07/10/2010
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
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São conteúdos previstos para o trabalho com Música na escola:
Expressão e comunicação em Música: improvisação, composição e interpretação. (...)
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC / SEF, 1998. |
Essa sequência de atividades, caracterizada por atividades de experimentação, possibilitará aos alunos oportunidades de reflexão sobre os parâmetros do som (altura, intensidade, duração e timbre) , bem como sobre ritmos.
Introdução do tema:
Para começar a sequência de atividades sobre elementos da linguagem musical, utilize, no laboratório de informática, o objeto educacional disponível no Portal do Professor: Zorelha
O Zorelha é um objeto de aprendizagem que auxilia o desenvolvimento da percepção musical através de simulações. Durante a utilização, os alunos põem em jogo:
Após a utilização do material em grupos, estimule que os alunos comentem a experiência, o que foi fácil ou difícil identificar.
Comente, então, que farão uma série de jogos com o objetivo de discutir os elementos que compõem a linguagem musical.
1ª atividade:
Nessa primeira proposta os alunos experimentarão situações relacionadas à altura do som. A altura do som não tem relação com o volume , mas sim, com os conceitos de grave e agudo. Se em sua escola houver uma bandinha rítmica, escolha um instrumento de som grave e outro de som agudo. Combine que farão a brincadeira de Vivo ou Morto, de modo diferente. Definam um aluno da turma que deverá ficar de costas para o grupo, de forma que os demais não vejam qual dos instrumentos ele utilizará. Quando ele usar um instrumento de som agudo, todos devem ficar “vivos” (em pé), quando usar o instrumento de som grave, todos ficam “mortos” (deitados).
Caso não tenham instrumentos, combine que o aluno deverá fazer o som grave ou agudo com a voz.
Atenção para fazer as intervenções, pois muitas vezes os alunos confundem com grave/agudo com intensidade (forte/fraco) ou com duração (curto/longo).
2ª atividade:
Nessa proposta os alunos vivenciarão o atributo de intensidade do som : forte e fraco. Proponha que um aluno saia da sala para que um determinado objeto seja escondido. Quando voltar, o grupo irá indicar se sua busca pelo objeto na sala está próxima ou distante pela intensidade das palmas (fortes para perto, fracas quando mais distante), em uma variação da brincadeira Quente ou Frio.
Em seguida, escolham uma música conhecida do repertório infantil qualquer e combinem que irão cantar uma estrofe “forte” e outra “fraca”, chamando a atenção dos alunos para a diferença com cantar grave ou agudo.
3ª atividade:
Nessa proposta, os alunos experimentarão “tamanhos dos sons”, ou seja, a duração (longo e curto). Para isso, divida a turma em três equipes. Cada equipe receberá cartões em que deverão criar sequências de linhas e bolinhas, da forma que quiserem. Por exemplo:
_ _ _ ______ ______ _
Depois deverão trocar as sequências. Cada grupo deverá ler a sequência criada com uma sílaba, como por exemplo:
_ _ _ ______ ______ _
pa pa pa paaaaa paaaaaa pa
Se possível, use gravadores para que depois socializem as leituras de sons curtos e longos.
Comente com os alunos que os sons que compõem as músicas têm uma determinada duração que está diretamente relacionada ao ritmo da música, com batidas mais curtas ou mais longas.
4ª atividade:
Nessa proposta os alunos experimentarão o reconhecimento do som pelo timbre.
Disponibilize embalagens tais como copos de iogurte, latas, etc. e elementos diversos tais como grãos, pedras, areia. Os alunos deverão colocar em potes/latas iguais, os mesmos “ingredientes” , nas mesmas quantidades, cobrindo aparte externa do pote ou lata com papel ou tinta, se necessário, de forma que não possam visualizar o que há dentro. Espalhem os potes/latas pela sala aleatoriamente e promova uma gincana para que os grupos encontrem o maior nº de pares dentro de um determinado tempo, sem ver o conteúdo, mas ouvindo o som.
Discuta com os alunos que o reconhecimento ou a inferência é possível pelo timbre: o som característico de cada voz, objeto ou instrumento.
