto Alegre - RS

a) Por qual motivo o convite foi elaborado?

b) Quem são as pessoas que estão convidando?

c) Qual o local e a data do acontecimento?

d) O convite permite saber se haverá ou não uma festa ou recepção para os convidados? Como você descobriu?

e) A que se referem os endereços que aparecem no final do convite?

f) Imagine se, no convite, não houvesse a informação do horário de acontecimento do evento. O que poderia acontecer?

g) Esse tipo de convite costuma ser dirigido a adultos ou crianças? Por quê?

CONVITE 2.

Fonte: templatesdigitais.com   

a) Por qual motivo esse convite foi feito?

b) Você acha que o convite é dirigido à criança ou a um adulto? Por quê? 

c) É possível saber quem recebeu esse convite? Por quê?

d) Quem não conhece a Ana Júlia saberá onde acontecerá sua festa de aniversário?

e) Qual informação que está faltando para se saber onde será a festa de Ana Júlia?

f) Reescreva o convite de aniversário de Ana Júlia, completando-o com os dados que faltam.

Produzindo um CONVITE

Como podemos observar, dependendo do destinatário e do objetivo do convite, a linguagem pode variar: mais formal, ou seja, mais elaborada, ou mais informal, isto é, mais descontraída.

Proposta: Elaborar um convite.

a) Os temas podem variar, mas como proposta de interdisciplinaridade, sugiro a confecção de um convite com o objetivo de prestigiar uma exposição de trabalhos produzidos em outras disciplinas.

b) Outros temas para convites a serem entregues aos colegas de sala: visita a um acampamento; uma viagem a Lua; uma festa a fantasia.

c) Empregar uma linguagem de acordo com a finalidade do convite a ser elaborado.

d) É importante não esquecer de colocar informações como: nome do remetente e do destinatário, data, horário, local e outros que julgar necessário.

e) O professor deverá fazer as correções necessárias, antes do aluno passar a limpo.

f) Produzir o convite em cartolina ou folha colorida e decorá-lo com desenhos ou colagens.

g) Ao final da produção, entregar os convites aos seus destinatários.

PROFESSOR: Depois que todos enviarem e receberem os seus convites, elaborar junto com os alunos, um mural para expor os convites produzidos pela turma já ilustrados.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final das atividades o professor deverá avaliar se o aluno:

Reconheceu a função social de um convite.

Leu e interpretou convites diversos.

Identificou o objetivo de cada convite, através de modelos diversos.

Produziu um convite de acordo com a função social proposta.

Confeccionou um mural com os convites produzidos pela turma e ilustrou.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 20 classificações

  • Cinco estrelas 17/20 - 85%
  • Quatro estrelas 3/20 - 15%
  • Três estrelas 0/20 - 0%
  • Duas estrelas 0/20 - 0%
  • Uma estrela 0/20 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Silvana Martins, FÁBIO HENRIQUE CARVALHO OLIVA , Minas Gerais - disse:
    silvanamdoliva@hotmail.com

    11/09/2015

    Quatro estrelas

    Aula muito criativa!


  • MARGARETE, Escola Estadual Professora Nha Gui Azevedo , Minas Gerais - disse:
    marg_alencar@hotmail.com

    07/03/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito de sua sugestão , muito bom saber que podemos acrescentar em nossas aulas ideias de colegas


  • edilton jose da silva, escola Angelo Afro de Oliveira , Pernambuco - disse:
    ediltonjose@hotmail.com

    15/02/2014

    Quatro estrelas

    gostei muito da aula. tem me ajudado bastante... abraço


  • Cledir carniel, escola Jose Aniceto , Paraná - disse:
    clemarangoni@bol.com.br

    11/11/2013

    Cinco estrelas

    Gosto muito do Portal por isso sempre que preciso de uma luz para planejar minhas aulas ,é aqui que recorro porque tenho certeza que encontrarei ótimas idéias. Trabalho na rede Municipal e seguimos essa pedagogia de trabalho.


