16/02/2011
Rita de Cássia Maciel Costa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Perceber que a leitura se faz também com recursos tecnológicos
- Conhecer as diversas maneiras de se escrever cartas
- Conhecer as características e a estrutura da carta.
- Conhecer os pronomes de tratamento utilizados para cada tipo de carta.
- Desenvolver habilidades para o uso de recursos tecnológicos na produção e socialização de conhecimentos
- Leitura
- Digitação
- Leitura da história O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg, apresentada no programa BrOffice Impress (slide), através do projetor multimídia (datashow), instalado na biblioteca da escola.
- Comentários sobre a história percebendo as histórias embutidas, repassando as partes comentadas.
- Questionamentos sobre a história: De que forma as pessoas se comunicam na história? Que tipo de cartas podemos perceber, e em que ocasião ela é escrita? (repassando as cartas)
- Qual é a carta mais utilizada para comunicação entre amigos e parentes? Alguém hoje recebe cartas pelo correio? A forma de tratamento para cada carta é o mesmo?
- Como um exercício, os alunos escolhem coletivamente um tipo de carta a ser escrita, fazendo-a no caderno individualmente
- Em aula no ambiente tecnológico os alunos digitarão no programa BrOffice Writer a carta escrita anteriormente no caderno.
- Criação de uma carta em apresentação de slide (Programam BrOffice Impress), sendo que uma página será a parte do remetente no envelope, outra será o destinatário, o corpo da carta que será copiado da digitação no writer. A apresentação terá também efeitos e animações.
- A socialização acontecerá com as apresentações sendo mostradas no datashow para a turma.
As fotos correspondem as atividades trabalhadas, também o mapa conceitual para orientação do professsor.
- Livro O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg
- Computador
- Data show
- Blog da autora, onde está registrado o passo-a-passo da aplicação desta aula: www.claudiacade.blogspot.com
Através dos objetivos proporcionar aos alunos conhecimento, informação, aprendizado, uso das tecnologias e do ambiente tecnológico (ATE). Durante a apresentação será observado se o aluno demonstra que adquiriu os conhecimentos necessários para a escrita de uma carta formal e a aplicação do pronome de tratamento correto para cada situação. Também se ele demonstra clareza no uso dos software utilizados.
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/09/2013
Cinco estrelasE de suma importância esses métodos metodológicos e tecnológicos para o desenvolvimento e interação do aluno no ensino aprendizagem, torna-se mas prazerosa a aula e a comunicação entre educador e educando. Parabéns pela aula, temos que está sempre nos qualificando para acompanhar esse mundo em desenvolvimento.
16/05/2012
Cinco estrelasGostei muito desta aula, ela atende os objetivos do plano de aula e com certeza pode ser utilizado em sala de aula, o máximo fazer algumas adaptações, como por exemplo o número de computadores na sala de informática, talvez colocar em dupla, que assim um ajuda o outro. Os links proposto nos auxiliam bastante em nossas aulas.
28/04/2012
Cinco estrelasAchai muito interessante e criativo o projeto da professora.Infelizmente, um projeto como este,tem que haver uma parceria entre alunos, professores, e escola como um todo. o que não acontece em várias de nossas escolas.É realmente admirável a sua (da professora), maneira como foi trabalhado,principalmente usando as tecnologias. Uma aua dinâmica e que facilita a aprendizagem.Parabéns pelo belíssimo trabalho.
26/04/2012
Cinco estrelasMuito interessante a forma em que trabalhou a leitura e a escrita nesta aula. Usou como aliada a informática. Sou pedagoga e já fiz trabalhos semelhantes com alunos de EJA, meus alunos sempre gostam de trabalhar as atividades no Labortório de informática da escola. O contato com as tecnologias, alimenta o desejo de aprender e estimula a curiosidade do saber. Parabéns.
05/05/2011
Quatro estrelasADOREI ESSA AULA, E ADOTEI ALGUMAS PRÁTICAS COM MEUS ALUNOS. APESAR DE NÃO SER PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA E SIM DE INFORMÁTICA, UTILIZEI SUA AULA COM PARCERIA DE OUTROS PROFESSORES E FIZEMOS ALGUMAS MODIFICAÇÕES. VALEU A IDEIA.
14/04/2011
Quatro estrelasGostei muito desse plano de aula...Hoje as escolas recebem computadores e poucos professores aproveitam esse recurso para dinamizar as aulas, ...parabéns pelo trabalho!!!!
04/03/2011
Cinco estrelasParabéns Claudia! Está aí mais uma prova de que é possível trabalhar com o uso das tecnologias na escola. E certamente este trabalho fez uma diferença significativa para seus alunos. Continue inovando sempre. Abraços!
01/03/2011
Cinco estrelasQue legal a sua aula, Claudia! Continue sempre utilizando as tecnologias em suas aulas, os alunos precisam disso. Bom trabalho! Sucesso!
18/02/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula! A obra de Janet e Allan Ahlberg é interessante, criativa e se constrói com a utilização de vários gêneros textuais. O gênero carta, com um nível alto de formalidade é imprescindível aos alunos. Congratulo-a também por ter utilizado o uso dos pronomes de forma reflexiva e contextualizada.
16/02/2011
Cinco estrelasÓTIMA AULA..........EU QUE ESTAVA DE PERTO PERCEBI SEU ESFORÇO CLAUDINHA.... ESSE ANO TBM PROMETE!
16/02/2011
Cinco estrelasEsta planejamento pode ser trabalhado com muita tranquilidade, é simples, de fácil compreensão.