5ª atividade:
Os alunos participarão de propostas relacionadas ao ritmo, usando conceitos de pulso e acento. Façam a brincadeira Escravos de Jó:
Vários jogadores se dispõem em circulo, com um objeto (ou uma pedra) na mão. Ao ritmo e ao som de uma música cantada pelo grupo, ficam trocando as peças com os jogadores ao lado. Quem erra a disposição das pedras é eliminado da competição.
Música:
Escravos de Jó
jogavam caxangá
Tira, põe, deixa ficar...
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.
Descrição do movimento:
Escravos (entrega a pedra e pega a do jogador à esquerda) (movimento 1)
de Jó (repete o movimento 1)
jogavam (repete o movimento 1)
caxangá (repete o movimento 1)
Escravos (repete o movimento 1)
de Jó (repete o movimento 1)
jogavam (repete o movimento 1)
caxangá (repete o movimento 1)
tira (leva a pedra e não a solta) (movimento 2)
põe (traz a pedra de volta) (movimento 3)
deixa (movimento 1)
ficar (movimento 3)
Guerreiros (movimento 1)
com guerreiros (movimento 1)
fazem zig (movimento 2)
zig (movimento 3)
zá (movimento 1)
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravos_de_J%C3%B3 )
É possível exibir uma animação disponível na Internet, para explicar como jogar.:
Acesse em http://www.youtube.com/watch?v=OR1fUQom-jQ
Após a experiência, suscite a discussão: o que é o pulso da música nessa brincadeira?
Para explicar, compare o pulso com o nosso coração: não pode parar e segue a mesma sequência temporal em suas batidas! Acrescente que o ritmo conta, além do pulso, com o acento, ou seja, com tempos fortes. Repitam a brincadeira para destacar o pulso e o acento presentes na música, dando ritmo ao jogo.
Sistematização dos conhecimentos
É chegado o momento de sistematizar os conhecimentos. Organize grupos de trabalho para que façam uma síntese final dos elementos da linguagem musical que puderam perceber e utilizar ao longo dos jogos e brincadeiras, acrescentando a opinião do grupo sobre o que faz a pessoa gostar de um gênero musical?
Circule entre os grupos garantindo que contemplem nos textos os parâmetros do som (altura, intensidade, duração e timbre) , bem como, comentem sobre a composição de ritmos.
Estimule o debate sobre as inúmeras variáveis que levam as pessoas a gostarem mais de um determinado gênero musical que outro.
Depois das produções, organize um momento de troca de opiniões e discussões com a turma toda. Utilize a seguinte imagem para disparar as discussões entre os grupos.
Imagem: http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/Apostilas/PDFs/EM_03_O%20som%20e%20seus%20parametros.pdf
Nome | Tipo |
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Zorelha | Animação/simulação |
Professor, acesse outras sugestões de atividades e discussões sobre o trabalho com música na escola:
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/introducao-musica-escola-433170.shtml
Durante as atividades mantenha sempre um bloco para breves anotações sobre suas observações, tais como:
Oportunize, ao final da sequência de atividades, que os alunos comentem sobre as aprendizagens ocorridas no período.
Quatro estrelas 8 classificações
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28/08/2015
Cinco estrelasExcelente plano de aula, bem organizado. Bem dinâmico e interativo.
19/02/2015
Cinco estrelasMuita criatividade... Parabéns
19/12/2013
Cinco estrelasMuuuuuuuiiiitoooo bbbbooooom me ajudou muuito obrigada!!!!!
10/10/2013
Quatro estrelasGostei muito da sugestão, me ajudou na elaboração da regência.
11/02/2013
Cinco estrelasacho que é um material muito legal.
22/06/2012
Quatro estrelasNOSSA!!!! FANTÁSTICA ESSA AULA....AMEIIII...
14/02/2012
Cinco estrelasMARAVILHOSA!!!! VAI ME AJUDAR MUITO!!!
19/11/2010
Cinco estrelasAdorei a aula. A sequência didática elaborada foi excelente.