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Morte súbita durante o exercício físico

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância da avaliação física em relação a prevenção da morte súbita.

Conhecer a fisiologia do coração.

Identificar a ação da adrenalina no coração.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos prévios em anatomia e fisiologia humana.

Estratégias e recursos da aula

Dia 12 de novembro é o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, mas não é uma data para se comemorar, mas sim um dia de alerta, pois se estima que no Brasil ocorram 250 mil casos de morte súbita por ano.

A morte súbita pode ocorrer tanto em crianças recém nascida como também em adultos, mas ultimamente o que vem chamando atenção na mídia são os casos ocorridos em atletas, como nos exemplos abaixo:   

2003 - o jogador de futebol camaronês Jean Marc Vivien Foe na Copa das Confederações, na França.

2003 – o jogador de futebol (zagueiro) Max, do Botafogo de Ribeirão Preto, morreu aos 21 anos, no dia 2 de julho de 2003, após passar mal em um coletivo da equipe no estádio Santa Cruz.

2004 – o jogador de futebol Serginho, morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória aos 14 minutos do segundo tempo do empate sem gols de seu time com o São Paulo, no Morumbi, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.

2007 - o maratonista Ryan Shay, 28, que faleceu em Nova York, durante a seletiva norte-americana para as olimpíadas de Pequim (2208).

2010 – o maratonista Fábio José de Medeiros, de 62 anos, passou mal durante a Maratona do Rio de Janeiro, realizada no dia 18 de julho de 2010, e faleceu dias depois no Hospital Naval Marcílio Dias.

Esses são alguns casos ocorridos nos últimos anos na área esportiva e que trazem à tona algumas questões, tais como:  

- Mas o que é Morte Súbita?

- Qual a relação entre atividade física e morte súbita?

Para começar a responder essas perguntas sugiro que assistam aos vídeos Morte Súbita, o qual apresenta uma reportagem alertando sobre esse mal e logo após o vídeo Avaliação Física, o qual informa sobre a importância da avaliação física para a prática de qualquer atividade física.

Atividade 1

Antes da apresentação dos vídeos, propor aos alunos um roteiro com perguntas pertinentes ao tema.

Exemplo de perguntas para o roteiro:

- Quais são os alertas que dos especialistas em Medicina Esportiva?

- O que é arritmia cardíaca?

- Qual a importância de exames preventivos e que ele deve verificar?

- O que é Avaliação Física? Qual o objetivo da Avaliação Física?

1º Vídeo: Morte Súbita

Disponível em: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16568  (acessado em 06/09/2010). 

2º Vídeo: Avaliação Física

Disponível em: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17420 (acessado em 06/09/2010).   

Um pouco de História:

Diversos autores, como Futterman e Myerburg (1998) e Bronzatto, Silva e Stein, (2001), citam o soldado grego Pheidippides, como o primeiro caso de morte súbita relacionado ao exercício que se tem conhecimento até os dias atuais. De acordo com a mitologia grega, Pheidippides correu até Atenas, em (490 A. C.) para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas, mas, morreu ao dar a feliz notícia ao povo ateniense.

Disponível em: www.efdeportes.com/efd148/a-morte-subita-no-esporte.htm (acessado em 06/09/2010). 

A Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (2005, p.1), define morte súbita relacionada ao exercício e ao esporte (MSEE) como sendo “a morte que ocorre de modo inesperado, instantaneamente ou não”. Outras definições, entretanto, também podem ser encontradas na literatura. A própria Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (2005, p.1) aponta uma segunda definição de morte súbita utilizada por outros autores: “[...] morte que ocorre de 6 a 24 horas após prática de uma atividade físico-desportiva.”.

Disponível em: www.efdeportes.com/efd148/a-morte-subita-no-esporte.htm (acessado em 06/09/2010).  

Infográfico 1: "Como prever um ataque cardíaco" 

Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/mydownloads_08/singlefile.php?cid=5&lid=422 (acessado em 06/09/2010). 

Infográfico 2: Adrenalina 4: ação no coração e pulmões.

Esse infográfico mostra um pouco da fisiologia e anatomia do coração, traz dicas de como evitar ataque cardíaco, tais como: a adoção de um estilo de vida mais saudável; alimentação equilibrada; prática regular de exercícios; combater a obesidade; entre outros.

Adrenalina 4: ação no coração e pulmões 

O segundo infográfico mostra o efeito da adrenalina no coração. A adrenalina ou epinefrina, é um hormônio que estimula o coração (aumenta os batimentos cardíacos), estimula a vaso constrição, eleva a pressão arterial. Na medicina ela é utilizada como um medicamento para estimular o coração nos casos de parada cardíaca.

Disponível em: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10249 (acessado em 06/09/2010).     

Atividade 2

Roteiro para os Infográficos:

Solicitar aos alunos para fazer um relatório sobre as informações consideradas por ele mais importantes nos dois infográficos. Essas informações devem ser escritas na forma de um folder informativo, com descrições sobre o que é o ataque cardíaco e como evitá-lo, qual o efeito da adrenalina no coração, entre outras questões apresentadas.

Após toda instrumentalização, apresentação dos vídeos sobre a Morte Súbita, Avaliação Física, o infográfico sobre Como Prevenir um Ataque Cardíaco e o Simulador sobre a ação da adrenalina no coração, chega o momento de socializar todas essas informações.

