12/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Reconhecer a função social de um convite.
Ler e interpretar convites diversos.
Identificar o objetivo de cada convite, através de modelos diversos.
Produzir um convite de acordo com a função social proposta.
Confeccionar um mural com os convites produzidos pela turma e ilustrá-lo.
É necessário que o aluno já tenha tido contato com o gênero convite.
1. Entregar a cada aluno, um dia antes de começar a trabalhar com o gênero, um CONVITE.
Querido aluno!! Convido você para assistir a uma exposição de "CONVITES". Dia: quinta-feira, 09/09/2010. Hora: 15 horas. Local: Sala de aula. Não falte!! Sua professora de Língua Portuguesa. |
a) No dia marcado, cole numa cartolina branca vários e diferentes tipos de convites e exponha na sala de aula.
ALGUNS MODELOS:
Fonte: convitesexclusivos.com.br Fonte: graficaogremio.com.br
Fonte: astilp.blogspot.com Fonte: escoladeimagem.com.br
Fonte: convitechabebe.blogspot.com
2. Quando os alunos entrarem na sala de aula, leve-os até ao cartaz e peça-os que observem com muita atenção os convites ali expostos.
PROFESSOR: Permita que os alunos observem livremente o(s) cartaz(es) e esclareça as dúvidas que por acaso surjam.
3. Esclarecer aos alunos que quando queremos convidar alguém para comparecer a algum lugar ou evento, enviamos um CONVITE.
4. Perguntar aos alunos se já receberam ou enviaram convites e para quê. Explorar o máximo de conhecimentos prévios que o aluno tiver.
5. Falar aos alunos que o convite é um texto que possui características próprias como: destinatário, o evento para o qual está sendo convidado, local e data do evento e remetente. A função do convite é passar as informações de hora, data, local, dentre outras e é claro, o de convidar. Mas também tem outro papel significativo, o de motivar os convidados para o evento.
1.Entregar aos alunos uma folha contendo os seguintes convites e as seguintes atividades relacionadas.
CONVITE 1
CARLA e GILBERTO com a benção de seus pais
Arnaldo de Oliveira José Reis Maria de Oliveira Lilian Reis
Convidam para a cerimônia de casamento a realizar-se no dia 22 de setembro de 2010, às 19 horas, na Igreja da Esperança - Rua Bom Pastor, 55 - Rio de Janeiro - RJ.
Os noivos receberão os cumprimentos no Salão Paroquial, ao lado da Igreja.
Rua das Rosas, 123 Rua Brasil, 321 Rio de Janeiro - RJ Porto Alegre - RS |
a) Por qual motivo o convite foi elaborado?
b) Quem são as pessoas que estão convidando?
c) Qual o local e a data do acontecimento?
d) O convite permite saber se haverá ou não uma festa ou recepção para os convidados? Como você descobriu?
e) A que se referem os endereços que aparecem no final do convite?
f) Imagine se, no convite, não houvesse a informação do horário de acontecimento do evento. O que poderia acontecer?
g) Esse tipo de convite costuma ser dirigido a adultos ou crianças? Por quê?
CONVITE 2.
Fonte: templatesdigitais.com
a) Por qual motivo esse convite foi feito?
b) Você acha que o convite é dirigido à criança ou a um adulto? Por quê?
c) É possível saber quem recebeu esse convite? Por quê?
d) Quem não conhece a Ana Júlia saberá onde acontecerá sua festa de aniversário?
e) Qual informação que está faltando para se saber onde será a festa de Ana Júlia?
f) Reescreva o convite de aniversário de Ana Júlia, completando-o com os dados que faltam.
Produzindo um CONVITE
Como podemos observar, dependendo do destinatário e do objetivo do convite, a linguagem pode variar: mais formal, ou seja, mais elaborada, ou mais informal, isto é, mais descontraída.
