Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A leitura e a tecnologia

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
Claudia Strack Schneider
imagem do usuário

JARAGUA DO SUL - SC EMEF RIBEIRAO CAVALO

Rita de Cássia Maciel Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Perceber que a leitura se faz também com recursos tecnológicos

- Conhecer as diversas maneiras de se escrever cartas

- Conhecer as características e a estrutura da carta.

- Conhecer os pronomes de tratamento utilizados para cada tipo de carta.

- Desenvolver habilidades para o uso de recursos tecnológicos na produção e socialização de conhecimentos

Duração das atividades
7 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Leitura

- Digitação

Estratégias e recursos da aula

- Leitura da história O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg, apresentada no programa BrOffice Impress (slide), através do projetor multimídia (datashow), instalado na biblioteca da escola.

- Comentários sobre a história percebendo as histórias embutidas, repassando as partes comentadas.

- Questionamentos sobre a história: De que forma as pessoas se comunicam na história? Que tipo de cartas podemos perceber, e em que ocasião ela é escrita? (repassando as cartas)

- Qual é a carta mais utilizada para comunicação entre amigos e parentes? Alguém hoje recebe cartas pelo correio? A forma de tratamento para cada carta é o mesmo?

- Como um exercício, os alunos escolhem coletivamente um tipo de carta a ser escrita, fazendo-a no caderno individualmente

- Em aula no ambiente tecnológico os alunos digitarão no programa BrOffice Writer a carta escrita anteriormente no caderno.

- Criação de uma carta em apresentação de slide (Programam BrOffice Impress), sendo que uma página será a parte do remetente no envelope, outra será o destinatário, o corpo da carta que será copiado da digitação no writer. A apresentação terá também efeitos e animações.

- A socialização acontecerá com as apresentações sendo mostradas no datashow para a turma.

As fotos correspondem as atividades trabalhadas, também o mapa conceitual para orientação do professsor.

Recursos Complementares

- Livro O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg

- Computador

- Data show

- Blog da autora, onde está registrado o passo-a-passo da aplicação desta aula:  www.claudiacade.blogspot.com

Avaliação

Através dos objetivos proporcionar aos alunos conhecimento, informação, aprendizado, uso das tecnologias e do ambiente tecnológico (ATE). Durante a apresentação será observado se o aluno demonstra que adquiriu os conhecimentos necessários para a escrita de uma carta formal e a aplicação do pronome de tratamento correto para cada situação. Também se ele demonstra clareza no uso dos software utilizados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 9/11 - 81.82%
  • Quatro estrelas 2/11 - 18.18%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Neri de Azevedo, NEi Clenita Dantas de Azevedo , Rio Grande do Norte - disse:
    ananerideazevedo@gmail.com

    04/09/2013

    Cinco estrelas

    E de suma importância esses métodos metodológicos e tecnológicos para o desenvolvimento e interação do aluno no ensino aprendizagem, torna-se mas prazerosa a aula e a comunicação entre educador e educando. Parabéns pela aula, temos que está sempre nos qualificando para acompanhar esse mundo em desenvolvimento.


  • Adilson Silva Rodrigues, EE. Vila Ercília Algarve , São Paulo - disse:
    adi.rodrigues@hotmail.com

    16/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula, ela atende os objetivos do plano de aula e com certeza pode ser utilizado em sala de aula, o máximo fazer algumas adaptações, como por exemplo o número de computadores na sala de informática, talvez colocar em dupla, que assim um ajuda o outro. Os links proposto nos auxiliam bastante em nossas aulas.


  • 1_4 albampr, Durmeval T. Mendes , Paraíba - disse:
    albateteu@hotmail.com

    28/04/2012

    Cinco estrelas

    Achai muito interessante e criativo o projeto da professora.Infelizmente, um projeto como este,tem que haver uma parceria entre alunos, professores, e escola como um todo. o que não acontece em várias de nossas escolas.É realmente admirável a sua (da professora), maneira como foi trabalhado,principalmente usando as tecnologias. Uma aua dinâmica e que facilita a aprendizagem.Parabéns pelo belíssimo trabalho.


  • Rosiane Rocha , CENTRO DE ESTUDOS DE JOVENS E ADULTOS PROFESSORA EUDES VERAS , Ceará - disse:
    rosiane_rocha@hotmail.com

    26/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante a forma em que trabalhou a leitura e a escrita nesta aula. Usou como aliada a informática. Sou pedagoga e já fiz trabalhos semelhantes com alunos de EJA, meus alunos sempre gostam de trabalhar as atividades no Labortório de informática da escola. O contato com as tecnologias, alimenta o desejo de aprender e estimula a curiosidade do saber. Parabéns.


  • CARLA BOLOGNINI, EMEFI DR. GETULIO VARGAS , São Paulo - disse:
    CARLABOLOGNINI@HOTMAIL.COM

    05/05/2011

    Quatro estrelas

    ADOREI ESSA AULA, E ADOTEI ALGUMAS PRÁTICAS COM MEUS ALUNOS. APESAR DE NÃO SER PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA E SIM DE INFORMÁTICA, UTILIZEI SUA AULA COM PARCERIA DE OUTROS PROFESSORES E FIZEMOS ALGUMAS MODIFICAÇÕES. VALEU A IDEIA.


  • Monica, PMD -PERSEU , São Paulo - disse:
    mlim13@hotmail.com

    14/04/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito desse plano de aula...Hoje as escolas recebem computadores e poucos professores aproveitam esse recurso para dinamizar as aulas, ...parabéns pelo trabalho!!!!


  • Simonha, Escola M.E.F. Ricieri Marcatto , Santa Catarina - disse:
    simonha@unerj.br

    04/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns Claudia! Está aí mais uma prova de que é possível trabalhar com o uso das tecnologias na escola. E certamente este trabalho fez uma diferença significativa para seus alunos. Continue inovando sempre. Abraços!


  • Sandra, E M E F Albano Kanzler , Santa Catarina - disse:
    biass@terra.com.br

    01/03/2011

    Cinco estrelas

    Que legal a sua aula, Claudia! Continue sempre utilizando as tecnologias em suas aulas, os alunos precisam disso. Bom trabalho! Sucesso!


  • Angelita de C. B. Radünz, SEMED , Santa Catarina - disse:
    angelita.educacao@jaraguadosul.com.br

    18/02/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula! A obra de Janet e Allan Ahlberg é interessante, criativa e se constrói com a utilização de vários gêneros textuais. O gênero carta, com um nível alto de formalidade é imprescindível aos alunos. Congratulo-a também por ter utilizado o uso dos pronomes de forma reflexiva e contextualizada.


  • RITA COSTA, ESCOLA RIBEIRÃOI CAVALO , Santa Catarina - disse:
    ELOIERITA@IBEST.COM.BR

    16/02/2011

    Cinco estrelas

    ÓTIMA AULA..........EU QUE ESTAVA DE PERTO PERCEBI SEU ESFORÇO CLAUDINHA.... ESSE ANO TBM PROMETE!


  • Priscila, SENAC , Santa Catarina - disse:
    estreladecinema@yahoo.com.br

    16/02/2011

    Cinco estrelas

    Esta planejamento pode ser trabalhado com muita tranquilidade, é simples, de fácil compreensão.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.