  • SIBERLANE SANTOS, ESCOLA RUI BARBOSA , Bahia - disse:
    SS.SI@HOTMAIL.COM

    01/11/2013

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUITO AJUDOU BASTANTE NA AULA QUE ESTOU DESENVOLVENDO


  • shirley, Santa Rita , Minas Gerais - disse:
    shirleycarlosfigueredo@hotmail.com

    04/08/2013

    Cinco estrelas

    otimoexcelentechiqueamei


  • Isabel Cristina, Centro Educacional Somar , Rio de Janeiro - disse:
    belbrandao2006@hotmail.com

    01/08/2013

    Cinco estrelas

    Adorei !!! Me deu uma ótima ideia de como trabalhar o tema com meus alunos!!!!


  • Arislene Ribeiro de Carvalho, EScola Municipal , Minas Gerais - disse:
    arislene.carvalho@yahoo.com.br

    19/06/2013

    Cinco estrelas

    Achei ótimo


  • gladis lopes, emef brasilina terra , Rio Grande do Sul - disse:
    gladistupa@hotmail.com

    16/06/2013

    Cinco estrelas

    amei bem o k estava querendo faze com meus alunos e nao surgia ideia, quero que eles criem um convite de festa junina com material recichavel...parabéns


  • marilda madalena ferreira de souza, E. E. Mestra Rosa Madureira Fagundes , Minas Gerais - disse:
    marildaferreirasouza@yahoo.com.br

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito.foi de muita importancia para o conteudo de minhas aulas


  • EDILENE, Escola Municipal do Ensino Fundamental , Minas Gerais - disse:
    edilenealvesvieira@yahoo.com.br

    27/05/2013

    Cinco estrelas

    achei simplesmente fantástica ,um aula que com certeza vai ser apreciada pelo aluno e com objetivo alcançado de forma prazerosa. obrigada pela grande ajuda.


  • viviane, escola municipal sendor Helio Capos , Roraima - disse:
    vivig.lima15@hotmail.com

    21/05/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito. me ajudou bastante


  • Lucineide, Escola Municipal Darcy ribeiro , Paraná - disse:
    lucimoraesaraujo@gmail.com

    17/11/2012

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito do encaminhamento do convite e pretendo usá-lo na próxima aula. Muito bem elaborado.


  • Natália Castilho Feitosa Fonseca, E.M.Profª Maria de Lourdes Pinheiro , Minas Gerais - disse:
    natylulu6@yahoo.com.br

    08/10/2012

    Cinco estrelas

    Que aula legal! Simples, objetiva e interessante. Sei que os alunos curtem trabalhar com aulas dinâmicas.Comparar os convites (formal e outro informal) foi uma estratégia enriquecedora para o aluno compreender a função social de cada evento. As atividades foram muito bem conduzidas e exploradas, dando oportunidade para os alunos levantarem hipóteses sobre os textos lidos. Parabéns às autoras. Com certeza aplicarei esta aula em minha turma.


  • cristina lopes, escola municipal santa teresa , Pernambuco - disse:
    cris.lopez2008@hotmail.com

    01/10/2012

    Cinco estrelas

    A proposta de trabalho é simples e objetiva. Amei!


  • JOSY FERNANDA, E.E.JOSÉ DA SILVA COUTO , Minas Gerais - disse:
    josynegra2@yahoo.com.br

    28/05/2011

    Cinco estrelas

    ADOREI ESTÁ AULA , MUITO CRIATIVA E BASTANTE DINÂMICA. ACHO QUE MEUS ALUNOS IRÃO GOSTAR !!!


  • marines maciel maia, MUNICIPAL , Minas Gerais - disse:
    marines.maia@yahoo.com.br

    26/03/2011

    Quatro estrelas

    BOAS SUGESTOES ENCONTREI AQUI QUE VAO SOMAR NA MINHA AULA , POOIS ESTOU COM O 2°/9 E VAMOS TRABALHAR COM DIVERSOS GENEROS TEXTUAIS E PORTADORES DE TEXTO.... VALEU !!!


  • arlete pereira, e m angelita guimaraes ventura , Minas Gerais - disse:
    arletepcm@yahoo.com.br

    18/03/2011

    Cinco estrelas

    amei as atividades e as dicas parabens


  • simone, eja , Rio Grande do Norte - disse:
    mone.mana@hotmail.com

    02/03/2011

    Cinco estrelas

    adorei a sugestão


  • Michele Valadão, Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas , Rio Grande do Sul - disse:
    michele_mello@hotmail.com

    30/11/2010

    Cinco estrelas

    As organizadoras da aula estão de parabéns, ótimas atividades!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.