Proposta: Elaborar um convite.
a) Os temas podem variar, mas como proposta de interdisciplinaridade, sugiro a confecção de um convite com o objetivo de prestigiar uma exposição de trabalhos produzidos em outras disciplinas.
b) Outros temas para convites a serem entregues aos colegas de sala: visita a um acampamento; uma viagem a Lua; uma festa a fantasia.
c) Empregar uma linguagem de acordo com a finalidade do convite a ser elaborado.
d) É importante não esquecer de colocar informações como: nome do remetente e do destinatário, data, horário, local e outros que julgar necessário.
e) O professor deverá fazer as correções necessárias, antes do aluno passar a limpo.
f) Produzir o convite em cartolina ou folha colorida e decorá-lo com desenhos ou colagens.
g) Ao final da produção, entregar os convites aos seus destinatários.
PROFESSOR: Depois que todos enviarem e receberem os seus convites, elaborar junto com os alunos, um mural para expor os convites produzidos pela turma já ilustrados.
Trabalhando com convites. Sugestões:
http://professorajussaraa.blogspot.com/2009/09/trabalhando-com-convites.html
Ao final das atividades o professor deverá avaliar se o aluno:
Reconheceu a função social de um convite.
Leu e interpretou convites diversos.
Identificou o objetivo de cada convite, através de modelos diversos.
Produziu um convite de acordo com a função social proposta.
Confeccionou um mural com os convites produzidos pela turma e ilustrou.
Quatro estrelas 20 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/09/2015
Quatro estrelasAula muito criativa!
07/03/2015
Cinco estrelasGostei muito de sua sugestão , muito bom saber que podemos acrescentar em nossas aulas ideias de colegas
15/02/2014
Quatro estrelasgostei muito da aula. tem me ajudado bastante... abraço
11/11/2013
Cinco estrelasGosto muito do Portal por isso sempre que preciso de uma luz para planejar minhas aulas ,é aqui que recorro porque tenho certeza que encontrarei ótimas idéias. Trabalho na rede Municipal e seguimos essa pedagogia de trabalho.
01/11/2013
Cinco estrelasGOSTEI MUITO AJUDOU BASTANTE NA AULA QUE ESTOU DESENVOLVENDO
04/08/2013
Cinco estrelasotimoexcelentechiqueamei
01/08/2013
Cinco estrelasAdorei !!! Me deu uma ótima ideia de como trabalhar o tema com meus alunos!!!!
19/06/2013
Cinco estrelasAchei ótimo
16/06/2013
Cinco estrelasamei bem o k estava querendo faze com meus alunos e nao surgia ideia, quero que eles criem um convite de festa junina com material recichavel...parabéns
06/06/2013
Cinco estrelasgostei muito.foi de muita importancia para o conteudo de minhas aulas
27/05/2013
Cinco estrelasachei simplesmente fantástica ,um aula que com certeza vai ser apreciada pelo aluno e com objetivo alcançado de forma prazerosa. obrigada pela grande ajuda.
21/05/2013
Cinco estrelasgostei muito. me ajudou bastante
17/11/2012
Cinco estrelasEu gostei muito do encaminhamento do convite e pretendo usá-lo na próxima aula. Muito bem elaborado.
08/10/2012
Cinco estrelasQue aula legal! Simples, objetiva e interessante. Sei que os alunos curtem trabalhar com aulas dinâmicas.Comparar os convites (formal e outro informal) foi uma estratégia enriquecedora para o aluno compreender a função social de cada evento. As atividades foram muito bem conduzidas e exploradas, dando oportunidade para os alunos levantarem hipóteses sobre os textos lidos. Parabéns às autoras. Com certeza aplicarei esta aula em minha turma.
01/10/2012
Cinco estrelasA proposta de trabalho é simples e objetiva. Amei!
28/05/2011
Cinco estrelasADOREI ESTÁ AULA , MUITO CRIATIVA E BASTANTE DINÂMICA. ACHO QUE MEUS ALUNOS IRÃO GOSTAR !!!
26/03/2011
Quatro estrelasBOAS SUGESTOES ENCONTREI AQUI QUE VAO SOMAR NA MINHA AULA , POOIS ESTOU COM O 2°/9 E VAMOS TRABALHAR COM DIVERSOS GENEROS TEXTUAIS E PORTADORES DE TEXTO.... VALEU !!!
18/03/2011
Cinco estrelasamei as atividades e as dicas parabens
02/03/2011
Cinco estrelasadorei a sugestão
30/11/2010
Cinco estrelasAs organizadoras da aula estão de parabéns, ótimas atividades!