Atividade 3

Pedir aos alunos que formem pequenos grupos (entre 5 a 8 componentes).

O Professor deve elaborar com antecedência questões tais como:        

- O que é morte súbita?

- Quais os sintomas de um ataque cardíaco?     

- Qual o objetivo da Avaliação Física?     

- Quem foi Pheidippides?  

- O que é Avaliação Física?      

- Como se da a ação da adrenalina no coração ?       

- Por que Dia 12 de novembro é considerada uma data importante em relação ao tema?

Após os alunos formarem os grupos, distribuir as perguntas (se necessário mais de uma por equipe), e passar as orientações:   

Os  grupos terão 20 minutos (mais ou menos tempo caso necessário) para reunirem-se e pesquisarem principalmente as anotações registradas no caderno.

Passado o tempo estipulado, um ou todos os alunos do grupo deverão socializar com o restante da turma e com o professor, a resposta da pergunta sorteada.

Assim o Professor poderá diagnosticar se atingiu seus objetivos, ou se faz necessário retomar alguns temas.

Obs: após cada grupo apresentar as respostas, o Professor pode sugerir que os outros alunos discutam a resposta, trazendo mais informações e contribuindo com o grupo que apresentou.

Frequência cardíaca ou ritmo cardíaco é o número de vezes que o coração bate por minuto.

Ela pode ser utilizada como um indicador de aptidão física e de saúde.

A mensuração da Frequência Cardíaca de Repouso, para ser mais confiável medida por 3 manhãs, logo ao acordar e antes de levantar da cama, depois tira-se a média, na posição supinada (de barriga para cima).

Disponível em: www.cdof.com.br/fisio13.htm (acessado em 06/09/2010).  

Atividade 4

Para essa atividade podemos utilizar o pátio ou a quadra de esportes.

Desenvolvimento:

- Os alunos deverão formar duplas, para um auxiliar o outro durante as medições.

- Necessário o uso de relógios ou cronômetros.

- Ao chegar no local todos devem sentar e permanecer em repouso por 5 minutos.

- Após os 5 minutos começar a medir a frequência cardíaca do colega.

Obs: todas as marcações devem ser registradas no caderno.

1ª etapa: Medir a FC de Repouso

- A FC é mais bem mensurada na artéria radial localizada na porção lateral do punho, alinhada com a base do polegar.

- As pontas do indicador e do dedo médio devem ser utilizadas em vez do polegar.

- O polegar tem um pulso próprio.

- Inicie o cronômetro simultaneamente com o batimento.

- Conte o primeiro batimento como zero.

- Continue a contagem por 30 segundos e depois multiplique por dois para ter a FC por minuto.

2ª etapa: Medir a FC durante várias intensidades de exercícios físicos

1º- Caminhada rápida (1 minuto)

2º- Trotando (1 minuto)

3º- Corrida (1 minuto)

4º- Pique de 50 metros (1 pique)

Obs: ao término de cada exercício, a dupla deve verificar a frequência cardíaca entre si e registrar no caderno, para cada exercício solicitar um descanso de 5 minutos para iniciar o próximo.

- Professor, caso necessite aprofundar esse assunto (frequência cardíaca), sugiro que visualize a aula "Frequência Cardíaca: aprenda a medir a sua".

Disponível em: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18437 (acessado em 06/09/2010).   

Concluindo todas as etapas, as apresentações dos vídeos "Morte Súbita" e "Avaliação Física", o aprofundamento na História desde Pheidippides até as considerações da  Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, a resolução do roteiro pertinente aos infográficos "Como Prever um Ataque Cardíaco" e "Adrenalina 4: ação no coração e pulmões", chega o momento de voltar, analisar e debater todos esses temas trabalhados durante as aulas sobre "Morte súbita durante o exercício físico".

Através desse novo debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.

Recursos Complementares

Sugestão de sites para pesquisa:

Morte súbita nos esportes: educacaofisica.org/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=218&Itemid=2   (acessado em 06/09/2010).

Artigo   - Morte Súbita no Exercício e no Esporte: www.cbda.org.br/arquivos/2005/08/2005,08,21,389.pdf  (acessado em 06/09/2010). 

Morte Súbita - ABC da Saúde: www.abcdasaude.com.br/artigo.php?593 (acessado em 06/09/2010). 

História de  Pheidippides: www.efdeportes.com/efd148/a-morte-subita-no-esporte.htm (acessado em 06/09/2010). 

História das Olimpíadas - Pheidippides:

www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-das-olimpiadas/historia-das-olimpiadas-4.php   (acessado em 06/09/2010).

Saiba mais sobre a adrenalina acessando o site:  www.todabiologia.com/dicionario/adrenalina.htm (acessado em 06/09/2010). 

Adrenalina: www.brasilescola.com/quimica/adrenalina.htm (acessado em 06/09/2010). 

Sistema Cardiovascular: www.afh.bio.br/cardio/Cardio2.asp (acessado em 06/09/2010). 

Frequência cardíaca ou ritmo cardíaco: pt.wikipedia.org/wiki/Frequ%C3%AAncia_card%C3%ADaca (acessado em 06/09/2010). 

Avaliação

A avaliação deve ser realizada em todos os momentos, dando ênfase em cada atividade sugerida. Analisando a participação nos debates, a socialização com a turma e professor, a organização, participação na exposição do trabalho solicitado. O comportamento em relação ao trabalho realizado em grupo e a forma de apresentação do mesmo.

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